Autor |
Mensagem |
Villts Veterano |
# fev/07
· votar
Adam_Vocals
Entendi bastante... sei que um barítono chega no máximo em um Si3...
Mas o belting nao permite fazer Dó4 pra cima? Malz se estiver falando merda, mas é o que o belting faz né não?
|
membro Veterano
|
# fev/07 · Editado por: membro
· votar
Não. O Belting não.
O que faz a voz ser usada em toda a extensão é a união dos registros: de peito e de cabeça e na maioria dos cantores de rock também o falsete, usado com maior frequência.
No Belting não há a passagem de registro para o de cabeça e isso é um limitador, pelo menos para uma emissão saudável. Mas tem gente que vai bem agudo.
Normalmente a nota limite do barítono é o Lá. Claro que não é uma regra geral.
|
Villts Veterano |
# fev/07
· votar
Cantante
Valeu cara, eu achava que o belting era como se fosse um falsete, em voz de peito.
|
Villts Veterano |
# fev/07 · Editado por: Villts
· votar
Cantante
Como Bruce Dickinson faz lá os seus Dó4 a vida?
|
membro Veterano
|
# fev/07
· votar
Voz na cabeçinha, ehehe, que nem eu faço os meus. Faz a cobertura e vai embora. Só que o cara tem um alcance fdp para uma voz tão robusta.
O Bruce poderia ser um cantor lírico tranqüilo. O modo dele cantar é praticamente o mesmo, só que a voz é mais reta, sem tanto vibrato nos agudos, o que fica melhor dentro do estilo que ele canta. Realmente o cara é um monstro.
|
lospider Veterano |
# out/08
· votar
Amigos, como diria Jack (the ripper): "vamos por partes..." Freddie Mercury, para o espanto de muitos, é barítono sim!! Para quem entende inglês, leia o seguinte artigo: http://www.f-mercury.com.ar/eng_characteristics.htm Com relação a David Coverdale e Jorn Lande, apenas ouvindo, não há como se precisar o tipo vocal de cada um (ou de quem quer que seja) com certeza absoluta. O que se pode fazer é ir no "achismo" e, muitas vezes, ser induzido a erro. Para essa classificação, existem métodos de teste de extensão vocal e outras análises mais profundas. Um cantor pode ter um timbre de voz predominantemente grave (existe, sim, timbre grave, agudo, médio e seja lá o que for - são apenas nomenclaturas baseadas na percepção auditiva) e atingir notas "altas" com timbre agudo. O Freddie Mercury, por exemplo, é um barítono que costumava cantar na faixa (extensão vocal) de tenor (coisa que é exceção e pode prejudicar muito os desavisados que tentarem fazê-lo também). Isso depende de inúmeros fatores: timbre natural da voz, capacidade de extensão vocal (quantas oitavas o cara consegue percorrer), técnicas que o sujeito dominda (como o falsete ou "falsetto" e o registro/voz de cabeça, comumente confundido com o primeiro), etc... Portanto, se o Jorn Lande é barítono ou tenor, só testando, ou ele afirmando uma das duas hipóteses (até porque tem uma extensão vocal bem ampla e domina inúmeras técnicas, o que confunde muito - é o vocalista mais versátil da atualidade, em minha opinião). Já o ouvi cantando de Led Zeppelin (que é bem "agudo" - tenor) a sons pesados e graves (como no Ark e Masterplan). Não é porque um tenor possui a voz masculina mais aguda, que não pode cantar grave, e que um baixo ou barítono, que são mais graves, não podem atingir algo mais agudo (até porque existem subclassificações vocais). Por outro lado, é óbvio que existem limitações físicas/naturais: um baixo nunca vai atingir o agudo do André Matos ou do Mark Boals, por exemplo (nem com toda a técnica do mundo); assim como esses, apesar de terem formação lírica e serem capazes de cantar grave (como em uma ópera), nunca atingirão os timbres mais graves de um cantor baixo. Se alguém tiver acesso a entrevistas ou algum material que ateste que o Jorn Lande é barítono ou tenor, por favor poste aqui! Ficaremos muito gratos.. hehehe Espero que meus humildes e escassos conhecimentos tenham ajudado na discussão. Abraços!
|
Wrvieira Veterano |
# out/08
· votar
lospider
Bem-vindo ao fórum, cara.
Pra mim, sinceramente, classificação vocal só interessa para o canto lírico, o qual exige que determinada ária seja interpretada por álguém com determinada classificação vocal.
No canto popular, essa discussão, além de ser sem sentido (não é só porque o Freddie Mercury é barítona - como vc e esse site que vc postou estão afirmando - que eu como tenor não posso cantar uma música do Queen), não leva a lugar algum. Tente dar uma olhada nos tópicos de discussões sobre classificação vocal aqui no fórum que vc vai ver que não levam a nada.
Mas só lembrando, essa é a minha opinião, claro.
Ah, e eu acho a voz do Jorn Lande simplesmente fantástica!
|
Gansinho Veterano |
# out/08
· votar
Wrvieira Os drives do Lande são animais xD
|
cybx Veterano |
# out/08
· votar
Na boa... Eu to perdendo a paciência com essa galera ressuscitando 3289325328953298 de tópicos jurássicos...
Só polui a leitura do fórum...
|
bruno_sabbath Veterano |
# nov/10
· votar
Mercury, Jorn e Coverdale são baritonos natos. Só um surdo não reconheceria isso. Conseguem sim atingir notas mais agudas que um barítono, graças a seus esforços e técnicas, como o apoio diafragmático do Coverdale. MAS ISSO NÃO OS TRANSFORMA EM TENORES! =]
|
bruno_sabbath Veterano |
# nov/10
· votar
Mercury, Jorn e Coverdale são baritonos natos. Só um surdo não reconheceria isso. Conseguem sim atingir notas mais agudas que um barítono, graças a seus esforços e técnicas, como o apoio diafragmático do Coverdale. MAS ISSO NÃO OS TRANSFORMA EM TENORES! =]
|
megazord Veterano |
# nov/10
· votar
bruno_sabbath Poisé.Morten Harket e Roy Khan também.O Chris aqui do fórum também.Qual a porra da diferença que faz isso?
|
shoyoninja Veterano |
# nov/10
· votar
bruno_sabbath O que vem a ser um "barítono nato" e quais os parâmetros que você avaliou na voz dessas pessoas que te levam a essa conclusão?
E porque só um surdo não consegue "reconhecer" isso? Lembrando que a maioria das pessoas com audição saudável não tem conhecimento suficiente para classificar vozes.
|
Christhian Moderador
|
# nov/10
· votar
bruno_sabbath
Só um feeling...
Geralmente quem fala bobagem com tanta veemência, não sabe o que fala.
|
Gansinho Veterano |
# nov/10 · Editado por: Gansinho
· votar
megazord Chris é tenor.
Né tio Christhian ?
|
megazord Veterano |
# nov/10
· votar
Gansinho O que eu quis dizer é que ele é um exemplo de quem alcança notas altas e baixas. Faz diferença mesmo ele ser ou não,sem ser cantor lírico?
|
Gansinho Veterano |
# nov/10
· votar
megazord É, não faz diferença mesmo. Mas eu entendi que tu tinha dito que ele é barítono, só isso.
|
megazord Veterano |
# nov/10
· votar
Gansinho Quando eu reli eu achei que ia acabar dando confusão mesmo,mas tava com preguiça de editar,ahuiahuia. Abraços.
|
BZ-3 Veterano |
# nov/10
· votar
Leonardo Gonçalves é um ET. Mariah Carey é um ET. Brian Mcnight é um ET. Georgia Brown é um ET. Nossa, até eu sou um ET?
Muitos SERES HUMANOS podem sim ter mais de 3 oitavas de extensão. Por favor, dizer que tem um diploma pra fazer afirmações que até leigos como eu podem rebater com FATOS?
|