Vibrato...

Autor Mensagem
tiaguinhu
Veterano
# jan/04


Galera,
Sou novo no canto.
alguém aqui sabe alguma técnica e/ou exercício para fazer vibrato?!

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


tiaguinhu

O vibrato é uma peculiaridade de algumas vozes, não existe uma "receita" para se "dar um vibrato", depende da textura e mobilidade das cordas vocais... É como querer que um violão toque igual a um bandolim...

Algumas pessoas tentam forçar vibrato e fica simplesmente HORRÍVEL... O som fica visivelmente forçado e desafinado, como se tivesse subindo e descendo meio tom...

Com a prática em canto, se sua voz for adequada vc conseguirá fazer naturalmente...

Apenas uma dica, DEIXE O AR PASSAR LIVREMENTE PELAS CORDAS VOCAIS, para que elas VIBREM... Se tentar forçar ou "fechar" a garganta, o vibrato não sai de jeito nenhum...
Um bom apoio no diafragma é fundamental!

BozoCareca
Veterano
# jan/04
· votar


É bom ter cuidado para não tentar fazer um vibrato e miar um trêmolo epilético, como fazem alguns sertanejos.

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


BozoCareca

Há, Há, Há... Vc é realmente muito espirituoso... Gostei do trêmolo epilético... concordo em gênero, número e grau... Em sua maioria os sertanejos forçam uma barra tremenda, e são exemplos de COMO NÃO FAZER UM VIBRATO, na MPB também temos esse "EXEMPLO NEGATIVO" com a seguinte música: Estooooouuuuu de vooooollllttaaaa pro meeeeuuuuuu aconcheeeegggooooo. Trazeeeennnnddooooo na mala bastante saudddaaaadddddeeeeee... Queeeeereeeendo um sorriso sincero, um abrraaaaçoooo para aliviaaaar meu cansaaaaçççooo e toda essa minha vontttaaaaaaddddeeeeee... (BÉÉÉÉÉ...BÉÉÉÉ... BÉÉÉÉ...)

BozoCareca
Veterano
# jan/04 · Editado por: BozoCareca
· votar


Amomusica

Não, não. É que você não percebe a carga dramática do vibrato nessa música: a mulher está com tantas saudades que TREME só de pensar na possibilidade de ficar sozinha.

Gostei do "BÉÉÉÉÉ". Se você juntar um "MÚÚÚÚÚ" dá pra fazer uma harmonia rural-zoo-vocal!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


hEUhuehueheuheUheuheueHueHueHueheUheuheUheuehueHueH
sei lá como que eu aprendi vibrato!!como o Amomusica
falou é uma coisa que surge na voz...

GYMMER
Veterano
# jan/04 · Editado por: GYMMER
· votar


eu consigo fazer um bom vibrato, mas eh tremendo um pouco a cabeça, mas fika igualzinho a um de verdade, sera q isso eh errado? se for ja me acostumei a fazer isso, im sorry

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


GYMMER
é um vibrato forçado!!é errado!

Feanor
Veterano
# jan/04
· votar


Eu...tipo...antes de cantar melódico...não fazia não...mas depois q comecei a cantar este estilo...comecei a fazer...e ao meu ver...isto aconteceu basicamente por dois motivos...o primeiro seria uma influência direta dos vocais de melódico q utilizam muito o vibrato...e o outro...é q como neste estilo...precisamos as vezes "manter" as notas...o vibrato é natural para isso...sustentação de notas...altas ou não...flw!!!

Sammet
Veterano
# jan/04
· votar


tiaguinhu e Amomúsica
Então, deixa eu te explicar melhor...
Existe sim uma receita! O Vibrato nada mais é que a alternação rápida entre duas notas: uma é onde vc quer chegar e a outra é meio tom acima ou abaixo dessa nota, não sendo seguida essa ordem.

Um exercício legal que eu mesmo aplico de vibrato é o seguinte: Pegue um piano ou um teclado e comece a tocar SI-DO-SI-DO-SI-DO, repetidamente, mas LENTO. Acompanhe isso com a voz. Quando você se acostumar, aumente a velocidade até que uma hora você vai se acostumar a uma velocidade bem rápida e vai sair o vibrato!

Qualquer dúvida, meu e-mail é danilo@edguy.nu beleza??
Falou!

Renato_BHZ
Veterano
# jan/04 · Editado por: Renato_BHZ
· votar


E ae galera...
Ow, minha professora uma vez me falou que alguma pessoas têm um vibrato natural na voz, algumas até demais (fica parecendo um cabrito - hehehehe), como ela mesmo tinha, e têm que fazer exercícios para diminuí-lo, outras pessoas não o têm, têm uma voz naturalmente mais "lisa", como eu por exemplo. Para essas pessoas, ela disse, existem exercícios para conseguir um bom vibrato e que realmente funcionam, pelo menos comigo e com a filha dela, que não tinha nenhum e agora parece até o Bruce Dickison (hehehehe). Ela disse que o melhor para você conseguir o vibrato, uma vez que você não o possui naturalmente, é fazê-lo com tipo uma tremulação no diafragma, prá isso você precisa ter um diafragma bem firme e apoiar bem a voz, aí você faz um exercício tipo assim: você emite uma nota qualquer (é bom variar de tom) e, enquanto segura a nota, vai contraíndo e soltando o abdomen. No começo é difícil e você fica cansado, mas com o tempo você vai pegando firmeza e consegue fazer rápido e facilmente.
Gostei da receita que Sammet enviou, vou experimentá-la também...

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Sammet
Nesse caso não é um vibrato natural, e sim forçado. E eu não vibrato forçado bonito, questão de gosto.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Também não gosto

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


Sammet

Tenho de lhe informar que conversei com três professores de canto e eles disseram que ESSA TÉCNICA DE VIBRATO QUE VOCÊ DESCREVEU ACIMA NÃO EXISTE !

No vibrato a oscilação é só de alguns COMAS e nunca de semitom ou um tom, não se pode comparar o que se faz com o piano com o que se faz com a voz, são eles "instrumentos" TOTALMENTE DIFERENTES.

NÃO EXISTE VIBRATO QUE PULE DE MEIO TOM PARA OUTRO E, MUITO MENOS DE UM TOM PARA OUTRO, ISSO NUNCA SERÁ UM VIBRATO, E SIM UM "CABRITATO" (FOI MINHA PROFESSORA QUE DISSE ISSO).

Devo também corrigir o que eu mesma disse acima, pois minha professora de canto disse que TODAS AS PESSOAS PODEM FAZER VIBRATO , só que algumas tem mais facilidade e outras menos.

Pelo que ela disse, é só ir tentando colocar a passagem do ar no lugar certo, e isso cada um tem que tentar por si mesmo, nenhum professor consegue ensinar essa técnica.

Ela mesma disse que tinha o maior complexo, pois todas os colegas dela faziam vibrato e ela não conseguia, e acha que isso se dava pq ficava muito tensa e qd o vibrato começava a querer sair ela "trancava" a garganta.

E OLHA QUE ELA CANTA MUUUIIIITTTOOO !

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
é isso aeeee

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE

Daqui a pouco vão dizer que se vc pegar um carro e dirigir cantando numa rua cheia de buracos aprenderá a fazer vibrato (pq certamente sua voz vai tremer, experimentem)...Há...Há...Há...

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
EHuEHueHueHueHuEHue...ahhh foi engraçado vai! =P
Eu até hoje não sei como desenvolvi meu vibrato!!você lenbra como você fez?
é natural isso gente!

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE

Não, sempre tive um pouco de vibrato natural, mas não é daqueles sustentados como fazem os cantores de ópera.

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Um bom tópico, aqui mesmo no fórum pra vibrato é esse:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=1&t opic=19333

Até q o FáBio falou que tem três técnicas de vibrato, e pedi pra ele explicar pra nós.

Cliquem lá.

=]

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


VIBRATO É EXATAMENTE ISSO QUE O FERMATA FALOU NO TÓPICO QUE BARBAR JOLIE INDICOU ACIMA :

Para o vibrato acontecer sua musculatura deve estar treinada!!! Não é sozinha q vc conseguira... a voz tem q estar encaixada, o pescoço relaxado, entre vários outros fatores,,, não tem receita milagrosa pra cantar... é muito treino e um professor (um bom professor) ao seu lado para te mostrar o caminho...


Vibrato é quando a voz está perfeitamente encaixada, no lugar... então, quando vc canta, o final das notas saem "vibrando" ... parece q a voz está "tremendo" um pouco, balançando... na verdade, existem "anéis" na laringe e quando o ar passa corretamente por ela, a voz sai "em parafuso", rodopiando... e isso faz parecer q está vibrando, oscilando, mas essa oscilaçào não pode passar de meio tom acima ou abaixo da nota, pq senão já é trêmolo, q é tremer a voz, q é horrível (como Zezé di Camargo e Luciano... eles tem um claro trêmolo...)!

O vibrato é usado tanto no erudito como no popular. Não é técnica pq ele sai automaticamente... depois q vc aprende a colocá-lo, ele sai, sem vc querer... pode ocorrer antes sim, pois é o ar passando pela laringe, mas é muito mais comum de ouvir isso no final das notas (no popular). Já no erudito vc escuta com mais frequencia...
Para prolongar uma nota com potência, vc tem q ter o diafragma muito bem trabalhado para mantê-lo apoiado enquanto canta essa nota... e a respiração tb trabalhada, pq é o ar saindo continuamente q produz uma nota longa e potente... e é o diafragma q mantem essa coluna de ar. O vibrato acontece nesse caso, obviamente, pq a voz está corretamente colocada!

Vou te passar uma explicação de vibrato e trêmulo... um momento...

Trêmolo: (it. Tremor) É a falta de firmeza, irregular e incontrolável na emissão das notas, ou a inabilidade do cantor em manter a nota na altura correta, causadas por tensões intervitentes, fraqueza muscular e tb pela incapacidade de manter um ajuste estável na garganta, durante o canto. Geralmente o tremolo varia mais de meio-tom fora da afinação, e não deve ser confundido com o vibrato, que nunca vaira além dos limites do meio-tom.

Vibrato: Uma oscilaÇão periódica e regular da voz, dentro de meio-tom, para cima ou para baixo. O vibrato é inato na voz do cantor, sendo desejável e inevitável para uma boa produção e para a qualidade do som. Em compensação, a falta de controle dele estraga o cantor.

Texto extraído do livro: "Convite à Ópera", de John Louis DIGAETANI, p. 248.

Não confunda vibrato com trinado. O Vibrato sai natural, basta o ar estar passando corretamente pelos ressonadores. Por tanto, não existe tecnica de vibrato e sim, técnica para preparar a musculatura.


O trinado é quando vc tem duas notas e fica indo de uma nota para outra numa velocidade absurda. O Trinado só cantores líricos conseguem, e depois de muito, mas muito treino pq é dificílimo.

Tem gente q não ter o vibrato por ainda não ter a musculatura fortalecida, mas nem por isso a música fica feia. O vibrato é sinal q está correto, mas sua ausência não deixa a voz feia, exceto, é claro, nos agudos, q sairão gritados...


boa sorte
Fermata

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Só corrigindo uma coisinha Amomusica.

VIBRATO É EXATAMENTE ISSO QUE O FERMATA

Não é O fermata, e sim A fermata....heheheh....

É uma nota musical, fermata, portanto é feminino, ela mesma me disse isso....heheheh.....

Bjux
=]

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie

É foi falha minha, realmente é a FERMATA.

Mas FERMATA não é nota não, é um sinal colocado em cima da nota para indicar que tal nota pode ser sustentada o quanto a pessoa que está interpretando quiser.

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Isso, isso, isso.

Confudi-me....heheeh....ela usa este sinal como nick, justamente por isso. Que representa sustentação e consequentemente o vibrato.

Valeu!
=]

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


é um sinal colocado em cima da nota
Pera aí....tu sabe qual é o sinal, sabe algum link da imagem??? Eu não conheço este.
Se souber manda aí.

Valews!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Nunca ouvi falar...
mostra o sinal!!=)

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
FáBiO LiOnE

Tentei achar na internet mas não consegui, vou tentar explicar, o sinal que indica a FERMATA é como se fosse a letra U invertida (de cabeça para baixo) e com um ponto no meio, ou melhor, é um semi-círculo com um ponto no meio.


Encontrei uma definição melhor sobre FERMATA, no site http://netpage.em.com.br/fonseca/dicionarcon.htm:

Fermata - [Ital.]. Pausa de prolongação. Pode ser indicada sobre uma nota ou sobre uma pausa e, normalmente, segue uma passagem especialmente florida e ornamentada.

PuNk Bass
Veterano
# jan/04
· votar


E por falar em Fermata, kd ela?

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Pois é neh?
Ela sumiu! =/

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
Daqui a poco ela volta como você!

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE
Espero!
Ela sim, sabia muito. Aprendia muito com ela....eheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vibrato...