Gripe: como evitar? No que prejudica?

    Autor Mensagem
    ELISON RAMOS
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Moderador


    ESTOU PEGANDO GRIPE MUITO FACIL,O QUE DEVO FAZER PRA EVITAR ISSO?

    The Splinters
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Se cuide... :)

    John Frusciante
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Se cuide(2)

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Po, se agasalhe bem, tome vitamina C, se alimente direito, durma bem! cuidado com a friagem após o banho...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    ELISON RAMOS

    Suco de acerola!!!

    Suco de laranja!!!

    Suco de acerola com laranja!!!

    Igor Martins
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Igor Martins
    · votar


    Escute sua vó qdo diz "leva um casaco"

    Tu não tem rinite??

    Lucas Pagodeiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Toma remedio caseiro que é melhor que todos os remedios de farmacias. Mel com propolis, alho e limão, e cravo tudo junto é a melhor pedida pode crer viu!

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    Não escreva com o CAPS LOCK ligado, dificulta a leitura, ok?
    Quanto ao problema, tente a vacina.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Galera, olha soh o q eu li na revista Galileu desse mês:

    "A simples exposição do corpo ao frio não causa resfriado ou gripe. Nem ao vento, nem à chuva." (Luiz Guilherme Veloso)

    Matéria: Os 10 + mitos da medicina
    Por: Juliana Tiraboschi


    --------------------------

    Bom, lendo isso, conclui que a gripe eh uma virose, entao nao tem haver mesmo com frio ou com calor, portanto o q pode acontecer, eh de estar em lugar fechado, por mais tempo, com mais pessoas, e por isso o virus se propaga mais facil.

    ---------------------------

    Só quis comentar aqui, pois sempre tive o "mito" de que eu pego gripe por causa do frio, e é bem errado isso...ahuahau....

    Valeuz!!!

    Christina Amaral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Barbara Jolie
    portanto o q pode acontecer, eh de estar em lugar fechado, por mais tempo, com mais pessoas, e por isso o virus se propaga mais facil.
    Eu sempre tive "pavor" de estar em lugar fechado com mta gente(tipo onibus)

    Mas sobre o frio eu não sabia...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Christina Amaral
    Eu sempre tive "pavor" de estar em lugar fechado com mta gente(tipo onibus)
    meu...nem me fale, o busao q pego pa i pa facul, eh tdo fechado, nossa....mto ruim...

    VirgoShaka
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Poxa, essa questão de pegar ou não gripe é muuuuito relativo. Barby, tome cuidado com as revistas Galileu e Super Interessante, pois muitas vêzes elas podem conter informações duvidosas! Contrair uma gripe não depende apenas de um fator como estar em um lugar fechado acompanhado de várias pessoas; há sim uma certa relação entre baixa temperatura e a contração de gripes e resfriados. O vírus da gripe, antes de mais nada é um agente patológico oportunista. Ao mínimo descuido e ao menor sinal de debilidade do organismo, ele poderá infectar a pessoa. Acontece que quando a temperatura ambiental abaixa, a corporal tende a perder calor mais rapidamente. Lógico que nós, animais homeotérmicos, não estabilizamos a temperatura corporal de acordo com a ambiental. Ela é mantida a 36,6ºC constantemente, como todos sabem. Mesmo assim o excesso de friagem exerce influência negativa sobre o organismo, principalmente no sistema imunológico, que para atingir seu nível ótimo funcional, precisa atuar em temperaturas ACIMA de 36,6ºC, variando um pouco para cada espécie de leucócitos... por esta razão que muitas vêzes quando estamos doentes, nosso organismo aumenta a temperatura corporal "intencionalmente" - febre - que nada mais é do que um mecanismo de defesa na tentativa de dinamizar o sistema imunológico e prejudicar o agente etiológico (na maioria das vêzes sua temperatura ótima metabólica é condizente com a corporal humana, ou seja... 36,6ºC, por esta razão parasitam o homem. Mas há outros tipos de microorganismos que se adaptam melhor às condições biológicas e térmicas de outros animais, Por esse motivo nem sempre uma gripe que dá em um frango irá afetar um humano e vice-versa.). Além disso, a queda de temperatura exige um aumento na taxa de produção enérgetica do organismo, para a manutenção das funções biológicas gerais, incluindo a temperatura. O resultado é uma depleção mais acelerada das reservas energéticas do corpo (por isso que no frio a gente sente mais fome... o organismo requer maiores quantidade de nutrientes em menor tempo). Isso significa maior debilidade do organismo e melhores condições para microorganismos oportunistas ali se instalar. Enfim, há ainda muitos outros fatores que podem influenciar para você pegar uma gripe. O fato de estar em um lugar fechado com grande quantidade de pessoas não significa que você necessariamente contrairá uma gripe, resfriados ou afins, apesar de haver uma maior probabilidade para que isso aconteça, pois inevitávelmente haverá maior veiculação de vírus e bactérias no recinto através das vias respiratórias das pessoas ali presentes. Pode acontecer que você seja sensível a um grupo de vírus que esteja infectando uma pessoa doente nesta ocasião e por isto venha a desenvolver tal infecção tbm. Por isso, a Jolie tem razão em afirmar que ambientes fechados e lotados de gente constituem um fator relevante para que a pessoa venha a ficar gripada.
    Mas como eu disse, isso tudo é muito relativo. Há inúmeros outros fatores que podem contribuir para que você venha a adoecer de alguma forma. O que eu tento fazer e recomendo é o que já disseram nesse tópico... agasalhe-se bem, alimente-se bem, afaste-se de ambientes favoráveis para microorganismos oportunistas (ex: lugares fechados com ar-condicionado, que inclusive resseca o aparelho fonador).
    Obs: ambientes com carpetes são uma desgraça, carpetes abrigam uma infinidade de microorganismos que podem causar diversos tipos de alergias. Talvez você pense que está resfriado e o que você pode estar tendo, Elison, é uma alergia respiratória!
    Afff, ninguém merece um post desse tamanho =/. Parabéns a quem teve paciência...

    Um abraço a todos!

    Christina Amaral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Eu tbm pego busao td dia pra ir pro col.... eu dou um jeito, mas fico perto da janela(e aberta) mesmo q teja frio ou chovendo...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    VirgoShaka
    Nossa.....no minimo vc eh estudande de medicina? ou um simples conhecedor de informacoes gerais.
    Tive paciencia de ler seu post, pq eles geralmente são mto esclarecedores.

    Bom, eu nao acreditei na revista nao....peguei o email da tal Juliana, para escreve-la, mas aí desisti...eheheh...
    O importante é q hj tah marcado para eu tomar a vacina contra a gripe, espero que meu organismo se reserve de pegar uma outra gripe, por mto tempo.

    Ontem na aula a profª estava gripada, dei maiores desculpas para nao ficar perto dela, e sentei bem proximo à janela....ai ai...outra gripe nao...eheheh....

    Bjokas e obrigada! ;)

    Christina Amaral
    o problema do busao q pego, eh q ele ehmicro-onibus, ai tem ar-condicionado e as janelas sao travadas...ngm merece...=/

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Só quis comentar aqui, pois sempre tive o "mito" de que eu pego gripe por causa do frio, e é bem errado isso...ahuahau....

    Gripe não, mas resfriado é bem provável. :)

    Christina Amaral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Barbara Jolie
    o problema do busao q pego, eh q ele ehmicro-onibus, ai tem ar-condicionado e as janelas sao travadas...ngm merece...=/
    Vixe... Eh complicado...

    PVitor
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    xo dar minha opiniao... (q inclusive pode tar errada) mas ach q tem lógica...
    o frio em si nao eh o principal causador de resfriados e gripe...
    o principal eh o choque termico..... se em um dia frio vc resolve tomar banho quente, na hora de sair do chuveiro vc tem um choque termico... nesse momento suas defesas baixam e vc fica mais propenso a contrair resfriado...
    a mesma coisa qd vc ta num ambiente abafado, com calor, ai alguem abre a janela de vez e entra akele vento frio....
    essa minha "teoria" eh baseada em alguma coisa q eu li uma vez falando de choque termico, mas principalmente de minha experiencia.... eu gripo mt tb, e por isso fico observando as coisas... comigo realmente acontece do jeito como eu descrevi...

    Lucas Pagodeiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mew Deus que loucura velho. É uma simples postagem ou um livro? Nem tive paciencia de ler tudo...

    Lucas Pagodeiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Virgo, valeu pela tentativa, mas nem cheguei no meio. muito grande!

    VirgoShaka
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Nossa.....no minimo vc eh estudande de medicina? ou um simples conhecedor de informacoes gerais.

    Oi Jolie! Na verdade eu sou estudante de Ciências Biológicas. Obrigado pela paciência e atenção conferidos ao meu post! Espero mesmo que ele possa ter sido na medida do possível, elucidativo!

    Um beijo! =***

    zorromafioso
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vi que esse tópico é de 2005, mas vou desenterrá-lo :-)

    Meu primeiro post:-
    ótimo forum, parabéns e, a resposta do VirgoShaka, com certeza é muito útil....
    Eu, apesar de ter sido um atleta, sempre peguei gripe facilmente até hoje com meus 56 anos, em boa forma física,, 1.82 altura, 83 kg.. mas, a gripe sempre me persegue.
    Aliás, nem sei ao certo se tenho Rinite ou é a Inlfuenza mesmo. Mas, fazer o que.. o negócio é enfrentar.
    Eu acho que as vacinas só proliferam mais virus no planeta. Ficam criando virus, mas esses microorganismos vão se transformando e acabam sempre se adaptando.
    Nunca achei uma boa a vacina contra gripe.. mas, embora seja leigo nesse assunto tenho experiencia nas coisas humanas.. :-) para não acreditar que vacina contra gripe seja a solução!

    zorromafioso
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    AH, boa sorte a todos_____ :-)

    Leopold
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu tenho 1,87m , peso 98 kg e sou fortão.

    Klyxer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Klyxer
    · votar


    A gripe também vive me perseguindo e atrapalhando minha vida porque nunca posso contar com a plenitude da minha voz. Até quando nem estou gripado, sobra aquele pigarro chato que me atrapalha bastante em notas altas.

    Assim toda vez que canto pra alguém ouvir fica aquela péssima impressão de que eu canto terrível. Tudo bem que eu não conheço técnicas específicas nem sou um Pavarotti, mas o catarro prejudica minha voz cerca de 85%. E os médicos sempre dizem a mesma coisa:
    É só um resfriado comum, repouse e beba bastante líquido.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Eu tenho um pensamento que vocês podem achar idiota, mas pra mim ainda faz algum sentido.

    Somos 70% água, e quando transpiramos ou urinamos, estamos de uma certa forma renovando a água que compõe nosso corpo.

    Então eu bebo muito água quando estou gripado, e quando vou dormir tomo um chá que chamo de "Chá Gabriela" porque é feito com cravo e canela. Tomo o mais quente possível. Me enrolo na coberta e durmo.

    Pela manhã quando acordo estou ensopado de suor, em função do chá que tomei antes de dormir.

    Penso que vou enfraquecendo cada vez mais o vírus da gripe do meu corpo, e bebendo muita água, naturalmente indo mais vezes ao banheiro, renovando a água do meu corpo, eliminando o vírus. Isso sem ter que tomar esses comprimidos que parecem não fazer efeito algum, a não ser quando são analgésicos.

    Posso ter escrito uma bobagem, pode não fazer sentido, mas sinto o efeito e tem dado certo, então...

    Klyxer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Klyxer
    · votar


    LeandroP
    É uma teoria interessante. Acho que vou testar e observar os resultados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gripe: como evitar? No que prejudica?