Ponto de Moran - canto lírico

    Autor Mensagem
    Morgana Turunen
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Morgana Turunen


    Achei isso na net e imaginei ser interessante colocar aki. Alguém já ouviu falar disso?

    Ponto de Moran - canto lírico

    Existe no canto lirico ... um termo chamado "PONTO DE MORAN", fica no meio dos olhos, este ponto partem as notas desde o centro alto da voz até os agudos, o bom cantor consegue fazer deste ponto o chamado GIRO VOCÁLICO, ou seja, o som é emitido, com ondas harmônicas e gira por trás da cabeça, esta sensaçaõ se dá a partir do momento que se entende que o canto não é empurrado, que se sustenta o ar sempre, e se usa os palatos para condicionar a abertura da boca e fazer o som girar, deste ponto até por trás da cabeça...os graves são sustentados a partir do centro alto e ressonância misturada de máscara e peito, a voz de cabeça é chamada giro vocálico, o cantor sente este som harmonioso, sem balanços nos vibratos e sem tensões, ou gritos, não é mto fácil de sentir, precisa mto treino e um bom professor para descobrir...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Morgana Turunen
    PONTO DE MORAN", fica no meio dos olhos, este ponto partem as notas desde o centro alto da voz até os agudos, o bom cantor consegue fazer deste ponto o chamado GIRO VOCÁLICO, ou seja, o som é emitido, com ondas harmônicas e gira por trás da cabeça
    nossa....isso q minha ex-professora, jah falecida, falava sempre, e eu nao conseguia entender...ahauhauah,....

    MusiRio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Morgana Turunen
    Minha ex professora ( ainda esta viva, eheh) tambem falou sobre isso, mas nao no lirico...(ela dirigia as vocalizacoes, me mandando centralizar o som a partir do meio dos olhos e ressonar na parte detras da cabeça)_, consegui fazer isso,, mas sem perceber, com ela dirigindo

    PVitor
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: PVitor
    · votar


    putz.. tenho o maior interesse nisso
    e nao consigo de jeito nenhum fazer a voz passar p/ cabeca... =ppp

    nao entendi isso, alguem podia esclarecer??
    "os graves são sustentados a partir do centro alto e ressonância misturada de máscara e peito"

    rodrigogarcia
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    qual o site?

    os baixos parecem ter a voz vinda do peito. eles tambem usam isto?

    se escrevi besteira me corrijam!

    Mark_Kloz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    PVitor
    e nao consigo de jeito nenhum fazer a voz passar p/ cabeca...
    Treine bastante humming (boca chiusa), que vai melhorar bastante. =)

    "os graves são sustentados a partir do centro alto e ressonância misturada de máscara e peito"

    os graves, quando emitidos, são sustentados a na posição do centro alto e ressonam numa mistura de ressonância de máscara e do peito.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    rodrigogarcia
    voz vinda do peito
    A voz natural deles, mas na voz cantada a ressonacia pode-se usar de máscara tb.

    Morgana Turunen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Barbara Jolie
    nossa....isso q minha ex-professora, jah falecida, falava sempre, e eu nao conseguia entender...ahauhauah,....
    idem! mas meu fofessor ainda está vivo!

    MusiRio
    Minha ex professora ( ainda esta viva, eheh) tambem falou sobre isso, mas nao no lirico...(ela dirigia as vocalizacoes, me mandando centralizar o som a partir do meio dos olhos e ressonar na parte detras da cabeça)_, consegui fazer isso,, mas sem perceber, com ela dirigindo

    Eu acho que algumas vezes eu consegui atingir esse ponto, mas foram em dias de extrema inspiração divina em um dia abençoado! rsrs

    Eu ainda tenho muitas dificuldades. A partir do Fá ou do Sol minha voz vai toda pra cabeça e daí pra frente o som fica lindo! Mas quando eu tenho que ir pegando notas mais graves despenca tudo. Eu tenho muita dificuldade para manter o som lá no lugar certinho....

    floor jansen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Este ponto é exatamente para evitar as distorções de voz e tornar o passágio perfeito, nada mais é do que atingir e sustentar a voz de cabeça, não tem mistério...e qdo desce nas notas mais gravos, faz-se o giro vocálico com o passágio para o blended....realmente é mais usado no canto lírico, sinceramente nunca ouvi isso em canto popular.

    Morgana Turunen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    floor jansen
    faz-se o giro vocálico com o passágio para o blended
    Tipo assim Floor, o que seria esse tal blended?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponto de Moran - canto lírico