Timbre???

Autor Mensagem
Cristina Tomita
Veterano
# fev/05


há diferenças de timbres devido a fisiologia da pessoa ??

quer dizer já perceberam que os negros apesar de ter timbres individuais difrentes tem algo os cacteriza com timbre de negro (principalmente americanos)....

algué pode me esclarecer?

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


É tecnica vocal não genética... O timbre obviamente q é um caracteristica física, mas o modo como vc usa a voz o altera. Como eles normalmente cantam o mesmo estilo, os timbres são parecedios...

Eu sou barítono, é um tipo de classificação vocal, de acordo com a técnica q eu uso meu timbre pode se assemelhar com o Robert Plant, Renato Russo ou Ed vedder, não se se vc conhece, mas são timbres beeeem diferentes.

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


Pelo que eu sei (posso estar errado), o timbre se dá pelos harmônicos que são valorizados em cada voz. Acredito que a ressonância seja o ponto chave para indicar a presença de um ou de outro harmônico. O aparelho fonador também conta, maior, mais largo, menor... Varia de pessoa pra pessoa.

Quanto aos negros, eu concordo com o Tony Ferraz, talvez o jeito de cantar deles seja parecido, por isso a voz cantada também se parece. Segundo informações do meu ex-maestro, os negros têm a voz mais forte por causa da caixa de ressonância do peito.

Espero ter ajudado. :)

Cristina Tomita
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz

É tecnica vocal não genética
Se é técnica vocal entaum.. é possível alterar o timbre vocal de uma pessoa se ela usar a técnica certa???

Douglas_ems
os negros têm a voz mais forte por causa da caixa de ressonância do peito.

Como assim??

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Cristina Tomita
é possível alterar o timbre vocal de uma pessoa se ela usar a técnica certa???
Alterar o timbre nao, pois o timbre eh a sua identidade vocal.
Mas o q pode acontecer eh q no seu canto, vc pode aprender a valorizar seu timbre, cantando-o com mais brilho e etc.

Christina Amaral
Veterano
# fev/05
· votar


Cristina Tomita
há diferenças de timbres devido a fisiologia da pessoa ??

Nunca reparei esta difereça, mas acho q não...

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Cristina Tomita

há sim...geralmente as pessoas mais baixas tem mais pregas vocais e portanto vozes mais agudas, e pessoas mais altas, menos pregas vocais e vozes mais graves....claro q há exceções....mas a fisiologia influencia e muito o timvre.

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05 · Editado por: Tony Ferraz
· votar


floor jansen
Vc está falando do tom...


Se é técnica vocal entaum.. é possível alterar o timbre vocal de uma pessoa se ela usar a técnica certa???


Discordo da bárbara... acho q dá sim... É oq ocorre por exemplo em imitações (quando alguém imita a voz de outra pessoa, silvio santos por exemplo), o cara q imita consegue ter o mesmo timbre do silvio santos no momento q passa a usar sua voz como ele... se treinar muito isso acaba até se incorporando a sua voz falada.

Oq importa mais na imitação ou na procura de um timbre é o tom de voz (grave e agudo), é muito difcil imitar um timbre de um tom q não seja o seu (tenor, baritno, etc..).

Por isso, se vc for uma mezzo soprano poderá conseguir com treino um timbre muito parecido com a elis regina, ou marisa monte, q são mezzos, mas dificilmente consiguirá alguma proximidade coma zélia duncan, q é contralto...

Fenix_Ikki
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen
Wow.. eu tenho 162 e minha voz não é muito aguda não.. huahauhua.
sou baritono.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Cristina Tomita

até no livro que estou lendo fala das diferenças das vozes dos negros.


Mas veja que a Janis Joplin e até o Axl Roses ( usa gemidos ) tem o q de negro na voz. :)

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


Opa, com é esse negócio de mais ou menos pregas vocais?

Cristina Tomita
Não sei ao certo, mas parece que os negros têm a voz de peito mais forte que os outros.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Douglas_ems

So sei que o Michael Jackson e o Steve Wonder cantam fino, pq?


A voz do Wonder é tão fina e doce que me irrita. A do Michael Jackson tem muitas variantes devido a tecnica refinada de percussão... e daí ele consegue uma variação muito grande, além de possuir um timbre infantilizado.
A voz do Prince é muito maluca: Ao contrario do michael jackson o falsetto do referido cantor é feminino, vide Kiss, mas mesmo assim canta blues com voz rouca.
Desses tres a voz mais misteriosa é a do Prince, tendo em vista que a voz do Michael Jackson já conheço bem.

Conheço a voz dele | michael | de transição que é espetacular | quando ele estava ficando com voz adulta | vejam isso pegando a música Can you Feel it dos The Jacksons.

A voz do Randy é mais proxima a do Michael nessa musica.
Já a voz do Marlon é mais grave que a dos dois primeiro e tem muita personalidade pra cantar baladas grudentas que eu não gosto.

ramona de freitas
Veterano
# fev/05
· votar


discordo da cristina tomita.eu sou baixinha e tenho a voz bem grave,tenho aligas assim também.mas algo que já percebi é que pessoas gordinhas tem uma potência de voz maior do que as outras.não sei se é coincidência,mas sempre percebi isso.

Cristina Tomita
Veterano
# fev/05
· votar


ramona de freitas
Oi ... quem fez o comentário lá em cima sobre tamanho foi afloor jansen.... e qto as pessoas gordinnha é realmente tb.. percebi... embora hajam gordinhos que naum cantem nada...


Akan KSA MacCazus
que livro é esse????

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Cristina Tomita

vocabulario da musica de Roy Shuker.
|ed. Hedra| esse livro não é de canto mais fala da diferenças de vozes

.

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Eu disse geralmente....pois foi isso q aprendi. E não disse do tom não....essa foi uma pesquisa realizada....é só pesquisar.

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


Oq eu quero dizer é q timbre é diferente de tom, voz mais grave ou aguda é tom não timbre...

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz

Eu mesmo não sei que timbre tenho ao certo, ja que canto com tres vozes diferentes.


Canto Angie dos Rolling Stones com voz fina como a voz fraca do Mike Jagger e canto tambem Nothing else Matters com voz grossa e com puxadas como as do James do Metallica e isso é normal.

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
sopranos - agudo
mezzo - medianas
contralto - grave

tenor - agudo
barítono - médio
baixo - grave

como não tem? é diferente sim, tom é uma coisa, timbre é outra, porém são relacionados sim....

Acho q vc não está me entendendo....mas tudo bem....

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


QUALIDADE VOCAL OU TIMBRE


É o item que esclarece o diagnóstico no nível de pregas vocais. Costuma fechar a avaliação perceptual da voz falada. No canto isso ocorre de forma diferente, pois na voz cantada avalia-se a qualidade em relação direta com o estilo de música adotado e com a forma pessoal de interpretação.Não é possível dizer que todo cantor de bossa-nova possui uma voz patológica soprosa, pois esta soprosidade faz parte de um estilo de cantar, de tornar a voz mais um instrumento dentro da musica e não o principal deles. O cantor de hard rock tem a voz rouca e áspera, mas pode-se utilizar outro modo de cantar este estilo de música. A qualidade da voz cantada abre discussão para as características vocais mais freqüentes em cada estilo de música. É impossível se discutir a qualidade sem falar de estilo, ao contrário da voz falada, na qual a qualidade vocal tem relação direta com a patologia.

Há várias maneiras de se nomear as qualidades e características vocais. Utilizamo-nos da voz rouca(moderada/suave), suave, fluida, áspera, soprosa, com quebra de sonoridade, tensa, pastosa, trêmula, estrangulada, infantil e diplofônica(bitonal).

Há outros nomes diferentes dos utilizados acima, mas estes combinados entre si quando necessários são suficientes para definir precisamente uma qualidade vocal.

TEssitura

A classificação vocal das vozes masculinas em tenor, barítono e baixo e das femininas em soprano, mezzo-soprano e contralto têm relação com o canto lírico, é muitas vezes empregada no canto popular, porém para auxiliar na definição da tessitura do que para classificar uma voz dentro de um repertório específico. Considerando-se as formas diferentes de configuração glótica do canto popular para o lírico, não acredita-se na importância dessa classificação para o canto popular.


REGISTRO

É o modo de vibração variado das pregas vocais de acordo com vários pitchs, fornecendo diferentes qualidades vocais que são chamados de registro, que nada mais é do que a produção de freqüências consecutivas que se originam da mesma maneira da freqüência fundamental. Deve ser avaliado apenas na voz cantada, pois trata-se de um conceito dividido em registro basal(fry), modal(peito e cabeça) e falsete.

BRILHO

Tem relação direta com o uso das cavidades de ressonância e a produção de formantes. Quanto mais amplo for o uso dessas cavidades maior será a riqueza de harmônicos amplificados, fazendo com que a voz pareça cheia, preenchendo todo o ambiente.

A posição da laringe no pescoço é responsável pelo colorido do som produzido. No bel canto, com a laringe baixa, temos um som mais límpido e alegre, enquanto no canto dramático, com laringe alta, o som é escuro mas cheio de nuanças.


PROJEÇÃO

Termo advindo do canto, mas muito utilizado no meio teatral e em oratória. Tem relação direta com respiração, pressão subglótica e superiormente com a boca aberta. Não é possível se ouvir um cantor com projeção com a articulação totalmente travada. Na avaliação deve-se evitar termos qualitativos(boa projeção/péssima projeção).Deve-se gravar a voz do cantor para registro, solicitando sonorizaçòes específicas, como vogais(/a/e/i/) prolongadas, escalas ascendente e descendente em stacatto e ligatto, fala encadeada(dias da semana, meses do ano) e conversa espontânea.

Havendo gravações antigas e recentes, é interessante ouví-lo para compreender o processo de desenvolvimento da voz cantada. A avaliação in locco é fundamental para comparar dados ao vivo, e para conhecer o ambiente de trabalho do cantor.

Galera é só para complementar....

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen



É impossível se discutir a qualidade sem falar de estilo


Sim a cada estilo cabe um determinado tipo de voz, uma determinada qualidade vocal.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen


Há várias maneiras de se nomear as qualidades e características vocais. Utilizamo-nos da voz rouca(moderada/suave), suave, fluida, áspera, soprosa, com quebra de sonoridade, tensa, pastosa, trêmula, estrangulada, infantil e diplofônica(bitonal).




Dizem que minha voz é rouca suave e em outros momentos rouca moderada.


Mas eu canto Hotel California com caracteristicas parecidas com a do vocalista que originalmente canta essa musica que é ter uma voz mais infantil.



Canto Angie sem ser falsetto , mas com voz parecidada com a do Mick quando era novo: Mais fina, a voz, e infantil.




Enfim tem muitos misterios nisso.

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus
tem pq NÃO EXISTE uma voz igual a outra, e sim parecidas...por isso o canto é maravilhoso, é único, individual....

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen


Gostaria de saber de ti ou de quem aparecer.


Quando a um ano e meio eu começei a compor/cantar eu cantava em do e depois fui pra re e agora meu tom esta em lá e esse ultimo fica muito confortavel pra mim segundo dizem?

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus
é q conforme vai aprimorando, aprendendo a usar apoio, reconhecer a voz, segurança, vamos sibindo o tom mesmo, claro q tem limite, se não todo mundo cantaria em qqer tom , e vc pode ir subindo desde de q fique confortável para vc, se sentir desconforto pare, tanto para descer qto para subir.

Se entendi errado sua colocação me desculpe, pois o final ficou confuso, segundo dizem? Q diz?

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen

As pessoas que tocam violão pra eu cantar, outras pessoas que tocam violão comigo.


Em lá fica melhor.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen


elas dizem que minha voz é em lá e que eu devo cantar mais assim e não em do por exemplo.


Do é muito baixo em relação a lá?

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus
ah!!! Então tá certo...seu tom confortável é la....q legal!!!

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


floor jansen


Pq q legal?


Pq isso é bom?

floor jansen
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus

Depende a oitava do Do...mas eu não entendo bem de violão, ou melhor nada d violão....acho q a Bárbara é a mais indicada para falar d violão...

Só sei cantar mesmo....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre???