A voz de ópera - sopranos

Autor Mensagem
Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass
Já pensou, maninho, dramáticos, que show!!!

floor jansen
Coloca esse tópico em sticky, não deixa ele ficar perdido não! Essa matéria aí é muito boa!

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


AdriSantos
ele falou isso por que eu sou tenor lírico!!
PuNk Bass
deixa qeu eu me vingo!!viu ligeiro!

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


Morgana Turunen
Já pensou, maninho, dramáticos, que show!!!
Temos graves! ó!

FáBiO LiOnE
Que meda! =P
Pergunta pro Gippe, eu sou tenor dramático...

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass
schhhh.. c eh tenorino, hauahuahauhauahauhauh...

Ulisses Maciel
Veterano
# nov/04
· votar


Pessoal, sou um aficcionado por ópera e pesquiso muito o assunto. Além disso conheço muitos professores de canto (alguns estrangeiros inclusive). O que posso dizer da diferença entre soprano ligeiro e soprano coloratura é a seguinte (também já tive essa dúvida, mas consultei vários professores de canto a respeito):

- soprano ligeiro: é a voz mais leve e aguda. Possui uma agilidade natural para a coloratura. As ligeiros são aquelas cantoras de vozes estridentes...rs.Exemplos de sopranos ligeiros são Natalie Dessay e Mado Robin (citada no fórum). NÀO SE DEVE CONFUNDIR LIGEIRO COM SOUBRETTE. A soubrette (classificação tipicamente francesa e que foi adotada posteriormente por outras escolas) é um soprano lírico "jovem" (ou seja, a voz leve, mas não tem os sobreagudos e agilidade da ligeiro).

- soprano coloratura: Tem os sobreagudos e agilidade da ligeiro, mas a voz é mais pesada, com timbre de soprano lírico (no caso da lírico-coloratura) ou dramático (dramático-coloratura). Dois grandes exemplos são Beverlly Sills (lírico-coloratura) e Joan Sutherland (dramático-coloratura

Quanto quem é mais aguda, depende da cantora.

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


Ulisses Maciel
Ai ai, agora me deu um nó... num era q as colaturas eram as mais agudas???

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


aff...compricou mais....:S

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass
Temos graves! ó!

Tomara que não seja passageiro... Eu já falei, rezo todos os dias para ser soprano dramático!

FáBiO LiOnE
PuNk Bass
Gippe
Vc já estão soltando faíscas de novo?


Ulisses Maciel
Barbara Jolie
aff...compricou mais....:S
Minha vida era mais fácil qnd eu achava que não existiam subclassificações... sem essas de coloratura, ligeira, nhem, nhem, somente soprano....

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


Morgana Turunen
Vc já estão soltando faíscas de novo?
??? Nem tava lembrado desse topico.... :P

Gippe
ahuahaahahu, ó quem fala!

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass
Eu gosto de brincar com v6!!!!

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


Morgana Turunen
Eu gosto de brincar com v6!!!!
Tah, mas precisava me incluir nessa? =(
Teh que enfim, respondi o teu e-mail, dah uma olhadinha depois

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Não existe mais aguda q as coloraturas...porém sim, tem voz forte....

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass
Ti bunitinhu, ficô bravinho?
Sorry!
U know i like you... don´t you?

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Floor, please, posso editar essa matéria na comunidade q criei no NETQI? Eu coloco seu nome na matéria, afinal vc á a autora, néh!!

Please, florzinha!

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Morgana TurunenClaro q pode!!!! Fique à vontade!

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


[
i]Coloca esse tópico em sticky, não deixa ele ficar perdido não! Essa matéria aí é muito boa![/i]Morgana Turunen

como faz isso?

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Gostaria de te ajudar, mas tb não sei como colocar um tópico em sticky... para essa missão, invoco Miss Barbarela!!!

Barbara Jolie
Nos ensina a colocar um tópico em sticky?

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


Morgana Turunen
Soh os moderadores podem colocar tópicos em stick... alem do mais, tem um tópico em stick mais ou menos parecido, a diferença eh q este eh mais aprofundado às sopranos, portanto seria interessante que ao invés de ser um novo tópico, fosse parte daquele q jah estah em stick, q tal?

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


A Voz na Ópera – Parte II



Mezzo-Soprano e Contralto


Estas são as vozes femininas mais graves. O meio-soprano é muitas vezes difícil de distinguir do soprano, tanto que muitas cantoras têm mudado de uma voz para outra. Mas, em geral, a cor vocal do meio-soprano é mais escura que sua irmã mais aguda, o soprano.

Meio-sopranos coloraturas necessitam de toda agilidade dos sopranos coloraturas ma com uma coloração mais escura e maior facilidade na região grave. Muitas meios-sopranos chegam ao Dó agudo, mas como ele não é atingido com facilidade elas não o cantam freqüentemente perante ao público. Os grandes papéis para meio-soprano são: o papel-título de Carmen, Eboli em Dom Carlos e Ortruba em Lohengrin.

O contralto, a mais grave das vozes femininas, possui uma qualidade rica, brilhante. É Erda no Ciclo do Anel de Wagner, mas Gilbert e Sullivan escreveram alguns papéis cômicos formidáveis para ele - por exemplo, Ruth em The Pirates of Penzance e Katisha em The Mikado. Händel também compôs ótimos papéis para contraltos nas suas óperas e oratórios.

Mezzo-sopranos famosas

· Janet Baker;
· Agnes Baltsa;
· Fedora Barbieri;
· Cecilia Bártoli;
· Teresa Berganza;
· Olga Borodina;
· Grace Bumbry;
· Annette Daniels;
· Barbara Dever;
· Brigitte Fassbaender;
· Maria Gay;
· Denyce Graves;


· Monica Groop;
· Marilyn Horne;
· Christa Ludwig;
· Anne-Sofie von Otter;
· Regina Resnik;
· Giulietta Simionato;
· Frederica von Stade;
· Salli Terri;
· Tatiana Troyanos;
· Shirley Verrett;
· Carolyn Watkinson.



Contralto Famosas

· Marian Anderson;
· Janet Baker;
· Kathleen Ferrier;
· Ernestine Schumann-Heink.

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Estas são as várias categorias de vozes de ópera, mas devemos lembrar que muitos cantores atravessam as categorias e cantam vários tipos de papéis.

Muitos sopranos líricos cantam papéis de spinto, assim como soprano wagneriano canta papéis de soprano dramáticos em Verdi e Puccini. Também estas categorias não são excludentes. Alguns cantores são verdadeiros fenômenos e quebram as barreiras das categorias de vozes com impressionante facilidade, Birgit Nilsson cantava papéis de soprano em Wagner, Verdi, Mozart e Puccini. Geraint Evans cantava papéis de barítono e de baixo em Mozart, Verdi e Alban Berg.

A Idade do Bel Canto

Na ópera, o começo do século XIX é muitas vezes denominado a idade do Bel Canto, porque este estilo italiano chegou a dominar muitos palcos de ópera, europeus e americanos, durante o período. Os três maiores compositores de bel canto forma Gioacchino Rossini (1792-1868), Vincenzo Bellini (1801-1835) e Gaetano Donizetti (1797-1848); junto desenvolveram o estilo e o vocabulário desta arte.

. Renée Fleming


. Kiri Te Kanawa





Representando com a Voz

Cantar não é a única linguagem usada na ópera, pois algumas vezes o falar também aparece na ópera. O mais famoso exemplo é o Singspiel alemão, que é uma peça falada com números musicais como árias duetos e conjuntos. Fidélio de Beethoven e A Flauta Mágica de Mozart são os exemplos mais sublimes do Siengspiel alemão nos palcos da ópera.

No século XX alguns compositores fizeram experiências com a fala como linguagem operística. Na Tosca de Puccini, a linha final do segundo ato E avanti a lui tremava tutta Roma (E na sua frente toda Roma tremia), que vem logo após ela ter assassinado Scapia, é geralmente dita e não cantada.

Puccini indicou que ele queria a linha cantada com um tom falado ou simplesmente falada. Sendo que o resto da ópera é cantado, a força da linha tem sua intensidade dramática aumentada quanto falada.

Alban Berg em suas experiências com a linguagem operística desenvolveu o que ele chamou de Sprechtstimme em suas óperas - "falar cantando". Ele procurou algo entre a fala e o canto, tentando criar uma linguagem mais realista para a ópera moderna, uma linguagem que combinasse o realismo da fala com as qualidade líricas do canto. Assim os personagens de Berg em Wozzeck e Lulu, especialmente quando irados, devem soar bem diferentes dos
cantores típicos de óperas. Sprechtstimme é difícil de ser bem-feito, mas quando grande cantores-atores conseguem produzir este tipo de linguagem operístico, as qualidades teatrais das óperas de Berg se intensificam e o estilo vocal por ele desejado é, então, atingido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A voz de ópera - sopranos