Autor |
Mensagem |
JaBuRu Veterano |
# jan/05
sempre fui ensinado assim.. q baritono era u tipo de voz q mais tinha.. mas esses dias tava converssando com um colega pelo msn e ele me disse q um carinha flo pra ele q baritono eh raro o.O afinal baritono eh raro ou eh a voz mais comum? pra mim sempre foi o tipo de voz mais comum...
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# jan/05
· votar
JaBuRu
é uma voz bem mais rara que a de tenor....
também depende da região..aqui no brasil é essa a verdade...tenor é beeeem mais comum...e baritono mais raro...
|
Mark_Kloz Veterano |
# jan/05
· votar
FáBiO LiOnE
concordo plenamente
|
The Yellow Monkey Veterano |
# jan/05 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar
concordo plenamente (2)
baixo é mais raro ainda! principalmente profundo!
|
Alexandre Bruno do Prado Silva Veterano |
# jan/05
· votar
cara....va por mim....baritono eh a voz mais comum....nao eh qualquer um q eh tenor e com certeza nao eh qualquer um q eh baixo.O problema eh q um bestas q tem uma certa tendencia pro agudo jah se entitula"tenor" e um cara q tem um tendencia pro grave jah se acha o baixo(q com certeza nao eh em qualquer esquina q se encontra um verdadeiro baixo)o negocio eh esse :verdaeiros baixos e tenores nao eh em qualquer esquina q se encontra.....agora...uns abestalhados q se acham os tenores e baixos....esse tem um monte...aqui no forum eh um exemplo...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
|
# jan/05
· votar
Pronto, chegou o entendido.... _|_ vai pastar... e ve se n enche...
|
JaBuRu Veterano |
# jan/05
· votar
nuss... meus fessores sempre disseram que baritono era a voz mais comum... mais intaum pelo uq eu entendi... baritono eh a voz mais comum no mundo... mas no brasil eh rara... eh isso?
|
Michael Kiske Veterano |
# jan/05
· votar
Claro q baritono eh a voz mais comum!!!!!!!!!
É uma questão até estatistica!!!!!!
Como podem os extremos serem mais comuns do que os medianos???? Galera sem noção...
|
Giuliano Veterano |
# jan/05
· votar
Caro amigo, michael kiske, eu acho q essa noção estatistica nao se aplica necessariamente as vozes. Primeiramente porque o baritono nao fica necessariamente no "meio" das tessituras vocais gerais, mas sim no "meio" da tessitura definida pelo repertorio de operas europeias. Segundo porque as vozes no brasil são mais agudas que as vozes europeias. Nos estados unidos existem muitos baritonos, muitos mesmo... mas aqui a voz "baritona" ou seja... intermediaria...seria uma voz entre o tenor e o baritono. Mas teria q fazer um estatistica a respeito. Eu acho q os tenores são maioria, mas nao os tenores agudos. a galera do naipe de tenor 2 nos coros.
|
Mark_Kloz Veterano |
# jan/05
· votar
Michael Kiske
Como podem os extremos serem mais comuns do que os medianos????
Esse negócio de extremos aí não tem nada a ver. A voz não é baseada por estatísticas e sim por características das pregas vocais e tudo mais. Barítono não é a média entre o tenor e o baixo e sim uma classificação vocal que independe de outras. Pode sim ser uma voz mediana mas esse fato não está ligado à quantidade de tenores e baixos que existem no Brasil.
Galera sem noção...
Sem comentários...
|
# jan/05
· votar
Em países frios, a tendencia a vozes mais gravess é maior, é mais comum encontrar baixos e barítonos na Alemanha, Suécia e outros países da Europa... Aqui no Brasil a região sul tem a maior concentração de Barítonos... já no resto do país que costuma ser muito quente, principalmente no Sudeste e Nordeste a tendencia é encontrar Tenores.
Baixo são raros...
|
wallace_harm Veterano |
# jan/05
· votar
FáBiO LiOnE
Olha fabio nao sabia dessa nao,pensava que aqui no brasil era mas facio de encontra baritonos! Valeu! E os baixos a; isso sim é dificil encntra aqui no brasil.
|
Fenix_Ikki Veterano |
# jan/05
· votar
eu era um baixo e virei baritono. dai tem dias que estou com a voz um pouco mais grave e outros dias estou com a voz mais para baritono. hehe é comico.
é estranho porque bem, não é grave nem aguda.
eu vejo tenores aqui que estragam a voz.. cantam mais grave que eu..
pelo menos um amigo meu é assim.
|
Jol Veterano |
# fev/05
· votar
Afinal. Existe algum dado estatístico feito por alguma instituição séria, que comprove essa regionalização vocal? Ou está em livros? Quais? Que embasamento temos para falar no assunto? Ou estamos emitindo opiniões sem nenhuma base? Eu realmente gostaria de saber. Que bibliografia trata desse tema?
|
lost prophet Veterano |
# fev/05
· votar
realmente, aqui no sul tem muitos baixos e barítonos
pega mais pro norte/nordeste, só tenor... olha aqueles cantores de axé, todos com voz mais aguda...
|
Dimmy_townshend Veterano |
# fev/06
· votar
sinceramente, axo q em geral, tenor eh + comum no brasil, ateh pq, tenor tbm pode ser considerado mediano, pq todas as sub-divisoes de tenor, saum + altas q o tenor original...(algm jah ouviu falar em contra-tenor/Edson Cordeiro??)...
|
Mrs. Jansen Veterano |
# fev/06
· votar
verdade, li que tal tendência a serem encontrados mais tenores no Nordeste e mais baixos do Sul, por exemplo, se deve em grande parte à temperatura, bem como ao clima.
se não me engano, não é que as pessoas nasçam com determinadas classificações, mas que as adquiram com o tempo.
no Nordeste, por causa do clima muito seco, as pregas vocais não ficam suficientemente umedecidas, o que força a pessoa a falar mais 'fino'.
já no Sul, o ambiente tem a influência oposta nas pregas.
aconselho uma pesquisa mais detalhada, mas espero ter ajudado!
um abraço!
|
DBkun Veterano |
# fev/06
· votar
brasil ta lotado de tenores q se acham baritonos, um engano terrivel pq maioria tem vergonha de liberar suas vozes com esplendor e acabam ficando limitados a um fá 3 ou menostalvez um dó 3 seja dificil pela vergonha de ser escandaloso e coisa e tal, muitos tenores 3º e ou ateh 2º aki se acham baritonos por ter vergonha de cantar, engraçado q sempre me achei baritono baixo eiohoeiheoiehoeih e foi so gravar e descobri um bom alcanse para agudos e com uma voz infantil tipo 15 anos, tipo to com 20 anos e continuo com a voz dos 13 grave medio, eu graças a alguns treinos consigo escurecer a voz e cantar como um tenor dramatico, mas sincerament prefiro a voz de segundo tenor que eh puxada aos agudos do ligeiro so q um poko mais grave e cheia como a dos dramaticos, acho q 2º tenores cantando eh o q eh mais raro aki no brasil, tem mais ligeiros ou dramaticos, ainda naum achei um 2º tenor se alguem sabe de um me digam pra eu ouvir!
|
Sabbath_Maiden92 Veterano |
# fev/06
· votar
é sim uma das bem conhecidas
|
Phillipe NF Veterano |
# fev/06
· votar
Tem dia que entro aqui no fórum e fico até triste de ver tanta besteira sendo falada e com tanta convicção!
Respondendo: Barítonos não são encontrados em qualquer esquina, e um barítono que cante bem é <b>MUITO RARO</b>. E baixos então, nem se fala...
Quer comprovar isso? Entra em um coral e olha a diferença de número entre Contraltos e Sopranos; Baixos e Tenores...
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# fev/06
· votar
Phillipe NF
No coral que frequento (moro em São Jose dos Campos-SP), o numero de Contraltos é maior que o numero de Sopranos (tem poucas), mas o numero de Tenores é bem maior que os de Baixos!
Agora, Baritono eu ja não sei...porque no coral é só Tenor e Baixo! Então tem baritono no meio dos Baixos, e baritono no meio dos Tenores!
|
James Bond Veterano |
# fev/06
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Então tem baritono no meio dos Baixos, e baritono no meio dos Tenores!
Possivelmente. No grupo vocal em que canto, só havia 3 vozes: soprano, contralto e tenor. Eu (sendo barítono, e não havendo outros) acabei por ficar nos tenores, mas nem sempre alcançava certas notas agudas, e fazia-as uma oitava abaixo...
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# fev/06
· votar
James Bond
hmmm, é os baritonos sofrem! heheh
Mas é bom pros baritonos isso, que ai eles (na marra) ganham mais brilho e mais agudos(se estiver como Tenor) ou graves (se tiver como baixos)! heheh
|
James Bond Veterano |
# fev/06
· votar
É como aquela máxima: "Baixista só de fode!" Serve pros barítonos tb... E como eu sou barítono E baixista, já viu, ne? :P
|
Aliksen Veterano |
# mar/06
· votar
citem alguns nomes populares para melhor compreensão,por favor.
|
Phillipe NF Veterano |
# mar/06
· votar
Agora vai procurar ver quantas dessas Contraltos cantam de verdade...
Aliksen
Faz o seguinte, faz uma lista ae dos caras que são teus ídolos e a gente diz quais são barítonos...
(fiz essa brincadeira com um amigo meu que dizia que Tenores eram sinistros, e a maioria dos ídolos dele eram barítonos...gozado não? hueahue)
|
Thombjork Veterano |
# mar/06
· votar
Após algumas observações e achismos, eu creio que o baritono é apenas uma classificação convencional, onde em corais é freqüentemente o uso do baritono como segundo tenor. :)
|
Dark Cross Veterano |
# mar/06
· votar
Ah kra ake no Sul eu acho q até aqui no Sul existem mais Tenores do que baritonos cara... Mas n tenores agudos mais sim tenores dramaticos por ai...
Aqui até hj eu vi um Baixo só meu... Ow kra cantava de mais...
Mas o que é importante é sua qualidade de canto, tecitura e talz, pq olha la o Tiu Edu cantando Angra sendo baritono sem falsetar até altos Mi Fa 4 =X para depois usar a voz de cabeça la q os kras do metal usam...
Mas eu realmente axo q tem mais tenores do q baritonos, pelo menos aqui na minha cidade...
|
Phillipe NF Veterano |
# mar/06
· votar
Thombjork
Eu nunca vi barítono cantando como 2o tenor, mas já vi cantando no naipe dos Baixos... como eu canto...
|
Izzy Dragon Veterano |
# mar/06
· votar
Não sei quanto à incidência de Barítonos e Tenores... mas noto que os Agudos geralmente são mais valorizados do que os graves em boa parte dos estilos.
Os tenores têm espaço em quase todos os estilos... já os barítonos tem que se desdobrar pra conseguir espaço em certas áreas.
Os baixos geralmente se destacam por serem da classificação mais rara.
Alguém ae tem algum amigo ou conhecido que seja baixo?
(Eu sou barítono e cantava no naipe dos Baixos também)
|