Minha experiencia com voz de cabeça e falsete

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
mas ficou tão lindo!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
não senhor!!alguns agudos se jogou um pouco pra cabeça sim senhor!!certeza!

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
Bjoguei pra de traz do nariz, por isso deu aquelas apitadinhas... mas era tudo na pressaum, força no abdomen, pregas juntinhas, tensionadas...

floor jansen
Q bom q vc gostou, linda, num ficou feio, eu sei (a gravaçaum ficou pessima, pra variar, mic de web eh o djanho), mas og em dia eu num canto mais daquele jeito naum.

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
Sua voz é linda....pode ter o luxo d cantar como quiser....

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
então oras...voz de cabeça....pregas juntinhas, força no abdomem, adução das pregas...então!!voz de cabeça...
vou gravar a voz de cabeça pro pessoal

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
opa, blz... mas compare minhas duas gravações, as duas estaum no meu palco... vc vai notar a diferença...

floor jansen
Brigado, minha noivinha, sempre me pondo pra cima, neh???
:*****
ps.: To louco pra te ouvir cantar... Wasted time entaum, uhullll \o/

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
eu vou cantar para vc....especialmente....

Vou falar o mesmo q digo para Bárbara....vc tem uma voz linda e talento....sou fã de vcs....

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
:')
Vc eh muuuuito fofa... :***

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
fiquei vermelha....

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Alguém pode me dizer, no violão, qual é o F3?

Eu não tenho certeza da minha classificação vocal. Eu pego o mizão do violão (que eu imagino que seja E2), sendo que, dependendo do quão aquecido eu estou, eu pego o Eb2. Nos agudos eu vou até o A4 (acho que é A4, é a quinta casa do mizinho no violão), podendo chegar a A#4, mas não sei usar voz de cabeça... =/

Portanto, não sei se sou barítono ou tenor. Alguém poderia me dar uma luz?

PS: eu já consultei o tópico de classificação e extensão vocal, mas lá eles falam que o grave do tenor começa em A1... =/

Aliás, foi esse tópico que me confundiu, já que, pelo que eu conheço, o A1 é tão grave que nem está no violão, que começa no E2 (mizão). A1 é muuuuito grave pra tenor, eu acho.

Afinal, qual é o F3?

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D---3 [ Fá3 ]-----------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Luc
Veterano
# dez/04
· votar


Apesar de as perguntas estarem direcionadas a pessoas diferentes, isso aconteceu porque estou perguntando me baseando em coisas que foram escritas. Portanto, todas as perguntas são para todos que puderem responder e ajudar.


Barbara Jolie

Bom, não tenho certeza da nota que ele alcança, preciso conferir com um teclado e aqui não possuo.

Eu "medi" as notas da seguinte forma: na oitava acima da do Dó central do piano (logo acima da trava), as notas Sól e Lá eram as que mais conferiam com a voz em Let it Be. Portanto você tem razão em questionar a altura. Em Let it Be, na verdade, é Sol4 e Lá4, assim como em Fake Plastic Trees, é Mi4 e Lá4.

O que me leva à seguinte pergunta: eu alcanço com facilidade, no violão, o fá que está no primeiro traste da corda mi mais aguda (a primeira corda, que você, na tablatura escreveu com e minúsculo). O sol dessa mesma corda (no terceiro traste do violão) é onde as notas começam a ficar mais difíceis. Um professor meu, uma vez, há uns meses atrás, disse que eu era tenor porque, na concepção dele, "alcanço o Fá3 com facilidade, mas o Sól3 já é mais difícil". Mas agora vendo sua tablatura, percebo que esse Fá3 é de fácil acesso para mim, e que minha tessitura permite o Fá na corda e. Isso quer dizer que eu alcanço o Fá4 ? E se sim, isso permite que eu seja classificado como tenor ?

Fabio LiOne

nesse Fa3 que é a pior nota para tenor, a nota mais díficil e estreita...aonde marca o inicio de voz de cabeça....

Quando você assinala que o Fa3 é a pior nota para tenor, você está falando no geral, na maioria dos casos, ou no seu caso ? Eu pergunto porque esse tópico tá ficando bastante informativo não só a respeito de voz de cabeça, mas de passagem, também. Ocorre o mesmo comigo na nota Fá, que eu já não sei se é a 3 ou a 4 (já quanto a nota mais grave do registro, não sei dizer). Nos casos como esse em que você pontuou, em que o Fá3 é a nota mais difícil do registro, e que marcaria a passagem para a voz de cabeça, isso significaria que as notas antes de Fá3 estariam sendo feitas no Registro anterior ? Desculpa a ignorância no assunto, mas ignorância é uma benção quando está-se aprendendo: a gente pode perguntar coisa idiota, desde que seja uma pergunta legítima.

Eu não vou além...ainda....

Quando uma música pede, por exemplo, um Lá3, como você faz ? Você muda a tonalidade dela ou não canta ?

Gippe

Depois tem o médio, q eh minha regiaum da fala normal, comum a todos, entaum a primeira passagem vai do subgrave pro médio, e aqui a voz mista seria o grave, a primeira passagem.

e

Depois tem os medios agudos, quando vc entra em voz mista(segunda passagem), e ela q vc tem q trabalhar mais pra fazer um passagio perfeito, pq ela eh o passagio propriamente dito.

A voz mista "existe" nas passagens entre cada registro ? Por exemplo: um tenor poderia fazer uso da voz mista nas passagens do subgrave para o médio, assim como na passagem dos médios para os médio agudos ? A voz mista pode ser considerada um registro, ou seja: é possível, assim como no registro de peito, ou de voz de cabeça, definir uma tessitura para ela (considerando que cada caso é um caso, claro) ? Ou a voz mista relaciona-se somente com as passagens, isto é, permanecer nela (ou cantar uma boa parte de uma música usando voz mista) seria impossível ? Acho que essa última pergunta é a seguinte: a voz mista é um tipo de voz que pode-se manter durante uma música, ou só é usada nas passagens, para que ocorra um passagio correto, sem cortes, oscilação ou falhas ?

Floor Jansen

voz mista (...)que qqer um pode ter e desenvolver, claro q d acordo com o seu timbre próprio e tessitura

Tirando a resposta "procure um professor de canto", como fazer para perceber se está-se usando voz mista ? Você pode indicar músicas aonde fica visível o uso da voz mista pelo cantor ?

a maioria das vezes passa desapercebida, e se confunde com voz plena mais aguda.

Por "voz plena", você quer dizer uma voz que está sendo usada em determinado registro (independente do registro que for), ou você está falando de um registro específico ?

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Olá Pessoal!

Disponibilizei na nossa Central de Downloads algumas amostras de Registros Vocais, que são os seguintes:


Registros vocais:

Sobreagúdo: KELLYF6.mp3 - Nesta amostra a Kelly Clarkson entra em registro de flauta;

Voz de peito, voz mista e voz de cabeça: Roger Love - Chest Middle and Head.mp3 - Nestra amostra o Roger Love faz várias demonstrações sobre os registros, de peito, de voz mista e de cabeça, apresenta também um passaggio e uma quebra entre os registros, este que não é considerado passagio.Essa amostra explica detalhadamente, creio que ajudará a sanar muitas dúvidas.

Voz de cabeça: Flavio - All By Myself.mp3 - Nesta amostra é exemplificada a voz de cabeça fraca, soprosa, a falsa voz. É cantada inteiramente neste registro.

Voz de cabeça: Pavarotti mezzo falso.mp3 - Esta amostra, Pavarotti está usando da voz de cabeça como contratenor ou mezzo soprano falso.

Espero ter colaborado para com os nossos estudos.
Se alguém puder colaborar tb, ficaremos mto gratos.

Abraços!
Jolie

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Luc
oi..voz plena é voz d peito....

sim a voz mista é um registro....

é só da voz plena para a voz d cabeça, ok?

tenho q ir amanhã t explico melhor....

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie
Valeu! =)
É mais ou menos como eu pensava.

Ali está a quebra pra voz de cabeça dos tenores?? Porque eu canto essa nota até que bem sossegado...

Minha classificação é maluquete! =Þ

marcos_alexandre_cba
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
Fui classificado assim mais pela coloração da minha voz, eh mais escura, opaca, mas tenho uma extensão razoável...
vou até si3 de peito antes de quebrar em falsete...
a voz de cabeça to domando ela ainda, ainda fica de vez em quando rouca, as vezes desafino, mas ja passo pra ela tranquilo...
Mas sou barítono sim, me sinto confortável cantando de la1 até mi3...

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Marko_Gildenlow
NÃO!!ai que devemos jogar a voz para a cabeça para continuar subindo...mas continuamos na voz plena

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
E onde começa a voz 100% de cabeça?

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Marko_Gildenlow
no falsete oras....

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
agora eu me confundi todo...

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Marko_Gildenlow
qdo toda a ressonância está na cabeça....vc sente como se tivesse cantando dentro da cabeça (é só um exemplo)...praticamente vc não sente mais a ressonãncia no peito....tipo um alívio no peito...muita força no diafragma e som na cabeça....

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Marko_Gildenlow
Cuidado com as respostas do Lione... saum meio perturbadoras, hauahauhauau... eh q ele segue a linha de raciocinio q diz q quando vc soh canta com voz de cabeça vira falsete... mas pra nós, mortais, falsete eh outra coisa.

Luc
Em Let it Be, na verdade, é Sol4 e Lá4
Certeza disso??? essa eh a oitava das sopranos... acho q tem erro nisso aih, viu, vc oitavou as notas... La4 eh a nota max do andré matos

A voz mista "existe" nas passagens entre cada registro ?
Ops, melhor naum usar o termo "voz mista" pra falar das passagens, voz mista refere-se unicamente a passagem entre voz de peito e voz de cabeça, ja q na passagem do subgrave pro médio o registro segue sendo o mesmo, o de peito, mas o sub grave a ressonancia eh completamente jogada pra baixo (na regiaum confortável dos baixos, a voz fica profunda, obscurassa). A passagem pra voz de cabeça rola entre as notas Mi - Fa - Sol da terceira oitava, por isso o lione citou o fa 3 como a nota mais foda dos tenores, pq ela eh o meio do caminho exato da passagem, 50%voz de peito, 50% voz de cabeça. MAs isso num acontece de caso pensado, sempre te repito isso pq jamais vc deverá imaginar - Nossa, to no Mi, vai rolar passagem... opa, o Fa3, to na voz mista... opa, o la3, voz de cabeça... canto num eh sistemático assim, num eh q nem computador... num tem tanta lógica, eh feeling, puro feeling.

Você pode indicar músicas aonde fica visível o uso da voz mista pelo cantor ?
Eh o registro mais foda de todos... muito usado pras baladinhas leves e agudas, como Dust in the Wind do Kansas, I remember You do Skid ROw, Another Day do Dream Theater, e por aih vai... eh uma voz q parece uma voz de peito extremamente aguda, pq q nem eu jah falei, quando vc sobe do peito pra cabeça, a voz mista eh mais peito q cabeça, e se bem executada, no dah a impressaum q o cara tem uma voz de peito levíssima, mas num eh isso naum, eh voz mista mesmo. Kaca, jah te digo agora, voz mista eh muuuuuuito foda

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
E mais ou menos em que nota (no violão) a voz se torna de cabeça?

Eu preciso saber isso pra saber se uso a minha...

Agassi
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe em que tópico ta tu cantando amazing grace?/

Agassi
Veterano
# dez/04
· votar


o galera todo mundo fala pra tensionar as cordas vocais, mas isso não contribui para dores, nessa região e na garganta????

que vcs acham?

Luc
Veterano
# dez/04 · Editado por: Luc
· votar


Gippe

Certeza disso??? essa eh a oitava das sopranos... acho q tem erro nisso aih, viu, vc oitavou as notas... La4 eh a nota max do andré matos

Então, cara, aí é que está o problema. Eu achei que fosse Sol3 e Lá3, porque eu imaginei que Sol4 e Lá4 fossem muito altas para o caso. Então peguei o violão, e toquei o Lá3 (terceira corda de baixo para cima, ou a corda Sol, segunda casa) e foi fácil pra mim. Depois toquei o próximo lá ascendente no violão, na corda mi (primeira corda de baixo para cima), na quinta casa, e aí complicou. Então me baseei na minha dificuldade ao tentar alcançar a nota, além do timbre dela. Como estava mais perto da minha tessitura do que havia imaginado (se esse for o Lá4, eu, que não tenho treino ou estudo quase nenhum, quase alcanço; o que faria de mim um cantor com uma extensão parecida com a do André Matos, e, véio, te asseguro que não é o caso, de jeito nenhum) então fui ao piano verificar. No piano, toquei o Lá que fica na oitava do Dó central, e a dificuldade foi a mesma. Então continuei na dúvida. Mas para me assegurar mais, liguei para uma escola de música das páginas amarelas, pedi pra falar com um professor de música, e perguntei para ele se o Dó central era o Dó3 (o três mesmo), ao que ele respondeu que sim. Depois perguntei se era fácil para um tenor alcançar o Dó4 e ele respondeu que ele, que era barítono alcançava com facilidade, quanto mais um tenor. Mas como eu não ia confiar no conhecimento desse professor (pq eu não conhecia ele) baixei o programa Sing and See, sobre o qual li aqui no fórum, salvei num cd, instalei no computador de um home-studio, com microfone e piano acústico, e toquei o Dó acima do Dó central. Então cantei igual: apesar de a nota oscilar no começo e no fim, ela manteve-se, no programa, no Dó4 a maior parte do tempo. Então cantei o Fá4, e aconteceu a mesma coisa com essa nota nessa altura. Logo, se eu alcanço o Fá4 (segundo o programa) com volume e controle consideráveis (consideráveis na minha opinião, que é a de quem nunca estudou canto direito), e a voz do Paul McCartney tem uma tessitura bem mais ampla que a minha (além do fato de ele saber cantar), então, só consigo pensar em três coisas, das quais, uma está errada:

1 - Eu posso estar calculando no violão e no piano de maneira errada, e o programa estar "desregulado": aí alguém que entendesse mais do que eu (e tá cheio de gente aqui) teria que ler o que escrevi acima, e testar o programa (versão trial, por 30 dias, em www.singandsee.com) para verificar e corrigir.

2 - O Lá4 (e, consequentemente, o Lá3, Lá2, Lá5, Lá 6,etc...) dos instrumentos e meios de verificação (violão e piano afinados no diapasão, mais o programa Sing and See) não correspondem ao Lá4 (e aos outros Lás e outras notas, em diferentes alturas) usado para a classificação no Canto. O que, aliás, me lembra de uma coisa: quando fiz aula de canto um tempo atrás, um professor verificou que eu chegava no Fá3 com facilidade. Mas como ele usava um teclado para isso, eu achei estranho ele ter falado Fá3, porque, no piano, aquela nota corresponderia ao Fá4 (na minha concepção de Fá4, conforme expliquei lá em cima).

3 - Eu sou completamente "deaftone" (acho que esse é o termo para pessoas que escutam suas vozes num determinado tom, quando estão em outro completamente diferente). Mas se, na minha vida inteira, todas as vezes em que fui corrigido ao cantar fora do tom eu percebi o erro, e nenhum professor de música nunca me alertou a respeito de um problema com "achar a tonalidade" (estou falando de achar o tom, não de cantar bem, hein ?), então tive professores e pessoas muito irresponsáveis e "bondosas" me rodeando, e, assim que eu descobrir isso, vou gravar uma fita com Wuthering Heights, e colocar no último volume na porta da casa deles, todas as noites, até o fim da vida deles, ou da minha (o que vier primeiro).


Se você puder verificar, não só as informações a respeito dos "Sol4", "Lá3", etc., e a relação "instrumento - voz" na hora da classificação, além das notas certas em Let it Be, você iria me ajudar muito. Porque agora eu fiquei mais confuso ainda.

Olha só essa explicação a respeito do Dó3:

Clave de Sol (ignore os X´s)
As @ são as notas no pentagrama.
O X´s servem para poder editar
o pentagrama com as notas em
diagonal.

XXXXXXXXXXXXXXXX A4 --@--
-----------------------------------------------
XXXXXXXXXXXXXX Etc..
------ -----------------------------------------
XXXXXXXXXXXXXXXXX C4 @XXXXXX
---------------------B3--@-------------------

-------------------Etc...-----------------------

--------------E3-@----------------------------
XXXXX D3 @
X C3--@--




Desse pentagrama eu tenho certeza.

Blz ?

Eu não tô entendendo como é feita a classificação vocal através dos instrumentos. Porque aquele A4 do pentagrama, se estiver correto o programa Sing And See, com treino e voz de cabeça eu chego lá. E, em termos de canto, eu tô mais perto do Bob Dylan do que do André Matos...

Explica aí, por favor, porque agora já não sei mais nada.

Valeu.

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Luc
Luc...despreocupe-se um pouco de tudo q eh dito aqui. Preocupe-se no seu conhecimento básico de teoria e vá em frente. Não precisa ser um bacharel em música para saber as notas em um instrumento.

Vou ver se consigo te ajudar:

O pentagrama que apresentou está certo.

Vou descrever as devidas notas,

No Pentagrama:

0C4
-------------------0B3------------------------------------
0A3
-------------0G3-----------------------------------------
0F3
-------0E3-----------------------------------------------
0D3
-0-Dó central - C3


Na tablatura:


e-----------------------0E4--1F4--3G4--5A4--7B4--8C5------ --------------------
B-----------------0B3--1C4--3D4--------------------------------- --
G------------0G3--2A3-----------------------------------------
D------0D3--2E3--3F3-------------------------------------------- --
A----3C3--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



O ideal para verificar a extensão é utilizando do piano que é um timbre próximo ao da voz.

E para conferir a extensão, vc precisar vocalizar nota por nota, desde as notas graves até as notas agúdas.

O que mais fazemos de errado é quando escutamos uma nota agúda e soltamos ela, achamos que se alcançamos essa nota então nossa extensão vai até ela. Mas isto é errado, o que fizemos alcançando a nota, é o que chamamos de pico. Portanto a extensão é verificada, vocalizando nota por nota.

Luc
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie

Ficou legal, isso aí, hein ?

Eu fiquei duzentos anos editando pra tentar deixar as notas em diagonal, e ainda assim tive que usar os X´s.


E é por isso (!!!!!!!!!!!!!!!!) que a A.P.B.J.C.C.P. vem através dessa informar-lhe que nossa Junta Nomeadora do Prêmio Tipográfico, após longa decisão envolvendo os seguintes finalistas:
- V. Sa. (Barbara Jolie)
- Dr. Antonio Gnochi (restaurador de manuscritos históricos da Biblioteca Nacional Italiana Dante Alighieri)
- Sr. Washington Oliveto (Presidente da W/Brasil)

decidiu, de forma unânime, conceder-lhe o prêmio de melhor Edição Tipográfica de 2004.

A srta. só nos dá orgulho.

Luc (Presidente, Cara que fala "eu mando aqui nessa birosca!" quando alguém o contradiz, chapeleiro, único nomeador da Junta Nomeadora, guarda-noturno e único membro)

Associação em Prol de que a srta. Barbara Jolie Cante Caipira Pora


Luc
Veterano
# dez/04
· votar


Mandei pra nossa Central de Downloads um arquivo mp3 com um medley da Björk, com trechos de 4 músicas.

Nessas músicas, ela canta como se forçasse bastante a voz, mas não é o caso. Como escrevi no e-mail no Walla, nos shows dela ela canta por uma hora ou mais, da mesma maneira aparentemente descontrolada sem perder a qualidade da voz. Também há um documentário da Rede BBC sobre ela, em que se discute sobre a maneira dela de cantar, e alguns artistas dizem que ela faz uso de controle sobre a própria voz para cantar do jeito que canta. Ela rasga a voz várias vezes, grita, atinge notas agudas como se estivesse quase sem fôlego da mesma maneira em que atinge esses agudos com segurança, e nunca ouvi alguém cantar assim sem perder um pouco que seja da voz.

Se alguém puder explicar a Björk, tá lá.
Tá com o campo do assunto (no subject).

Bento Martins
Veterano
# mai/05
· votar


E aí, galera falseteira: sou muito chegado em falsetes, tanto que, com muito treino, alcanço mais que a Mariah Carey, sem brincadeira, na escala vocal consigo oitavar sopranos de coloratura, tb consigo cantar barítono com o falsete, quem quiser conversar sobre técnicas e trocar idéias "falsetistas" sinta-se livre para mandar um e-mail para mim:
bobremart@yahoo.com.br
Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha experiencia com voz de cabeça e falsete