Importante! Como evitar o abuso vocal

Autor Mensagem
metaLiz
Veterano
# set/04


E aí, galera do fórum!
Apesar de que faz muito tempo que eu não entro no fórum, eu sei que o pessoal sempre quer "dicas" pra melhorar a voz, o que faz bem pra voz, o que faz mal...
Segue aí uma lista que a minha fonoaudióloga me passou a respeito de situações de abuso vocal e que, portanto, devem ser evitadas:

.Falar com grande intensidade de voz
.Falar durante muito tempo
.Falar agudo demais
.Falar grave demais
.Sussurrar
.Usar o ar até o final
.Falar rápido demais
.Falar muito tempo sem se hidratar
.Articular exageradamente as palavras
.Falar muito ao telefone
.Falar muito ao ar livre, no carro ou no ônibus
.Pigarrear constantemente
.Tossir demais, rir demais, chorar demais, gritar
.Trabalhar ou viver em ambiente ruidoso
.Imitar vozes dos outros
.Usar a voz em posturas corporais inadequadas
.Praticar esportes que usam a voz
.Usar a voz normalmente quando resfriado
.Tomar pouca água
.Permanecer em ambiente com ar condicionado
.Viver em cidade de clima muito seco ou muito poluído
.Ficar em ambiente empoeirado, com mofo ou pouca ventilação
.Tomar café ou chá em excesso
.Fumar ou viver em ambiente de fumantes
.Tomar bebidas alcoólicas destiladas
.Usar drogas
.Fazer automedicação quando tem problemas de voz
.Dormir pouco
.Cantar demais
.Cantar fora de sua extensão vocal
.Cantar em vária vozes
.Usar roupas apertadas no pescoço, tórax ou cintura
.Apresentar má digestão e/ou refluxo gastroesofágico.
.Comer alimentos achocolatados em excesso

Espero que ajude vocês!

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Valeu, Liz! =]

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


nossa..em resumo..devemos viver em uma bolha plástica!!caramba né???
acho que fazer tudo isso ao mesmo tempo..é impossível no mundo em que vivemos...

Tranquillity
Veterano
# set/04
· votar


Po! Me ajudou bastante... é só não... falar não é?! Se eu fosse dublador de desenho animado ainda tava fudido hahahahahaha! E quanto ao resto eu pensava q só os monges budistas faziam essas abistinências! hahahahahahaha! Brincadeirinha hein?! :P

MusiRio
Veterano
# set/04
· votar


BiO LiOnE
AHAHAAHAHAH...TA QUASE AI..
DA POLUICAO E DO AR CONDICIONADO EU NAO CONSIGO ESCAPAR...

Mrs_knight
Veterano
# set/04
· votar


hahahaha eu não vou conseguir seguir a risca essa lista..resumindo vou ter que ficar muda 24 hrs por dia né pois eu amo cantar e sempre que posso fico cantarolando pelos 4 cantos da casa

metaLiz
Veterano
# set/04
· votar


Gente, é pra evitar abuso vocal, mas também não precisa ficar paranóico, afinal a gente tem que viver, né?
Quando eu recebi essa lista a primeira coisa que eu pensei foi no Nescau que eu tomo todo dia há uns vinte anos...
Enfim, evitar gastar a voz, principalmente em dia de apresentação é fundamental.

Tranquillity
Veterano
# set/04
· votar


Então galera... podem continuar tomando suas pingas de fds! hahahahahaha!

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Tranquillity
AahUAuahuahuahuahuahuaua pelo menos beber eu não bebo!!ahuahuahuahuahua
ow...pera ae...então os monges são os melhores cantores???ahauhaU

metaLiz
Veterano
# out/04
· votar


Eu acho que os fonoaudiólogos só não falam para sairmos de casa com máscaras de oxigênio ou, pelo menos com aquelas máscaras que médico usa porque ficam com pena da gente! Mas o camarada que faz um show e entre uma música e outra manda a cachaça (isso sem falar no cigarrinho entre os dedos) tá querendo o quê?

metaLiz
Veterano
# out/04
· votar


Ah, mas claro que uma esticada até o bar pra comemorar o show é absolutamente natural, afinal ninguém aqui é monge, não é?

Amomusica
Veterano
# out/04
· votar


metaLiz
Vc esqueceu de algumas coisas muito importantes:

.NÃO SE DEVE cantar sem aquecer a voz;
.NÃO SE DEVE deixar de desaquecer a voz após cantar;
.NÃO SE DEVE cantar sem antes fazer relaxamento corporal;
.NÃO SE DEVE ingerir alimentos ou bebidas muito quentes ou muito frias;

MusiRio
Veterano
# out/04
· votar


Amomusica
NÃO SE DEVE deixar de desaquecer a voz após cantar;
Como faço para desaquecer a voz?

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


MusiRio
ah cara...até hoje eu não aprendi isso!!Huahauhua mas é você fazer um relaxamento...cante um poquinho em uma zona confortável para você...até se aproximar da fala

Morgana Turunen
Veterano
# out/04
· votar


metaLiz
.Comer alimentos achocolatados em excesso
Quando eu recebi essa lista a primeira coisa que eu pensei foi no Nescau que eu tomo todo dia há uns vinte anos...
Eu parei com o sorvete que tomava direto, adorava coquetel, principalmente espanhola e pina colada, cantava q nem doida e em casa, e nunca mais fiz isso, agora o chocolate....
Não fico sem!!!!

Morgana Turunen
Veterano
# out/04
· votar


Amomusica
NÃO SE DEVE ingerir alimentos ou bebidas muito quentes ou muito frias;

Ouvi falar que aquele líquido do refluxo faz uma mal danado para as cordas vocais...
Então tb naum se deve comer muito antes de dormir, para evitar o refluxo.

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


Morgana Turunen
Ouvi falar que aquele líquido do refluxo faz uma mal danado para as cordas vocais...
a bile?

Tranquillity
Então galera... podem continuar tomando suas pingas de fds! hahahahahaha!
Ufa! :o
(falando assim até parece que eu bebo bastante, sou um santinho)

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Santinho o que ow...putona!
ahuahuahua

Frankz
Veterano
# out/04
· votar


PELO AMOR DE DEUS ALGUEM PODE ME DAR UM EXEMPLO DE ESPORTE QUE USA A VOZ???? AUHEAUHEAUEHAUEHAEHAUEHAEUAEA!!!!!

-dormir pouco- ficar 3 dias sem dormir e depois dormir 1 dia direto também conta? aeuhauehauehauehauehua se contar eu to fudido :x

-viver numa cidade com o clima muito seco- puts! como é que o Timo Kotipelto tem aquela voz FODONA dele então? ele mora na FINLÂNDIA! um dos países mais Sententrionais do mundo! lá é exacerbadamente FRIO e SECO! será que o caxecol ajuda? :P

-pigarrear constantemente- quando eu fazia canto, meu professor disse que eu nao deveria NUNCA pigarrear... mas convenhamos é IMPOSSÍVEL! não dá! as vezes a voz nem sai... daí dando um pigarrozinho básico ela volta ao normal... SE TEM ALGUEM NESSE FORUM QUE CONSEGUE VIVER SEM PIGARREAR... EU TENHO UMA NOVIDADE... VOCÊ É UMA ABOMINAÇÃO! :PPP

pra finalizar... tem alguns amigos meus... que se vissem essa lista diriam: "porra então quer dizer que se eu quiser preservar minha voz eu nao posso ser feliz" auehauehaue ;)

Morgana Turunen
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Naum, pq o fígado "despeja" a bile quando o alimento vai para o duodeno, depois do estomago. Esse refluxo ao qual me refiro, é o alimento + suco gastrico, que tem uma acidez consideravel, aí o motivo alterar a mucosa das cordas vocais. Se me lembro bem, é isso.

Não pode ficar bebendo, moço!!!!! Só água e suco natural, que além do mais, previne celulite!! huahuahua

Frankz
No tênis rolam altos gemidos!!! AAAAAhhhh, Uhhhhhhhh, hehehehe.

Amomusica
Veterano
# out/04
· votar


MusiRio

O desaquecimento serve para colocar (posicionar) as cordas vocais na linha média, pois após o esforço, elas estão separadas.

Exercícios

- Glissando (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns três minutos;
- Bocejar algumas vezes;
- Ressonância:(hum -suave);
- Trabalho de lábios-faz vibrar por fora das cordas vocais (dó - ré - mi - ré - dó).

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


Morgana Turunen
ahuahuhauahuahuahuahuahuahuahuahuahauhuaa
migaaa...celulite é um HOOOOOOOOOOOOOOOOOORRROR!

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
migaaa...celulite é um HOOOOOOOOOOOOOOOOOORRROR!
Se acha que agindo dessa forma vc vai ganhar agudos a mais, eh bom tirar o cavalinho da chuva...ahahaha.. =P

Morgana Turunen
Obrigado pela explicação

Não pode ficar bebendo, moço!!!!! Só água e suco natural, que além do mais, previne celulite!! huahuahua
Fica tranqüila, eu não falei que eu sou um bom menino? Eu nao bebo, nem socialmente (fiquei assustado, que idéia vcs tem de mim?...)

metaLiz
Veterano
# out/04
· votar


MusiRio
O desaquecimento é pouco citado mesmo, porém ele é tão importante quanto o aquecimento. Ele serve pra que o cantor retorne ao ajuste fono-respiratório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada dos ajustes do canto, quando já não são necessários. Esses exercícios que a Amomusica falou são muito bons. Depois eu crio um tópico sobre desaquecimento, beleza?

Morgana Turunen
Eu nem lembro que existe chocolate! Já sorvete, eu decididamente não consigo parar (e olha que faz mais mal que chocolate)! minha cidade é muito quente!

Frankz
Tipo assim, digamos que o cara vai jogar futebol e ao invés de se concentrar em chutar a bola, fica "falando futebol": gritando com todo mundo, xingando toda hora... Mas claro que tem coisas que simplesmente não dá pra evitar. Eu, por exemplo, moro em cidade ultra-seca, aqui a umidade chega a 15 graus tranquilamente...
Quanto a pigarrear, dizem que o ideal, por incrível que pareça, é tentar engolir aquilo que tá incomodando na garganta(!), não é nem um pouco fácil, eu já tentei e não consegui, vou no hu-humm mesmo!

FáBiO LiOnE
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
aeee seu tranqeura!!já tá queimado!!HauhAUhauhAhauA
ow...eu não quero agudos!!quero graves!!graves!!

Frankz
Veterano
# out/04
· votar


metaLiz
nossa! humidade de 15 só??? aqui na minha cidade a umidade chega a 80% !!! será que umidade demais tem algum risco? auehauheuaea :P

PuNk Bass
Veterano
# out/04 · Editado por: PuNk Bass
· votar


repetida

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


FáBiO LiOnE
aeee seu tranqeura!!já tá queimado!!HauhAUhauhAhauA
Será que vou ter que criar um novo nick? Naoooooo!! O.O

Frankz
aqui na minha cidade a umidade chega a 80% !!!
Em que cidade vc mora? É aqui do Sul tb?

Rômulo
Veterano
# out/04
· votar


coitados dos que moram em Brasília... hahahahhahahaha!

MusiRio
Veterano
# out/04
· votar


Amomusica
VALEU. BRIGADAO!
metaLiz
LEGAL... FICAREMOS AGUARDANDO ESSE TOPICO. VALEU!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Importante! Como evitar o abuso vocal