Tem algum baixo(ñ baritono!!) ai??

Autor Mensagem
Leandro Rigon
Veterano
# dez/18 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Algumas Gravações
Gosto muito da Per Questa Bella Mano
(Gravação caseira, com desencontros, tensões, etc...)
PS.: Sou baixo-barítono.
Leandro Rigon - Gravações

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# dez/18
· votar


É, você desce bastante. Classificação em si só interessa se você for pro canto lírico... se for pra cantar mpb é indiferente. No canto lírico, se você cantar dequadamente com técnica, você vai ganhar muitos harmônicos graves, o que não excluiria a possibilidade de você ser baixo. Seria no curso das aulas e da tua formação que ser veria que que lado a voz iria. Não sou professor pra me meter a classificar, e só acho adequado fazer isso vocalizando com a pessoa, pra ver toda a extensão, e tentar assim identificar a sua região de brilho.

Eu acho interessante a classificação para quem não canta canto lírico, por questão de curiosidade... Minha extensão total, cantada, sem fry nem falsete e sem me esgoelar, é Bb0 - F#3. Além desses limites eu começo a falhar ou forçar.

Obviamente usando fry vai mais baixo e com falsete vai mais alto, mas eu não costumo usar essas técnicas, gosto de cantar um som mais "direto", "limpo", sem acrobacias.

Eu não acreditava quando meu professor dizia que eu era baixo, mas depois de começar a cantar alguns Bb0 ressonantes em uns covers eu passei a acreditar que era no mínimo baixo-barítono.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# dez/18
· votar


Algumas Gravações
Gosto muito da Per Questa Bella Mano
(Gravação caseira, com desencontros, tensões, etc...)
PS.: Sou baixo-barítono.


Você tem uma voz bem escura, própria de um baixo-barítono mesmo. É especializado em canto lírico?

Leandro Rigon
Veterano
# dez/18
· votar


Circulum___Inflamae
O lírico é minha paixão, sempre foi apenas um hobbie, que está ficando cada vez mais sério. Estudo repertório para baixo. Moro na região metropolitana de Curitiba e estudo há muitos anos (desde 2004, qdo entrei no fórum), Porém minha voz tem diversos problemas (muitas tensões). Tive 3 professores, apenas a terceira e atual está conseguindo me fazer evoluir. Os anteriores não conseguiram tirar tensões que eu tinha, o que gerou uma memoria muscular de como fazer a coisa do jeito errado que está difícil de apagar. No final de 2017 e inicio de 2018, quando já estava há alguns anos com minha atual professora, comecei sessões de fono em paralelo, o que me levou a uma segunda cirurgia de amídalas. Comecei a melhorar muito depois disso, mas a voz não tá pronta ainda. A Per questa Bella Mano tem vai de um fa#1 a um re3. Os graves dela já estão bem mais sonoros.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Leandro Rigon

Legal mesmo, com certeza você vai se livrar desses obstáculos e tensões em breve.

Meu professor de canto é formado em canto lírico na federal daqui. Ele diz com certeza que absoluta que eu sou baixo. Minha nota mais aguda de todas, lá no topo mesmo, é F#3. Mas ele acha que um dia eu posso chegar em um Sol.

Nas aulas de canto em grupo, ao vivo, eu não projeto abaixo de Dó1 por timidez, mas em casa gravando eu sempre consigo ir até Bb0/A0 por estar tranquilo com meu microfone sozinho.

Sou muito tímido para cantar em público, mas tenho melhorado.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: Circulum___Inflamae
· votar


Nessa música tem um ou dois Bb0 (e outros graves), um logo no começo, se puderem avaliar eu agradeço.

https://picosong.com/wm9CS/

zlo zebry
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: zlo zebry
· votar


Eu gostaria de mandar 2 áudios aqui nesse tópico.

Isso aqui não fica bom:



Isso aqui fica:



Acho que deu pra entender a lógica da coisa.

zlo zebry
Membro Novato
# jan/19
· votar


Nessa música tem um ou dois Bb0 (e outros graves), um logo no começo, se puderem avaliar eu agradeço.

Assista aos 2 vídeos aí e depois ouve seu áudio e me diga o que você acha.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Esse cara acima (o primeiro) está fazendo o que chama-se de "range-wanking", não está cantando em favor da música, pura "masturbação vocal".

zlo zebry
Membro Novato
# jan/19
· votar


Parabéns. Acho que você entendeu então.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Assista aos 2 vídeos aí e depois ouve seu áudio e me diga o que você acha.
Fiz isso, eu não sou baixo grave como o segundo, nem sei se sou baixo, e meus graves não são bons como os dele, mas não fiz range-wanking como o primeiro pelo menos.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: Circulum___Inflamae
· votar


Eu tentei me guiar pelo cantor original (David Gold).

Ele usa uma certa impostação nessa música.

zlo zebry
Membro Novato
# jan/19
· votar


Pra mim quando ouço a maioria dos áudios de gente dizendo que canta grave, me soa como o primeiro cara, incluindo o seu.
Forçado. Cantando abaixo da região que a voz deveria estar pra soar bonita.

No seu áudio particularmente você desafina toda hora. Eu acho que seria melhor você se preocupar mais com afinação/beleza do que com simplesmente tentar atingir uma determinada nota...

Eu falo isso como mero ouvinte de música. Isso chega ser meio óbvio, mas se eu tô ouvindo música eu quero que esta soe bem, né não? rs

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Pra mim quando ouço a maioria dos áudios de gente dizendo que canta grave, me soa como o primeiro cara, incluindo o seu.
Forçado. Cantando abaixo da região que a voz deveria estar pra soar bonita.


Eu não sou range-wanker, apenas tentei seguir todas as notas da música original com rigidez.

Talvez esse segundo cover por ser bem mais suave (trilha sonora de GoT e não Doom Metal) transmita outra ideia.

https://picosong.com/wmfjJ/

Meu amigo disse que meu timbre ficou mais bonito nela, porque estou cantando sem impostação.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Minha voz desce desse jeito porque fumei por muito tempo e isso a alterou, eu tenho dificuldades em subir algumas músicas alguns semitons para o meio da oitava 1 por exemplo, me sinto mais confortável cantando ao redor de Dó1, então gosto de explorar isso afinal cada um trabalha com o que tem.

Leandro Rigon
Veterano
# jan/19 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Circulum___Inflamae

Desculpe não sou o mais indicado para fazer comentários. Estou em uma situação que muitas vezes identifico problemas (ou não) mas não sei que solução dar. O estilo é totalmente fora do que eu escuto e estudo, você viu pelas minhas gravações. No audio tem muita reverberação... você gravou em cima da gravação original disso? A reverberação ora mim dificulta/esconde problemas. Como você gravou tudo no extremo grave a afinação fica imprecisa. Não sei se você também fez o bocca chiusa ou não. Se for você, tá muito diferente a voz no agudo e no grave, e faltaria uniformidade.
Você não me pareceu fazer isso, mas é bom comentar que você não deve tentar escurer nos extremos graves. A voz perde o brilho e projeção, e também você perde graves (não consegue descer tanto quanto poderia).

Vou concordar com o que o zlo zebry disse: "Eu acho que seria melhor você se preocupar mais com afinação/beleza do que com simplesmente tentar atingir uma determinada nota...". Você tá longe do lírico, trabalhe técnica que você vai conseguir mais soltura e com isso os graves (e os agudos) melhorarão. No processo, não fique cantando só no extremo grave. Todas as regiões devem ser trabalhadas.

Eu, no estudo, consigo sentir minhas tensões e meus erros nos agudos. Sempre que eu consigo corrigir alguma coisa nos agudos, vejo que o grave também melhora, soando com mais soltura, volume, etc. No grave minha preocupação é só não escurecer e não entubar, que sai.


Que eu percebo é isso. Espero ter ajudado.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Leandro Rigon

Eu tentei remover os vocais originais, mas sobrou um "resíduo", digamos assim.

Os G3 não sou eu que canto, é resíduo do vocalista original. Eu só cantei os graves e os médios, até a oitava 2.

Vou levar em consideração tudo o que disse, se puder dar uma olhada no outro áudio que postei acima ( https://picosong.com/wmfjJ/ aqui o link de novo, esse é só uma trilha sonora, com background de violino) também agradeço.

Ajudou bastante sim, obrigado mesmo!

Leandro Rigon
Veterano
# jan/19
· votar


Circulum___Inflamae
Eu editei. Leia o complemento. Abraço.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: Circulum___Inflamae
· votar


No grave minha preocupação é só não escurecer e não entubar, que sai.

Também percebo isso. Para cantar um B2 sustentado e projetado, requer grande técnica, já nos graves é só relaxar.

Eu editei. Leia o complemento. Abraço.

Valeu pelas dicas, abraço.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


Eu fujo bastante dos agudos em grande parte por causa da questão técnica mesmo. Fui tentar cantar uma música country que não chega nem a Dó3 mas tem uns médios prolongados e projetados, e não consegui.

ed.tins
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/19

Se sou baixo? não vou entrar nesta briga, poderiam criar um tópico para saber quem tem o órgão mais grosso, mas criaram para saber quem tem a voz mais grossa rss

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jan/19
· votar


ed.tins
mas criaram para saber quem tem a voz mais grossa

Creio que não foi essa a intenção do tópico...

Me pareceu ser apenas uma questão de curiosidade/apresentação, no máximo compartilhamento de músicas.

ed.tins
Veterano
# jan/19 · Editado por: ed.tins
· votar


Circulum___Inflamae

Me pareceu ser apenas uma questão de curiosidade/apresentação, no máximo compartilhamento de músicas

Legal

Meu teste vocal range G2 a C1 34HZ

https://vimeo.com/313664874

Este app do video "vocalpitchmonitor" não mostra frequências mais baixas do que o C1

Kywes
Membro Novato
# jan/19
· votar


Meu teste vocal range G2 a C1 34HZ

https://vimeo.com/313664874


o mlk parece que ta arrotando '-'

Leandro Rigon
Veterano
# fev/19 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


A [i]bocca chiusa[/ii] até dá uma ideia de timbre, se claro ou escuro, mas da forma que foi gravada, sem qualquer cuidado com colocação de voz não dá pra nem ter ideia de classificação. E o que importa para fins de classificação é a cor da voz e sua região de brilho, e não extensão.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


Eu sou baixoo aheheuhuah mano cantores baixos assim eh dificil de encontrar... entao eu me inspiro em alguns cantores baritonos como Alex Band e Guilherme de Sa um baixo que eu me inspiro é Tim Foust.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tem algum baixo(ñ baritono!!) ai??