Afinal:Vamos chegar a um consenso-Qual é o tipo de voz do André Matos???

Autor Mensagem
headbangersp
Veterano
# jun/05 · Editado por: headbangersp
· votar


Ele usa falsete sim... Wuthering Heights é falsetão puro!!!

e Eu ja vi ele dizendo que usa no João Gordo uma vez... e conheço gente que ouviu isso da boca dele!!!

é claro que ele não usa só falsete... ele tem uma voz de cabeça muito potente tb. tem algumas musicas que dá pra notar os dois registros, que são bem parecidos por sinal


Uma vez, faz tempo tava assistindo um programa do Gordo, não era o a go go, e era ao vivo...um telespectador ligou pra programa e começou a falar q o Matos não cantava porra nenhuma, q usava falsete..; Matos mandou ele se fu#@#$ no ar, dizendo q cada um escuta o q quiser, q usa falsete sim, q se ele não gostaentão q procurasse outra coisa...rs

The Yellow Monkey
Veterano
# jun/05
· votar


sim eu vi esse programa tb... hauahauah eu raxei o bico!

VirgoShaka
Veterano
# jun/05
· votar


Lucas Pagodeiro
Eh! Mas quanto ele usar ou nao falsete voce que parece ser bem entendido dele Virgo?

Então, Lucas... tudo depende muito da maneira como as pessoas interpretam o termo "falsete". Se você me permite, vou tentar opinar com a bagagem que eu adquiri durante esse tempo em que me dediquei aos estudos de canto...
A questão começa com a determinação do que deve ser considerado "falsete" e o que deve ser considerado "voz de cabeça". Essas duas terminologias costumam causar muita confusão entre as pessoas, levando a interpretações errôneas ou ambíguas dos termos.
Todo cantor possui uma tessitura que abrange determinado número de notas musicais que lhe são confortáveis, ou seja... que respeita o limites biofisiológicos de seu aparelho fonador. O que acontece é que para cada voz existe uma "área" (entre as notas musicais) onde há a necessidade de uma reconfiguração da laringe para que o cantor possa atingir as notas mais altas. A essa área dá-se o nome de passaggio, que nada mais é do que a passagem da sua voz de peito para a registro dos falsettos. Acontece que o falsete cru, não desenvolvido, é um registro bastante desconfortável de se utilizar. Para extrair um bom proveito dele é preciso que o cantor adquira boas noções práticas e teóricas sobre ressonância vocal. Quando ele consegue isso, fazendo com que, juntamente com a passagem do registro comum à sua tessitura (voz de peito) para o falsetto, ele muda o local de ressonância do peito para a "cabeça" (grosseiramente falando), ele atinge a voz de cabeça. O resultado é um falsete ampliado, potencializado, com um volume muito mais alto e ao mesmo tempo executado com muito mais conforto e timbragem. No meu caso, quando faço, "direciono" o som para sentir as vibrações tocarem no palato, para depois sentir a ressonância em toda a região bucal. Sinto como se a boca estivesse "cheia de som", e a partir daí dá para notar uma potente projeção do mesmo por todo o ambiente. Porém, se continuar subindo as notas até o meu extremo, a ressonância vai perdendo o seu lugar, e eu sinto novamente ela descer e o som se tornando puramente um falsete. Há algumas pessoas que desenvolvem um próximo registro, este já sobreagudo, denominado super voz de cabeça. Mas esta já é uma outra questão...
Diante dessas considerações, chegamos à seguinte pergunta: em uma última análise, toda voz de cabeça seria um falsetto? A resposta é SIM. Entretanto, nem sempre o contrário necessariamente ocorre. Tudo dependerá de como utilizar suas técnicas...
O André Matos com certeza é um adepto do falsetto utilizado como voz de cabeça. Entenda que ambos os termos se diferem não por serem coisas totalmente diferentes, mas simplesmente pela forma na qual são utilizados.
Ele é um tenor lírico que além de já possuir uma tessitura privilegiada para as notas mais agudas, desenvolveu e trabalhou bem os seus falsettos para chegar nas notas em que chega.
Espero ter sido claro... lembrando que a maneira como redigi o texto é oriunda de considerações extritamente subjetivas, adquiridas através das informações que detenho sobre o assunto. Há a possibilidade, porém, de nem tudo que eu tiver escrito ser, de fato, integralmente correto.

Um abraço!

Lucas Pagodeiro
Veterano
# jun/05
· votar


Valeu pelas dicas....Um aula praticamente......huahua

João Ferr
Veterano
# jun/05 · Editado por: João Ferr
· votar


VirgoShaka
Há a possibilidade, porém, de nem tudo que eu tiver escrito ser, de fato, integralmente correto.

HUAHUAHA... Uso da linguagem formal para dizer "Ou então eu falei merda..." huahuahua

zueira!

pra todo mundo
Agora, na boa, eu já pensei diferente mas agora penso assim:

1 - o cara canta há duas décadas. Ninguém conhece melhor a voz dele do que ele.

2 - O cara é maestro...

Se ele disser que é baixo profundo, não tem o que discutir... ele sabe o que é! Como ele diz que é tenor lírico e que usa falsetto, Acho que morreu a discussão, até porque ninguem mais aguenta falar de classificação e extensão de cantor famoso...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/05
· votar


ninguem mais aguenta falar de classificação e extensão de cantor famoso...
Apoiado!

VirgoShaka
Veterano
# jun/05
· votar


João Ferr
HUAHUAHA... Uso da linguagem formal para dizer "Ou então eu falei merda..." huahuahua
Hehe, não... uso da linguagem formal pra dizer "isso é a minha opinião sob o meu ponto de vista. Muito do que disse é subjetivo e alguns podem discordar" :P

Se ele disser que é baixo profundo, não tem o que discutir... ele sabe o que é! Como ele diz que é tenor lírico e que usa falsetto, Acho que morreu a discussão

É claro...

Sputnicker
Veterano
# dez/05
· votar


É galera, chega de andré matos, agora vamos discutir a voz de alguem menos famoso tipo... EU
... euheauhauae...
geral falando merda... aheuhaeuae

Linn
Veterano
# dez/05
· votar


Ou eu =//
Que droga, ahsuahse

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal:Vamos chegar a um consenso-Qual é o tipo de voz do André Matos???