Exercícios Respiratórios

Autor Mensagem
RONNIE
Veterano
# ago/04 · Editado por: RONNIE
· votar

Fala Galera,

Parece q o pessoal já está desistindo do assunto diafragma.
Sei q parece chato, mas não adianta eu passar os exercícios sem nenhuma visualização ou sem o mínimo conceito de como funciona...
Na verdade é muito mais fácil a prática do que a teoria, mas o ponto q queria colocar do diafragma ser involuntário é simples: qualquer controle voltando sua mente para ele será em vão... não o controlamos, embora não tenha conseguido unanimidade em tal afirmação...
agora como vamos controlar o diafragma se ele é involuntário?
Simples, ele tem ligações como disse antes na coluna, tórax e costelas... então a postura irá controlar em grande parte a posição diafragmática....

Cara Barbara Jolie
espero q volte após eu colocar como respirar ok?
mas não queira o peixe e sim a vara de pescar certo?

1- Em uma boa postura (tórax bem alinhado,ligeiramente alto, mas sem a dureza de uma posição militar) inspire pela boca e nariz e sinta o abdômen se expadir frontalmente, lateralmente e em direção das costas também (está sensação pode ser pouco percebida no começo, mas calma q com o treino tal sensação ficará mais nítida)
2- repare que naturalmente ocorre uma expansão lateral nas costelas ( um dos motivos é pelo fato do pulmão +ou- dobrar de tamanho na inspiração, + ou - 2lts indo para +ou- 4lts...) e a coluna fica em uma boa postura, alinhada porém sem fazer força, tudo deve ser feito de uma maneira tranquila...
3-agora você está na postura reta conseguida através da inspiração (postura reta, nobre, toureiro e vários outras denominações usadas por professores)
4-Solte o ar em "S" e tente manter tal postura durante o máximo de tempo q conseguir( sempre dentro de uma atitude de conforto)
5-repare q o abdomen que "entrar" de uma maneira muito rápida, então tente atrasar isso compensando com os músculos do abdomen.( repare q vc deve equilibra os músculos e não simplismente empurrar a barriga para fora)
6-O mesmo se aplica ao tórax, ele quer "abaixar e murchar", coisa que vc deve evitar, pois como o diafragma é controlado em grande parte pela postura do tórax, se vc abaixar ou murchar o tórax, o movimento ascendente do diafragma será mais rápido do que deve ser e assim sendo haverá um desperdício do ar.

Observações importantes
1-O fato de sentir uma expansão frontal e lateral do abdomen, juntamente com a expansão costal, já é uma prova que o diafragma fez seu movimento para baixo profundamente... tal sensação é devido ao fato do próprio diafragma pressionar os músculos do abdomen e víceras para baixo, e em função disso o abdômen vem para frente e para os lados e a região mais baixa das costal também. Isso tem o nome de compensação muscular.
Não confunda isso com o movimento proposital da barriga para frente, não tem nada a ver. Na verdade a inspiração faz isso no abdomen e não vc.... se é q me entende...

2-o equilíbrio muscular conseguido no abdomen e tórax na expiração causa a pressão de ar para o canto.Sinta como se o lado interno do abdomen se equilibra-se com o lado externo ( modo de dizer...) assim sendo o abdomen não vai nem para frente nem para dentro, fica em uma posição estável quase todo tempo do canto, movendo-se para dentro eventualmente nos finais de frase, principalmente as frases longas.

3-tudo isso depende de um específico tônus muscular conseguido através da repetição desse exercício e não pelas abdominais,musculação,natação e outros esportes ( embora todo esporte faça bem a mente e ao físico, desta maneira trazendo benefícios ao cantor)

4- não aguento mais digitar e espero ter conseguido ser o mais claro possivel dentro do possivel sobre o assunto.

Abraço a todos

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar

RONNIE
Cara Barbara Jolie
espero q volte após eu colocar como respirar ok?
mas não queira o peixe e sim a vara de pescar certo?

hehehe, nao vou embora.
é só pq eu estava entendendo bulhufas, mas vou procurar aprender cientificamente, pode deixar, eheheh.

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar

RONNIE
cara...que estranho!!
com isso que se falou parece que até hoje não estudei canto na vida!!que método é esse?

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar

RONNIE
4- não aguento mais digitar e espero ter conseguido ser o mais claro possivel dentro do possivel sobre o assunto.

Eu faço tudo isso na aula, só nao sei falar cientificamente o q rola lá por "dentro"...eheheh

Brigadinhaaa! ;)

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar

Barbara Jolie
eu nunca fiz isso em aula..

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar

FáBiO LiOnE
eu nunca fiz isso em aula..
ixi....issu dae, nós fazemos depois do aquecimento, trabalho com o diafragma, para deixá-lo mais forte e etc.
Viu o FAMA sabado passado? Mostrou as aulas deles , e mostrou os exercicios de diafragma, Si, Fu, Xi...com força, para fortalecer o músculo. Os exercicios em "S", para prolongar o folego em notas longas, etc.

Se tu nao faz, entao reveja as suas aulas, se tu nao conseguir ter o apoio q necessite, vc não chegará em tais agúdos almejados. ;)

RONNIE
Veterano
· votar

Fala Fabio

Esse método na verdade não é meu e não é de ninguem, é de domínio público, mas na verdade são observações cientificas aliadas as observações de grandes mestres do canto....
Uns dos pioneiros em tais estudos foram Ewald Hering e Joseph Breuer, Giovanni Battista Lamperti, Francesco Lamperti, Vennard entre vários outros q não me ocorre agora.
Vale apena lembrar q é indispensável um professor de canto, porque até onde eu sei, históricamente ninguem aprendeu a cantar porque leu ou comprou um livro. ( embora ache q todo conhecimento contribui para um correto uso do instrumento vocal)

Oi Barbara, espero que eu tenha esclarecido mais do que complicado o tema...

valeu!

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar

Barbara Jolie
eu faço uma porrada de exercício para respiração...
mas...
eu to falando disso ae que ele falou!!eu não fiz isso ae desse jeitinho que ele falou!
RONNIE
complicou!
infelizmente
não entendi...

RONNIE
Veterano
· votar

Fala Fábio,

tente fazer o exercício, repare que ele está colocado passo a passo, parece receita de bolo... heheheh
depois q fizer me diga aonde vc não entendeu ou qual foi a dificuldade, na verdade é normal se confundir no começo, ainda mais por ler um texto...talvez seja mais fácil vc escrever como respira para cantar e eu falo o que eu acho...
em todo caso Fábio tente, se achar q é viagem, continue da maneira com que vc está acostumado, afinal de contas como já disse antes, não sou o dono da verdade ok?
valeu

Fala Barbara
Na verdade nenhum exercício respiratório no canto é para aumentar o folego, uma vez que não dependemos de fôlego para cantar e sim de um bom gerenciamento da entrada e principalmente dá saída de ar.
por exemplo,
tenho 34 anos, tenho o péssimo habito de fumar (coisa que se Deus quiser esse ano largo o maldito cigarro...) faz tempo que só dou aulas o dia inteiro, então não tenho sequer um tempinho para academia ou correr no parque, mas posso sustentar uma nota por mais tempo que o Xuxa da natação ou o Robson Caetano do atletismo ( xiii, será q ele ainda corre, sei não, to ficando velho...) é claro que os dois tem mais "folego" do que eu, sem dúvida, mas treinei durante anos para administrar corretamente a saída de ar, então utilizo o estritamente necessário, sem disperdícios, coisa que fatalmente aconteceria com um atleta se tenta-se sustentar uma nota longa.....
quero deixar claro que esporte é saude heinnn hehehehehe
valeu

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar

RONNIE
Na verdade nenhum exercício respiratório no canto é para aumentar o folego, uma vez que não dependemos de fôlego para cantar e sim de um bom gerenciamento da entrada e principalmente dá saída de ar.
Exatamente. ;)

FáBiO LiOnE
eu faço uma porrada de exercício para respiração...
mas...
eu to falando disso ae que ele falou!!eu não fiz isso ae desse jeitinho que ele falou!

OK!

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar

RONNIE
Robson Caetano do atletismo ( xiii, será q ele ainda corre, sei não, to ficando velho...)
Ih.. faz teeeeeempo... hehehe

tenho o péssimo habito de fumar (coisa que se Deus quiser esse ano largo o maldito cigarro...)
Cigarro só traz desgraça na vida das pessoas, estou torcendo para que consigar perder o vício

Obrigado pelas dicas ;)

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar

RONNIE
espero que largue o vício cara!!é altamente prejudicial o cigarro!!ECA ECA ECA...

ainda bem que eu sou vegetariano, não fumo, não bebo, só tomo sucos naturais...
:D

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar

FáBiO LiOnE
eita... vai morre logo entaum... afinal, d que adianta viver tanto pra nada, hehehehehehe

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar

Gippe
hauhauhauahuhauhauahuahuahuahuahuahuaahuahuahua
Oia!!rogando praga!!que maldito!!
vou fazer um voodo seu!!
>(

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar

FáBiO LiOnE
Se for um vodoo pra ficar espetando agulha num vai dah, sou magrinho, um vodoo meu seria a propria agulha, :)

Akan
Veterano
# ago/04
· votar

cigarro deve fazer bem sim, se fosse assim as cigarras não cantavam tanto!

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar

Akan
ái!!!

Akan
Veterano
# ago/04
· votar

Gippe

essa foi podre....hahahahahah! reconheço!

RONNIE
Veterano
# ago/04
· votar

Fala Galera,
Valeu Punk Bass pelo incentivo de largar o cigarro, deste ano não passa, e também não pretendo morrer cedo (viu seu Gippe...heheh) mas também não quero ficar pra Highlander....
abraços a todos

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar

Gippe
seu magrelo feio!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Exercícios Respiratórios