Autor |
Mensagem |
guipixote Veterano |
# abr/04 · Editado por: guipixote
olá galera
estou na minha 3ª aula de canto
ontem meu professor disse q minha extensão confortável é de fa1 até re#3... percorro mais notas mas ele não me falou e eu me esqueci de perguntar até onde vamos
como estou indo para 3 aulas??
eu achei pouco
|
Gippe Veterano |
# abr/04
· votar
Pra começo tah bom. Vc tem um bom barítono, ou entaum eh um baixo que precisa praticar um pouco mais os graves.
|
guipixote Veterano |
# abr/04
· votar
Gippe
Meu professor me falou q sou barítono, mas disse que ainda é uma classificação provisória pois é muito cedo para concluir.
|
Camilla Veterano |
# abr/04
· votar
GuiPixote,
Você quer ter quantas oitavas de extensão?
Se você faz canto popular, estas 2 oitavas aí tão pra lá de ótimo, já que a maior parte de um repertório pode ser bem executada com apenas 1 oitava e 1/2.
No lírico, o mínimo requisitado são 2 oitavas.
Por favor, cantores líricos, corrijam-me se eu estiver errada.
Beijos,
Camilla.
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# abr/04
· votar
Camilla
errada...errada e errada...
dependendo da ária...precisa de até 3 oitavas...
|
guipixote Veterano |
# abr/04
· votar
Camilla
Não sei não, mas eu nunk me contento com o q tenho.
Quantas oitavas vc têm??
FáBiO LiOnE
E vc, quantas??
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# abr/04
· votar
guipixote
Hummmmm....deixa eu ver...
eu pego...
o G1 e vou até o B3 - C4
|
Gippe Veterano |
# abr/04
· votar
FáBiO LiOnE
morra de inveja, eu pego o F1, heheheh... soh zuandu
|
guipixote Veterano |
# abr/04
· votar
Gippe
FáBiO LiOnE
há quanto tempo vcs cantam (fazem aula)?
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# abr/04
· votar
Gippe
Eu não falei minha extensão para humilhar viu!senhor baixo!!
o F1 eu até pego...viu...mas nada com uma coloratura tão agradável
|
Gippe Veterano |
# abr/04
· votar
guipixote
um ano e meio aula... canto desde q me conheço por gente
|
Stravinsky Veterano |
# abr/04 · Editado por: Stravinsky
· votar
Eia.. loucuras dessa internet.. huauha
A minha msg segue a baixo!
=)
|
Stravinsky Veterano |
# abr/04
· votar
Vamos com calma
Em via de regra, um cantor lirico precisa defender duas oitavas de sua extensão natural para fazer um trabalho bem feito. E nada mais. Tomo por exemplo um Tenor e uma Soprano Liricos, respectivamente C2-C4 e C3-C5. Claro que há os Ligeiros da vida... E estas pessoas então podem vir a se tornar os supra-sumos do agudo. Para um tenor, um C4 bem emitido e com boa projeção já é algo fantástico. Tenores que alcançam algo acima disso BEM ALCANÇADO são raros. Já com as sopranos a coisa é bem diferente. A mulher tem a voz naturalmente mais colocada na cabeça, por isso não é tão dificil encontrar sopranos aptas a cantar as árias com notas acima de C5, como a que tem na Flauta Magica.
É importante diferenciar, porque NUNCA vocês vão encontrar partituras pra tenor que exijam três oitavas, isso é surreal. E dificilmente vão encontrar algo PERTO dessa extensão feito pra mulheres. Exceto as bizarrices vocais e coisas do genêro... Mesmo porque seria uma grande perda de tempo compor algo que dificilmente haverá alguem apto a cantar. Porque milagres vocais de extensões gigantescas não são lá muito comuns. E as obras então tendem a transposição ou então ao esquecimento.
Mas também, extensão não é tudo: Mario Del Monaco, que é considerado até hoje o melhor tenor dramático de todos os tempos, nunca alcançou um C4 decentemente. Segundo ele, mais vale um B3 emitido com brilho do que um C4 todo esganiçado.
E tem toda a razão!
=)
|
Gippe Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
assino em baixo
|
guipixote Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
hehe!!!
qual sua extensão???
|
floor jansen Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
concordo plenamente....
|
Camilla Veterano |
# abr/04
· votar
Guipixote,
Eu tenho uma extensão absolutamente normal, 2 oitavas e 1/2.
Só pra vc ter uma idéia:
- Rappers precisam menos de 1 oitava de extensão;
- Elis Regina tinha 1 oitava e 1/2 e é a grande e imortal diva brasileira;
Enfim, uma porção de cantores populares possuem (ou pelo menos utilizam em suas músicas) 1 e 1/2.
Não adianta vc ter uma extensão longuíssima e não saber o que fazer com ela na hora de interpretar uma música... pergunte ao seu professor!
Mas certamente a sua extensão vai aumentar na decorrência do seu trabalho vocal.
Beijos e boa sorte ;-))
Camilla.
|
Eduardo Mazziotti Veterano |
# abr/04
· votar
Concordo Camilla, extensão não diz nada (assim como Classificação, vide tópico da Barbara) se você não souber usá-la. Eu tenho uma extensão bem grande (E1-G4, e algumas notinhas a mais em whistle), e quase nunca uso seus extremos, só em músicas de cantores com registros bem distantes dos meus. Aliás, isso é algo não recomendável de se fazer, cantar fora do seu registro; só o faço porque tenho absoluta consciência do meu aparelho fonador e processo técnico, caso contrário não o faria. A grande sacada é saber usar o que se tem, não ficar se lamentando pelo que não se tem.
|
guipixote Veterano |
# abr/04
· votar
Camilla
legal!!! e faz quanto tempo q vc canta??
|
Stravinsky Veterano |
# abr/04
· votar
guipixote
Minha extensão efetiva é de A1-C5.
=)
|
Camilla Veterano |
# abr/04
· votar
Guipixote,
Sou cantora AUTO-DIDATA há 4 anos.
Beijos,
Camilla.
|
guipixote Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
poxa... legal!!!!!!!!!!! parabéns!!!! vc deve ter ralado muito pra chegar aih...
Camilla
realmente eu tenhu muita estrada pela frente hehe
|
Stravinsky Veterano |
# abr/04
· votar
guipixote
Realmente amigo, tem que ralar bastante.
Sempre com determinação e bom senso. Com isso, a gente acaba chegando lá!
=)
|
Junior Rodrigues Veterano |
# abr/04
· votar
G1 B3 F1,O QUE E ISSO, POR FAVOR ME EXPLIQUEM
|
Eduardo Mazziotti Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
Incrível essa extensão....não quero criar nenhuma polêmica, mas tem certeza dessa notação ? É só porque A1 é uma nota de baixo, e C5 de soprano, então você cantaria qualquer nota de qualquer naipe de um coral...se está correta, parabéns, sua extensão é fantástica (e raríssima...).
Abraços
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
Caramba!!se isso estiver certo...qeu extensão!!que grande extensão mesmooooo!!
|
Stravinsky Veterano |
· votar
Eduardo Mazziotti
FáBiO LiOnE
Notação brasileira... só pra constar.. hehe
Claro claro Eduardo.. Vejamos, o A1 meu são duas notas abaixo do C2 de tenor, ou seja, não é lá muito incrível. Como eu disse, são notas efetivas, notas que eu alcanço sem esforço. Claro que este é um grave de tenor e por ser muito grave para mim tem bem pouco volume, também não tem o brilho de um baritono, muito menos de um baixo. Para cantar em coral a minha extensão começaria a partir do C2, o grave de tenor mesmo.
Já o meu C5 realmente é o Dó agudo de Soprano, que eu alcanço em falsete. Eu sempre tive facilidades com agudos, a minha questão mesmo foi saber como controlá-los e saber o que fazer com eles. Hehe, e digo que para dominá-los completamente ainda falta muito chão.. hehe
Abraços!
|
FáBiO LiOnE Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
ahhhhhh você alcança em falsete!!então minha extensão está bem parecida com a sua...eu pego essa nota em falsete também!!
|
Stravinsky Veterano |
· votar
FáBiO LiOnE
Mas é em falsete...Homem alcançando C5 em voz plena ou até mesmo em voz de cabeça que seria meio dificil hein... Concordas?
|
Gippe Veterano |
# abr/04
· votar
Stravinsky
Mas é em falsete...Homem alcançando C5 em voz plena ou até mesmo em voz de cabeça que seria meio dificil hein... Concordas?
Um castrati talvez, hauauauaauauh...
|