Quais notas um tenor deve alcançar?

Autor Mensagem
Blytheron
Veterano
# mar/05


Estou no fórum há um tempinho, mas só observando, então resolvi criar esse tópico para tentar ter sanada uma dúvida que tenho: quais notas são "obrigatórias" para um tenor? Eu canto no coral da igreja (4 naipes) e sou tenor, mas quando fui cantar em um coral só de homens fui classificado como 2º tenor (apesar de ter discordado quanto a isso).
Enfim, quais são as notas (se é que essa classificação existe)?

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Não sou nenhum expert, mas tenores com vozes formadas, que possuem muita técnica e vários anos de estudo alcançam geralmente de Si3 á Dó4 ( Dramáticos e Líricos), e às vezes Dó#4 ou Ré4 (liricos-ligeiros ou ligeiros), porém para pessoas que estão iniciando seus estudos e que já possuem alguma técnica existe, há uma classificação mais limitada, apenas para confirmar o nipe do cantor de acordo com as notas alcançadas e tessitura. Essa escala é muito utilizada em corais e inclusive consta em alguns livros como o "Harmonia Tardicional" do conceituado compositor Paul Hindemith, que diz que para vozes ainda sem técnica um tenor deve alcançar ao menos de Dó2 á Sol3, claro que apresentando um timbre característico de tenor, que deve ser avaliado por um maestro ou um bom professor.
Quanto ao classificação 2º tenor, é apenas uma distinção entre os tenores com voz mais aguda dos tenores com voz mais encorpada. Por exemplo: embora existam vários tenores em um coral, se escutarmos cada um deles vamos perceber que um pode ter a voz mais estridente e pontuda nos agudos, outro pode ter a voz mais encorpada nos agudos e mais firmeza nos médios, outros podem ter a voz mais suave nos agudos e maior extensão nos graves. Em certas peças, para um melhor resultado estético da música, o maestro separa os tenores de vozes mais agudas dos tenores de vozes mais encorpadas (levemente mais escuras). Surgem assim os 1º tenores e os 2º tenores.
Os 1º tenores são os tenores ligeiros e lírico ligeiros que possuem uma voz mais pontuda, mais estridente nos agudos. Geralmente eles possuem uma voz mais leve que os outros tenores e com muito estudo podem até chegar há um dó#4 ou ré4.
Os 2º tenores são os tenores líricos e dramáticos que possuem voz mais encorpada e cheia nos agudos e médios. Os líricos possuem uma voz forte e potente, bem cheia nos agudos e consistente nos médios. Já os dramáticos possuem agudos mais suaves que os líricos, voz consistente e com brilho na região dos médios para os agudos e maior extensão nos graves que os tipos anteriores. Geralmente com vários anos de estudo esses tenores chegam até Si3 ou Dó4, embora existam tenores dramáticos que alcancem com qualidade até Lá3.
Quanto há classificação não fica chateado não. Hoje em dia é muito raro um maestro achar um tenor dramático sabia??.. e é um timbre muito bonito, sem falar que possuem maior extensão para os graves e depois mais o importante é cantar bem, independente de ser baixo, barítono ou tenor.

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mar/05
· votar


eu acho q qualquer tenor(tenor verdadeiro) faz um DO4...e com muita facilidade...

Stravinsky
Veterano
# mar/05 · Editado por: Stravinsky
· votar


Um tenor deve ter como meta de sua vida defender duas oitavas bem defendidas. C2-C4

Acontece que C4, nesta área, não é fácil de se adquirir. Tanto que que no meio lirico, os Dós de Peito são os momentos apoteóticos de muitas árias.
Não é só chegar e ir fazendo.

E tem tenor excelente que não tinha C4. Exemplo? Mario Del Monaco... Mais vale um Si3 bem feito do que um C4 esguelado... como dizia o eterno Otello do pós-guerra...

Não conhecem o Del Monaco?.... Vocês que gostam de música clássica, de canto lírico e que se sentem atraídos por vozes megafônicas.. hehehe... procurem conhecer!.. É imperdível..

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Stravinsky

Cara... vc falou tudo!
Tem muitos cantores líricos excelentes que não emitem um Dó4. Como o Mário Del Monaco, Laurit´s Melchior e outros..


Alexandre Bruno da Silva

Não entendi o que você quis dizer com tenor verdadeiro...?... Por acaso você acha que pro cara ser tenor ele tem que emitir um dó4??!!
O que você me diz de um Lautit´s Melchior, de um André Bocelli (embora ele não seja um grande cantor lírico), de um Mário del Mônaco que são tenores com voz mais encorpada? .. por acaso você tem dúvida que eles sejam tenores, mesmo não chegando em dó4 ou não emitindo um dó4 com qualidade?
Nem todos os tenores possuem uma voz leve como um Pavarotti ou um Flores (que alcançam notas altíssimas), mas nem por isso deixam de ser tenores. O que acontece é que nem todas as vozes são iguais, tanto que existem papéis específicos para os tenores ligeiros, líricos e dramáticos para que cada um possa desenvolver melhor a personagem. Na verdade não são as notas que definem o nipe do cantor, mas o timbre, a tessitura a cor da voz.
Embora os ligeiros alcancem notas mais altas, eles não possuem o mesmo volume de um tenor lírico nos agudos e nem uma voz robusta como os dramáticos.

Agassi
Veterano
# mar/05
· votar


juca_22

eu acho q classifica a voz mas pelas notas médias, qual notas esta se emitindo numa região mais confortável, poxa por exemplo, dizem q tem baritonos q alcançam Do4, claro com muito trabalho na aquisição de técnicas pra isso falando mais em canto popular, e tem tenores q parecem ter timbre mas leves voz de tenor mesmo q tem dificuldade pra chegar nessa nota. Por isso q tenho minhas duvidas sobre esse negócio de alcançar notas bem agudas como um próprio Dó 4 e soh por isso ser classificado como tenor.

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Agassi,

Cara..., não sei não..., mas eu nunca ouvi dizer que um barítono consegue chegar em Dó4 (sem falsete). Pelo que eu sei um barítono pode chegar em Sol3 (embora não sejam todos), se bem que existem alguns que chegam em Lá3 (que são muito raros e geralmente possuem uma voz leve com um brilho próximo ao de tenor. São conhecidos como Barítonos Martim, mas são muito raros..). Até entre os tenores os que estão mais propícios a alcançar esta nota são os ligeiros e os líricos ligeiros que possuem uma voz mais leve dentro do nipe. Os líricos e dramáticos nem sempre chegam no Dó4, muitas vezes chegam em Si3.
Quanto há classificação da voz pela região mais confortável em que a pessoa canta eu concordo com você. Foi isso que eu quis dizer quando eu comentei em um outro tópico que se ouvirmos um barítono e um tenor emitindo um Sol3 ou lá3, saberemos a diferença entre ambos por causa da cor da voz. Concordo que não é só as notas que classificam uma pessoa, mas sim o timbre e a tessitura (que tem uma importância maior que as notas), que revelam a região mais confortável para a pessoa.
A gente acaba ficando em dúvida porque nem sempre a diferença entre os nipes e dentro deles é clara. No canto popular por exemplo não há necessidade de descobrir se um cantor é um tenor ligeiro, lírico ou dramático, pois as canções não necessitam dos extremos de um cantor, sem falar que o tom da canção pode ser moficado, sendo assim há uma grande diferença timbrística entre cantores do mesmo nipe (Ex.: Ivan Lins e Renato Russo, ambos tenores com timbres completamente diferentes.., Ivans Lins com um timbre leve e o Renato com uma mais encorpada e cheia). No canto lírico as canções são feitas para cada tipo de voz, ou seja, peças para tenores ligeiros, peças para dramáticos e peças para líricos e estas canções exigem o máximo destes cantores, tanto em notas como em volume. No canto lírico por exemplo, peças destinadas ao tenores ligeiros ficariam muito pobres se interpretadas por tenores dramáticos, pois os dramáticos não possuem a mesma agilidade e leveza de voz nos agudos, como seria necessário. Em contra partida peças para tenores dramáticos ficariam pobres se interpretadas por ligeiros, porque os tenores ligeiros não possuem o mesma extensão e brilho nos nos médios e graves e também não possuem o mesmo volume de voz dos dramáticos. Isso acontece em todos os nipes (baixos, barítonos, contratltos e etcc.), ou seja no canto lírico há a necessidade de classificar a voz e achar sua tessitura.
Como no canto popular isso não é necessário, é muito comum confundir um nipe com outro.

Blytheron
Veterano
# mar/05
· votar


Nossa, muito obrigado por suas respostas!
Eu canto há apenas um ano no coral da igreja então conheço pouca coisa sobre técnicas e tal. Talvez por ter pouco tempo na área chego no Sol3 hoje em dia. Será que consigo aumentar isso? E Sol3 pra que canta há um ano é bom ou ruim?

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mar/05
· votar


gente...pelo amor de Deus...onde eu estou????o povo aqui acha q para um tenor do4 jah tah bom...e q sol3 nao sao todos os baritonos q alcançam...pelo amor de Deus neh????eu quero crer q vcs estao falando de regiao facil de cantar(tessitura)...ai sim...um baritono pode fazer um SOL3 com "o peh nas costas" e um tenor um DO4...ai tudo bem...mas vcs diserem q eh grande coisa um tenor fazer um DO4....po favor neh????

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Alexandre...,

Só pra saber.., vc entende alguma coisa de música, ou é maestro professor alguma coisa?!!
Não cara.. pq vc fala cada absurdo! .. Um monte de coisas que não tem nada a ver, uma em contradição com a outra.
Li em um tópico por aí que você disse que chegava em sol5 .. (nota que muitas sopranos nem chegam...), depois abriu vários tópicos perguntando sobre voz mista, voz de cabeça , região de falsete. Se não me engano agora você abriu um tópico falando que chegava em sol3 com voz aquecida e se essa nota fazia parte da sua tessitura..., quanto tempo precisa aquecer a voz e blá, blá, blá... se você sabe tanto proque faz tantas perguntas infatis e idiotas?!!
Acho que você devia parar de olhar pro seu umbigo e estudar música pra deixar de falar besteira e postar assuntos que "tenham fundamento"!

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Alexandre,

Retificando o português: .. " porque faz tantas perguntas infantis e idiotas??"

Stravinsky
Veterano
# mar/05
· votar


juca_22
Falou bem também meu amigo!!

Alexandre Bruno do Prado Silva

Agora, quanto ao nosso colega Alexandre, acho que há uma falta de comunicação... Claro que em se tratando de voz de cabeça "pura"( veja que este é uma nomenclatura que EU uso... você pode chamar de outro jeito) , chegar num C4 até que não é um fato muito espetacular... Vide Kiske, Matos, Bruce Dickinsons e afins... Só que são técnicas diferentes que visam efeitos diferentes. Comparar a emissão de um C4 de Ronnie James Dio ou de Sebastian Bach com C4 de Pavarotti e Kraus não tem fundamento.

juca_22
Agora G5... nossa... é realmente de parar o trânsito... acho que essa é a nota mais alta que Mozart já escreveu numa ária pra soprano ligeiro... a "Popolo di Tessaglia"... Mas a voz humana é uma caixinha de surpresas... melhor não duvidar...hehehe...

Stravinsky
Veterano
# mar/05 · Editado por: Stravinsky
· votar


Aliás, Alexandre.. num outro'tópico foi dito para você "exercitar um falsete grave", "pegar um nota em falsete e ir descendo" para fazer voz mista. Cuidado.

Pois ora... falsete é voz aguda. Não é forçando o falsete para baixo que você vai conseguir uma voz mista. No máximo vai tensionar a região. Tem que treinar esse tipo de mistura de uma forma leve, exercitando bem o passagio, focando o som num mesmo lugar, priorizando sempre o bem-estar. Mas as dicas devem parar por aqui. Nada substitue uma ajuda profissional e a busca pelo auto-conhecimento.

Lugares como este fórum podem ser muito úteis, mais pode também ser um celeiro de dicas perigosas. Há muita gente falando sem se preucupar que o que está em jogo na verdade são os sonhos das pessoas. Suas aspirações. Não dá pra botar tudo a perder seguindo a risca tudo o que se lê, ainda mais num espaço público como este.

Saudações... =)

Agassi
Veterano
# mar/05
· votar


juca_22

Dó4 com voz de cabeça veio, mas em canto popular né, claro q num tem a qualidade do lirico. A qualidade das notas emitidas no lirico eh muito maior....

The Yellow Monkey
Veterano
# mar/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva

cara n fala besteria, quando o pessoal fala em pegar um C4 se referem a a um C4 lirico em voz plena e não registro de falsete/voz de cabeça! nesses registros qualquer um aqui pega.

Agora em voz plena
Eu duvido que alguem aqui pegue... é uma nota muito dificil!

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mar/05
· votar


The Yellow Monkeyo seu idiota....pra verdadeiros tenoras DO4 eh muito simples.(e nao estou falando de falsete seu burro...na voz plena mesmo)..agora para idiotas metidinhos a tenores na0 eh...(obs:partiu para iguinorancia...tb sei responder a altura)

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mar/05
· votar


juca_22o seu besta....eu faço SOl5 no falsete....q besteira...qualquer idiota q treine isso consegue...

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mar/05
· votar


quando vcs partirem para a iguinorancia...podem esperar respostas a altura...flw???

Stravinsky
Veterano
# mar/05
· votar


É.. certas coisas nunca mudam.

Infelizmente

The Yellow Monkey
Veterano
# mar/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva

Vai a merda!

idiota é vc!

Ah deixa quieto, esqueci que vc é o Super Periquito Rosa Baixo-Soprano Colocatura que faz um Sol5 na voz plena!

The Yellow Monkey
Veterano
# mar/05 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar


Quer saber? essa foi a ultima vez que respondi um tópico ou mensagem desse mané ae, pra mim chega, minha paciencia tem limite e não compensa perder tempo com essa topeira, esse completo idiota.

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Alexandre,

Então você está assumindo que é um idiota??!! ;;; porque se qualquer idiota consegue alcançar a nota em falsete e vc alcança, acho que vc pertence ao grupo!..
HA... outra coisa, procura um dicionário antes de postar as mensagens. Não é "iguinorancia" é "ignorância" , e não se escreve "tenoras" e sim "tenores", quem sabe assim você conseguer responder à altura sem recorrer aos "xingamentos".
Aliás tenora aqui só se for vc né.., ou melhor nem tenora, vc deve ser um soprano ligeiro, porque num sol5 vc deve se sentir a "Maria Callas" cantando. Já pensou o mico..., todos os carinhas cantando com voz de macho e vc lá parecendo uma "aberração com voz de menina", tentando chegar num sol5.

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Agassi,

Creio que tenha vindo com o canto popular realmente. Não tem nada a ver com os cantores líricos.
Dá pra perceber nitidamente quando se ouve. Mas também no canto popular geralmente não há necessidade dessas notas. Acho que o cantor popular brasileiro que eu ouvi e que possuiu mais qualidade e técnica para agudos deste tipo foi o Jessé. Meu o cara era um monstro..., tem uma música dele chamada "concerto para uma só voz".. (ou algo parecido) que ele faz uns agudos que sinceramente, fico em dúvida se é falsete, porque as notas ficam tão bem apoiadas e com tanto brilho que é dífícil dizer. Os médios e graves dele também são legais (embora a maioria das músicas que ele gravou sejam em tons altos).

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mar/05
· votar


The Yellow Monkeyeu dissse q faço sOL5 no falsete seu lezadinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!grande merda isso....eh falsete animal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Blytheron
Veterano
# mar/05
· votar


Por favor, alguém responda à minha pergunta! Como o assunto aqui acabou tomando outro rumo, vou colar a 2ª pergunta que fiz:

Eu canto há apenas um ano no coral da igreja então conheço pouca coisa sobre técnicas e tal. Talvez por ter pouco tempo na área chego no Sol3 hoje em dia. Será que consigo aumentar isso? E Sol3 pra que canta há um ano é bom ou ruim?

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Blytheron,

Provavelmente com estudo você consiga aumentar sua tessitura, não sei quanto e também não posso afirmar se serão para os graves ou agudos. Se você já iniciou seus estudos à cerca de um ano, tá participando de um coral, está tendo das aulas, aprendendo técnicas vocais, aprendendo a usar o diafragama e exercitando isso tudo, a tendência é ir além (já que você tem pouco tempo de estudo), mas nisso quem pode te ajudar é um bom professor ou maestro.
Não sei como é a emissão desse sol3 que você chega, mas um sol3 (voz de peito ou mista) já é uma nota alta. Não conheço muitas músicas populares que peçam essa nota (pelo menos conheço poucas canções da MPB, Pop Rock nacional, Jazz, Católicas e Gospel que peçam isso, em relação à rock metal e internacional eu não sei... não curto muito). Um vocalista que tem um sol3 muito legal é o Paulinho do Roupa Nova (.. ele é tenor.. e na minha opinião canta muito...). Existem várias canções em que ele chega nessa nota com um apoio muito legal, sem falar que a voz do cara é sem comentários...(cheia, potente e etc..).
Quanto à classificação fique tranquilo, geralmente os maestros só classificam uma pessoa quando realmente há condições para que isso ocorra. Quando a pessoa não possui nenhuma técnica geralmente ela é encaminhada para uma oficina de voz ou um outro curso onde ele possa desenvolver seu potencial.
Eu não sei como é sua extensão (graves para agudos), mas eu acho que se você tiver entre 1 oitava e meia à duas oitavas (sem incluir falsetes e etc..) já é uma extensão legal.
Existem algumas oficinas musicais gratuitas no site do Ministério da Cultura que são show de bola (Mazzaropi no Brás, Raul Seixas no Tatuapé...e eoutras).., geralmente os professores são maestros ou cantores profissionais bem conceituados e estas escolas oferecem cursos desde técnica vocal, respiração, percepção vocal e etc...
Quando entrei pro coral há uns anos atrás, fiz alguns cursos destas oficinas ao mesmo tempo e foi muito legal, tive oportunidade de assimilar melhor as técnicas, acabei praticando mais os exercícios e consequentemente tive melhores condições para acompanhar o coral.
Bem vindo ao clube.., eu também sou 2º tenor (Dramático).
Espero ter ajudado.

Blytheron
Veterano
# mar/05
· votar


Poxa, muitíssimo obrigado! Vou procurar saber sobre essas oficinas!
Espero que eu possa melhorar bastante lá!

Linck
Veterano
# mar/06
· votar


Galera ñ sei!Com o meu conhecimento de Dó2 á Dó4.Eu sou tenor e alcanço notas altas ultimamente tenho alcançado G7(Nota q Mariah CArey canta em Emotions)

Phillipe NF
Veterano
# mar/06
· votar


G7???

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/06
· votar


Linck
voce é homem, e pega um G7? O.o
(isso na classificação americana, na brasileira seria G6, certo?)

E mesmo assim, G6...é uma coisa extremamente aguda! Principalmente pra um homem, eu diria que 1 entre 9999999999 elevado a 999999999 no mundo, alcança isso! (se é que existe tanta gente assim no mundo, hehehe)

Voce tem certeza que é um G6? Com falsete? ou voce pega no Whistle?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais notas um tenor deve alcançar?