Vibrato

Autor Mensagem
Paulo Feresin
Veterano
# nov/04


e ae galera blz?
bom na verdade eu toco violão... mas como eu etnho uam audição no fim do ano, (e não só por isso) eu to cantando tbm.. só q canto mal pra caralho, e eis minha pergunta: como fazer o vibrato com a voz? ( é assim q chama? ) tipo eu sei q num é facil nem nada, mas pra começar, num tem algum exercicio? qualquer coisa serve... valeu galera!

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


Paulo Feresin
OI tudo bom??
Olha..já muitos dizendo que tem exercício para se conseguir o vibrato..bom esses exercícios só vão criar um vicio de fazer um vibrato que é mais um tremolo...vibrato é uma oscilação da nota sem sair da afinação da nota...não pode ficar variando meio tom...ai é outra coisa...um tremolo(nem lembro se é esse o nome, esqueci)...
É um simples floreio..que começa a aparecer na sua voz..depois de treinar bastante apoio, colocação, e você começar a querer que a voz oscile, ela estando bem coladinha e confortável você acaba descobrindo como fazer ela vibrar...forçar o vibrato a aparecer pode causar probleminhas desagradáveis....não tenha pressa, tem muitos cantores que nem usam...quando aparecer na sua voz se vai ficar mo feliz..dando pulinhos

Paulo Feresin
Veterano
# nov/04
· votar


vo ficar msm hehe!
mas intaum, o vibrato aparece do nada? e num tem nada pra treinar ou algo do tipo?

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Paulo Feresin
veja se esse topico pode te ajudar

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/19333/

se nao, vá no busca e coloque lah suas duvidas.

abraços!

Paulo Feresin
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara

eu ja li esse topico, mas é q la num tem tipo exercicios pra vibrato... eu sei q sozinho é meio impossivel aprender mas gostaria de tentar! =P

valeu!!!!

Leandro Oliveira
Veterano
# nov/04 · Editado por: Leandro Oliveira
· votar


Paulo Feresin
o vibrato nao é algo que vc treina pra concelgui-lo especificamente
vc vai treinano apoio , colocaçao e talz
e quando vc menos esperar ele aparece
nao se preocupe agora se vc esta começando no canto
com o tempo vc vai aprender a fazer
valeu

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Paulo Feresin
eh...acho q exercicios tu nao vai encontrar aqui mesmo.

procure algumas partituras q tenham exercicios pra vibrato, Vaccaj tem mtos....mas ae nao sei se pra voz masculina tb, mas acho q sim.

Va numa escola de musica e entre na biblioteca e pegue, tire xerox...algo assim...

abraços!

Paulo Feresin
Veterano
# nov/04
· votar


hum... é q na verdade, eu toco violão, e só gostaria de cantar melhor entendem? tipo o vibrato é meu sonho, acho mto legal isso!
eu canto mow mal, sei la, num vairo muito o tom da voz huahuahu!!

fermata
Veterano
# nov/04
· votar


vibrato é consequencia de voz impostada. Sai naturalmente se o ar está batendo no lugar certo e se o apoio está bom. Tem gente q nasce sabendo, mas nós meros mortais temos q treinar a musculatura para sair um vibrato bonito (não pode tremer a voz, pq aí é tremolo, q é horrível)...

Só com um bom professor e muita dedicação! Mas não é impossível! é só treinar! :)

abraços

Douglas_ems
Veterano
# nov/04
· votar


Eu gosto de ouvir pessoas com o vibrato bem simples, porém constantes. Posso ficar horas ouvindo. :D

AdriSantos
Veterano
# nov/04
· votar


Olá pessoas
sou nova no grupo e achei muito bacana esse forum sobre musica. Estudo canto lirico há 1 ano, mas comecei a me interessar por música há uns 3 anos. A minha voz era uma catástrofe total, eu achava que nunca iria conseguir, mas com muita paciência e perseverança as coisas foranm progredindo.
O vibrato foi surgindo devagar, no começo é algo parecido com um tremorzinho na voz que mal se consegue controlar. Depois é que vai tomando forma e você vai aprendendo a controlar. Mas quando aparece é muito legal, dá mesmo vontade de sair dando pulinhos...
Beijos a todos

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


O meu vibrato sempre fiz com o diafragma....ele não apareceu não....sempre aprendi a fazer assim...claro q hj tenho o controle total...uso qdo quero, da forma q quero...lento, rápido...etc....curioso isso de aparecer sozinho....

AdriSantos
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen

Desde que você começou a cantar, já sabia fazer o vibrato?
Com quantos anos você iniciou?

Adri

Aline Lacerda
Veterano
# nov/04
· votar


Alguém poderia me dar um exemplo de um cantor/cantora que faça vibrato? Pq eu achei que sabia o que é vibrato, mas agora deu um nozinho in my head!!! rssss ... Só pra eu ter uma noção, pra saber se eu faço.

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Vários professores sustentam que eu o vibrato é algo natural que acontece nas pregas...e deve aparecer na sua voz..com o tempo de treino...com rigido treinamento de técnica

Ycaz
Veterano
# nov/04
· votar


Meu, pra quem estuda isso deve parecer tão demente quanto a menina do outro tópico q qria fuder a voz, mas tem alguma forma de sustentar uma nota, bem encaixada, SEM o vibrato? Deixa eu explicar: é que eu até axo o vibrato bonito, mas tem certas partes q eu prefiro muito mais a nota sem ele. O krinha do Masterplan faz isso às vezes, mas eu não sei c a ausência do vibrato indica q a nota num tá encaixada certinha...

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


Ycaz
no lírico...99% das notas são com vibrato!!hehehe..é que assim...claro que tem como sustentar as notas sem ele...inclusive muitos exercícios de lírico são sem vibrato...você adquire um controle do vibrato depois de um tempinho!!

Agassi
Veterano
# nov/04
· votar


Bom sobre vibrato tenho uma duvida ainda,,,, falaram que tem que sair naturalmente não se deve vibrar o maxilar, porém eu vi um filme Restindo Tentações,,, quem gosta de black music recomendo, voltando ao assunto, em que as pessoas vibravam a nota ultilizando o queixo.

Em uma apresentação da Beyonce na entrega do Gramy 2004; ela também cantou uma musica, em que ela sustentava a nota final por muito tempo, e vibrava o queixo.... depois, mesmo assim achei o som natural.



Meu prof disse que o queixo é usado em alguns casos para controlar, pois existe alguns ciclos de vibrato...... dependendo se a musica é mais lenta ou mais rapida.

Fica a minha duvida q vcs pensam disso que falei

E por favor respondammmmm né!!!!!!!!

wallace_harm
Veterano
# nov/04 · Editado por: wallace_harm
· votar


Ñ gosto muito de vibrar acho que o vibrato é antietico-vocal, so vibro quando necessario! Sei que da uma ajudinha quando vamos desafinar, mas ñ gosto muito de vibra, em certas situações fica muito agressivo!

BozoCareca
Veterano
# nov/04
· votar


Paulo Feresin
A princípio, quando se fala que vibrato é uma coisa natural e que vocÊ desenvolve espontâneamente, a gente logo pensa: "É o caralho! Conversa pra boi dormir". E sai fazendo trêmolo achando que é vibrato. ahuahuhauhuahu
OK, quando a diferença entre uma coisa e outra já está bem definida na nossa cabeça, fica mais fácil entender a "naturalidade" do vibrato.

Tendo um controle muito bom do diafragma (o que requer um certo tempo), você acaba desenvolvendo a sua mecânica pro vibrato espontaneamente, sem nem perceber. Quando você vê, já sai por aí vibrateando que nem um caralho.. eheheheh


Aline Lacerda
Um exemplo de cantor que tem um vibrato muito claro é o Bruce Dickinson. Um exemplo a não ser seguido, no entanto, é o Tobias Sammet, que usa um trêmolo a la Zezé DiCamargo. Tipo um bode epilético, ou algo assim.

BozoCareca
Veterano
# nov/04
· votar


Agassi
Taí... Boa pergunta...

Pode até ser que a pessoa vibre o queixo mais mecanicamente do que por outro motivo qualquer... Ou não.

Michael Kiske
Veterano
# nov/04
· votar


Agassi
Kra, eu uso mto vibrato. e uso o queixo dependendo da altura da nota. Qd eh em tons mto altos eu uso o movimento da mandibula p/ ajudar no vibrato, e mexo ela bastante, ate parece q eu tou matigando d boca aberta, isso em tons mto altos.

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


Michael Kiske
Agassi
Vibrar o maxilar no vibrato é sinal de falta de controle do apoio!!Não é legal usar isso!!!pode observar que os grandes cantores liricos..sempre mantém a colocação de voz igual em todos os registros e sempre vibrando sem alteração nenhuma no corpo!!o vibrato deve acontecer sem alteração no corpo!!deve ser natural..sem mexer a boca

AdriSantos
Veterano
# nov/04
· votar


É verdade! não se movimenta o maxilar para efetuar o vibrato. Ele tem que sair naturalmente. Mexer o maxilar para o vibrato é feio e a preocupação faz você perder a concentração na musica. Isso demonstra falta de controle do cantor em relação à técnica

Michael Kiske
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
AdriSantos
Praticamente desde q eu comecei a cantar sempre usei vibrato, sempre foi algo normalissimo p/ mim, taum natural q eu as vezes nem noto q uso. soh uso o maxilar em tons extremamnete altos, tipo acima do B3 eu imagino(nunca medi), abaixo disso, meu vibrato eh apenas laringeo, e mto bem feito, marcante e desenvolvido, palavras da minha fonoaudiologa.

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


Michael Kiske
certo...procure um professor de canto se quiser se interessar mais...fono ou otorrino ajuda mas não faz a parte de técnica...
maxilar em tons altos é pior ainda...espere o vibrato natural aparecer naturalmente nesses tons altos

Michael Kiske
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
Vibrato n eh tecnica!

FáBiO LiOnE
Veterano
# nov/04
· votar


Michael Kiske
Sim não é técnica...mas acho que eu não me expressei bem!!o vibrato no lírico é tratado como um floreio...algo que embeleza a voz...bom....um professor que vai saber se aquele seu vibrato está bem feito para ser usado em uma peça...ou se ele precisa melhorar...se ele precisa melhorar...você vai precisar melhorar a colocação...a técnica..e por tabela..o vibrato!!um fono(a não ser que o fono seja professor) não pode te orientar com detalhes se o vibrato está ou não adequado!

Michael Kiske
Veterano
# nov/04
· votar


FáBiO LiOnE
Adequado???? o q vc chama d adequado?????

AdriSantos
Veterano
# nov/04
· votar


Imagino que um vibrato adequado é um vibrato natural, da própria voz e não da garganta e nem do queixo.
Mas eu acho que a gente tá andando em círculos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vibrato