Sobre-agudos: mudança de timbre

    Autor Mensagem
    Roger That
    Veterano
    # abr/05


    Caros amigos foristas,
    Muito boa tarde a todos!

    Esta é a minha primeira participação neste fórum, confesso que já andei dando uma lida em outros tópicos e mensagens e, pude perceber que este é um fórum realmente muito prestigiado e muito bem frequentado.

    Estudo canto há aproxidamente 2 anos, antes disso nunca cantei nada e nunca havia me interessado pelo assunto.

    Sou muito ruim ainda (estou estudando vaccaj rss), mas dei uma boa evoluída nestes 2 anos, porém, agora, não sei se sou um caso atípico, mas percebi que a curva de apredizado tem diminuído muito tornando-se cada vez mais difícl melhorar o timbre e a colocação da voz. Acontece isso com todo mundo, nesse estágio do estudo? :(

    Enfim, comecei a cantar em um coral de uma igreja batista, e percebi que o tenor de lá, que tem uma voz bem timbrada nos médios (como a minha) muda o timbre da voz qdo canta os sobre-agudos. Ou seja, qdo chega num A3, Bb3, B3 (Não sei qto a outros tenores, mas para mim estas notas são muito difíceis de serem cantadas até em vocalizes) ele muda o timbre da voz, colocando menos empostação (sei lá como se escreve isso rsss) e peso e deixando-a um POUCO mais leve mas com a mesma projeção e apoio (muito longe de falsetes), quase que imperceptível mas a voz fica bem + bonita. Então ele canta estas notas com certa facilidade, mesmo não sendo um tenor ligeiro.
    Qdo tento cantar o LA3 ou Bb3 raramente consigo, sempre utilizo uma voz bem empostada, + puxada para o dramático. Este tenor também faz assim, e a mudança dele para os agudos a gente percebe uma leve mudança na cor ou no timbre.

    Preciso cantar essas notas, sei que minha extensão permite mas acredito estar tendo dificuldades para cantá-las talvez pelo excesso de "peso", ou pelo fato de estar escura demais... sei lá

    Será que o caminho seria esse, deixar a voz um pouco + clara?
    Alguém já teve alguma experiência parecida com essa, ou conhece alguma técnica para me auxiliar?
    Ou tudo isso é bobagem pq o tenor pega essas notas com qualquer tipo de timbre ou cor de voz?

    Como a voz do tenor é uma voz fabricada (muito longe daquela que ele utiliza para falar) a gente sempre fica na dúvida com relação a como colocar a voz, se um pouco + escura ou um pouco + clara...
    Eu por exemplo tenho facilitada para utilizar voz um pouco pesada (não sei se sou tenor dramático), mas também consigo fazer a voz mais leve.

    Bom sei que a pessoa mais indicada para me ajudar seria o meu professor e tal, mas, como recentemente mudei de professor pq o meu foi morar em outro país, ela precisará de um certo tempo para me avaliar e nem sempre, como todos sabemos, os professores sabem tudo sobre a nossa voz.

    Desde já agradeço a colaboração de todos

    Abraços!!!

    rodrigogarcia
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    fiz estes tempos um Bb3 com voz de cabeça, mas me classificaram como barítono no coral. No forum dissem que quem começa a cantar é barítono
    e com o tempo vai descobrindo a voz.

    em outro topico eu tenho download disponivel do Sb3

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rodrigo

    Meu Bb3 com voz de cabeça sai bem bonitão, não é tão difícil de fazer, o difícil pra mim é fazê-lo com voz de peito, inteira, aliás, é difícil para a grande maioria dos tenores.

    Vc tem razão, a gente conforme vai estudando, vai descobrindo muitas coisas novas na voz, inclusive ganhando algumas notinhas a mais.

    Cara gostaria de ouvir a sua voz, eu sou da opinião que os timbres dos barítonos são os mais bonitos que tem.

    Vc poderia postar o link aqui, ou me dizer qual é o outro tópico?

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara, nomal isso... eu tb n consigo pegar essas notas muito bem em voz de peito... Eu vou até um G3 e olha lá, A3 já fica ruim pra caramba e B3 nem em sonhos...

    Isso é questão de treino, com o tempo tu pega as notas naturalmente....

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    The Yellow Monkey, vc é tenor também?
    Há qto tempo vc canta?

    Mark_Kloz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Roger That
    Então, o que eu li recentemente é que para os agudos, o ideal é deixar de exercer pressão e colocar menos volume à medida que se eleva a nota, pois o ideal é concentrar os "esforços" na colocação e no apoio e não no volume em si. Logicamente, que far-se-á isso de modo proporcional e imperceptível. Outra coisa, eu sou barítono e meu, vou te falar, pra pegar um B3 é muuuuito difícil. Como o rodrigogarcia falou que o classificaram como barítono, eu acho difícil (quase impossível) um cara que nao tenha estudado durante pelo menos ANOS, ser baritono e alcançar um B3 assim.

    filho_do_rock
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Oi Roger, oi forum...

    Eu tambem estou passando por isso, acho que a minha voz chegou num ponto que pra melhorar alguma coisa ta demorando seculos...

    Quando aos sobre agudos, eu nao sei exatamente o que sao, mas queria aproveitar pra fazer uma pergunta...

    Quando a minha voz chega nas notas muito agudas, eu so consigo faze-las fechando o som das vogais, tipo, em vez de ááááá eu canto ãããããã. o timbre muda um pouco, fica mais facil de fazer as notas, mas fica mais "fechado", mais "lirico" sei la... isso q eh voz de cabeca? Sera q alguem pode me ajudar? Valeu

    rodrigogarcia
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    É o link que tá o arquivo!

    http://s9.yousendit.com/d.aspx?id=27PTY6N5HLLGZ0I52QTFIVUZ0W

    Me falaram que não é falsete, pois não teria tanta força,
    então é voz de cabeça mesmo(eu acho) pois parece um grito
    por favor usem fone de ouvido que fica melhor de perceber!

    todos os baritonos fazem isso?

    valeu!

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Roger That
    The Yellow Monkey, vc é tenor também?
    Há qto tempo vc canta?


    Eu canto faz mais ou menos uns 3 anos... Até hoje n sei se sou Baritono ou Tenor, pois os professores que tive até hoje eram umas cacas... no momento parei com as aulas por causa da faculdade... mas tenho desconfiança que eu seja tenor.

    rodrigogarcia

    Vc tem certeza que é Baritono?
    E isso ou é voz de cabeça... ou voz mista... (ve se ta vibrando no peito)falsete é bem diferente...
    Em voz de cabeça eu vou bem mais longe que isso , mas nem sei minha classificação

    rodrigogarcia
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O que é voz mista!

    sei que voz de cabeça o pavarotti usa apartir de fa#3, é o que li no forum!

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Voz mista ou blended é mistura da voz de peito com a voz de cabeça, a voz fica bem fraquinha no peito e ressoa mais na cabeça.

    mas acho que nego ta viajando que o Pavarotti usa voz de cabeça no fa#3... ele começa a usar bem mais longe que isso... pelo que eu sei os grandes tenores conseguem um C4 de peito.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Roger That
    Então ele canta estas notas com certa facilidade, mesmo não sendo um tenor ligeiro.
    Creio que seja "Cobertura". Q é o vocal lírico.

    Preciso cantar essas notas, sei que minha extensão permite mas acredito estar tendo dificuldades para cantá-las talvez pelo excesso de "peso", ou pelo fato de estar escura demais... sei lá
    Tente executá-las mais na região nos olhos, não engolindo o som, para nao ficar um som escuro, pesado.

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    rodrigogarcia[b][/b]

    Eu ouvi o trecho que vc canta aquela nota, e realmente, não parece ser um falsete. Com relação à sua classificação vocal, fica muito difícil de se avaliar tendo como base o fato de vc conseguir alcançar aquela nota.

    Gostaria de colocar algumas coisas:

    Na se classifica uma voz pela sua extensão, e sim, pelo timbre.
    Geralmente, os barítonos tem um timbre mais forte nos registros médios e graves que um tenor, mas isso não quer dizer que os barítonos não possam alcançar notas agudas.
    Barítonos, geralmente, tendem a ter uma extensão muito grande, chegando em alguns casos, a terem falsetes melhores que de muitos tenores.
    Então, continue estudando para que vc possa aperfeiçoar a sua técnica e utilizar o seu aparelho fonador da melhor maneira possível.

    E, se por acaso vc for barítono, melhor pra vc, pq vc consegue alcançar notas graves e agudas.

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    filho_do_rock

    "Quando a minha voz chega nas notas muito agudas, eu so consigo faze-las fechando o som das vogais, tipo, em vez de ááááá eu canto ãããããã. o timbre muda um pouco, fica mais facil de fazer as notas, mas fica mais "fechado", mais "lirico" sei la... isso q eh voz de cabeca? Sera q alguem pode me ajudar? Valeu"

    Qdo vc está fechando essa vogal por exemplo, vc está fazendo com que o som fique mais bem colocado. Na verdade, vc esta levantando o seu palato e fazendo o som soar na região do nariz e da boca. Esse é o caminho, a grande verdade é que vc deve cantar sempre assim, com o som ressoando no nariz e não só na boca. Em alguns casos vc pode utilizar outros tipos de vozes como falsete, voz de cabeça, etc.
    Mas nunca deixe a sua vogal "a" descolocada, aberta, só na boca. Além de mais feio é mais dificil de se fazer os agudos. Cuidado também para não escurecer demais a voz.

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mark_Kloz

    Valeu pela dica. Sei que não é uma coisa tão trivial de ser feita, exige muito tempo de dedicação mas acho que o caminho seria esse mesmo. Qto mais agudo, tentar deixar a voz um pouco mais leve (isso é a coisa mais difícil do mundo rsss).

    Para barítonos realemente o Bb3 é difícilimo, e para tenores também rsss

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Barbara Jolie

    "Creio que seja "Cobertura". Q é o vocal lírico. "
    Olha, em uma conversa que tive com ele, ele me disse ser um tenor lírico.
    Ou de repente nem é e utiliza essa técnica sei lá.
    Nunca ouvi falar de cobertura. Vc poderia, por gentileza, falar mais a respeito?

    "Tente executá-las mais na região nos olhos, não engolindo o som, para nao ficar um som escuro, pesado."
    Entendi. Eu tendo a deixar o meu som bem pesado qdo faço os agudos, consigo alcançar boas notas mas não fica agradável. Fica tensionado, pesado, meio feio demais. Será que é aí que está o meu problema?

    A região dos olhos que vc diz seria o ponto de mourant (será que é assim q se escreve?), ou seja, um som anasalado e bem pra frente?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Barbara Jolie
    · votar


    Roger That
    Nunca ouvi falar de cobertura. Vc poderia, por gentileza, falar mais a respeito?
    Aqui neste tópico, tem uma explicação mto boa. Segue link:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/36650/


    Roger That
    Fica tensionado, pesado, meio feio demais. Será que é aí que está o meu problema?
    Isso! Jamais cante qndo perceber mta tensão. Isso indica que está cantando errado. Faça os aquecimentos ideais antes de cantar, podem ajudar tb.


    ou seja, um som anasalado e bem pra frente?
    Esquece o "anasalado", só pra frente. Vc tira o "nasal" do som utilizando da ressonância facial ou voz de cabeça. Uma técnica junto com outra técnica e aí está o canto belo. =]

    Roger That
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Obrigado pelas dicas!!!! :)

    Eu andei dando uma olhada no link q fala a respeito da cobertura, e acabei por entender um pouco de como isso funciona.

    Vc chegou a fazer aquele exercício que o Ronnie citou?
    Se sim, vc gravou? (poderia me passar o link pra eu ouvir?)
    Ajudou em alguma coisa?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre-agudos: mudança de timbre