A voz de ópera - sopranos

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# nov/04


A Voz na Ópera – Parte I

Uma voz de ópera bem treinada é um instrumento maravilhoso capaz de criar impressionantes efeitos musicais, belos e dramáticos. Os dois tipos de vozes mais prestigiados são o tenor e o soprano. Sem dúvida, parte da razão está no fato de que estas duas vozes são as mais claramente audíveis e, conseqüentemente, as que mais impressionam.

A Voz no Canto

Há alguma coisa de misterioso com relação à voz humana: os cantores profissionais a chamam de "a voz" e não de "minha voz". Como é produzida a voz no canto? De onde ele vem? Há muitas teorias, mas além do fato básico de ser ar proveniente dos pulmões que se movimenta
através das cordas vocais e sai pela boca, poucas são as definitivas. Todos podemos cantar, mas cantar bem, especialmente ópera, requer anos de treinamentos.

A Voz de Ópera

A voz de ópera geralmente se divide em três registros: o de peito, o médio e o de cabeça. Estas três divisões se aplicam mais claramente para sopranos e tenores, ainda que a maioria das vozes de ópera também as tenham. Elas são ligadas por aquilo que se chama de "passagio" - ou o "buraco" - na voz entre cada registro. Uma boa voz deve passar suavemente através dos três registros com basicamente a mesma qualidade e característica. Alguns cantores parecem ter três vozes diferentes vindas da mesma garganta: é um problema de técnica que a maioria dos grandes cantores resolveu, mas não todos. A suavidade do movimento vindo de baixo (as notas graves) para o alto (as notas agudas), com a gradual mudança na qualidade da voz é a marca de uma voz de ópera bem treinada. Uma voz deve ter também um timbre agradável, suficiente volume, flexibilidade e controle.

Sopranos

A voz de soprano levantou mais entusiasmos que qualquer outro instrumento musical, e com razão, pois ela pode o que poucos instrumentos conseguem em termos de beleza de som e expressão vocal e dramática. O soprano coloratura é o mais agudo - com uma extensão que atinge facilmente o Dó agudo e além – e o mais hábil, tecnicamente, dos sopranos. Alguns papéis que pedem um soprano coloratura são a Rainha da Noite em A Flauta Mágica de Mozart, Lucia em Lucia di Lammermoor de Donizetti e Constança em O Rapto do Serralho de Mozart. Mais recentemente Richard Strauss escreveu para a Zerbinetta de Ariadne em Naxos um espetacular e difícil papel para soprano coloratura.

Sopranos líricos, como o nome diz, são mais leggiero ou "líricos", e entre os melhores papéis estão a Mimi em La Bohéme, A Madame Butterfly de Puccini e a Desdêmona em Otelo de Verdi. Beleza de timbre é a característica dos melhores sopranos líricos, devendo também ser usada com finalidade dramáticas em papéis de ópera.

O soprano spinto tem papéis mais difíceis em termos de exigência vocais. O spinto deve ter a habilidade de ser vocalmente mais dramático que o coloratura e o lírico, sem perder a riqueza das notas agudas e graves. Alguns papéis para spinto incluem a Leonora em O Trobador de Verdi, A Tosca na ópera deste nome e a Giorgietta em Il Tabarro de Puccini.

A voz do soprano dramático, comparada com a spinto, deve ser maior e mais resistente porque os papéis são mais compridos e mais exigentes vocal e dramaticamente. Alguns dos grandes papéis para soprano dramático incluem o papel-título da Turandot de Puccini, e Abigaile do Nabuco de Verdi e Santuzza na Cavalleria Rusticana.

O soprano wagneriano é um soprano dramático especializado nos difíceis papéis de Wagner: Isolda, Brünhilde, Kundry, além, de Leonora no Fidélio de Beethoven e os papéis-títulos de Elektra em Salomé de Strauss. Estes papéis exigem segurança vocal, resistência, energia e uma larga gama expressiva. O soprano wagneriano é o mais raro dos sopranos - geralmente há um único grande em cada geração, como foi o caso de Kirsten Flagstad e Brigi Nilsson.

O poder desta voz geralmente impressiona pelo tamanho, grande o suficiente para passar através da espessa orquestração wagneriana, e por ser também bonita e expressiva, pois muitos dos papéis para o soprano wagneriano são dos mais complexos dramáticos e psicologicamente entre todos os papéis escritos para soprano.

Voz e Papéis-Títulos

Leggero - Or soubrette

· Adele - Die Fledermaus;
· Ännchen - Der Freischütz;
· Despina - Così fan tutte;
· Marzellina – Fidelio;
· Musetta - La Bohème;
· Nannetta – Falstaff;
· Susanna - La Nozze de Figaro;
· Zerlina - Don Giovanni.

Coloratura

· Blondchen - Die Entführung aus dem Serail;
· Gilda - Rigoletto;
· Norina - Don Pasquale;
· Olympia - Hoffmanns Erzählungen;
· Rosina - Barbiere de Sevilla;
· Sofie - Der Rosenkavalier;
· Zerbinette - Ariadne auf Naxos;
· Lauretta - Gianni Schicchi;
· Oskar - Un Ballo en Maschera.

Coloratura Dramáticas

· Konstanza - Die Entführung aus dem Serail;
· Fiordiligi - Così fan tutte;
· Contesa – Figaro;
· Königin - Die Zauberflöte;
· Rosalinda - Die Fledermaus;
· Violetta - La Traviata;
· Donna Elvira - Don Giovanni;
· Lucia - Lucia di Lammermoor;
· Margarethe – Faust.

Full Lyric Soprano

· Mimi - La Bohème;
· Pamina - Die Zauberflöte;
· Michael - Carmen;
· Liù – Turandot.

Soprano Spinto

· Agathe - Der Freischütz;
· Donna Anna - Don Giovanni;
· Elsa – Lohengrin;
· Desdemona – Othello;
· Leonora - Il Trovatore;
· Tatajana - Eugen Onegin;
· Rezia – Oberon;
· Elizabeth – Tannhäuser.


Soprano dramático

· Elisabeth - Don Carlos;
· Leonora – Fidelio;
· Donna Anna - Don Giovanni;
· Leonore - La Forza del Destino;
· Tosca;
· Sieglinde - Die Walküre;
· Ariadne - Ariadne auf Naxos;
· Santuzza - Cavalleria Rusticana;
· Butterfly - Madama Butterfly;
· Amelia - Un Ballo en Maschera;


Wagnerian soprano

· Senta - Der fliegenden Hollander;
· Elektra;
· Brünnhilde - Die Walküre, Die Gotterdämmerung, Siegfried;
· Isolde - Tristan und Isolde;
· Turandot.

Sopranos famosas

· Arleen Augér;
· Isobel Baillie;
· Kathleen Battle;
· Teresa Berganza;
· Erna Berger;
· Barbara Bonney;
· Catherine Bott;
· Maria Callas;
· Lina Cavalieri;
· Charlotte Church;
· Ileana Cotrubas;
· Victoria de los Angeles;
· Geraldine Farrar;
· Renée Fleming;
· Florence Foster Jenkins;
· Mirella Freni;
· Amelita Galli-Curci;
· Angela Gheorghiu;
· Edita Gruberova;
· Elisabeth Gruemmer;
· Hilda Gueden;
· Heather Harper;
· Barbara Hendricks;
· Gundula Janowitz;
· Sumi Jo;
· Sena Jurinac;
· Emma Kirkby;
· Maria Malibran;
· Zinka Milanov;
· Lotte Lehmann;
· Jenny Lind;
· Eva Marton;
· Nellie Melba;
· Anna Moffo;
· Birgitt Nilsson;
· Jessye Norman;
· Adelina Patti;
· Lucia Popp;
· Leontyne Price;
· Amanda Roocroft;
· Marijana Radev;
· Elisabeth Rethberg;
· Anneliese Rothenberger;
· Elisabeth Schumann;
· Elisabeth Schwarzkopf;
· Beverly Sills;
· Elisabeth Soderström;
· Cheryl Studer;
· Conchita Supervia;
· Joan Sutherland;
· Renata Tebaldi;
· Luisa Tetrazzini;
· Magie Teyte;
· Milka Trnina;
· Eva Turner;
· Kiri Te Kanawa;
· Dawn Upshaw;
· Galina Vishnevskaya;
· Ljuba Welitsch.

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


Parabéns querida!!Interessante e muito produtivo o material!!meus parabéns!

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
Obrigada, fofo....

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Sopranos famosas
Barbara Jolie


Olha só meu nome ali na lista....ahUAHUAHUahuHA =PPP

Um dia chegarei lá!Amém! =]


floor jansen
valeu maninha...=]

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
boa....isso mesmo!!!

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Ligeiro e colatura saum subtipos diferentes o.O?????
Sempre pensei q fossem iguais... a ligeiro eh a mais aguda das agudas, certo?

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
Sopranos famosas
Barbara Jolie

Ih.. foi só começar a fazer a turnê e agora jah tah se achando.. huaHAUHuhau =PPPPPP

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
a ligeiro eh a mais aguda das agudas, certo?
isso!

PuNk Bass
Ih.. foi só começar a fazer a turnê e agora jah tah se achando.. huaHAUHuhau =PPPPPP
ahuHAUhauhUAHUhau...=PPP

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
Mas se ligeiro e colaturas saum tipos diferentes, e a ligeiro eh a mais aguda, pq:
O soprano coloratura é o mais agudo - com uma extensão que atinge facilmente o Dó agudo e além – e o mais hábil, tecnicamente, dos sopranos

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
aff...tah errado isso ae entao.
Ligeiro q eh o mais hábil, vide Mado Robim.

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
mmm... vamo processar a floor por divulgar informações erroneas ;) dividiremos a indenização

floor jansen
:P

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
vamo processar a floor por divulgar informações erroneas ;) dividiremos a indenização
hahaha eu fico com 70%...=PPP

floor jansen
uahuhua =P

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
Barbara Jolie
não está errado não....geralmente são chamados de soprano ligeiro ou coloratura soprano para igualar, pois ambas possuem as vozes mais agudas, mas para a soprano ligeiro F3 está bem, eqto que a coloratura alança tons maiores...só isso...e tem mais agilidade com a voz tbém....e geralmente as ligeiras (quase todas) fazem colratura...

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
Gippe
seus maldosos....

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Brincadeirinha, minha linda. C sabe que eu nunk faria isso contigo. Valeu a explicação, adorei a matéria tbm :***

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
eqto que a coloratura alança tons maiores...só isso...e tem mais agilidade com a voz tbém..
cara...sempre achei q fosse a ligeiro....vo ve isso com minha prof...ateh ontem eu tava falando disso pra ela,...qndo mostrei uma gravacao da Mado....

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
são as mais agudas sim....vc não está errado...éqa coloratura soprano - digamos - tem mais versatilidade com a voz...mas as mais agudas são as coloraturas e ligeiros....sim...coloratura só quer dizer flexibilidade,agilidade para brincar com voz em diversos tons, como floreios....só isso....por isso q na classificação geral elas são tidas como a mesma coisa....

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


só para completar qqer um pode fazer coloratura com a voz...claro q d acordo com os tons q alcança e as agilidades com os passágios...e mais a coloratura é muito leve....então qto mais grave a voz, menos chance de uma boa coloratura...

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Coloratura-soprano: highest female voice, has to reach the f3 (Queen of the night in Die Zauberflöte). Examples: Erna Sack, Mado Robin, Ellen Beach Yaw and Miliza Korjus. Traduzindo- a mais alta voz feminina, alcance a partir de F3.



Soprano leggiero. Also named as coloratura-singer, but for her e3 is sufficient. Examples: Galli-Gurci, Dal Monte, Lily Pons, Erna Spoorenberg, Cato Engelen-Sewing, Erna Berger. Traduzindo: tbém chamada de colortura, mas o E3 é suficiente.

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie - como pode ver a Mado é considerada coloratura....

The Yellow Monkey
Veterano
# nov/04
· votar


Legal! coloca um tópico sobre tenores tb... Plz

S Baz
Veterano
# nov/04
· votar


putz uns nome estranhuuu ai uhahuahuahuhua massa

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
como pode ver a Mado é considerada coloratura....
hum ...entao eu confundi...ahauhau =P

Valeu!

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


The Yellow Monkey
ninguém liga pros toscos dos tenores!!eles deviam aprender a falar antes!!HAuAHuaHUAHAUHAUA nossa que mals que eu sou com o nosso naipe!

The Yellow Monkey
Veterano
# nov/04
· votar


Nossa! Magoei agora... Nós somos excluidos !

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Gostei da matéria, Flor, vou imprimir e por na minha pasta. Se bem q depois dessa já nem sei mais q tipo de soprano sou..... acho que sou o ó do borogodó!

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


Morgana Turunen
Se bem q depois dessa já nem sei mais q tipo de soprano sou..... acho que sou o ó do borogodó!
A gente tá numa draga ne... =(

FáBiO LiOnE
ninguém liga pros toscos dos tenores!!eles deviam aprender a falar antes!!
Tenor vc acha em tudo que é lugar, e tem alguns muito malas como os líricos... tem um cerébro pequeno pra que a voz possa ressoar legal na cabeça...HAUhauhAUauahu =P

AdriSantos
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass, isso foi muita maldade... Eles têm vozes tão lindas...

Morgana Turunen
Veterano
# nov/04
· votar


PuNk Bass
A gente tá numa draga ne... =(

Maninho, eu acredito q um dia vou me encaixar em alguma classificação... é isso q me motiva.

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


AdriSantos
isso foi muita maldade... Eles têm vozes tão lindas...
Não Adriana. Eu tb sou tenor, eu falei sobre os tenores líricos mais pra fazer uma brincadeira com o Lione, mas eu tb faço parte desse "naipe". ehehehehe

Morgana Turunen
Maninho, eu acredito q um dia vou me encaixar em alguma classificação... é isso q me motiva.
É isso ae, querida! Quem sabe a gente não descobre ser os "dramáticos"? rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A voz de ópera - sopranos