Jorn Lande baritono ? como?

Autor Mensagem
Villts
Veterano
# fev/07
· votar


Adam_Vocals
Entendi bastante... sei que um barítono chega no máximo em um Si3...

Mas o belting nao permite fazer Dó4 pra cima? Malz se estiver falando merda, mas é o que o belting faz né não?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/07 · Editado por: membro
· votar


Não. O Belting não.

O que faz a voz ser usada em toda a extensão é a união dos registros: de peito e de cabeça e na maioria dos cantores de rock também o falsete, usado com maior frequência.

No Belting não há a passagem de registro para o de cabeça e isso é um limitador, pelo menos para uma emissão saudável. Mas tem gente que vai bem agudo.

Normalmente a nota limite do barítono é o Lá. Claro que não é uma regra geral.

Villts
Veterano
# fev/07
· votar


Cantante
Valeu cara, eu achava que o belting era como se fosse um falsete, em voz de peito.

Villts
Veterano
# fev/07 · Editado por: Villts
· votar


Cantante
Como Bruce Dickinson faz lá os seus Dó4 a vida?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/07
· votar


Voz na cabeçinha, ehehe, que nem eu faço os meus. Faz a cobertura e vai embora. Só que o cara tem um alcance fdp para uma voz tão robusta.

O Bruce poderia ser um cantor lírico tranqüilo. O modo dele cantar é praticamente o mesmo, só que a voz é mais reta, sem tanto vibrato nos agudos, o que fica melhor dentro do estilo que ele canta. Realmente o cara é um monstro.

lospider
Veterano
# out/08
· votar


Amigos, como diria Jack (the ripper): "vamos por partes..."
Freddie Mercury, para o espanto de muitos, é barítono sim!! Para quem entende inglês, leia o seguinte artigo: http://www.f-mercury.com.ar/eng_characteristics.htm
Com relação a David Coverdale e Jorn Lande, apenas ouvindo, não há como se precisar o tipo vocal de cada um (ou de quem quer que seja) com certeza absoluta. O que se pode fazer é ir no "achismo" e, muitas vezes, ser induzido a erro. Para essa classificação, existem métodos de teste de extensão vocal e outras análises mais profundas. Um cantor pode ter um timbre de voz predominantemente grave (existe, sim, timbre grave, agudo, médio e seja lá o que for - são apenas nomenclaturas baseadas na percepção auditiva) e atingir notas "altas" com timbre agudo. O Freddie Mercury, por exemplo, é um barítono que costumava cantar na faixa (extensão vocal) de tenor (coisa que é exceção e pode prejudicar muito os desavisados que tentarem fazê-lo também). Isso depende de inúmeros fatores: timbre natural da voz, capacidade de extensão vocal (quantas oitavas o cara consegue percorrer), técnicas que o sujeito dominda (como o falsete ou "falsetto" e o registro/voz de cabeça, comumente confundido com o primeiro), etc...
Portanto, se o Jorn Lande é barítono ou tenor, só testando, ou ele afirmando uma das duas hipóteses (até porque tem uma extensão vocal bem ampla e domina inúmeras técnicas, o que confunde muito - é o vocalista mais versátil da atualidade, em minha opinião). Já o ouvi cantando de Led Zeppelin (que é bem "agudo" - tenor) a sons pesados e graves (como no Ark e Masterplan). Não é porque um tenor possui a voz masculina mais aguda, que não pode cantar grave, e que um baixo ou barítono, que são mais graves, não podem atingir algo mais agudo (até porque existem subclassificações vocais). Por outro lado, é óbvio que existem limitações físicas/naturais: um baixo nunca vai atingir o agudo do André Matos ou do Mark Boals, por exemplo (nem com toda a técnica do mundo); assim como esses, apesar de terem formação lírica e serem capazes de cantar grave (como em uma ópera), nunca atingirão os timbres mais graves de um cantor baixo.
Se alguém tiver acesso a entrevistas ou algum material que ateste que o Jorn Lande é barítono ou tenor, por favor poste aqui! Ficaremos muito gratos.. hehehe
Espero que meus humildes e escassos conhecimentos tenham ajudado na discussão. Abraços!

Wrvieira
Veterano
# out/08
· votar


lospider

Bem-vindo ao fórum, cara.

Pra mim, sinceramente, classificação vocal só interessa para o canto lírico, o qual exige que determinada ária seja interpretada por álguém com determinada classificação vocal.

No canto popular, essa discussão, além de ser sem sentido (não é só porque o Freddie Mercury é barítona - como vc e esse site que vc postou estão afirmando - que eu como tenor não posso cantar uma música do Queen), não leva a lugar algum. Tente dar uma olhada nos tópicos de discussões sobre classificação vocal aqui no fórum que vc vai ver que não levam a nada.

Mas só lembrando, essa é a minha opinião, claro.

Ah, e eu acho a voz do Jorn Lande simplesmente fantástica!

Gansinho
Veterano
# out/08
· votar


Wrvieira
Os drives do Lande são animais xD

cybx
Veterano
# out/08
· votar


Na boa... Eu to perdendo a paciência com essa galera ressuscitando 3289325328953298 de tópicos jurássicos...

Só polui a leitura do fórum...

bruno_sabbath
Veterano
# nov/10
· votar


Mercury, Jorn e Coverdale são baritonos natos.
Só um surdo não reconheceria isso.
Conseguem sim atingir notas mais agudas que um barítono, graças a seus esforços e técnicas, como o apoio diafragmático do Coverdale.
MAS ISSO NÃO OS TRANSFORMA EM TENORES! =]

bruno_sabbath
Veterano
# nov/10
· votar


Mercury, Jorn e Coverdale são baritonos natos.
Só um surdo não reconheceria isso.
Conseguem sim atingir notas mais agudas que um barítono, graças a seus esforços e técnicas, como o apoio diafragmático do Coverdale.
MAS ISSO NÃO OS TRANSFORMA EM TENORES! =]

megazord
Veterano
# nov/10
· votar


bruno_sabbath
Poisé.Morten Harket e Roy Khan também.O Chris aqui do fórum também.Qual a porra da diferença que faz isso?

shoyoninja
Veterano
# nov/10
· votar


bruno_sabbath
O que vem a ser um "barítono nato" e quais os parâmetros que você avaliou na voz dessas pessoas que te levam a essa conclusão?

E porque só um surdo não consegue "reconhecer" isso? Lembrando que a maioria das pessoas com audição saudável não tem conhecimento suficiente para classificar vozes.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10
· votar


bruno_sabbath

Só um feeling...

Geralmente quem fala bobagem com tanta veemência, não sabe o que fala.

Gansinho
Veterano
# nov/10 · Editado por: Gansinho
· votar


megazord
Chris é tenor.

Né tio Christhian ?

megazord
Veterano
# nov/10
· votar


Gansinho
O que eu quis dizer é que ele é um exemplo de quem alcança notas altas e baixas.
Faz diferença mesmo ele ser ou não,sem ser cantor lírico?

Gansinho
Veterano
# nov/10
· votar


megazord
É, não faz diferença mesmo.
Mas eu entendi que tu tinha dito que ele é barítono, só isso.

megazord
Veterano
# nov/10
· votar


Gansinho
Quando eu reli eu achei que ia acabar dando confusão mesmo,mas tava com preguiça de editar,ahuiahuia.
Abraços.

BZ-3
Veterano
# nov/10
· votar


Leonardo Gonçalves é um ET.
Mariah Carey é um ET.
Brian Mcnight é um ET.
Georgia Brown é um ET.
Nossa, até eu sou um ET?

Muitos SERES HUMANOS podem sim ter mais de 3 oitavas de extensão.
Por favor, dizer que tem um diploma pra fazer afirmações que até leigos como eu podem rebater com FATOS?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jorn Lande baritono ? como?