O canto lírico seria a solução?

    Autor Mensagem
    Priscilla Marsters
    Veterano
    # nov/04


    Oi,eu sou nova no fórum.Preciso muito da ajuda de vocês.

    Eu amo cantar.Fiz aulas de canto popular durante uns 3 anos, mas simplesmente não consegui aprender nenhuma técnica,(não sei ao certo se tal fato foi devido a professora que eu tive).O meu sonho é montar ou entrar em uma banda de rock,mas ao mesmo tempo eu quero ser vérsátil, ter muita potência vocal, técnica,além de conseguir cantar bem todos os estilos musicais.Levando essas coisas em consideração,estou pensando em fazer aulas de canto lírico,mas não sei ao certo se é isso que satisfará as minhas nescessidades.As minhas perguntas são:

    -Qual(is) a(s) melhor(es) vertente(s) do canto que eu poderia estudar a fim de atingir esses objetivos?

    -Será que algum de vocês poderia me indicar uma boa professora ou escola de canto no Rio de Janeiro?

    Todas as experiências e opiniões são bem vindas pois quero muito cantar bem,mas estou perdida quanto ao que eu devo fazer para atingir esse objetivo.

    Obrigada pela atenção.

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Priscilla Marsters
    O lírico eh a escola mais conceituada na área de canto e técnica. Vc ganhará potência, volume, robustes, agilidade, em fim, tudo q um cantor bom precisa ter. O q menos me atrai no erudito eh a impostaçaum, aquele jeito meio afetado de cantar (q eh o mais correto, eu sei!!!) num me agrada, vc terá q aprender (se for do teu gosto) a cantar "normal" com as técnicas do erudito, mas teu professor num vai te ensinar isso, vc vai ter que se virar sozinha, estudando lírico e cantando popular!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Priscilla Marsters
    Seja bem vinda! =]

    E é mais ou menos isto que o Gippe falou mesmo, o canto lírico abrange todas e mais algumas técnicas possiveis.
    A partir dela vc escolhe, qual quer seguir e em q estilo.

    Morgana Turunen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Priscilla Marsters
    Além disso que o Gippe e a Barbara, disseram, o estudo do canto lírico também traz uma consciencia vocal e disciplina muito grandes. Quando vc desenvolve esse senso tudo fica mais claro. Vc entende como sua voz "funciona", o q pode esperar dela, etc.
    Agora, isso que Gippe falou, de q um professor erudito não vai te ensinar a cantar normal, é verdade mesmo. Mas como vc estudou popular, vc saberá unir os dois estilos para tirar o melhor proveito de sua voz.

    Priscilla Marsters
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Muito obrigada!Vocês me ajudaram muito!
    Agora só falta eu conseguir achar um(a) professor(a) de canto lírico,o que não é facil.Se alguem puder me indicar algum,eu agradeço :)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Priscilla Marsters
    Fundação das artes são caetano do sul...
    ULM...
    recomendo as duas escolas

    Priscilla Marsters
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    obrigada pela dica.O problema é que eu preciso de alguma escola no Rio :/

    alexander valu
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu tb estou à procura de um professor de canto lírico aqui no Rio tb!!! Se alguém souber...

    DBkun
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eh verdade que n ocanto lirico da pra aumentar a extensão?/ alguem em responde isso antes q eu faça merda!!! please!!!

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    DBkun

    No seu caso só milagre mesmo...

    RainMaker
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    DBkun
    Não soh no lirico... no popular tb... se vc for um bom aluno e fizer os exercicios direito... se não soh com encruzilhada e mta galinha preta...

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

    Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

    bbjoe
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu sou contra aula de canto pra voz popular. Canto lírico há 8 anos e você adquire resistência, afinação, consciência, apuro tímbrico, respiração etc, mas a tal "sujeirinha" que é necessária na maioria dos estilos populares você não aprende. Aliás, vc desaprende como se deve fazer por que fica bitolado na tal pureza que o lírico exige. Eu acho que cantor popular deve procurar um fono top de linha tal como é a minha, Janaína Pimenta(que é fono da Ivete Sangalo). Ela te dá todo o suporte de fortalecimento da voz e da respiração, ou seja, de toda estrutura responsável pelo canto. É como uma musculação. Daí, a técnica voce adquire cantando e, inicialmente, "imitando" seu ídolo vocal. Com um tempo se o aluno for inteligente, respeitando sua própria originalidade, ele terá sua voz própria. Acho que se todo mundo começar a fazer aula de canto, todos terão a voz igual e daí perderíamos timbres únicos como os de Louis Amstrong, Cássia Eller(que toda mulher agora quer imitar, tá ficando chato), Elza Soares, Eros Ramazzotti,Chico Buarque, João Bosco etc...

    anonimuzz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Acho que se todo mundo começar a fazer aula de canto, todos terão a voz igual e daí perderíamos timbres únicos como os de Louis Amstrong, Cássia Eller(que toda mulher agora quer imitar, tá ficando chato), Elza Soares, Eros Ramazzotti,Chico Buarque, João Bosco etc...

    Tem a certeza? =X

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    bbjoe
    Primeiramente, seja bem-vindo(a).

    Eu sou contra aula de canto pra voz popular.
    Eu sou a favor.

    Com um tempo se o aluno for inteligente, respeitando sua própria originalidade, ele terá sua voz própria.
    Existe voz não-própria?

    Pelo que eu entendi, vc disse que se um aluno interessado em canto popular fizer aulas ele vai perder sua identidade. Por acaso alunos de Canto Lírico ficam com a voz igual? Você não acha que tem muito mais risco de o aluno perder a personalidade 'imitando' seu ídolo vocal inicialmente (casos que já ocorreram aqui no FCCC). Achei seu raciocínio totalmente sem lógica.

    Eu acho que cantor popular deve procurar um fono top de linha tal como é a minha, Janaína Pimenta(que é fono da Ivete Sangalo).
    Ela é top de linha só porque é a fono da Ivete Sangalo?

    Ela te dá todo o suporte de fortalecimento da voz e da respiração, ou seja, de toda estrutura responsável pelo canto. É como uma musculação.
    Pelo que eu pude aprender aqui no fórum através dos posts de grandes professores de Canto como Christhian e Cantante (Gérson Mesquita, professor de Canto Lírico) é que somente um fonoaudiólogo não adianta muito. Um exemplo seria a falta de exercícios de aquecimento e relaxamento. Um fonoaudiologo não passaria esses exercícios para você, passaria?

    Daí, a técnica voce adquire cantando e, inicialmente, "imitando" seu ídolo vocal. Com um tempo se o aluno for inteligente, respeitando sua própria originalidade, ele terá sua voz própria.
    Como eu disse anteriormente, corre-se muito mais risco de o aluno não adquirir originalidade alguma. Mais fácil ele começar do zero aprendendo a técnica para depois adquirir personalidade.

    Acho que se todo mundo começar a fazer aula de canto, todos terão a voz igual e daí perderíamos timbres únicos
    O timbre de qualquer pessoa é unico... todos nós temos timbres diferentes um do outro. André Matos e Bruce Dickinson têm técnica vocal... mas ambos tem personalidade própria (e nem preciso dizer que têm timbres próprios... pq é óbvio.). O que você deve ter querido dizer é que perderemos timbres bonitos e/ou feios. Mesmo assim... discordo de você porque isso já não depende tanto da fisiologia e sim do marketing. Não canso de citar ele como exemplo: o Felipe Dylon tem um timbre único (é claro)... mas é uma merda vocalmente. No entando ele está aí na mídia para todos ouvirem.

    perderíamos timbres únicos como os de Louis Amstrong, Cássia Eller(que toda mulher agora quer imitar, tá ficando chato), Elza Soares, Eros Ramazzotti,Chico Buarque, João Bosco etc...
    Pelamordedeus hein! Tomara que nunca mais apareçam timbres como o da Elza Soares, Eroz Ramazzotti e Chico Buarque... putz. Que grupinho ruim que você citou.

    Não existe essa de 'voz igual' quando se faz aula de canto. As aulas apenas servem para usar todo o seu aparelho fonador da melhor maneira possível e com o mínimo de esforço e desgaste. Ponto. Claro que dá para 'colorir' a voz... mas não foi exatamente isso que você quis dizer não amigo.

    Quero ver a opnião dos professores de canto do fórum sobre o que você disse.

    Abraços.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08 · Editado por: membro
    · votar


    bbjoe

    Eu só vou fazer algumas pequenas colocações porque o SylvioLima já disse praticamente tudo.


    mas a tal "sujeirinha" que é necessária na maioria dos estilos populares você não aprende. Aliás, vc desaprende como se deve fazer por que fica bitolado na tal pureza que o lírico exige.

    Não é verdade. Qualquer cantor lírico deve saber cantar da maneira que quiser, inclusive abandonando toda a sua técnica. O que acontece é que as pessoas sabendo que é um cantor lírico esperam ouvir exatamente aquilo.
    Bitolado é uma palavra totalmente inadequada, equivale a dizer que buscar a pureza é algo ruim. Não entendo como alguém que estuda pode dizer isso.

    Eu acho que cantor popular deve procurar um fono top de linha tal como é a minha
    Não entendi. Fono não entende de técnica vocal - salvo alguns rarissimos por aí - então via de regra, por mais que um fono seja bom, não vai ensinar técnica QUE TODO CANTOR DEVE TER para que a voz não decaia em poucos anos.


    a técnica voce adquire cantando e, inicialmente, "imitando" seu ídolo vocal.

    Vc adquire técnica imitando alguém???? Que técnica? Quem vai ensinar a respiração correta?, Cantare sul fiato?, aí sim que teremos vozes iguais.

    Elza Soares, Eros Ramazzotti,Chico Buarque, João Bosco

    Em suma, todos péssimos cantores, vozes totalmente enjoadas, que poderiam ter sido muito melhores se tivessem estudado.

    Desculpe mas estou meio pasmo com sua opinião já que diz que é cantor lírico.

    :o(

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Chico Buarque

    hueiheuihuie

    Puts...

    Pô pode até ser que os outros tenham alguma qualidade na voz ( nunca ouvi, músicas chatas demais pro meu gosto) mas o Chico??? huiehuie, até ele reconhece que não canta nada...

    E olha, de todos os citados, o único que eu escuto é o Chico, ele não canta nada, mas as músicas são geniais.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    Achei esse post de alguns anos atrás.

    Então a Elza Soares fez aulas de canto mesmo? Gilberto Gil também???

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/87030/#1711147

    :S

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    Então a Elza Soares fez aulas de canto mesmo? Gilberto Gil também???

    Não adiantou muito eheh.

    Gansinho
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nossa. Dizer que o Gilberto Gil fez aulas de canto desanima qualquer um que queira começar, axando que talvez possa ficar que nem ele.

    cybx
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Gansinho

    O cara só fuma... cigarro... Po, dá um desconto, rs...

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    Cantante
    aaaa... eu não acho a voz do Gilberto Gil ruim...

    agora... a Elza Soares é uma bostinha...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    aaaa... eu não acho a voz do Gilberto Gil ruim...

    é...tá certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O canto lírico seria a solução?