Rachelle Ferrell - extensão vocal de quase 7 oitav

Autor Mensagem
marcio bigeyed
Veterano
# abr/04


A cantora Rachelle Ferrell é tida como uma das cantoras com maior extensão vocal que se tem notícia na música "comercial". Mesmo que ela cante jazz, e a música dela não possa ter o rótulo de pop, Rachelle é uma artista que já esteve nas paradas R&B americanas. Na música I can explain ao vivo, que vcs podem pegar no WinMX e talvez no Kazaa, ela alcança notas bem baixas e um agudo incrível no final. Além de ser muito alto, ela prolonga por muito tempo. Alguém daí que saca de notas pode verificar que nota ela alcançou? Bom, pra mim nem parece humanamente possível o que ela fez! Mas nas músicas dela que eu conheço, ela não usa o recurso do agudo, o que pode ser considerado ruim, já que é tão bonito.
Além disso, para quem gosta de artistas que lutam pela expressão genuína de sua arte, ela ficou 8 anos parada, sem lançar nenhum trabalho, justamente por não estar satisfeita com os rumos de seus trabalhos e ansiar por maior autonomia e expressão.

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Oi, Márcio!

Olha, há pouco mais de 1 ano atrás, a Rachelle Ferrel foi centro de uma discussão sobre oitavas da voz humana lá na M-MÚSICA, um grupo no Yahoo que discute... MÚSICA :)))!!!!

Foi um bafafá só! Todo mundo entrou na discussão!

Foram apresentadas 2 músicas para audição da Rachelle: "I can explain" e "Black bird"; na primeira música, ela demonstra seus limites graves; na segunda, ela alcança bons agudos, demonstrando seus limites agudos. Analisando os limites graves e agudos, a Rachelle demonstrou 3 oitavas e 1 semitom!!! Não creio que a extensão vocal dela vá mais além, porque ela já mostrava perda de coloratura nestas notas.

Acredito que seja IM-POS-SÍ-VEL uma criatura humana ter 7 oitavas de extensão vocal, porque seria a mesma extensão de um piano; ou seja: o grave seria algo muito próximo do som de um guarda-roupa sendo arrastado por um piso de taco; e os agudos se pareceriam com o rangido de uma gangorra enferrujada.

Os únicos que se têm notícia de terem conseguido abrir uma extensão vocal de 6 oitavas, foram Alfred Wolfsohn, Roy Hart e seus alunos de teatro; e mesmo assim, apenas em vocalises porque é impossível pronunciar palavras nestas afinações.

Beijos,
Camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
marcio bigeyed
vejam o tópico: Mariah Carey alcança G#7.

Dizem q ela alcança 6 oitavas, 7, não lembro mais. Mas tb é muita coisa.

Agora fiquei curiosa, nao conheco essa Rachelle, quem pode disponibilizar mp3 dela aqui pra nós?
Essas duas musicas q a camilla postou:
I can explain e
Black bird.

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Oi, Bárbara!

Estou meia sem tempo agora, mas assim que der, vou dar uma xeretada neste tópico...

Mas acho meio difícil (veja bem, estou me baseando nos meus parcos conhecimentos musicais!!!)... A música em que Mariah exibe seu agudo mais alto(corrijam-me se eu estiver falando besteira...please!) é na música "EMOTIONS". Naqueles gritinhos ela atinge um Fá5 (o Fá da "rainha da noite"); se você descer 6 oitavas, vai chegar em algo abaixo de um Lá-1 (!!!!) que é o limite grave de um Baixo Profundo e raríssimo!!!

Mesmo que considerássemos a Mariah Carey como sendo uma Contralto (o que não é), ela jamais atingiria notas tão graves...

Beijos,
camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Veja o tópico, vc vai se assustar como tb me assustei.
A música em q ela alcança essa nota eh o hino dos EUA no super bowl, nao lembro qual ano. Hiper agúdo. Eu tb nao acreditei e fui atrás, encontrei outras gravações.
Apavorante. Ela usa o whistle register para isso.

Gostei das suas influências, e gosto, parecido com o meu.
Até mais...e se tiver musicas da Rachelle, disponibilize ae pra nós.
Valeu!

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie
concordo com a Camilla a extensão de agudos da mariah pode ser bem grande como eu mesmo já comprovei...mas nunca vi nada muito grave dela...é impossível ela ter 6 oitavas....ela pegaria um grave de baixo profundo!!!nossa hein!!

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Mariah Carey alcança G7#

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


FáBiO LiOnE
eu jah vi.
agora nao lembro qual musica, e se foi gravacao ao vivo.
Deletei os mp3 q tinha aqui, provavelmente foi junto. Mas a Garotinha_PoP acho q tenha.


maggie
Valeu =]

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Gentem...

Será que não tá havendo uma confusão aqui? :)))

Tudo bem que a Mariah alcança um G7 sustenido... aliás, ninguém tá contestando isso...

Não é porque uma cantora alcança agudos supersônicos que ela vai ter necessariamente 6 ou 7 oitavas de extensão vocal!

Para quem não sabe, extensão vocal é A DISTÂNCIA EM OITAVAS, QUE SEPARA A NOTA MAIS GRAVE DA MAIS AGUDA NA VOZ CANTADA.

Se uma soprano "mutante" alcançasse um Si7 (frequência altíssima que chega a provocar dor no ouvido - mais agudo que um giz riscando o quadro negro) como o limite agudo, mas se seu limite grave fosse um Dó7, ela teria menos de 1 oitava de extensão vocal, mesmo alcançando um agudo que somente os cães conseguem escutar.

Tudo bem que o alcance agudo da Mariah é um G7#... mas de quanto é o alcance dela no grave? Pra ela ter 7 oitavas de extensão vocal, teria que conseguir produzir um grave Dó-1, se é que isso existe... a nota mais grave atingida até hoje por um ser humano, foi um Lá-1; ou seja, 1/5 acima do que a Mariah deveria alcancer para fazer 6 oitavas de extensão...

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Camilla
é dizem q ela tenha mtas oitavas, mas nunca comprovei isso, vendo ela vocalizar alguma coisa.

Eu e a Amomusica debatiamos isso, pq vocalizando é outra coisa. Mas q ela alcança essa nota, alcança sim.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
foi isso que eu disse!

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Será que não tá havendo uma confusão entre "Extensão Vocal" e "Alcance Máximo no Agudo"?

Ou "Frequência" com "Volume"???


São coisas totalmente distintas.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
Não não não....

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
bom, eu desconfio das oitavas[qntdade] tb.
Eu só sei q ela foi para o Guiness book por causa da tal nota q alcancou no hino dos EUA.

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Ei, se extensaum for só a distancia do mais grave pro mais agudo, eu alcaço seis oitavas tranquilo, hauahuahauhauha. Contando com os apitinhos em whistle q eu brinco, entaum blz.
Extençaum tem a v com miolo tbm, tem que cantar as notas entre a mais grave e a mais aguda, senaum num conta.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Não achei nada dela na Rádio do Terra, alguém tem um link?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Não achei nada dela na Rádio do Terra, alguém tem um link?
Pois é....passem ae.

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Gente, não se alcança 6 oitavas fácil assim. O Edson Cordeiro canta 4 oitavas e meia e tem uma das maiores (se não a maior) extensão vocal brasileira. Por exemplo, na música Down em Mim, ele alcança um E5 (!), quero ver alguém ir junto com ele.
Gippe
Não acredito que você cante 6 oitavas. O whistle, em homens, geralmente é uma oitava acima dos cantores de melódico, ou seja, você deve ter, no máximo, a extensão de uma guitarra (5 oitavas), e certamente sua passagem (pelo menos de fry/voz de peito e falsete/whitle) não deve ser muito natural. Só pra esclarecer: não estou tentando te ofender, ou criar polêmica, nada disso. Mesmo porque, nunca te ouvi cantando. Mas acredito no que ouço, e até hoje, não ouvi nada muito diferente do que mencionei acima, ok ?
Abraços

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Extençaum tem a v com miolo tbm, tem que cantar as notas entre a mais grave e a mais aguda,
Sim, é exatamente isso. Sua extensão não é só a nota mais aguda e mais grave que você alcança, mas a mais grave e mais aguda que você alcança sem mudar muito o timbre, ou seja, são as notas "aproveitáveis" da sua extensão. É a minha opinião, se há uma definição em algum livro que diga o contrário e eu não estou sabendo, por favor me indiquem...

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Isso aeee cara!

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Gippe, aé?!

Cantar NÃO É FAZER VOCALIZES!!!! Se fosse, então eu teria 6 oitavas e 1/2 com voz ressonante e tudo!!!!

Pra vc ter 6 oitavas de extensão vocal, vc teria que CANTAR na mesma voz, como o Arnaldo Antunes e a Sarah Brigthman...

Eu DUVIDUUUU uma voz masculina, por mais que seja um contra-tenor, alcançar as notinhas da Sarah sem "triturar" as pregas vocais de tanto apertá-las...

Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
6 oitavas e meia????com vocalizes???oiaa hein!!acho dificil!

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


considere que você tem que passar por TODAS notas dentro dessas 6 oitavas e meia!!TODAS AS NOTAS tem que estar na sua voz

paulao_jazz
Veterano
# abr/04
· votar


Voltando à Rachelle Ferrell:

tem um trecho da música que ela faz um agudo, segura e vai "raspando" a voz até esse raspado ficar exatamente uma oitava abaixo da nota que ela está cantando. Ou seja... ELA FAZ DUAS NOTAS AO MESMO TEMPO!!! CARAAAAAIIII!!

eu não tenho site pra disponibilizar o I Can Explain, se tivesse, o faria, pois tenho aqui o mp3. Mas é o de estudio.

marcio bigeyed
Veterano
# abr/04 · Editado por: marcio bigeyed
· votar


Pessoas, muito obrigado pela respostas. Primeiro, não falei da Mariah Carey, embora seja um grande fã dela e possa dizer que a nota mais grave que a ouvi cantar foi em I don't wanna cry e essa mesma cantada no Tokyo Dome, mais grave ainda, embora seja bem fácil que eu esteja errado já que não tenho conhecimento sobre isso e há várias músicas nos CD's Mariah Carey, Emotions e Merry Christmas nas quais ela alcança notas bem baixas, cantado e, na mesma música fazendo agudos, como em O Holly Night. Entendo bem o que é extensão vocal, e a Mariah tem 5 oitavas. Duvido que a Sarah Brightman tenha 6 e o Arnaldo Antunes mal sabe cantar direito, nem sei porque falaram dele.

O caso é que eu fiquei impressionado com a interpretação ao vivo de I can explain da Rachelle Ferrell porque ela canta muito bem, é muito afinada, brinca com a voz sem se preocupar em interpretar a canção linearmente, o que não se vê em muitos cantores medíocres. Nada contra cantar uma música normalmente do início ao fim, mas adoro vocais bem trabalhados e para mim isso é o que vale. Nessa música, a Rachelle alcança um agudo muito louco, e dizem que ela tem extensão maior que 6 oitavas, o que é muitíssimo. Só queria checar.

P.S: Seria uma honra que a Mariah Carey estivesse no Guiness Book, mas isso é só um boato. Ok?! Quem puder me ajudar, poste aí a nota que a Rachelle alcança!

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


Márcio,

1.NÍNGUEM disse aqui que a Sarah Brightman tem uma extensão maior que a Mariah;

2.O ARNALDO ANTUNES e a SARAH BRIGHTMAN foram postos na roda da discussão única e exclusivamente pra dar um exemplo de como seria uma extensão vocal excepcional, já que o Arnaldo é baixo e a Sarah, uma soprano... INDEPENDENTE do fato de cantarem terrivelmente mal ou surpreendentemente bem;

3. Bom, os musicistas da M-Musica, os quais eu respeito muito por se tratarem de produtores musicais e regentes de corais, deram 3 oitavas e 1 semitom para a Rachelle, pelo menos nas músicas que mencionei; Tenho toda a discussão aqui no meu Pc, quem quiser, eu posso enviar por E-mail.


Fábio,

Obviamente que eu estava brincando quando eu disse que faço uma extensão de 6 oitavas e 1/2!!!! Na verdade tenho 2 e 1/2.

Eu falei isso porque o Gippe disse que consegue percorrer um distanciamento de 6 oitavas...


E outra coisa... em 4 anos estudando canto e lendo várias teses de mestrado e monografias em Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia eu NUNCA SOUBE QUE VOZES MASCULINAS CONSEGUISSEM USAR REGISTRO DE FLAUTA (whistle); aliás, o homem que diz que alcança este registro, podia me mandar gravado, porque muitos professores de canto, preparadores vocais e fonoaudiólogos da lista de discussão "Preparação Vocal", da qual sou uma das moderadoras, estariam curiosíssimos para analisar este feito fenomenal...

Beijos,
Camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


marcio bigeyed
Não é boato, ok?
Desculpa por ter desvirtuado teu tópico.
E ó?! Qndo disponibilizarem uma mp3 dessa cantora ae, deêm um up no tópico. Valeu!

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Camilla
hummm....
se tem MSN/ICQ para a gente conversar?

Camilla
Veterano
# abr/04
· votar


gentem,

As músicas da Rachelle Ferrel tão disponíveis lá no Kazaa!

Devem estar disponíveis em outros programas de troca de arquivos tbm como o e-mule.

Eu só não deixo aqui disponível pra audição, porque isso vai contra a lei dos direitos autorais, é pirataria e CRIME.

Os moderadores poderão sofrer fortes represárias e estarão vulneráveis às penalidades previstas pela lei...

Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


ignorado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rachelle Ferrell - extensão vocal de quase 7 oitav