Autor |
Mensagem |
SylvioLima Veterano
|
# mar/07
· votar
S Baz
Se me permite... a questao nao eh ser mais complexo ou nao. O Cool Edit para editar realmente eu axei um coco. Mas na verdade, acredito eu, que a utilidade dele eh mais de multitrack, coisa q o Sound Forge nao é. Entao nao tem como fazer uma comparaçao direta entre esses dois programas. Nao baixa o Cool Edit nao! Baixa o Adobe Audition que é a versao do Cool Edit mais atual (a Adobe comprou esse programa).
|
SylvioLima Veterano
|
# mar/07
· votar
Lex Vox
Fala Sylvião
huuum.. q intimidade eh essa?? hehe.. sacanagem
mas já que vc falou que funciona, então fico mais sussa
se eu fosse voce, tentava baixar um melhor que esse... infelizmente nao me recordo de nomes agora... mas vou pesquisar e depois t digo.
abraço
|
Demolisher Veterano |
# mar/07
· votar
Olá, moçada!
Desculpem o chá de sumiço que tomei, mas infelizmente tive uns contratempos na família, questão de saúde... Minha filha nasceu prematura, a patroa teve infecção hospitalar, enfim... A merda foi completa.
Mas agora que o tempo ruim passou, minha baixinha é só alegria.
Estamos aí de novo pra ajudar no que puder.
Valeu Christhian por não deixar a galera na mão, tá mandando bem nas respostas! Abração...
|
Christhian Moderador
|
# mar/07
· votar
Demolisher
Fala meu velho!
Parabéns pela guria! Depois manda uma fotos pra gente ver ai!
Fico feliz que tudo tenha dado certo!
hauhaua Quanto as respostas, tá tranquilo! Eu tenho feito bons progressos com minhas gravações, mas vale salientar que até antes de ler esse tópico, do começo ao fim, eu não sabia nem como captar minha voz.
Alias, aproveitando: Comprei um SM86, condensador. Conhece? já usou em palco?
Abraços!
|
Gabriela Menezes Veterano |
# mar/07
· votar
Ôu.não consigo achar o nome daquele programinha que instalamos pra transformar um arquivo em mp3....alguém me ajuda a lembrar1
E outra..alguém poderia mexer, se tiver tempo, obviamente, numa música que eu gravei....mas tá voz e violão junto..e bem malemá o som!
bjos
|
Demolisher Veterano |
# mar/07
· votar
Christhian
Valeu, amigo, obrigado. depois eu mando fotos da baixinha pra vcs conhecerem.
Eu já ví esse microfone, mas em palco eu nunca trabalhei com esse tipo de microfone, prefiro usar os wireless que me dão mais mobilidade e liberdade no palco.
Gabriela MenezesEu uso o Musicmatch é fácil achar pra baixar e muito versátil, e a versão free compensa usar.
|
Gabriela Menezes Veterano |
# mar/07
· votar
Demolisher
Eu uso o Musicmatch é fácil achar pra baixar e muito versátil, e a versão free compensa usar.
Valeu, eu baixei um outro e já transformei1
Obrigada mesmo!
|
SylvioLima Veterano
|
# mar/07
· votar
Gabriela Menezes
Alem desse q o demolisher disse... tem um outro muito bom tbm chamado Audiograbber. Eu uso esse.
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
Qual a diferença entre mixar e masterizar??? Alguém pode me dar uma luz ae....
Valeus!!!!
|
has4 Veterano |
# jun/07
· votar
Ôhhh tópico bão, sô!!!
Vou procurar pesquisar alguma coisa bacana pra postar aqui!
|
has4 Veterano |
# jun/07 · Editado por: has4
· votar
Barbara Jolie
Qual a diferença entre mixar e masterizar??? Alguém pode me dar uma luz ae....
Valeus!!!!
Sobre mixar, aqui fala algo bem interessante:
http://bandasdegaragem.uol.com.br/colunistas_view.php?id_dagaragem=241
Observação: siga as partes I, II, III etc... Lembrando sempre que MIX = mistura, misturar!
MASTERIZAR... considerando que, SÓ há MASTERIZAÇÃO se tiver antes havido uma boa GRAVAÇÃO (coleta) e MIXAGEM... então, MASTERIZAR seria, no meu ponto de vista, TRATAR o som já MUITO BEM gravado e mixado. Para entender um pouco, o que tenho tentado também, tanto sobre APRENDER a mixar e a masterizar, achei esta pesquisinha e informações interessantes sobre 'masterização':
http://www.sheffield.com.br/sergio/masterizacao2.html
CONTUDO, espero que alguém bem mais experiente possa condensar as explicações, inclusive com exemplos práticos, assim, teríamos uma idéia, ouvindo o som, a exemplo, uma gravação não MIXADA... a mesma MIXADA... e a mesma MASTERIZADA, assim, poderíamos sentir as diferenças entre todas. ALGUÉM SE HABILITA aeeeee?
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07 · Editado por: Barbara Jolie
· votar
has4
Opa....legal os links....brigada!
Eu vou colocar aqui o texto do segundo link que vc postou, pois futuramente vai q o link nao funcione mais, aí a gente tem o texto aqui.
E tb pra ser mais fácil pra galera q tá pesquisando por ae.
E se alguém achar q alguma informação tiver incorreta, posta ae.
Valeus!!!
Veja uma analogia:
Um trabalho bem mixado é como um ótimo par de sapatos, e a masterização é como um polimento que irá realçar o melhor de sua confecção.
Algumas falhas que se tornam aparentes após a mixagem podem ser eliminadas ou minimizadas no processo de masterização.
Os mais sérios engenheiros de mixagem e produtores reconhecem a importância de um bom serviço de masterização e o que ela pode fazer por seu produto final.
Raramente você encontrará um álbum profissional sem "Masterizado por ..., (Mastered by ...) " em seus créditos.
Atualmente, a masterização é uma etapa imprescindível em todo projeto e saiba você, que masterizar é muito mais que girar e pressionar botões: é também uma arte.
Descrição "não técnica" dos principais itens tratados durante o processo de masterização:
---------------------------------------------------------------------- ----------
NÍVEIS
As canções e os níveis do programa precisam ser ajustados para manter uma proporcionalidade de canção para canção.
Nas fitas DAT, as mixagens podem somente ser altas (zero digital). Se uma mixagem possui picos transientes (caixa, por exemplo) que ultrapassa o nível médio do programa, o volume geral pode parecer mais baixo, comparado com outras mixagens. Nossa masterização fará correções nos transientes usando um "read-ahead" digital limiter ou algumas vezes simplesmente redesenhando a forma de onda do pico com objetivo de elevar o volume geral.
RUÍDO
O ruído é um grande inimigo. Nosso processo de masterização removerá ruídos indesejáveis no início e fim do seu material.
Quando ruídos do sistema podem ser percebidos mas não eliminados com equalização podemos utilizar um sistema de redução de ruídos inteligente.
DE-ESSING
A "sibilância" (ssssssss) pode ser reduzida utilizando-se uma compressão dependente de freqüência.
CARACTERÍSTICAS TONAIS (EQUALIZAÇÃO)
Enquanto a maioria das mixagens podem soar "matadoras", elas podem ser extremamemte melhoradas através de um cuidadoso ajuste de EQ (equalização).
Um problema comum na maioria das mixagens é o das freqüências mascaradas, que ocorre tanto em mixagens realizadas em casa quanto em mixagens realizadas em super estúdios.
ADIÇÃO DE EFEITOS
A masterização pode ser um momento para se acrescentar efeitos de alta qualidade a uma gravação a qual o artista/produtor considerem muito "seca" ou deixando a desejar de alguma forma. Utilizado com bom senso este tipo de procedimento pode propiciar grandes resultados.
Alguns efeitos momentâneos podem ser desejados, um eco ou "delay" em uma pequena parte de uma parada da bateria ou em um solo de sax por exemplo.
COMPRESSÃO
A compressão é utilizada para estreitar a diferença entre o os sinais mais altos e mais baixos no material gravado.
Compressão não necessita ser utilizada a menos que haja um problema perceptível.
Por exemplo, se o ouvinte precisa subir o volume durante as partes mais baixas da canção, a compressão pode ser necessária. Podemos utilizar compressores analógicos ou fazê-la digitalmente.
EDIÇÃO
Muitos versos antes do refrão? O primeiro refrão está fraco comparado com os demais? Não há problema. Muitas vezes é possível copiar e/ou mover partes de uma canção. Fades in/out (entrada e saída) das canções podem ser realizadas com extrema precisão. A seqüência das canções no CD pode ser completamente diferente da ordem em que foram gravadas na fita DAT.
Fonte: http://www.sheffield.com.br/sergio/masterizacao2.html
Valeus Has!!! =]
· votar
O que seria uma fita DAT ? o_Ô
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
E lendo, eu ainda nao entendi...
como depois de mixado vou poder mexer numa trilha sozinha?
Ou o mixado q eu entendo não é o mixado q ele fala ali :
"Algumas falhas que se tornam aparentes após a mixagem podem ser eliminadas ou minimizadas no processo de masterização. " ???
Valeus!
|
SylvioLima Veterano
|
# jun/07
· votar
Barbara Jolie
O que seria uma fita DAT ?
Uma fita para gravar áudio com qualidade digital semelhante a do CD... só que superior. Enquanto o CD tem uma amostragem de 44.1KHz ... uma fita DAT tem 48KHz... ou seja... uma qualidade ligeiramente superior. Ela é comumente usada em estúdios... e é geralmente o formato usado para entrega das faixas de um CD em empresas de masterização, como diz acima.
E lendo, eu ainda nao entendi...
como depois de mixado vou poder mexer numa trilha sozinha?
Vc entendeu errado. A trilha que o kra disse é a trilha do CD... ou seja... a faixa de música... não uma trilha de um instrumento ;)
Bjo!
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
SylvioLima
Vc entendeu errado. A trilha que o kra disse é a trilha do CD... ou seja... a faixa de música... não uma trilha de um instrumento
entao...por isso q nao entendi....
como q se masteriza algo jah pronto? Pq tipo, vou por eco lah em tal parte, mas ae o instrumental vai pegar aquele eco tb, ou isso se trata de mixagem e nao de masterizacao???? o_O eita duvida!!!!
uma fita DAT tem 48KHz
hum...entao eh uma fita mesmo??? fita tipo K7???
Se for, nao consigo entender como fita assim tem mais qualidade q CD. =S
Valeus ae Sylvio pela ajuda....thanks! ;)
|
Danckor Vallence Buriok Veterano |
# jun/07
· votar
Barbara Jolie
nao consigo entender como fita assim tem mais qualidade q CD
A questão é que nos acostumamos a reconhecer como melhor as novas tecnologias em relação às anteriores. De fato o CD é melhor por dois motivos básicos: durabilidade e capacidade de armazenamento de informações. Mas em termos de qualidade sonora, um disco de vinil novinho (se isso fosse possível) tem mais qualidade sonora que um CD, tudo porque as informações sonoras nele gravadas são analógicas. Em outras palavras, são mais realistas, mais próximas do som original.
Numa fita magnética, é possível gravar tanto informações analógicas quanto digitais (alguns grandes computadores fazem backups em grandes rolos de fita), enquanto no CD restam apenas as digitais. Por isso, gravar tudo primeiramente em fitas magnéticas, garante a máxima qualidade até chegar a hora do processo de digitalização.
No caso da fita DAT, eu realmente não sei se p processo de gravação é analógico ou digital. Acho que depende da produção escolher...
|
SylvioLima Veterano
|
# jun/07
· votar
Danckor Vallence Buriok
Mas em termos de qualidade sonora, um disco de vinil novinho (se isso fosse possível) tem mais qualidade sonora que um CD, tudo porque as informações sonoras nele gravadas são analógicas. Em outras palavras, são mais realistas, mais próximas do som original.
Isso é meio relativo. Mas é quase verdade. No mundo analógico, tudo depende... se vc tiver uma ótima agulha, o disco de vinil for novíssimo e vc tiver um bom aparelho de som... isso pode até ser verdade. Uma coisa só é verdade: o disco de vinil é bem superior nas frequências graves. Mas a vantagem da tecnologia digital é a durabilidade, como já foi falado por vc. Num disco de vinil... se vc ouvir 10 vezes a mesma música... serão 10 vezes diferentes já que o disco se desgasta a cada passada da agulha. Num CD não... serão 10 vezes iguais... pois o CD é lido por laser... por isso ele não é tocado... não é por meio mecânico e sim por meio luminoso. Mas como tudo faz parte do mundo em que vivemos e tudo no mundo em que vivemos envelhece... mesmo o CD se desgasta... sua camada de metal se desgasta... prejudicando a mídia. Um disco de vinil para ser gardado, nesse caso, é melhor... pois enquanto ele não for lido ele não é desgastado.
gravar tudo primeiramente em fitas magnéticas, garante a máxima qualidade até chegar a hora do processo de digitalização.
Na verdade, nem eu mesmo sei o motivo de eles preferirem usar as fitas DAT para entregar a uma empresa de masterização. Eles poderiam gravar as faixas em WAV. a 48KHz em um CD... que daria exatamente no mesmo. Deve ser por motivos técnicos... que eu vou pesquisar depois.
No caso da fita DAT, eu realmente não sei se p processo de gravação é analógico ou digital. Acho que depende da produção escolher...
Uma fita DAT funciona exatamente como todas as fitas funcionam. São gravações magnéticas... Em fitas analógicas... são gravadas diferentes voltagens (variações elétricas) que podem ser intepretadas pelo cabeçote ... que posteriormente as converte em ondas sonoras novamente. Em uma fita digital, a coisa é praticamente a mesma. Só que ao invés de haverem milhares de diferentes variações na fita... vou existir apenas 2: uma determinada voltagem (0,46v) para representar o 0 e uma determinada voltagem para representar o 1 (0,52v). Por isso o nome Digital (vem de digito... e de di = 2 numeros). Eu não tenho certeza desses valores... e essa explicação está bem superficial e pode ter falhas... mas a grosso modo é assim que funciona.
Barbara Jolie
hum...entao eh uma fita mesmo??? fita tipo K7???
Se for, nao consigo entender como fita assim tem mais qualidade q CD. =S
Como já foi explicado, uma fita DAT é digital e com uma taxa de amostragem superior a do CD. Uma fita K7 é analógica e sua qualidade é baixa devido aos materias usados em sua composição, largura da fita, gravagem das voltagens etc...
Sabe aquelas maravilhosas imagens que vc vê nas novelas da Globo. São fitas... é tudo gravado em fita... não em DVDs ou CDs... só que é uma fita Digital de alta resoluçao... e nem vou detalhar aqui o porquê... nem de longe pode ser comparada ao VHS usado em nossas casas.
To com pressa!
Bjo!
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
Danckor Vallence Buriok
humm......
é q eu nao tenho referencias de som bom ouvindo discos e fitas....
deve ser pq realmente sao mto antigos...eeheheh...
qual dos dois dá mais qualidade? e como seria uma gravação analógica?
*Oba...to adorando os meninos me ajudando aqui....valeu garotos! ;)*
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
uma fita DAT é digital
hum....e vcs teriam uma imagem disto? ou algum site q tenha o processo de gravacao, ou algo por cima?
|
SylvioLima Veterano
|
# jun/07
· votar
Barbara Jolie
:'( Não viu meu post monstruoso não???
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
SylvioLima
:'( Não viu meu post monstruoso não???
vi sim, e minha pergunta pro teu post tah um post acima do seu...eheheh =P
|
SylvioLima Veterano
|
# jun/07 · Editado por: SylvioLima
· votar
Barbara Jolie
Dá uma olhada aqui:
http://www.ethosbrasil.com/nav/grava.htm
Mesmo na fita DAT (na qual a qualidade é de 48KHz), segundo esse site, a mixagem gravada nessa fita deverá estar em 44.1KHz... mesma qualidade do CD. Realmente não entendo o motivo de entregar o material em fita DAT então... é mais fácil entregar em CD mesmo.
TUDO SOBRE FITA DAT na Wikipedia.org (em inglês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Audio_Tape
|
Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
· votar
SylvioLima
Valeu pelos links....
vou dar uma analisada com mais calma, qqer coisa eu posto aqui. ;)
valeus!
|
cley Veterano |
# jun/07
· votar
olá eu to presizando gravar eu camtando como eu faço, por que quero colocar no fórus para que algumas pessoas vejá é comente qual é o meu erro cantamdo como eu faço pra gravar?
|
Brennno Veterano |
# jun/07
· votar
olá eu to presizando gravar eu camtando como eu faço, por que quero colocar no fórus para que algumas pessoas vejá é comente qual é o meu erro cantamdo como eu faço pra gravar?
Baixe o "Mobral Studio" que vai t ajudar!
|
184486 Veterano |
# jul/07 · Editado por: 184486
· votar
post editado :) >>>>postei no tópico errado<<<<
|
Demolisher Veterano |
# ago/07
· votar
Brennno putz... sacanagem com o guri... Mobral studio foi foda....
|
SalgadoSlapper Veterano |
# out/07
· votar
cara jogar um stereo na voz jah ajuda bastante depois se regula o high e o low no mesmo ponto e o medio bem fraquin assim dexa a voz bem mais "perfeita" o pan influi bastante na voz o jogo de stereo entre vozes e instrumentos axu q fika bem legal eu sempre faço isso ;D
|
zedoidiao Veterano |
# dez/07
· votar
Krystal Audio Engine,será que esse dá?
|