O que é falsete??

Autor Mensagem
manguitar
Veterano
# abr/04


Todo mundo fala, mas eu não tenho a mínima idéia do que seja...
Acho que dá pra cantar mais agudo com falsete... mas realmente nunca alguém me deu alguma definição clara e objetica do que seja isso. Claro que para quem canta, essa deve ser uma pergunta realmente óbvia, mas eu não sei...
Se alguém ajudar, agradeço desde já... ;))

Soulface
Veterano
# abr/04
· votar


manguitar
É uma voz "falsa", como o próprio nome já diz. O exemplo mais citado aki é o Edson Cordeiro. Qndo vc tenta imitar uma voz muito aguda, vc acaba fazendo o falsete (qm não sabe).
Se vc procurar no busca, vai encontrar definições mais técnicas feito pela galera.
Dê uma olhada tb aki...
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=1&t opic=41986

manguitar
Veterano
# abr/04
· votar


Vlew... acho que entendi.. é quando, geralmente a gente imita um cara que canta notas altas, tipo Axl Rose... a gente faz uma voz de rapaz pequeno, porque não consegue alcançar as notas... (acho que é isso) ;P

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Soulface
É uma voz "falsa", como o próprio nome já diz. O exemplo mais citado aki é o Edson Cordeiro. Qndo vc tenta imitar uma voz muito aguda, vc acaba fazendo o falsete (qm não sabe).
Tá aprendendo, hein? ahahahahhahaha =P

Soulface
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie
Tá aprendendo, hein?
De cantada o garoto aki entende! hahahahahaha

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Soulface
haHAUhauhAU....então vou alertar umas pessoas aqui.....ahahahaha =P

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


É cantar fora do seu registro de voz. Muitos professores acham q falsete eh um termo incorreto, a palavra vem do teatro para dizer daqueles que fazem outras vozes para interpretar seus personagens, vozes agudas ou infantis, para soarem como velinhas ou crianças mesmo. No canto, falsete NÃO pode se considerado falso se for belo e estar dentro da escala de voz de um cantor. Tem pessoas que conseguem subir tanto nas escalas q mesmo que estejam fora do seu registro natural de homem conseguem colar o falsete com a voz e assim soarem naturais (jah vi um cantor de ópera alcançar um sol... sabe o que eh isso? um sol. Muitos tenores se esguelam por um dó e o mané manda quatro notas acima... fdp).
Muitos cantores conhecidos fazem isso, como edu do angra ou o labrie do Dream Theater.

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Ps: Qnd citei os exemplos acima, quiz citar os nomes de cantores que unem a voz com o falsete de tal forma que naum soam como falsetes.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


André matos!!o rei de unir falsete a voz de cabeça!!

RainMaker
Veterano
# abr/04
· votar


pra saber ao certo o que eh um falsete eh soh imitar voz de mulher ou a do André Matos

MARCELO CAMPOLINA
Veterano
# abr/04
· votar


ATENÇÃO GALERA!! CUIDADO COM O OUVIDO OU COM O QUE DIZEM POR AI.
EDSON CORDEIRO NÃO CANTA EM FALSETE ELE É UM CONTRATENOR E ESSA CLASSIFICAÇÃO DE CANTOR TEM COMO QUALIDADE ATINGIR NOTAS AGUDAS FEMININAS, DIFERNTE DO FALSETE QUE É A IMITAÇÃO DA VOZ FEMININA

klanunes
Veterano
# abr/04
· votar


Eh isso ae, Marcelo, o Edson cordeiro nao canta em Falsete. Edu Falaschi do Angra ou mesmo André Matos do Shaman são falseteiros.

Falsete nao é imitar voz de mulher, é fazer uma voz fora da 'caixa acustica' natural do corpo, que é o que muitos entendem por garganta, e deixam as vozes encorpadas, gulturais, devido a acustica do local. No falsete, o cantor [ ou mesmo cantora] forca a voz pra 'porta' da caixa acustica, um lugar compreendido acima do comeco da lingua, anatomicamente. É uma tecnica dificil poir articular palavras falseteando requer, alem de um esforco, habilidade com lingua e labios, visto que o som é formulado fora da garganta, onde as pregas vocais nao tem mais influencia. Nao ha formacao da acustica da boca, e é executado por homens e mulheres.

Voz da Sabedoria
Veterano
# abr/04
· votar


MARCELO CAMPOLINA
ser um contratenor é justamente usar falsete... é um tenor q usa falsetes nas musicas para cantar com tessitura fminina

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Voz da Sabedoria
na maioria das vezes são os baritonos que se tornam contra tenores!!por que o falsete nos baritonos é maior...podemos assim dizer...

MARCELO CAMPOLINA
Veterano
# abr/04
· votar


Voz da Sabedoria
Não é não. O contratenor tem facilidade em atingir as notas agudas justamente sem usar o falsete.

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


MARCELO CAMPOLINA
Exatamente. Os contratenores têm uma tessitura maior do que a dos barítonos, ou seja, têm a voz de cabeça mais extensa, conseguindo alcançar notas mais graves e mais agudas (mais agudas, inclusive, do que muitos tenores). Eu sou contra-tenor e confirmo: canto de D2 até G#5 em voz natural.

Jason
Veterano
# abr/04
· votar


o ralf, da dupla cristian e ralf canta em falsete

MARCELO CAMPOLINA
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Legal, e vc canta musica herudita também??

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
puts....até G#5???? Q extensão hein...eheheeh

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


MARCELO CAMPOLINA
Não, canto só Rock'n Roll mesmo, mas tenho base lírica...
Barbara Jolie
Pois é, se vc me ouvir falando não acredita que eu vou tão agudo...tenho a voz falada bem grave...

Gippe
Veterano
# abr/04
· votar


Mazzioti
Nossa... Vc poderia postar vc fazendo uma simples escala aqui. Tipo, num to querendo te por a prova, nada disso, soh quero ver como eh q se faz direitinho, quero aprender mesmo. Tenho aula com uma professora, entaum tem coisas que pela diferença de referencia vocal fica mais difícil sacar.
Abraço

Amomusica
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti

Realmente sua extensão é fantástica, gostaria de ouvir vc cantando alguma coisa.

Eu quase me mato para sustentar um G4, e minha professora ainda quer me convencer que sou soprano... :/

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


é fisiológicamente impossível sem usar falsete conseguir tal nota!não existe registro na música erudita de tal feito...e além disso C5 é uma nota de soprano!!pense bem...a não ser que você seja uma mulher(mesmo para mulher essa nota é dificil...)

Filho do Rock
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Eu também tenho a voz falada grave e dois professores de canto me disseram que eu sou tenor. Achei estranho, sempre achei que eu era barítono.

É normal isso? Ter a voz falada grave e ser tenor?

Nem acho que vou tão agudo assim, mas eu não tenho referências de barítonos/tenores pra comparar.
Alguem pode me dizer se o Dinho Ouro Preto é tenor ou barítino? - Não, também não acho que ele cante bem hehehe mas gosto dele e o meu timbre é mais ou menos parecido com o dele (acho que é um pouco mas agudo, mas enfim...).

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


FáBiO LiOnE
Esclarecendo: a notação D2-G#5 que eu menciono é a notação americana; a notação européia (e brasileira) é colocada uma oitava abaixa, então, nessa notação, enstou em D1-G#4
Gippe
É, a diferença em se fazer aulas com um prof(a) do sexo oposto é considerável, porque os exemplos sonoros, que você tomaria como referência, são totalmente diferentes...
Filho do Rock
É uma explicação simples: a voz falada, por uma questão cultural, pelo menos nos estados do sul do BR em geral, é colocada de forma sub-glótica, ou seja, vem naturalmente mais grave para se "impor respeito", digamos assim. Quando se coloca a voz no ponto de voz cantada, abre-se um brilho que vc não esperava...aconteceu comigo, como eu já mencionei, e eu tomei um baita susto...

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Ahhhh bom!!aaaahhh bom!!e com seu falsete??vai até aonde!!

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Q masssa! Agora fiquei curiosa pra te ouvir.
Disponibiliza uma mp3 tua, pra nós aqui. =]

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Esclarecendo: a notação D2-G#5 que eu menciono é a notação americana; a notação européia (e brasileira) é colocada uma oitava abaixa, então, nessa notação, enstou em D1-G#

Ah tah!!!! Não vem assustando nós aqui não....ehehehehe...=P

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Barbara Jolie
com certeza....
mesmo sendo a notação D1 até o G4# é algo incrível!!acho ainda impossível....acho que ele está dizendo que com o falsete ele pega esse solzão de soprano!

Ken Himura
Veterano
# abr/04 · Editado por: Ken Himura
· votar


peraí...minha extensão é parecida com a sua O.o"""

eu vou, com voz natural do B1 até D#4....com falsete vai até C#5, tirando que eu nunca fiz aula lírica...O.O"

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é falsete??