| Autor | 
Mensagem | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  
  A Voz na Ópera – Parte I 
 
 Uma voz de ópera bem treinada é um instrumento maravilhoso capaz de criar impressionantes efeitos musicais, belos e dramáticos. Os dois tipos de vozes mais prestigiados são o tenor e o soprano. Sem dúvida, parte da razão está no fato de que estas duas vozes são as mais claramente audíveis e, conseqüentemente, as que mais impressionam. 
 
 A Voz no Canto
 
 Há alguma coisa de misterioso com relação à voz humana: os cantores profissionais a chamam de "a voz" e não de "minha voz". Como é produzida a voz no canto? De onde ele vem? Há muitas teorias, mas além do fato básico de ser ar proveniente dos pulmões que se movimenta
 através das cordas vocais e sai pela boca, poucas são as definitivas. Todos podemos cantar, mas cantar bem, especialmente ópera, requer anos de treinamentos. 
 
 A Voz de Ópera
 
 A voz de ópera geralmente se divide em três registros: o de peito, o médio e o de cabeça. Estas três divisões se aplicam mais claramente para sopranos e tenores, ainda que a maioria das vozes de ópera também as tenham. Elas são ligadas por aquilo que se chama de "passagio" - ou o "buraco" - na voz entre cada registro. Uma boa voz deve passar suavemente através dos três registros com basicamente a mesma qualidade e característica. Alguns cantores parecem ter três vozes diferentes vindas da mesma garganta: é um problema de técnica que a maioria dos grandes cantores resolveu, mas não todos. A suavidade do movimento vindo de baixo (as notas graves) para o alto (as notas agudas), com a gradual mudança na qualidade da voz é a marca de uma voz de ópera bem treinada. Uma voz deve ter também um timbre agradável, suficiente volume, flexibilidade e controle. 
 
 Sopranos
 
 A voz de soprano levantou mais entusiasmos que qualquer outro instrumento musical, e com razão, pois ela pode o que poucos instrumentos conseguem em termos de beleza de som e expressão vocal e dramática. O soprano coloratura é o mais agudo - com uma extensão que atinge facilmente o Dó agudo e além – e o mais hábil, tecnicamente, dos sopranos. Alguns papéis que pedem um soprano coloratura são a Rainha da Noite em A Flauta Mágica de Mozart, Lucia em Lucia di Lammermoor de Donizetti e Constança em O Rapto do Serralho de Mozart. Mais recentemente Richard Strauss escreveu para a Zerbinetta de Ariadne em Naxos um espetacular e difícil papel para soprano coloratura.
 
 Sopranos líricos, como o nome diz, são mais leggiero ou "líricos", e entre os melhores papéis estão a Mimi em La Bohéme, A Madame Butterfly de Puccini e a Desdêmona em Otelo de Verdi. Beleza de timbre é a característica dos melhores sopranos líricos, devendo também ser usada com finalidade dramáticas em papéis de ópera. 
 
 O soprano spinto tem papéis mais difíceis em termos de exigência vocais. O spinto deve ter a habilidade de ser vocalmente mais dramático que o coloratura e o lírico, sem perder a riqueza das notas agudas e graves. Alguns papéis para spinto incluem a Leonora em O Trobador de Verdi, A Tosca na ópera deste nome e a Giorgietta em Il Tabarro de Puccini. 
 
 A voz do soprano dramático, comparada com a spinto, deve ser maior e mais resistente porque os papéis são mais compridos e mais exigentes vocal e dramaticamente. Alguns dos grandes papéis para soprano dramático incluem o papel-título da Turandot de Puccini, e Abigaile do Nabuco de Verdi e Santuzza na Cavalleria Rusticana. 
 
 O soprano wagneriano é um soprano dramático especializado nos difíceis papéis de Wagner: Isolda, Brünhilde, Kundry, além, de Leonora no Fidélio de Beethoven e os papéis-títulos de Elektra em Salomé de Strauss. Estes papéis exigem segurança vocal, resistência, energia e uma larga gama expressiva. O soprano wagneriano é o mais raro dos sopranos - geralmente há um único grande em cada geração, como foi o caso de Kirsten Flagstad e Brigi Nilsson. 
 
 O poder desta voz geralmente impressiona pelo tamanho, grande o suficiente para passar através da espessa orquestração wagneriana, e por ser também bonita e expressiva, pois muitos dos papéis para o soprano wagneriano são dos mais complexos dramáticos e psicologicamente entre todos os papéis escritos para soprano.
 
 Voz e Papéis-Títulos
 
 Leggero - Or soubrette
 
 · Adele - Die Fledermaus;
 · Ännchen - Der Freischütz;
 · Despina - Così fan tutte;
 · Marzellina – Fidelio;
 · Musetta - La Bohème; 
 · Nannetta – Falstaff;
 · Susanna - La Nozze de Figaro;
 · Zerlina - Don Giovanni.
 
 Coloratura
 
 · Blondchen - Die Entführung aus dem Serail;
 · Gilda - Rigoletto;
 · Norina - Don Pasquale;
 · Olympia - Hoffmanns Erzählungen; 
 · Rosina - Barbiere de Sevilla;
 · Sofie - Der Rosenkavalier;
 · Zerbinette - Ariadne auf Naxos; 
 · Lauretta - Gianni Schicchi; 
 · Oskar - Un Ballo en Maschera. 
 
 Coloratura Dramáticas
 
 · Konstanza - Die Entführung aus dem Serail;
 · Fiordiligi - Così fan tutte;
 · Contesa – Figaro;
 · Königin - Die Zauberflöte;
 · Rosalinda - Die Fledermaus;
 · Violetta - La Traviata;
 · Donna Elvira - Don Giovanni;
 · Lucia - Lucia di Lammermoor;
 · Margarethe – Faust.
 
 Full Lyric Soprano
 
 · Mimi - La Bohème;
 · Pamina - Die Zauberflöte;
 · Michael - Carmen; 
 · Liù – Turandot. 
 
 Soprano Spinto
 
 · Agathe - Der Freischütz;
 · Donna Anna - Don Giovanni; 
 · Elsa – Lohengrin;
 · Desdemona – Othello;
 · Leonora - Il Trovatore;
 · Tatajana - Eugen Onegin;
 · Rezia – Oberon;
 · Elizabeth – Tannhäuser.
 
 
 Soprano dramático
 
 · Elisabeth - Don Carlos;
 · Leonora – Fidelio;
 · Donna Anna - Don Giovanni;
 · Leonore - La Forza del Destino;
 · Tosca;
 · Sieglinde - Die Walküre;
 · Ariadne - Ariadne auf Naxos;
 · Santuzza - Cavalleria Rusticana;
 · Butterfly - Madama Butterfly;
 · Amelia - Un Ballo en Maschera;
 
 
 Wagnerian soprano
 
 · Senta - Der fliegenden Hollander;
 · Elektra;
 · Brünnhilde - Die Walküre, Die Gotterdämmerung, Siegfried;
 · Isolde - Tristan und Isolde;
 · Turandot. 
 
 Sopranos famosas
 
 · Arleen Augér;
 · Isobel Baillie;
 · Kathleen Battle;
 · Teresa Berganza; 
 · Erna Berger;
 · Barbara Bonney;
 · Catherine Bott;
 · Maria Callas;
 · Lina Cavalieri;
 · Charlotte Church;
 · Ileana Cotrubas;
 · Victoria de los Angeles;
 · Geraldine Farrar;
 · Renée Fleming;
 · Florence Foster Jenkins;
 · Mirella Freni;
 · Amelita Galli-Curci;
 · Angela Gheorghiu;
 · Edita Gruberova;
 · Elisabeth Gruemmer;
 · Hilda Gueden;
 · Heather Harper;
 · Barbara Hendricks;
 · Gundula Janowitz;
 · Sumi Jo;
 · Sena Jurinac;
 · Emma Kirkby;
 · Maria Malibran;
 · Zinka Milanov;
 · Lotte Lehmann;
  · Jenny Lind;
 · Eva Marton;
 · Nellie Melba;
 · Anna Moffo;
 · Birgitt Nilsson;
 · Jessye Norman;
 · Adelina Patti;
 · Lucia Popp;
 · Leontyne Price;
 · Amanda Roocroft;
 · Marijana Radev;
 · Elisabeth Rethberg;
 · Anneliese Rothenberger;
 · Elisabeth Schumann;
 · Elisabeth Schwarzkopf;
 · Beverly Sills;
 · Elisabeth Soderström;
 · Cheryl Studer;
 · Conchita Supervia;
 · Joan Sutherland;
 · Renata Tebaldi;
 · Luisa Tetrazzini;
 · Magie Teyte;
 · Milka Trnina;
 · Eva Turner;
 · Kiri Te Kanawa;
 · Dawn Upshaw;
 · Galina Vishnevskaya;
 · Ljuba Welitsch.
  
 | 
FáBiO LiOnE Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Parabéns querida!!Interessante e muito produtivo o material!!meus parabéns!
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  FáBiO LiOnE
 Obrigada, fofo....
 
  | 
Barbara Jolie Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Sopranos famosas 
 Barbara Jolie
 
 
 Olha só meu nome ali na lista....ahUAHUAHUahuHA =PPP
 
 Um dia chegarei lá!Amém! =]
 
 
 floor jansen
 valeu maninha...=]
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie
 boa....isso mesmo!!!
 
  | 
Gippe Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  floor jansen
 Ligeiro e colatura saum subtipos diferentes o.O?????
 Sempre pensei q fossem iguais... a ligeiro eh a mais aguda das agudas, certo?
 
  | 
PuNk Bass Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie
 Sopranos famosas 
 Barbara Jolie
 Ih.. foi só começar a fazer a turnê e agora jah tah se achando.. huaHAUHuhau  =PPPPPP
 
  | 
Barbara Jolie Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Gippe
  a ligeiro eh a mais aguda das agudas, certo?
 isso!
 
 PuNk Bass
 Ih.. foi só começar a fazer a turnê e agora jah tah se achando.. huaHAUHuhau =PPPPPP
 ahuHAUhauhUAHUhau...=PPP
 
  | 
Gippe Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie
 Mas se ligeiro e colaturas saum tipos diferentes, e a ligeiro eh a mais aguda, pq:
 O soprano coloratura é o mais agudo - com uma extensão que atinge facilmente o Dó agudo e além – e o mais hábil, tecnicamente, dos sopranos
  
 | 
Barbara Jolie Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Gippe
 aff...tah errado isso ae entao.
 Ligeiro q eh o mais hábil, vide Mado Robim.
 
  | 
Gippe Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie
 mmm... vamo processar a floor por divulgar informações erroneas ;) dividiremos a indenização
 
 floor jansen
 :P
 
  | 
Barbara Jolie Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Gippe
 vamo processar a floor por divulgar informações erroneas ;) dividiremos a indenização 
 hahaha eu fico com 70%...=PPP
 
 floor jansen
 uahuhua =P
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Gippe
 Barbara Jolie
 não está errado não....geralmente são chamados de soprano ligeiro ou coloratura soprano para igualar, pois ambas possuem as vozes mais agudas, mas para a soprano ligeiro F3 está bem, eqto que a coloratura alança tons maiores...só isso...e tem mais agilidade com a voz tbém....e geralmente as ligeiras (quase todas) fazem colratura...
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie
 Gippe
 seus maldosos....
 
  | 
Gippe Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  floor jansen
 Brincadeirinha, minha linda. C sabe que eu nunk faria isso contigo. Valeu a explicação, adorei a matéria tbm :***
 
  | 
Barbara Jolie Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  floor jansen
 eqto que a coloratura alança tons maiores...só isso...e tem mais agilidade com a voz tbém..
 cara...sempre achei q fosse a ligeiro....vo ve isso com minha prof...ateh ontem eu tava falando disso pra ela,...qndo mostrei uma gravacao da Mado....
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie
 são as mais agudas sim....vc não está errado...éqa coloratura soprano - digamos - tem mais versatilidade com a voz...mas as mais agudas são as coloraturas e ligeiros....sim...coloratura só quer dizer flexibilidade,agilidade para brincar com voz em diversos tons, como floreios....só isso....por isso q na classificação geral elas são tidas como a mesma coisa....
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  só para completar qqer um pode fazer coloratura com a voz...claro q d acordo com os tons q alcança e as agilidades com os passágios...e mais a coloratura é muito leve....então qto mais grave a voz, menos chance de uma boa coloratura...
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Coloratura-soprano: highest female voice, has to reach the f3 (Queen of the night in Die Zauberflöte). Examples: Erna Sack, Mado Robin, Ellen Beach Yaw and Miliza Korjus. Traduzindo- a mais alta voz feminina, alcance a partir de F3.
 
 
 
 Soprano leggiero. Also named as coloratura-singer, but for her e3 is sufficient. Examples: Galli-Gurci, Dal Monte, Lily Pons, Erna Spoorenberg, Cato Engelen-Sewing, Erna Berger. Traduzindo: tbém chamada de colortura, mas o E3 é suficiente.
 
  | 
floor jansen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Barbara Jolie - como pode ver a Mado é considerada coloratura....
 
  | 
The Yellow Monkey Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Legal! coloca um tópico sobre tenores tb... Plz
 
  | 
S Baz Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  putz uns nome estranhuuu ai uhahuahuahuhua massa
 
  | 
Barbara Jolie Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  floor jansen
 como pode ver a Mado é considerada coloratura....
 hum ...entao eu confundi...ahauhau =P
 
 Valeu!
 
  | 
FáBiO LiOnE Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  The Yellow Monkey
 ninguém liga pros toscos dos tenores!!eles deviam aprender a falar antes!!HAuAHuaHUAHAUHAUA nossa que mals que eu sou com o nosso naipe!
 
  | 
The Yellow Monkey Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Nossa! Magoei agora... Nós somos excluidos !
 
  | 
Morgana Turunen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  floor jansen
 Gostei da matéria, Flor, vou imprimir e por na minha pasta. Se bem q depois dessa já nem sei mais  q tipo de soprano sou..... acho que sou o ó do borogodó!
 
  | 
PuNk Bass Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  Morgana Turunen
 Se bem q depois dessa já nem sei mais q tipo de soprano sou..... acho que sou o ó do borogodó!
 A gente tá numa draga ne... =(
 
 FáBiO LiOnE
 ninguém liga pros toscos dos tenores!!eles deviam aprender a falar antes!!
 Tenor vc acha em tudo que é lugar, e tem alguns muito malas como os líricos... tem um cerébro pequeno pra que a voz possa ressoar legal na cabeça...HAUhauhAUauahu =P
 
  | 
AdriSantos Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  PuNk Bass, isso foi muita maldade... Eles têm vozes tão lindas...
 
  | 
Morgana Turunen Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  PuNk Bass
 A gente tá numa draga ne... =( 
 
 Maninho, eu acredito q um dia vou me encaixar em alguma classificação... é isso q me motiva.
 
  | 
PuNk Bass Veterano | 
 # nov/04 
  · votar  
  AdriSantos
 isso foi muita maldade... Eles têm vozes tão lindas...
 Não Adriana. Eu tb sou tenor, eu falei sobre os tenores líricos mais pra fazer uma brincadeira com o Lione, mas eu tb faço parte desse "naipe". ehehehehe
 
 Morgana Turunen
 Maninho, eu acredito q um dia vou me encaixar em alguma classificação... é isso q me motiva.
 É isso ae, querida! Quem sabe a gente não descobre ser os "dramáticos"? rs
 
  |