Qual a nota mínima aguda que um Tenor e um Baixo Tenor sem técnica deve alcançar?

Autor Mensagem
Brino
Membro Novato
# dez/14


Um cantor amador sem técnica que nunca fez aulas de canto, se um cantor sem técnica alcançar A3 ele pode ser considerado Tenor ou Baixo Tenor? Se não, qual a nota mínima aguda que um Tenor e um Baixo Tenor sem técnica deve alcançar?

BJAofficial
Veterano
# dez/14
· votar


Olá Brino,
a classificação vocal não depende somente da extensão(registro) da voz, depende muito do timbre em si também.
Assim como dizer "alcançar" é relativo, depende da qualidade do som emitido e do esforço necessário.
Mas se vamos generalizar, sim, A3 (A4 americano) é uma nota muito alta que somente tenores alcançam.
Eu particularmente sou baritono, chego somente até F#3, consigo emitir um G/G# mas com má qualidade vocal, então prefiro não incluir, já A/A#3 nem chego, de jeito nenhum.

Mas tenho uma pergunta para você, qual é o propósito da sua dúvida?
De qualquer forma, se puder gravar algo, fica mais fácil ajudar.

Abraço

shoyoninja
Veterano
# dez/14
· votar


Na ordem:

Não.

E

Nenhuma..


Abraços.

Lelo Mig
Membro
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Brino

De boa amigo, tu tá confundindo um pouco as coisas.

"O termo tenor foi desenvolvido em relação as vozes clássicas e operísticas, em que a classificação se baseia não apenas na escala vocal da cantor, mas também sobre a tessitura e timbre da voz. Para cantores clássicos e de ópera, seu tipo de voz determina os papéis que irão cantar e é o principal método de categorização. Na música não-clássica, os cantores são principalmente definidos por seu gênero e não pelo seu alcance vocal."

Qualquer pessoa, pode ter sua faixa de voz, alcance e zona de conforto, avaliada na escala de um piano e MAIS ou MENOS classificada nestas categorias operísticas. Mas, é apenas uma referência, do tipo: Fulano, você se encaixa, por ora, em tal categoria!

Mas o fato de fulano cantar as notas X,Y e Z, não fazem dele um cantor.

Tenor "sem técnica" é o mesmo que curandeiro que se acha médico.

Brino
Membro Novato
# dez/14
· votar


Eu perguntei porque antes eu chegava até D#3, agora eu chego até E3 e com mais uns meses eu consegui chegar até G3, e agora chego até A3. Quero saber por que está aumentando meu alcance vocal? Será que daqui com uns 3 anos eu vou consegui chegar em B4 ou mais?

renatoff
Veterano
# dez/14
· votar


Até A3 é considerado barítono... então por enquanto você é considerado baritono, mas talvez tenha potencial para se desenvolver como tenor... se você emite um A#3 ou um B3 sem qualidade, entao vc é tenor... mas se A3 é realmente sua ultima nota e dps dela sua voz acaba... então é barítono e não vai mais aumentar.

BJAofficial
Veterano
# dez/14
· votar


Brino

agora eu chego até E3
agora chego até A3
??? decida-se

Mas sim, com a tecnica você aumenta o registro, talvez não tanto o literal da sua voz, mas o registro que a gente chama zona de conforto sim, bastante. Mas isso tem um limite sim, não é um avanço infinito até você virar um Freddie Mercury.
Alias, esse "chegar" que eu pergunto, você chega bem ou é só a ultima nota que vc consegue emitir mesmo que com má qualidade?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/14
· votar


Só pra saber mesmo: As pessoas (todas) interessadas e que aqui opinam sobre extensão e classificação vocal cantam, pelo menos?

Em 20 anos de profissão, na maioria esmagadora das vezes que eu vejo pessoas desprendendo energia a respeito de classificação vocal, tessitura, extensão, registros, etc. percebo que essas pessoas esquecem que o BÁSICO é cantar minimamente bem.

GersonM
Membro
# dez/14
· votar


Tenor ou Baixo Tenor? Se não, qual a nota mínima aguda que um Tenor e um Baixo Tenor sem técnica deve alcançar?

O que é um Baixo Tenor?

Não tem nota mínima ou máxima. Depende de cada um. Eu chego até um fá1 na extensão, o que não faz de mim um baixo, nem barítono. Apenas alcanço a nota, só que não tem volume e cantar na região grave é impossível.

Se falar em extensão não dá para saber, se falar em tessitura aí já se poderia supor alguma coisa, mas não com certeza, porque tem barítonos por exemplo que alcançam notas de tenor, e bem.

Quero saber por que está aumentando meu alcance vocal? Será que daqui com uns 3 anos eu vou consegui chegar em B4 ou mais?

Veja, o único jeito de tirar essas dúvidas, e classificar BEM a voz é na aula de canto. O resto é suposição. Ficaremos no: Será? Se? Talvez?

Brino
Membro Novato
# dez/14
· votar


Tipo assim, por exemplo: quando eu canto "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden no começo da música que tem uns médios agudos eu não consigo cantar direito aquelas partes até o "Year", mas quando começa os agudos mais altos da música aí minha voz fica boa, consigo cantar sem cansar. Mas se eu cantar "Run to the Hills" no refrão apesar de eu conseguir alcançar os tons a minha voz não sai direito neles, mas eu chego naquela nota no final dessa musica quando o Bruce canta o "Life", acho que é em G3. Fica difícil analisar sem ter uma gravação né, mas o que vocês dizem disso?

GersonM
Membro
# dez/14
· votar


Não dá pra dizer nada, mesmo porque tem que ver se essas notas estão saindo certas.

Brino
Membro Novato
# dez/14
· votar


Gente eu errei numa coisa aqui, eu alcanço mesmo é G5 e as vezes que eu chego em A5 eu estudei isso num programa de piano perfeito e outro de vocal range.

GersonM
Membro
# dez/14
· votar


eu alcanço mesmo é G5 e as vezes que eu chego em A5

- Não. Você não alcança essas notas, e tenho certeza que se vc postasse alguma música aqui seria um terror.

- Não existe baixo tenor.

- Ninguém aqui vai ficar impressionado com notas altas. Aqui o pessoal presta atenção em quem canta bem.

- Resumindo...aqui meu amigo, a coisa é beeem diferente.

Brino
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mas é porque eu alcanço G5 só com falsete.

BJAofficial
Veterano
# jan/15
· votar


Brino

Mas é porque eu alcanço G5 só com falsete.

então não alcança, simples.
posta logo um som, estamos curiosos.

pOkiz
Veterano
# jan/15
· votar


A verdade é que um cantor sem técnica não pode ser classificado, afinal ele não explorou tudo que sua voz pode lhe dar.

Brino
Membro Novato
# fev/15
· votar


É então tenho que fazer aulas de canto mesmo... mas sem falsete que eu analizei eu chego no máximo até B4, mas como voces já diseram isso não basta para saber a classificação dum cara né?!

entamoeba
Membro Novato
# fev/15
· votar


Brino
Sua classificação vocal é "aspirante a cantor".

Brino
Membro Novato
# fev/15
· votar


Eu tou querendo por uma musica eu cantando mas eu não acho o playback em lugar nenhum. Eu ia por eu cantando Aces High do Iron Maiden acho que minha voz fica falsete e natural misturada mas acho que fica bom nessa musica até. Mas eu não tenho ainda o celular para mim gravar, é melhor um android...

Bruno-
Membro
# fev/15
· votar


Instala isso no seu laptop/pc:

http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt-BR

Depois vai neste site: http://www.youtube-mp3.org/pt e cola esta url no campo acima do botão convert video: https://www.youtube.com/watch?v=0LW9CE4W7KY

Vc vai baixar a backtrack para a Aces High.

Na hora de gravar, use um headfone qualquer e deixe o volume do mic o mais baixo possível. Depois que gravar, no audacity mesmo tem efeitos de compressor e equalizador, vc vai poder dar um ganho e melhorar um cado a gravação.

Seja feliz e poste pra gente ver.

Abraços,
Bruno

Brino
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Brino
· votar


Bruno
Ta beleza mano, vou ver o que da para fazer.

JeffCardona
Veterano
# fev/15
· votar


Brino

Grava você cantando e coloca aqui no forum, vai ser muito importante para o seu crescimento!

Brino
Membro Novato
# fev/15
· votar


Ta, mas onde eu hospedo a música?

strinbergshredder
Veterano
# fev/15
· votar


Brino
Vc pode criar uma conta grátis no Soundcloud e hospedar lá.

daimon blackfire
Membro Novato
# fev/15
· votar


ou no 4shared

Brino
Membro Novato
# mar/15
· votar


Eu vou gravar primeiro a música Carry On do Angra para vocês avaliarem a minha voz.

Bruno-
Membro
# mar/15
· votar


Brino
Tem como começar com uma mais difícil não? :P

JeffCardona
Veterano
# mar/15
· votar


Brino

Estamos aguardando.

Brino
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Brino
· votar


Não, eu consigo cantar sem falsete sem perder a qualidade até B♭4 no máximo. Isso pode significar que eu provavelmente sou Barítono Lírico ou Barítono Verdi ou 2º Tenor, né?

Bruno-
Membro
# mar/15
· votar


Brino
eita, velho, quando disseram acima que atualmente o que você é é apenas aspirante a cantor não foi para te atacar não, é a real mesmo. Esquece essas paradas de classificação, totalmente sem sentido para você que não tem a voz treinada e nem vai cantar lírico.

Parece que você busca algo externo que te defina, que te coloque limites para você ficar mais confortável se talvez não consegue fazer algo, ou ao contrário, que te diga que você pode sim, e daí você se convence e vai.

Nada externo vai poder te ajudar nisso, você é quem vai se descobrindo aos poucos e aprendendo a lidar com a sua voz e limites. Pára de enrolar e vai fazer algo produtivo, por exemplo, gravar algo que você consiga de verdade cantar e postar aqui para receber opiniões de pessoas de fora, talvez ajude a você cair na real. Ou então procurar um professor e começar a fazer aulas já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a nota mínima aguda que um Tenor e um Baixo Tenor sem técnica deve alcançar?