Experiências com Estúdio

    Autor Mensagem
    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05


    Olá Galera!

    Bom, sou novata neste assunto, e gostaria muitíssimo que vcs q jah manjam possam estar me passando dicas e etc.

    É o seguinte:
    Estou com uma banda nova em q ensaiamos em estudio, lá possui ventiladores de teto, e sem a janela um pouco entre aberta morremos de calor.
    O som ainda não conseguimos adequar à qualidade para todos.
    Possui mais uns 3 backing vocals.

    Bom galera, depois do ensaio de ontem, eu sinto que estou forçando a voz, não sei por quais motivos, talvez seja por eu não ter retorno ou talvez por eu nao ser mesmo acostumada a cantar em estúdio.
    Acabo que entrando em fadiga muito rápido, talvez por ter q "levar" todo o instrumental nas costas, já q os backs nao conhecem as musicas, cantam mais baixo, sao timidos, etc.

    O q vcs me aconselhariam????

    Valeu!
    Abraços!!!
    =]

    Christina Amaral
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Sobre estúdio eu tbm não entendo nada...
    Mas q músicas vcs cantam?

    Demolisher
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Hy, Barbie, cê anda sumida, hein, Princesa?
    Olha, o melhor macete que eu posso te passar, é "tente regular o som o mais baixo possível... Em hipótese alguma, tente superar o som dos instrumentos com a garganta, porque o certo é que VOCÊ VAI PERDER... Os instrumentos são amplificados e sua garganta não!"
    Grave as músicas em um cd, fita cassete, mp3, qqr coisa, e passe para os musicos para que as ouçam e, qdo forem ensaiar já a saibam de cor... é a única forma que funciona.
    O desgaste é natural, pq vc se esforça mais do que na hora do show propriamente dito, pq vc tem que passar a mesma música várias vezes...
    Outra coisa é não insistir no tom original se ele não é confortável para vc.Abaixe ou levante-o para evitar o desgaste excessivo. Valews???
    Beijoca!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Demolisher
    eba..eba...eba...\o/
    inda bem q sou eu a sumida, pq se fosse tu, num teria ajuda por aqui...=/ hehehe
    obrigada pelas dicas, pensei q ia morrer jah, nao dando conta do recado logo no segundo ensaio eheheh.

    Vamos as perguntas: eheheh

    tente regular o som o mais baixo possível
    o som geral ou soh do meu mic?

    Outra..ficamos sem téc. de som, isso prejudica mto, não tinha retorno algum mesmo, som o som geral nas caixas. =/
    Preciso aprender a mexer com mesa de som, é mto complicado? Tem algumas dicas?


    tente superar o som dos instrumentos com a garganta, porque o certo é que VOCÊ VAI PERDER... Os instrumentos são amplificados e sua garganta não!"
    Foi isso q eu percebi, qndo o som da guitarra tava excessivamente alto, pedi, implorei q abaixasse, e eu soh falo no mic, puts...com ruidos nem pensar falar na voz normal, mas ae rola [maria microfone, essas coisas, sux...preciso ter uma conversa bem legal com eles, vou jah anotar isso para por na pauta...eheheh]

    Grave as músicas em um cd, fita cassete, mp3, qqr coisa, e passe para os musicos para que as ouçam e, qdo forem ensaiar já a saibam de cor... é a única forma que funciona.
    Passar antes? pensei nisso tb. Veremos, espero q dê certo.

    O desgaste é natural, pq vc se esforça mais do que na hora do show propriamente dito, pq vc tem que passar a mesma música várias vezes...
    uffa...inda bem q eh natural.


    Outra coisa é não insistir no tom original se ele não é confortável para vc.Abaixe ou levante-o para evitar o desgaste excessivo.
    Pensarei nisso tb.


    brigadaummmmm
    =]

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    nao tenho experiencia nisso.

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Regular link (for all web browsers):
    http://s10.yousendit.com/d.aspx?id=2B05IGASQTW6V2QUGVCWOB95UC

    This email was automatically generated, please do not reply to it. For any
    inquiries, feel free to email

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o que acham disso?

    gustavo macaco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara Jolie

    ir pro estudio conhecendo a musica que vc vai tocar / cantar é essencial

    antes de ensaiar juntos cada um tem que fazer a lição de casa né?

    porque afinal a hora de ensaio custa $$, é muito desperdício ficar ensinando os sons na hora pros forgado, além de não render nada ensaiar assim

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Akan KSA 3000
    q q tu postou ae akan???

    nuoosssaaaa mae.....edita isso

    puts....deixei de ouvi Kely key aqui pra escuta isso...nuossa....


    mas blz eu aguento...ahauahuha

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    gustavo macaco
    ir pro estudio conhecendo a musica que vc vai tocar / cantar é essencial
    só uma back q nao conhecia.

    mas pode deixar...essa licao de casa já tá feita...ehehe ;)

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara Jolie

    barbara editar como?


    hauhahauha


    foi uma brincadeira.

    silvio meira
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    aaaaafffffffffffiiiiiiiiii q inocencia

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ih!!! só eu q nao nasci sabendo por aqui? ¬¬

    Amomusica
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara Jolie

    Oi Barbarita, que bom saber que você está ensaiando com banda, espero poder assistir logo, logo a um show seu :)

    Eu também estou ensaiando bastante com minha banda. Ontem mesmo dei uma "canja" no mesmo barzinho que nos apresentamos em dezembro e foi muuuiiiittttoooo bom.

    Quanto ao seu problema, concordo com tudo que o Demolisher falou. Sentir dor na garganta é uma coisa muito séria.

    Antes dos ensaios sempre faça um bom relaxamento e aquecimento vocal.

    Sua voz deve sempre sobressair mais que dos instrumentos, e para isso ocorra o volume do microfone deve ficar mais alto que os demais instrumentos. Lembre-se nos instrumentos não há desgaste com a altura mas na voz há.

    E tb acho importantíssimo ADEQUAR SEMPRE O TOM DA MÚSICA À SUA VOZ E NUNCA TENTAR O CONTRÁRIO para não prejudicar suas cordas vocais.

    E no mais, MUITO SUCESSO. garota!!!

    mariecelo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Tipo e isso ai que o Amomusica falou.... tem que fazer aquecimento vocal pra nao desgastar muito... e seu mic tem que estar bem mais alto que os instrumentos... mexer em mesa de som nao e nenhum bicho de 7 cabecas... se a mesa for muito grande pode ser que tenha mais opcoes mas se for pequena na maioria das vezes so tem que regular o agudo o medio e o grave de acordo com a sua voz e aumentar o microfone ate onde voce veja que nao esta dando microfonia (lembrando sempre de nunca ter o mic virado para o lado dos falantes) dai aproveita e abaixa os instrumentos na mesa quando o pessoal nao estiver olhando =op

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Oieee Amomusica....mto obrigada querida!!! e a vc tb, mto sucesso ;)


    mariecelo
    pois eh, qnto a mesa tem 8 ou 12 canais, nao me recordo.
    no mic tem aqueles negocio do lado escrito:
    Lid
    Mid
    LN

    acho q isso, nao lembro
    ae eu nao sei o q faz o q.
    Agora o do volume eu sei

    E os outros botoes lah nao sei pra q servem, soh sei do mic. :S

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara, tenta deixar o microfone um pouco mais alto e afasta ele da sua boca pra não ficar muito alto e aproxima quando vc achar que há necessidade...

    Geralmente a mesa tem botões assim:

    High = pra regular o Agudo
    Mid = pra regular o Médio
    Low = para o Grave
    Effect = Pra quem usa camara de eco, reverb essas coisas....


    tenta regular o melhor possivel de forma que a sua voz não fique muito abafada...

    Outra coisa, toma cuidado, esse negócio de ensaiar em lugar quente e mau ventilado é super prejudicial, procure ter agua sempre perto pra beber e procure limitar o tempo do ensaio, nada de ficar 4 horas ensaiando pq aí não há garganta que resista!

    Demolisher
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Vamos as perguntas: eheheh [i]

    Então vamos às respostas, hehehehehe...

    [i]tente regular o som o mais baixo possível - o som geral ou soh do meu mic? [i]

    O som em geral... assim, o desgate provocado pelo som alto (a dor nas zoreia, hehehehe) diminue, bem como a sua necessidade de falar mais alto para superar o som ambiente... Com o som mais baixo, você grita menos para ser ouvida...

    [i]Outra..ficamos sem téc. de som, isso prejudica mto, não tinha retorno algum mesmo, som o som geral nas caixas. =/ Preciso aprender a mexer com mesa de som, é mto complicado? Tem algumas dicas? [i]

    Bem, a maioria das bandas iniciantes não dispõe de técnico de som, geralmente isso fica por conta do irmão mais novo de um dos músicos, ou o cunhado pentelho que quer dar pitaco, etc... Não é nenhum bicho de sete cabeças... Para começar, flete todos os canais ( coloque todos os botões no zero) em seguida vá regulando canal por canal, primeiro o volume, depois o timbre de cada instrumento... Lembre-se: O MAIS BAIXO POSSÍVEL, porque facilita na hora de fazer correções, na hora de cantar, etc...


    [i]tente superar o som dos instrumentos com a garganta, porque o certo é que VOCÊ VAI PERDER... Os instrumentos são amplificados e sua garganta não!"
    Foi isso q eu percebi, qndo o som da guitarra tava excessivamente alto, pedi, implorei q abaixasse, e eu soh falo no mic, puts...com ruidos nem pensar falar na voz normal, mas ae rola [maria microfone, essas coisas, sux...preciso ter uma conversa bem legal com eles, vou jah anotar isso para por na pauta...eheheh] [i]

    Com certeza, não tem outro jeito. sem a colaboração da galera é impossível ter um ensaio produtivo...

    [i]Grave as músicas em um cd, fita cassete, mp3, qqr coisa, e passe para os musicos para que as ouçam e, qdo forem ensaiar já a saibam de cor... é a única forma que funciona. Passar antes? pensei nisso tb. Veremos, espero q dê certo.[i]

    Assim cada componente da banda já entra para o ensaio sabendo o que vai fazer, e não fica dando pitaco errado fora de hora....

    [i]O desgaste é natural, pq vc se esforça mais do que na hora do show propriamente dito, pq vc tem que passar a mesma música várias vezes...
    uffa...inda bem q eh natural. [i]

    hehehehehe... acredite... vai piorar muito antes de começar a melhorar, hehehehehe...

    [i]Outra coisa é não insistir no tom original se ele não é confortável para vc.Abaixe ou levante-o para evitar o desgaste excessivo.
    Pensarei nisso tb.


    pense seriamente, porque esse truque é usado por todas as bandas que fazem ou não sucesso, para não matarem seus vocalistas antes da hora... ou de desespero, ou de uma síncope qualquer por se esguelar tanto, hehehehehehe...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    The Yellow Monkey
    Barbara, tenta deixar o microfone um pouco mais alto e afasta ele da sua boca pra não ficar muito alto e aproxima quando vc achar que há necessidade...

    o ruim eh q nao consigo cantar afastada do mic....qndo vejo ele jah tah pertinho...ahauahua....mas vou tentar =]

    High = pra regular o Agudo
    Mid = pra regular o Médio
    Low = para o Grave
    Effect = Pra quem usa camara de eco, reverb essas coisas

    Vou anotar isso!
    Effect num tem....pelo menos nao vi.

    Outra coisa, toma cuidado, esse negócio de ensaiar em lugar quente e mau ventilado é super prejudicial,
    Então....ae o ventilador fica ligado, os caras reclamam se eu coloco o vento pra cima, pois se coloco pra baixo vem direto em nós, ae sim q fode a voz....acho q até ae eles entenderam....

    Qnto a água, vou providenciar uma garraginha de acompanhante eheheh.

    Obrigada pelas dicas!!! ;)

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Demolisher
    Para começar, flete todos os canais ( coloque todos os botões no zero) em seguida vá regulando canal por canal, primeiro o volume, depois o timbre de cada instrumento... Lembre-se: O MAIS BAIXO POSSÍVEL, porque facilita na hora de fazer correções, na hora de cantar, etc...
    O problema é q eu nao sei nem ligar a mesa... :S

    Eu soh sei mexer depois q ela jah tah ligada, e só nos botoes de regulagem mesmo.

    Nós tinhamos um técnico, mas este nao está mais disponível, vou ver se consigo providenciar outro...urgente...ehehehe

    vai piorar muito antes de começar a melhorar
    ai ai ai....dai-me forças!!! eheheh

    Valeuzaoooooooo!!!
    =***

    VirgoShaka
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Aí galera, blz?
    Olha, eu tenho uma certa experiência com banda há alguns anos já, espero que as minhas informações possam servir.
    O maior vício das bandas num ensaio é todo mundo querer colocar o som bem alto, ou quando não é todo mundo, pelo menos um. E como o pessoal que tem banda aqui sabe, se um instrumento tá muito alto e o cara não quer abaixar, a banda inteira aumenta o volume dos outros instrumentos, entrando em uma competição sonora que não levará a banda a lugar nenhum, saiba porque:
    Bom, quem mais sofre com isso com certeza é o vocalista, pois seu instrumento para ser tocado, depende de suas cordas vocais, e não das cordas de uma guitarra ou dos tons de uma bateria, etc... se o som tá muito alto, mesmo que aumente o nível de saída da voz, o vocalista terá de aumentar o volume da mesma para ser ouvida. A não ser que alguém aqui possui um botão de regulagem de volume em suas vozes :(
    A conseqüência é evidentemente um alto desgaste do seu aparelho fonador. Aliás, todo mundo que passa por banda e é vocalista tem essa sensação e se preocupa mesmo. Só espero que eles desenvolvam tal consciência antes de ferrarem com a voz...
    Um ensaio, ao contrário de um show, não deve ser tocado com um som extremamente alto. Não adianta de nada... você vai ouvir a música na qual está ensaiando, mas não vai perceber os detalhes, os erros que possívelmente esteja cometendo (a não ser que sejam grotescos), passa tudo desapercebido. No show você tem as caixas de retorno, tudo bunitinho pra ir a você em um volume agradável e audível a todos os instrumentos (isso se quem tá responsável pela regulagem do PA é competente, senão... já viu!) e a galera que tá curtindo lá em baixo que se foda com a barulheira e o mal que estão causando para os ouvidos. No ensaio é a mesma coisa, você não tem as caixas de retorno (e nem precisa, óbvio) e para ter uma maior percepção do que estão fazendo vocês não devem tocar em um volume muito alto. Só assim vocês irão ensaiar bem e colocar tudo no devido lugar. Experiência própria, depois que a gente abaixou o som, ainda no início da minha atual banda, nós vimos o quanto estávamos errando coisas até primitivas.
    Mais uma coisa: cantar em uma banda é bem diferente que cantar sozinho mesmo. Você sente a dificuldade logo de cara, se você está começando. O desgaste é comum mesmo, pois agora você está em uma situação que exige muito mais da sua voz, que necessita de uma projeção mais potente (BEM mais) e cantar continuadamente (os intervalos para uma música e outra, isto quando vc não reensaiar a mesma música são curtos a não ser que vc peça um tempo, e vc vai pedir um tempo em um show??). Enfim, a barra é bem mais pesada quando se canta em uma banda dependendo do estilo de música que vocês estão tocando.
    Agora a parte da regulagem da voz na mesa de som. Bom, geralmente nas mesas mais simples existe um equalizador de três bandas para a voz, com os botões LOW (para atenuação ou acentuação das freqüências mais baixas), MID (mesma coisa para as freqüências médias), e HIGH (mesma coisa também para o ajuste das freqüências altas). Trocando por miúdos... Low permite que você aumente ou diminua a presença dos graves, mid a mesma coisa para os médios e High a mesma coisa para os agudos.
    Além disso geralmente existe um botão entitulado "gain" que serve para aumentar ou diminuir o ganho de saída do instrumento, ou seja, aumentar o diminuir o volume do microfone na caixa. Mais uma vez, num adianta colocar no máximo, pq pode haver mais distorção e além disso horríveis microfonias :(
    Os efeitos só estão presentes em mesas de som mais avançadas, e que geralmente têm um sistema digital para tanto...
    O manuseio do microfone tbm é interessante. Nos microfones dinâmicos, quando você os aproxima para bem perto da boca vc nota uma presença maior na área dos graves, que nós costumamos cantar com menos volume, e afastando-o da boca quando executando notas bem altas, ele proporciona um efeito interessante também, por nós geralmente cantarmos essas notas em volumes mais altos. Isso se chama "controle de dinâmica", para tentar fazer sua voz ficar sempre presente, mas nunca sobrepujar ou ser encoberta pelos outros instrumentos. O controle de dinâmica é utilizado para fazer o trabalho que um compressor faria (claro que um compressor faria tudo com perfeição, esse macete é apenas para TENTAR controlar a dinâmica de uma maneira mais eficaz, mas tentem sim pq vale a pena!)

    Bom, gente, acho q é isso. Tô cansado de escrever já. Mais tarde eu passo aqui e deixo mais algumas dicas! Um abraço!

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    realmente a galera gosta de colocar todos os volumes no úrtimo!! :P
    eu presenciei um "ensaio" de uma banda iniciante e quase fiquei surdo com o som dos caras... as guitarras extremamente altas... o baixo ensurdecia e os mic's muito baixos... quase naum se ouvia a voz do cara la :( e teve uma hora que me chamaram pra cantar cmp 22 (apesar de naum gostar muito da banda) eu tive que aumentar muuuuuito a minha voz pra eu mesmo poder ouvir em meio akele mundo de sons extremos.
    hehe foi louco!
    e ainda no final eu tive que pagar o ensaio da galera pois eles naum tinham trrazido dinhero suficiente hauheuhaeuheuaeh ;P

    Flws!

    produlz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Nossa.... Isso é complicado.

    Meu nome é Nando Pax, eu trabalho no Produlz Áudio Estúdio, e percebo quanto os músicos com menos experiência são ignorantes neste aspecto.

    Já constatei várias vezes músicos quase surdos que alteram o tom de voz para falar num ambiente normal.

    Exposição a nivéis de "ruído" superiores a 95 Db (equivale ao nível ruído de uma avenida), por logos períodos pode causar alterações irreveríveis ao aparelho auditivo.

    Alguns músicos, como Pete Townsend, Rod Stewart e Alex Van Halen, todos com exposição de vários anos, têm recentemente admitido que desenvolveram perdas auditivas com presença zumbidos, que acreditam ser causadas pelos níveis sonoros excessivos a que estavam expostos em suas apresentações.

    Encontrei uma pesquisa feita com músicos e veja só o resultado: http://rborl.org.br/conteudo/acervo/acervo.asp?id=2131

    Para critério de classificação da mudança temporária do limiar (TTS-Temporary Threshold Shift) foi utilizada a variação do limiar auditivo para pior em 10 dB ou mais por freqüência no grupo todo e por orelha entre a avaliação realizada no local antes e depois do ensaio e no trio. Para efeitos de apresentação e discussão dos resultados foram empregados somente os testes estatísticos para cálculo de média, moda e mediana.

    Foram pesquisados 21 músicos que tocam em trio elétrico ("o que pode ser comparado com qualquer banda dentro de um estúdio com os amplificadores no talo"), 11 (52,4%) tinham idades entre 20 e 25 anos; 5 (23,9%) entre 12 e 30 anos; 3 (14,3%) entre 15 e 20 anos; 1 (4,7%) entre 40 e 45 anos de idade, conforme pode ser observado na Tabela 1.

    Os valores de nível de pressão sonora obtidos nas diferentes partes do veículo do trio elétrico variaram de 104 dB (A) para o teclado a 114 dB (A) para a percussão, tendo sido obtido valor médio de 109,4 dB(A). .

    No tocante aos fatores analisados, o TTS esteve presente nos 21 músicos estudados (100%), variando de 10 a 35 dB NA, principalmente para as freqüências de 3, 4 e 6 Khz; o zumbido esteve presente em 16 (76%) deles; a sensação de plenitude auricular foi manifestada por 6 (28%); a dor de cabeça por 3 (14%) e, finalmente, a tontura, foi relatada por 3 (14%) dos músicos avaliados. Estes resultados podem ser observados na Tabela 3.[T]

    É isso ae...

    Espero ter ajudado.
    Abraço Nando Pax
    Produlz Áudio Estúdio

    Erivaldo Junior
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Uma coisa que ninguém comentou.

    Fique o mais longe possível da Bateria... principalmente dos pratos. nunca fique de frente... tente ficar para os lados na diagonal. O som da bateria reverbera d+ no nosso corpo, em alguns casos não deixa o músico trabalhar bem o dafragma.

    E use protetor auricular de silicone... os da 3m são os melhores. você irá ouvir sua voz perfeitamente e vai barrar os níveis altos de som. é muito confortável, mas requer costume, das primeiras vezes incomoda.

    Espero ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Experiências com Estúdio