mulher tem que cantar oitava a cima do homem

Autor Mensagem
Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# nov/04


Alguém podia me dizer se a mulher tem que cantar oitava a cima do homem?eu não entendo ,eu achava qwue sim mas pelo jeito não é.EX:eu vi uma mulher cantando uma música em DÒ e um homem cantando a mesma música em SOL e os dois são considerados respectivamente soprano(eu não estou falando lírica) e tenor.E quando eu mango da minha irmã porque ela não consegue cantar comigo(oitava a cima)ela diz aue homem tem que chegar mais "alto" que mulher.alguem q entende do assunto pode me explicar isso e mais, como funciona um arranjo vocal?

marcos_alexandre_cba
Veterano
# nov/04
· votar


Não. Isso vai depender da música e do naipe do cantor. Existem músicas que são executadas em uníssono e são cantadas no mesmo tom. Além disso, você pode fazer arranjos simples fazendo a mulher fazer a terça ou a quinta nota acima da que o homem canta.

É fato q as mulheres tem notas naturalmente mais agudas que o homem e por isso é comum ouvir isso. Mas a mulher NAO TEM que cantar oitavando... ela pode...

Paulo Henrique
Veterano
# nov/04
· votar


.

Sharlander
Veterano
# nov/04
· votar


..

BozoCareca
Veterano
# nov/04
· votar


Quem vai ser o diota que vai postar um ponto a mais?

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
Alexandre eh o seguinte:

Se o homem está cantando em dó[central] a mulher tb irá cantar em dó[central], mas a voz dela, naturalmente é uma oitava acima da do homem. Naturalmente, então não é necessário ela cantar um dó4[uma oitava acima].

Entendeu?

Douglas_ems
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie

Viajou na batatinha Bárbara, :D se a voz dela já está uma oitava acima ela está no dó 4 enquanto o homem está no dó 3,
A não ser que ela queira cantar na mesma oitava dele e cante no dó 3.
As mulheres não precisam fazer esforço para cantar uma oitava acima do homem. Um soprano vai sentir o mesmo conforto de um tenor fazendo o dó 3 enquanto ela faz o 4.

Alexandre Bruno do Prado Silva

Bom, o uníssono entre homens e mulheres funciona dessa forma, mulheres cantando uma oitava acima dos homens, ou os homens cantando uma oitava abaixo das mulheres o que dá na mesma.

As mulhers têm sim, que cantar uma oitava acima dos homens (Uníssono). Pensem: Se um tenor começa cantando junto com um soprano, na mesma oitava. Daí a melodia da música começa a ir pro grave. O soprano já fica desconfortável. E então chega uma hora em que o tenor segura uma nota final, suponhamos o dó 2... Um soprano canta essa nota? Eu acho que não. Poucos são os contraltos que pegam essa nota. Se o soprano tivesse começado em uníssono, ou seja, uma oitava acima do tenor, ela terminaria a música sentindo o mesmo conforto do tenor. Ele faria a última nota no dó 2 e ela no 3.

Há alguns casos em canto coral ou em alguns solos em que o arranjador ou compositor coloca na partitura homens e mulheres cantando em uníssono na mesma oitava. São poucas notas, não dá pra explorar muito.

Espero ter ajudado.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Douglas_ems
se a voz dela já está uma oitava acima ela está no dó 4 enquanto o homem está no dó 3,


sim filho, mas na nossa concepção nao estamos cantando dó 4, mas sim o dó 3.


Bom, nao comento mais nada.
Abraços!

Douglas_ems
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie

Ow fia, não se ofenda! foi só uma brincadeira! :/

Entendi o que você quis dizer! ;)

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
Douglas_ems
Ai! ui! separa, separa! :P

Mas valeu aos dois, o rapaz jah deve ter tirado suas duvidas.

Douglas_ems
Veterano
# nov/04
· votar


ah, normal, se todo mundo concordasse com todo mundo o fórum já tinha falido! :D

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


mas....eu queria saber se uma mulher soprano canta oitava acima de um tenor com o mesmo "esforço" entende???

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


hein??????????????????????????????????

ana_tellechea
Veterano
# fev/05
· votar


barbara jolie

"mas a voz dela naturalmente é uma oitava acima da do homem."
isso nem sempre viw barbara! depende do timbre da mulher ele pode sim cantar sem oitavar ok? e se a voz dela for como a de Zélia dancan? isso depende muito do timbre de voz tanto do homem qnto da mulher!

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


ana_tellechea
Zelia eh contralto, a voz dela encaixaria num baixo [profundo], e entao naturalmente a voz dela eh uma oitava acima.

Bom, foi q minhas professoras me ensinaram.

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


entao quer dizer q ....uma soprano canta oitava acima de um tenor com o mesmo "esforço"???e

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


e q uma contralto canta oitava a cima de um baixo com o mesmo "esforço"????

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


e q uma mezzo soprano canta oitava a cima de um baritono com o mesmo "esforço"???

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
yeap!

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


mas eu nao entendo....eh confuso pra minha cabeça....eu canto num coral sabe???e quando a mulher tah cantando e tah no alge da "miação"o homem vai cantar oitava a baixo fica com a voz tao ...."grave"nao sei explicar....e outra...qualquer homem da face da terra (q saiba usar a voz)canta uma musica q faz um FA#3 por exemplo....e nao eh em qualquer esquina q encontra uma mulher q cante uma oitava a cima(claro q sem imitar galinha...as sopranos liricos no caso)e um homem q cante uma musica q faça um FA#3 nao precisa ser nenhum tenor...um simples baritono jah faz e facilmente....entao uma mezzo soprano tb deveria conseguir fazer (no caso FA#4)facilmente!?vcs entenderam o q eu disse???se entenderam ...diz ai

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
homem vai cantar oitava a baixo

ele NAO vai cantar uma oitava a baixo.


A voz NATURAL masculina eh uma oitava abaixo da voz feminina NATURAL.

Assim:
Quando o homem e a mulher cantam um dó 3, o som da voz masculina tah cantando um dó2 NATURALMENTE.

A afinação da voz masculina comparada com a voz feminina é uma oitava abaixo.

Bom...se ainda nao conseguiu entender, melhor vc procurar um professor e tirar essa sua dúvida junto a um piano.

Abraços!

Agassi
Veterano
# fev/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva

FAcil para um BARITONO fazer um FA#3 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se tah brincandoooo nehhhhh
Soh se for um Barítono "Martin" ai vai ser facill kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva

Assim, realmente é difícil encontrar mulheres que façam agudos sem usar o falsete. Talvez porque a voz dela pareça muito com o falsete, daí ela não se sente acanhada em usar o falsete.
Porém se uma mulher faz, com falsete, o fá#4, todo mundo considera que ela pegue essa nota, talvez até com mais facilidade que um homem.

Espero que dê pra entender o que eu disse :)

Marko_Gildenlow
Veterano
# fev/05
· votar


O que mulher usa no canto não é voz de cabeça? =/
Eu nunca vi mulher "falseteando", mas também não vi tudo nessa vida.. ;-)

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


mas....por exemplo....ate um mero cantor tipo... J quest...ele nao eh nenhum tenor...e canta facilmente musicas q fazem de FA#3 pra cima...e nunca vi uma mulher q cante uma oitava a cima com a naturalidade q ele canta(claro q sem imitrar uma galinha)entao....a maioria das mulheres sao contraltos...pqw pra cantar oitava cima ateh de uma mero cantor....tem q ser um gato q mia muito

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


no conjunto q eu canto da igreja....os homens cantam uma oitava a baixo da mulher...a maioria das musicas as mulheres nao aguentam e tem q fazer falsete...dizem ate q nenhuma mulher consegue cantar aquelas musicas sem falsete falsete... enquanto os homens cantam oitava a baixo com a maior naturalidade do mundo...tah vendo???no ultimo ensaio a maestra disse:"essa musica q eu vou colocar eh agudissima"...e ouvimos a musica...eu e todos os homens(ate um colega meu q tem a voz ultra grave...as vezes parece q esta arrotando nao falando)disse:"eh isso ai a musica agudissima?"e a minina disse:"pra homem eh muito facil...mas pra mulher nao"...tah vendo ai???

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# fev/05
· votar


no conjunto q eu canto da igreja....os homens cantam uma oitava a baixo da mulher...a maioria das musicas as mulheres nao aguentam e tem q fazer falsete...dizem ate q nenhuma mulher consegue cantar aquelas musicas sem falsete falsete... enquanto os homens cantam oitava a baixo com a maior naturalidade do mundo...tah vendo???no ultimo ensaio a maestra disse:"essa musica q eu vou colocar eh agudissima"...e ouvimos a musica...eu e todos os homens(ate um colega meu q tem a voz ultra grave...as vezes parece q esta arrotando nao falando)disse:"eh isso ai a musica agudissima?"e a minina disse:"pra homem eh muito facil...mas pra mulher nao"...tah vendo ai???

Jefinho Santos
Veterano
# fev/05
· votar


A/C Alexandre Bruno do Prado Silva

Navegando pelo site notei seu interesse constante pelo canto, e vejo como é interessante a internet, hoj é possivel aprender e ensinar sem pagar muito ou seja quase nada.

Gostaria do seu e-mail, para passar uma matéria da minha apostila que fala sobre classificação vocal.
Você entenderá melhor tudo que diz respeito a sua duvidas relacionado a classificação.

Atenciosamente
Jeferson
Prof de canto
Jheffnew@hotmail.com

Jefinho Santos
Veterano
# fev/05
· votar


Oitavas???

Oitava significa a mesma nota emitida porém oito tons (da escala diatonica) acima ou abaixo.
Quando um homem canta uma musica qualqer e uma mulher o acompanha fazendo a mesa nota porém é mais aguda, ,esta provavelmente está cantando oito notas acima, ,isso que ocorre geralmente porque a frequencia da voz masculina está entre 115 hertz e da mulher 220, ou seja quase o dobro.
Comumente damos o nome de unissono, mesmo alguns professores de canto assim como grupos e corais de igrejas, porém essa denominação está errada pelo seguinte termo:
Unissono significa unico som.

Quando alguem canta qualquer nota emitindo o mesmo som, independente de ser homem ou mulher, esse sim está em unissono.

Estando uma oitava acima, é chamado de consonancia perfeita.
Pois a cada nota ascendente, ou seja conforme vc aumenta a nota gradativamente, automaticamente a quantidade de vibrasções aumenta, por isso não é o mesmo som.

Tirando a duvida do Alexandre, no começo da pagina, se uma mulher canta em Dó (C)e um homem em Sol (G); este este está emitindo uma 5ª de Dó (C)
Muito simples : conte comigo..

Do (1ª) Re(2ª) Mi(3ª) Fa(4ª) Sol(5ª)

A quinta de DÓ é igual a SOL.

Atenciosamente Jefinho Sorocaba

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Jefinho Santos
Valeu ae pelas explicacoes, Jefinho! ;)

Se vc quiser, pode disponibilizar esta apostila num email q seje disponivel para quem quiser pegar, ou hospedar em algum site, o q vc acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a mulher tem que cantar oitava a cima do homem