Vibrato...

Autor Mensagem
tiaguinhu
Veterano
# jan/04


Galera,
Sou novo no canto.
alguém aqui sabe alguma técnica e/ou exercício para fazer vibrato?!

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


tiaguinhu

O vibrato é uma peculiaridade de algumas vozes, não existe uma "receita" para se "dar um vibrato", depende da textura e mobilidade das cordas vocais... É como querer que um violão toque igual a um bandolim...

Algumas pessoas tentam forçar vibrato e fica simplesmente HORRÍVEL... O som fica visivelmente forçado e desafinado, como se tivesse subindo e descendo meio tom...

Com a prática em canto, se sua voz for adequada vc conseguirá fazer naturalmente...

Apenas uma dica, DEIXE O AR PASSAR LIVREMENTE PELAS CORDAS VOCAIS, para que elas VIBREM... Se tentar forçar ou "fechar" a garganta, o vibrato não sai de jeito nenhum...
Um bom apoio no diafragma é fundamental!

BozoCareca
Veterano
# jan/04
· votar


É bom ter cuidado para não tentar fazer um vibrato e miar um trêmolo epilético, como fazem alguns sertanejos.

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


BozoCareca

Há, Há, Há... Vc é realmente muito espirituoso... Gostei do trêmolo epilético... concordo em gênero, número e grau... Em sua maioria os sertanejos forçam uma barra tremenda, e são exemplos de COMO NÃO FAZER UM VIBRATO, na MPB também temos esse "EXEMPLO NEGATIVO" com a seguinte música: Estooooouuuuu de vooooollllttaaaa pro meeeeuuuuuu aconcheeeegggooooo. Trazeeeennnnddooooo na mala bastante saudddaaaadddddeeeeee... Queeeeereeeendo um sorriso sincero, um abrraaaaçoooo para aliviaaaar meu cansaaaaçççooo e toda essa minha vontttaaaaaaddddeeeeee... (BÉÉÉÉÉ...BÉÉÉÉ... BÉÉÉÉ...)

BozoCareca
Veterano
# jan/04 · Editado por: BozoCareca
· votar


Amomusica

Não, não. É que você não percebe a carga dramática do vibrato nessa música: a mulher está com tantas saudades que TREME só de pensar na possibilidade de ficar sozinha.