Extensão

Autor Mensagem
guipixote
Veterano
# abr/04 · Editado por: guipixote


olá galera
estou na minha 3ª aula de canto
ontem meu professor disse q minha extensão confortável é de fa1 até re#3... percorro mais notas mas ele não me falou e eu me esqueci de perguntar até onde vamos
como estou indo para 3 aulas??
eu achei pouco

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Pra começo tah bom. Vc tem um bom barítono, ou entaum eh um baixo que precisa praticar um pouco mais os graves.

guipixote
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
Meu professor me falou q sou barítono, mas disse que ainda é uma classificação provisória pois é muito cedo para concluir.

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


GuiPixote,

Você quer ter quantas oitavas de extensão?

Se você faz canto popular, estas 2 oitavas aí tão pra lá de ótimo, já que a maior parte de um repertório pode ser bem executada com apenas 1 oitava e 1/2.

No lírico, o mínimo requisitado são 2 oitavas.

Por favor, cantores líricos, corrijam-me se eu estiver errada.

Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
errada...errada e errada...
dependendo da ária...precisa de até 3 oitavas...

guipixote
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Não sei não, mas eu nunk me contento com o q tenho.
Quantas oitavas vc têm??

FáBiO LiOnE
E vc, quantas??

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


guipixote
Hummmmm....deixa eu ver...
eu pego...
o G1 e vou até o B3 - C4

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


FáBiO LiOnE
morra de inveja, eu pego o F1, heheheh... soh zuandu

guipixote
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
FáBiO LiOnE
há quanto tempo vcs cantam (fazem aula)?

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe
Eu não falei minha extensão para humilhar viu!senhor baixo!!
o F1 eu até pego...viu...mas nada com uma coloratura tão agradável

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


guipixote
um ano e meio aula... canto desde q me conheço por gente

Stravinsky
Veterano
# abr/04 · Editado por: Stravinsky
· votar


Eia.. loucuras dessa internet.. huauha
A minha msg segue a baixo!

=)

Stravinsky
Veterano
# abr/04
· votar


Vamos com calma

Em via de regra, um cantor lirico precisa defender duas oitavas de sua extensão natural para fazer um trabalho bem feito. E nada mais. Tomo por exemplo um Tenor e uma Soprano Liricos, respectivamente C2-C4 e C3-C5. Claro que há os Ligeiros da vida... E estas pessoas então podem vir a se tornar os supra-sumos do agudo. Para um tenor, um C4 bem emitido e com boa projeção já é algo fantástico. Tenores que alcançam algo acima disso BEM ALCANÇADO são raros. Já com as sopranos a coisa é bem diferente. A mulher tem a voz naturalmente mais colocada na cabeça, por isso não é tão dificil encontrar sopranos aptas a cantar as árias com notas acima de C5, como a que tem na Flauta Magica.

É importante diferenciar, porque NUNCA vocês vão encontrar partituras pra tenor que exijam três oitavas, isso é surreal. E dificilmente vão encontrar algo PERTO dessa extensão feito pra mulheres. Exceto as bizarrices vocais e coisas do genêro... Mesmo porque seria uma grande perda de tempo compor algo que dificilmente haverá alguem apto a cantar. Porque milagres vocais de extensões gigantescas não são lá muito comuns. E as obras então tendem a transposição ou então ao esquecimento.

Mas também, extensão não é tudo: Mario Del Monaco, que é considerado até hoje o melhor tenor dramático de todos os tempos, nunca alcançou um C4 decentemente. Segundo ele, mais vale um B3 emitido com brilho do que um C4 todo esganiçado.

E tem toda a razão!
=)

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
assino em baixo

guipixote
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
hehe!!!
qual sua extensão???

floor jansen
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
concordo plenamente....

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Guipixote,

Eu tenho uma extensão absolutamente normal, 2 oitavas e 1/2.

Só pra vc ter uma idéia:

- Rappers precisam menos de 1 oitava de extensão;

- Elis Regina tinha 1 oitava e 1/2 e é a grande e imortal diva brasileira;

Enfim, uma porção de cantores populares possuem (ou pelo menos utilizam em suas músicas) 1 e 1/2.

Não adianta vc ter uma extensão longuíssima e não saber o que fazer com ela na hora de interpretar uma música... pergunte ao seu professor!

Mas certamente a sua extensão vai aumentar na decorrência do seu trabalho vocal.


Beijos e boa sorte ;-))

Camilla.

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Concordo Camilla, extensão não diz nada (assim como Classificação, vide tópico da Barbara) se você não souber usá-la. Eu tenho uma extensão bem grande (E1-G4, e algumas notinhas a mais em whistle), e quase nunca uso seus extremos, só em músicas de cantores com registros bem distantes dos meus. Aliás, isso é algo não recomendável de se fazer, cantar fora do seu registro; só o faço porque tenho absoluta consciência do meu aparelho fonador e processo técnico, caso contrário não o faria. A grande sacada é saber usar o que se tem, não ficar se lamentando pelo que não se tem.

guipixote
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
legal!!! e faz quanto tempo q vc canta??

Stravinsky
Veterano
# abr/04
· votar


guipixote
Minha extensão efetiva é de A1-C5.

=)

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Guipixote,

Sou cantora AUTO-DIDATA há 4 anos.


Beijos,
Camilla.

guipixote
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
poxa... legal!!!!!!!!!!! parabéns!!!! vc deve ter ralado muito pra chegar aih...

Camilla
realmente eu tenhu muita estrada pela frente hehe

Stravinsky
Veterano
# abr/04
· votar


guipixote
Realmente amigo, tem que ralar bastante.
Sempre com determinação e bom senso. Com isso, a gente acaba chegando lá!

=)

Junior Rodrigues
Veterano
# abr/04
· votar


G1 B3 F1,O QUE E ISSO, POR FAVOR ME EXPLIQUEM

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
Incrível essa extensão....não quero criar nenhuma polêmica, mas tem certeza dessa notação ? É só porque A1 é uma nota de baixo, e C5 de soprano, então você cantaria qualquer nota de qualquer naipe de um coral...se está correta, parabéns, sua extensão é fantástica (e raríssima...).
Abraços

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
Caramba!!se isso estiver certo...qeu extensão!!que grande extensão mesmooooo!!

Stravinsky
Veterano
# abr/04 · Editado por: Stravinsky
· votar


Eduardo Mazziotti
FáBiO LiOnE

Notação brasileira... só pra constar.. hehe

Claro claro Eduardo.. Vejamos, o A1 meu são duas notas abaixo do C2 de tenor, ou seja, não é lá muito incrível. Como eu disse, são notas efetivas, notas que eu alcanço sem esforço. Claro que este é um grave de tenor e por ser muito grave para mim tem bem pouco volume, também não tem o brilho de um baritono, muito menos de um baixo. Para cantar em coral a minha extensão começaria a partir do C2, o grave de tenor mesmo.

Já o meu C5 realmente é o Dó agudo de Soprano, que eu alcanço em falsete. Eu sempre tive facilidades com agudos, a minha questão mesmo foi saber como controlá-los e saber o que fazer com eles. Hehe, e digo que para dominá-los completamente ainda falta muito chão.. hehe

Abraços!

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
ahhhhhh você alcança em falsete!!então minha extensão está bem parecida com a sua...eu pego essa nota em falsete também!!

Stravinsky
Veterano
# abr/04 · Editado por: Stravinsky
· votar


FáBiO LiOnE
Mas é em falsete...Homem alcançando C5 em voz plena ou até mesmo em voz de cabeça que seria meio dificil hein... Concordas?

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Stravinsky
Mas é em falsete...Homem alcançando C5 em voz plena ou até mesmo em voz de cabeça que seria meio dificil hein... Concordas?
Um castrati talvez, hauauauaauauh...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Extensão