Sobre-agudos: mudança de timbre

    Autor Mensagem
    Roger That
    Veterano
    # abr/05


    Caros amigos foristas,
    Muito boa tarde a todos!

    Esta é a minha primeira participação neste fórum, confesso que já andei dando uma lida em outros tópicos e mensagens e, pude perceber que este é um fórum realmente muito prestigiado e muito bem frequentado.

    Estudo canto há aproxidamente 2 anos, antes disso nunca cantei nada e nunca havia me interessado pelo assunto.

    Sou muito ruim ainda (estou estudando vaccaj rss), mas dei uma boa evoluída nestes 2 anos, porém, agora, não sei se sou um caso atípico, mas percebi que a curva de apredizado tem diminuído muito tornando-se cada vez mais difícl melhorar o timbre e a colocação da voz. Acontece isso com todo mundo, nesse estágio do estudo? :(

    Enfim, comecei a cantar em um coral de uma igreja batista, e percebi que o tenor de lá, que tem uma voz bem timbrada nos médios (como a minha) muda o timbre da voz qdo canta os sobre-agudos. Ou seja, qdo chega num A3, Bb3, B3 (Não sei qto a outros tenores, mas para mim estas notas são muito difíceis de serem cantadas até em vocalizes) ele muda o timbre da voz, colocando menos empostação (sei lá como se escreve isso rsss) e peso e deixando-a um POUCO mais leve mas com a mesma projeção e apoio (muito longe de falsetes), quase que imperceptível mas a voz fica bem + bonita. Então ele canta estas notas com certa facilidade, mesmo não sendo um tenor ligeiro.
    Qdo tento cantar o LA3 ou Bb3 raramente consigo, sempre utilizo uma voz bem empostada, + puxada para o dramático. Este tenor também faz assim, e a mudança dele para os agudos a gente percebe uma leve mudança na cor ou no timbre.

    Preciso cantar essas notas, sei que minha extensão permite mas acredito estar tendo dificuldades para cantá-las talvez pelo excesso de "peso", ou pelo fato de estar escura demais... sei lá

    Será que o caminho seria esse, deixar a voz um pouco + clara?