[WORKSHOP] Andre Matos fala sobre falsete, canta Fairy Tale e fala sobre problemas que teve na voz

    Autor Mensagem
    pOkiz
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: pOkiz


    Já vi vários WS dele, mas esse em especial me chamou a atenção por ele ir mais afundo em alguns pontos.

    Acho que ele se equivocou ao dizer que falsete abre só uma metade das pregas vocais, correto? O falsete abre as pregas em paralelo, acho que o que abre apenas uma parte é a voz de cabeça, que abre, senão me engano, 1/3 da abertura normal, não é não? Invoco os professores aqui rs.

    Enfim, segue aí os vídeos e ENJOY





    Discutam com respeito rs

    PS: essa versão de Fairy Tale ta triste... mas fui no show dele em São Paulo em Maio e foi bem melhor, só pra constar rs.

    Gansinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Gansinho
    · votar


    pOkiz
    Eu vi esses vídeos, e ele tá forçando bastante em algumas passagens... Acho que ele deu uma destreinada, sei lá.
    Fora as mil desafinadas..
    Fui no show dele aqui em Vitória em abril e ele também estava bem melhor que isso.

    McBonalds
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    pOkiz

    Cara, obrigado por ter compartilhado esse vídeo com a gente, mas eu não tenho como concordar com algumas coisas que ele diz.

    Esse vídeo veio a confirmar uma suspeita que eu já tinha há muito tempo: Toda essa polêmica sobre ele usar falsete ou não surgiu do desconhecimento dele próprio. Ele faz falsete sem nem saber que faz.

    Essa "técnica" mirabolante que ele diz que os vocalistas de Heavy Metal inventaram e que merece mais estudos já foi totalmente estudada e destrinchada há muito tempo. Como ele próprio demonstrou, isso não é nada mais do que um registro misto descoberto, que todos os vocalistas fazem. Só que isso não é voz plena e nem soa como se fosse e, se for parar pra pensar, está mais pra falsete mesmo.

    Ele mesmo fala do falsete como um recurso pra atingir notas mais agudas (nem sempre é, na verdade), e ainda faz aquele falsetinho mequetrefe cheio de ar pra demonstrar. Quanto aos agudos, ele que me desculpe, mas não tem como ouvir aquilo e dizer que não é falsete.

    Outra besteira que ele diz é sobre a necessidade do cantor conhecer anatomia pra poder cantar. Isso é um engano, é equivalente a dizer que um violonista tem que entender de luthieria pra poder tocar. Pra cantar, um cantor tem que entender de técnica. Só.
    E como já foi dito por aqui, fonoaudiólogo não ensina a cantar.

    Eu não sei como é o workshop inteiro, mas nesses vídeos ele só falou um monte de perfumaria e não mostrou nada de efetivo em termos de técnica.

    pOkiz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu concordo que isso mostra que o Andre Matos como professor é um bom vocalista rs

    McBonalds
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    pOkiz

    Ou um bom fonoaudiólogo hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [WORKSHOP] Andre Matos fala sobre falsete, canta Fairy Tale e fala sobre problemas que teve na voz