Autor |
Mensagem |
Eduardo Mazziotti Veterano |
# mai/04
Camilla, acabei de ouvir o arquivo do Gippe, na PVI. Você chegou a ouvir o exemplo da aluna do Alfred Wolfsohn, que mandaram há umas duas semanas atrás na lista ? Não notou uma certa semelhança ? Até comentaram na lista, da "voz de passarinho"...Vou ver se mando uma mensagem pra lista apontando isso.
O Whistle que eu faço é bem diferente disso, Gippe; é extremamente agudo, mas não chega a ser um assobio como o do Gippe. Pelo que eu ouvi, é uma colocação diferente; meu whistle vem mais soproso, porque eu não aprendi a colocá-lo direito (e nem sei se vou), e exige relaxamento de pregas vocais e tensão (sim, tensão) da musculatura da laringe, mas sem sua elevação. Isso falo por mim mesmo, não sei qual a colocação você utiliza nem o nível de tensão que, estou me baseando apenas no exemplo sonoro, portanto posso estar bem errado.
Quando você faz esse "whistle", qual a sua sensação ? Você expele ar ou o faz inspirando ? Sente algum tipo de tensão ? Aonde ? Já conseguiu fzer uma passagem sem quebra, mesmo que seja em vogal estática (só As, só Es, ets...) ou em vocalizes ?Consegue articular palavras ou só "gritos" como o do exemplo ?
Desculpe tantas perguntas, mas essa colocação é totalmente nova pra mim (acho, pelo menos) e quero tentar entendê-la.
Abraço
|
Camilla Veterano |
# mai/04
· votar
Eduardo, Gippe e demais participantes do Fórum,
Nenhum dos associados da PVI se manifestaram à respeito do som que o Gippe chama de "Whistle Register"... estou aguardando a opinião deles ainda.
Não quero PROVAR QUE ESTOU CERTA E QUE O GIPPE ESTÁ ERRADO; apenas quero saber a verdade... pois até onde sei, vozes masculinas NÃO ENTRAM EM REGISTRO DE APITO(WHISTLE).
Vejo muita gente aqui falando torta-direita deste registro sem ao menos saber O QUE É... muitos participantes vêem aqui na boa intenção de aprender algo, pois não possuem recursos, tempo ou sei lá o que para buscar um professor de canto... então é bom que aprendam CERTO.
GIPPE,
O som que você demonstra é realmente bem agudo; mas nem por isso é um WHISTLE REGISTER!!! Pra mim, o que vc fez nada mais foi que um tipo de VOCALISE numa afinação bem aguda; vibração de LÍNGUA!!!!
E eu já disse uma vez aqui: VOCALISE É UMA COISA... CANTAR É OUTRA. O registro "whistle" é caracterizado quando A CANTORA usa uma voz muito semelhante a um APITO para CANTAR. Vide Mariah Carey. Se você conseguir cantar "Parabéns pra vc" ou "atirei o pau no gato" NESSA AFINAÇÃO, então PODE SER que você faça o tal registro.
A imagem que veio a minha cabeça, ouvindo o som, foi que você usou altíssima pressão para coaptação(fechamento) das pregas vocais... vc deve ter ficado "vermelho" e com a voz alterada (meio rouca)... estou certa?
Bem, pra mim ainda, vozes masculinas NÃO ENTRAM EM WHISTLE REGISTER.
Estou aguardando opiniões dos professores de canto da PVI.
Beijos,
Camilla.
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# mai/04
· votar
Camilla
eu acho que você está errada...
|
floor jansen Veterano |
# mai/04
· votar
FáBiO LiOnE
não tá não amor, esse registro não é aplicado aos homens....até q se prove o contrário.....não estou dividando d nada, é q do ponto científico ela está correta....
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# mai/04
· votar
floor jansen
aaaaaaaaaahhhhhhhhh...mas é mesmo provado científicamente???nossa...que estranho...já vi um montão de gente falando que tem o apitinho!!a ciência errou ou o pessoal confunde as coisas!!
aquilo que eu ouvi do gippe é bem agudo...não pego aquela nota com falsete...
|
floor jansen Veterano |
# mai/04
· votar
FáBiO LiOnE
é agudo sim....mais parece um assovio, mas é bem diferente do whistle, sério...por exemplo no final de someday, a Mariah faz um...como não é o mais fino dela, consigo fazer sossegado no agudo, e tbém no whistle....
então não é difícil qdo se tem um super agudo, mas o modo de execução do whistle é bem diferente....
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# mai/04
· votar
floor jansen
alguém pode me explicar como fica as pregas vocais nesse registro?
|
Camilla Veterano |
# mai/04
· votar
Gente,
O Márcio Mazziote deu uma grande idéia... por favor visitem este endereço; lá tem um link onde vocês poderão escutar uma cantora fazendo toda a extensão de um piano(!!!!)... em um dado momento, ela faz um som muuuuito semelhante ao que o Gippe demonstra na gravação; AQUILO NÃO É WHISTLE!!!! APESAR DE SER HIPER AGUDO...
http://www.showandtellmusic.com/pages/galleries/gallery_t/voxhumana.ht ml
beijos,
Camilla.
|
floor jansen Veterano |
# mai/04
· votar
Camilla
acabei d ouvir é igual ao do Gippe ou muito parecido, e não whistle mesmo....
FáBiO LiOnE
não sei explicar direito, mas as cordas vocais ficam tensas - mas não pode doer...e p/ soltar o som tem q ficar muito relaxado, e fazer muita força com o diafragma...treino há muito tempo, e só agora q eu consigo...mesmo assim não é perfeito, e eqto a Mariah brinca com o registro dela, eu só consigo fazer uma subida....
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# mai/04
· votar
Camilla
eita que estranho!!mas ai é mulher!
|
Camilla Veterano |
# mai/04
· votar
Ai, gente!
Eu desisto!
Então, tá! HOMENS ENTRAM EM REGISTRO DE FLAUTA, IGUAL A MARIAH CAREY, YMA SUMAC E RACHELLE FERREL!
É por isso que muitos cantores masculinos cantam como a Mariah! É por isso que a gravação do Gippe é IGUALZINHO os gritinhos trinca pedra da Mariah...
Eu não toco mais neste assunto.
Fui,
Camilla.
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04
· votar
Por favor, eu quero ouvir este arquivo.
|
floor jansen Veterano |
# mai/04
· votar
Barbara Jolie
está na PI...acho q vc tem q se registrar....
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Eita... pq sempre qnd um tópico eh com meu nome dah polêmica? Bem, como diria Jack, o estripador, vamos por partes:
Eduardo Mazziotti
BEm, na verdade aquela gravaçaum num tah das melhores, mas dah pra c ter uma idéia. A vocalize em trrr no começo serve para facilitar a passagem pro apito no começo da gravaçaum (num chamo mais de whistle soh pra ninguém me chingar), aquilo obviamente eh expelindo o ar do início ao fim da escala. Depois, na escala retrógrada (q por sinal tava falhando, q bost*) fiz de fora pra dentro, isto eh, puxando o ar para o pulmaum, eu num sei explicar exatamente a posiçaum q minha garganta torna internamente, mas posso lhe dizer q ela encolhe, se expreme mesmo, mas sem machucar nem nada, num cansa, num dói, num arde, num fico vermelho e geralmente a balada num falha tanto qnt falhou, mas eh aquilo mesmo, agudo, chato e irritante. Se num me engano (com certeza naum, minha fessô q disse) paira na sexta escala, o tom mais confortável eh o mi6. Bem, na verdade minhas aulas ainda estaum direcionadas a treinar meu tenor e tal, as anomalias ficam para depois, como sugeriu minha professora.
Camilla
Bem, eh um tanto petulante cogitar a hipótese q um homem humilhar uma profissional mulher (mariah Carey) no registro agudo, caso num pense assim, peça para mariah me humilhar no registro de peito e sub-basal, mas em fim, se num eh whistle, num sei o q eh, apenas desconheço qualquer outro tipo de denominaçaum. Naum fico vermelho nem nada disso, num uso tecnologia de alta pressaum (hauhauhauah) e muito menos fico rouco, como vc citou, pelo contrário minha voz fica melhor. Dah pra falar nesse tom (pareço uma formiga dos dezenhos disney) e dah pra cantar parabéns pra vc, atirei o pau no gato, se vc estiver interessada eu gravo e mando, mas vou logo avizando, eh chato bagarai.
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# mai/04
· votar
Camilla
eita...calminha moça!!defenda seu ponto de vista até o último momento oras!!não fuja da discussão não!
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04
· votar
Ae!!!!
Quem tiver o arquivo e tiver meu msn, passe pra mim por favor?
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04
· votar
http://www.showandtellmusic.com/pages/galleries/gallery_t/voxhumana.ht ml
Cara. o_O!!!! É mais ou menos isso q faço, se isso for o whistle entao eu faço, ahahah.
só q é mto feio o dessa muié ae.
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04
· votar
Gippe
Aêêê!!!! Ouvi!!!!
Parabéns cara, tu é um fenômeno....eheheh
Vamos trocar as cordas???? ehehehe
De mais........se eu precisar em algumas musicas minha, do whistle, tu já tá contratado. Para fazer os arranjos.blz?
Puts...consegue em vários tons, beleza!!! =D
Alguém mais consegue aqui?
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04
· votar
dah pra ver nitido q eh whistle. Ele "pula" do registro normal para o de flauta.
E gippe, vc consegue os harmônicos tb?
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Barbara Jolie
Vamos trocar as cordas???? ehehehe
Opa, vamos, tua voz eh linda, hauahauhauua, aih eu saio no lucro :D
Bem, qnt aos arranjos, beleza, ateh consigo uma quantidade relativamente boa de notas, mas ainda num vejo beleza alguma naqueles apitos, mas eh engraçado, convenhamos. Pareço a própria formiga atômica, hauaauhauahauhauha
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Barbara Jolie
E gippe, vc consegue os harmônicos tb?
Como assim??
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar
Gippe
tua voz eh linda, hauahauhauua, aih eu saio no lucro :D
Puxa! Nem esperava elogio, sério mesmo....eheheh valeu! =]
mas ainda num vejo beleza alguma
Mas tipow....tu nao vai ficar soh nos apitos....vai ter outras vozes juntos...melhor conversar contigo pelo msn, pra te falar nossas idéias.
os harmônicos q digo, várias vozes produzida por uma pessoa só, tipow os overtones, mas nao tao graves qnto ao dos monges lah. Se tu conseguir isso tb, te digo, tu é um FENÔMENO. Minha professora de teoria falou, o instrumento é considerado ótimo pela quantidade de harmônicos q ele faz, tipow violino. Imagina na voz, se ninguém faz, se conseguir um harmônico já é assustador....eeheheh =P
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Barbara Jolie
Ah, soh faltava o overtone, daih sim me dissecavam para estudos ufológicos. Gippe, o ET do forum... NM.
PS.: NM, pra quem num sabe, significa ninguem merece.
|
Barbara Jolie Veterano |
# mai/04
· votar
Gippe
heheheh se eu fosse vc, nao daria a mínima para isso.
Mas ae, q diz da minha proposta?
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Barbara Jolie
...ah, Qnt ao msn, soh posso no fds... pobre eh uma desgraça.
pega ae meu endereço: rafa_chrono@hotmail.com
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Barbara Jolie
Mas ae, q diz da minha proposta?
To nessa, o q vale eh a experiencia.
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# mai/04
· votar
Gippe ae formiga atomica!
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
FáBiO LiOnE
ae baby (o porquinho cor de rosa do forum, hauahauhau)... to sabendo q vai fazer 18 aninhos logo, hehehehe. Cuidado com o q faz apartir de agora, pode ir preso. Por isso eh sempre bom tratar logo de tirar um diploma, rockeiro sempre acaba se metendo em encrenca, mas com diploma a cela eh vip, hauahuahauahauhauah
|
Eduardo Mazziotti Veterano |
# mai/04
· votar
Camilla
em um dado momento, ela faz um som muuuuito semelhante ao que o Gippe demonstra na gravação; AQUILO NÃO É WHISTLE!!!! APESAR DE SER HIPER AGUDO...
Exatamente isso que eu quis dizer na minha primeira mensagem.
Gippe
Depois, na escala retrógrada (q por sinal tava falhando, q bost*) fiz de fora pra dentro, isto eh, puxando o ar para o pulmaum
Então, na escala descendente, não é whistle "por definição", digamos assim. O registro de Whistle é como um registro de voz natural, você deve expelir o ar, não puxá-lo pra dentro.
Dah pra falar nesse tom (pareço uma formiga dos dezenhos disney) e dah pra cantar parabéns pra vc, atirei o pau no gato
Na colocação da escala ascendente ou descendente ?
Barbara Jolie
É mais ou menos isso q faço, se isso for o whistle entao eu faço
Não, não é whistle, infelizmente.
dah pra ver nitido q eh whistle. Ele "pula" do registro normal para o de flauta.
Sim, há uma quebra, mas isso não quer dizer que é uma quebra do agudo para o whistle. O resultado sonoro (e, provavelmente, a conformidade muscular) é bem diferente do whistle.
|
Gippe Veterano |
# mai/04
· votar
Eduardo Mazziotti
Dah pra fazer tanto pra dentro qnt pra fora, mas os espelir o ar foge muito do meu controle, desafina e falha horrores, por isso costumo fazer pra dentro. Minha mana tem whistle, dela estou certo q eh, ela geralmente o faz para fora, mas se o fizer para dentro atinge tons ainda maiores e com mais facilidade.
Ateh onde eu sei, whistle eh um assovio emitido de dentro da garganta, "da mesma forma q eh possível assuviar para fora, tbm eh perfeitamente possível assuviar para dentro" (refiro-me ao assovio normal, com os lábios), estou certo q no whistle ocorre o mesmo, minha mana eh a prova disso. Num sou nenhum bacharel em técnica vocal nem nada, mas entendo como registro de flauta o apito com a garganta. Bem, se derem outro nome para o apito q faço, num faz a menor diferença, continuo fazendo mesmo assim, mas fiquei mais curioso agora... se num eh whistle, eh o q? Tem alguma denominaçaum ou num foi estudado ainda?
|