Postem suas dicas de tecnica vocal

Autor Mensagem
arkangels_vocals
Veterano
# fev/04


Vejo sempre topicos falando sobre outros vocalistas..comparacoes..enfim..
mas pouco vejo discursões sobre tecnica vocal...
Postem o que vcs acham/conhecem..
Para podermos compartilhar experiencias..proprias..
Axo q seria interessante e proveitoso pra todos...

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Vc tem plena razão acho o forum aqui carece do seu objetivo principal que é a troca de idéias sobre técnica vocal e canto. Acho que quanto à técnica vocal ouça o Pavarotti. É a melhor técnica

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Vc tem plena razão acho o forum aqui carece do seu objetivo principal que é a troca de idéias sobre técnica vocal e canto. Acho que quanto à técnica vocal ouça o Pavarotti. É a melhor técnica

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


Leech
Comprei esta semana o dvd Um baile de mascara...do Verdi...vc já assistiu?...o Pavarotti faz o papel principal...e...demonstra muito da sua técnica...eu fico abismado de ver ele cantar...La Donna é Mobile então...

paulao_jazz
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
Leech
o pavarotti realmente apavorava na época de ouro dele. que voz.

arkangels_vocals
cara, vou postar uma coisa aqui que me fez muito a diferença pra eu descobrir meu timbre lírico (parece maluquice, mas pra mi funcionou!):

pesquisar ressonancia de cabeça pra baixo! tipo, encoste na parede e abaixe o tronco. a gravidade ajuda o seu palato a levantar! aí vc pesquisa a ressonancia das vogais (fica la embaixo cantando aaa, ooo, eee, iii, ôôô, uuu, ééé..)... cara, eu consegui achar o buraco certinho da minah voz lírica desse jeito!

aí vc decora bem o lugar e o jeito, e levanta. tem que fazer todo dia, pra acostumar. nao leva duas semanas pra vc já saber qual é o lugar...

técnica ninja, meio daniel san, mas muito boa, me serviu legal! :)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


paulao_jazz
auHAUHauhaUHAUH
tudo isso só pra saber onde encaixar a voz lírica?
ehehehhe...pra mim foi normal, saiu normalmente.

gravidade ajuda o seu palato a levantar
Aonde que tá escrito isso?

Feanor
Só corrigindo: La Donna è Mobile [o assento é para trás.....uhuuullll....só pra mostrar pra vcs, como eu sei italiano, eheheh]

paulao_jazz
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

sabia que iam me zuar, afinal, é bizarro mesmo!!! aiaeuaieuhiuaehiaeuheiuhaeiae
olha, a região do palato mole é, como o nome diz, "mole", por ser um músculo, e não um osso ou cartilagem. Se ele está relaxado, a única tensão que tem nele é a gravidade, ceto? como qualquer músculo seu. Assim, de cabeça pra baixo, vc faz menos força pra levantar o palato, pq, no caso, a gravidade está puxando o músculo, entende? parece merda, mas deu certo pra mim pra caramba, pq o músculo do palato não fica acostumado a ficar levantado. De cabeça pra baixo, o músculo na posição relaxada está "levantado", entende? Aí vc força menos e pesquisa mais fácil a ressonância. Deu pra entender? É difícil explicar escrevendo.

mas que é bizarro é, eu confesso! hahahahahahhah

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


paulao_jazz
Tipow, soh queria entender a teoria.
Pq na prática, como vc mesmo diz, e como eu imagino, é "bizarro". ehehehehhe =P

Vc canta o q? Que estilo?

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


qual o "conceito" de canto lírico?

sei que poeticamente falando Lirismo vem da lira, etc etc....simboliza o amor...e na musica?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Sabe q eu tb não sei.
Tah aí, uma curiosidade.

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


GuitarHouse
Na música o lírico também vem de lira. Que simboliza a beleza, a suavidade a doçura etc. Tradicionalmente usam-se as expreções: canto lírico, canto erudito ou bel canto. Tudo para diferenciar do canto popular que para muitos não é tão belo como o canto lírico. E para mim é verdade.

abraços

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor

As pessoas pensam que Pavarotti era só mídia e tal, mas não. Claro que ele não foi o maior tenor de todos os tempos por existiram outros de nível igual ao dele. Entretando a técnica vocal dele é relmente impecável. Ele consegue (ou conseguia) fazer coisas com a voz que poucos fazim. Se vc ouvir Jose Carerras cantando uma ária de depois ouvir o Pavarotti vai perceber que a técnica deste é melhor. Os agudos dele são só "cabeça" nada de garganta. Portanto se alguém quiser ter um patamar para técnica vocal, ouça Pavarotti. Ele não não é apenas mídia, é voz também


......

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
Valeu pela correção...vou tentar não me esquecer...hehe...mas...vc fala italiano mesmo?...ou só tava zuando?

Leech
Entendo...na verdade...eu(ainda) não conheço muito bem...nem o carreras...nem o Placido...por isso...no dia q comprei Un Ballo in Maschera, comprei tb I Lombardi com o Carreras...e...La Gioconda com o Placido...para poder comparar os "tres tenores"...vc já assistiu alguma dessas operas?...o q acha delas?

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Só tenho Un Ballo in Maschera dessas três. Que por sinal muito boa. Mas é bom vc conhecer outras vozes. Não só a dos três tenores...

paulao_jazz
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

olha, eu trabalho com os 2 ramos. tenho um grupo de serenatas por encomenda e casamentos, aí é o canto popular que reina.
mas faço parte de um coro profissional daqui de Brasilia (que vai a Balneario Camboriu em abril!) especializado em música erudita, ou seja, canto lírico. Esse coro ensaia 3 horas por dia de segunda a quinta, então se não tiver técnica vocal, fode-se a voz mesmo. Aí, depoiis que vc canta lírico, vc até pega gosto pela coisa, e me chamaram ´pra fazer um papel de uma ópera que os alunos da Escola de Musica de Brasilia querem montar (Barbeiro de Sevilha, vou fazer o Don basilio). Vai ser uma experiencia legal, apesar do meu pouco tempo de lírico.

E vc? :)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


paulao_jazz
q massaaaaaaaaa!!!!!! é meu sonho cantar em ópera.
Eu apenas estudo canto, quero aprofundar em lírico, mas gosto muito de popular tb.
Mas não sou nada profissional, ainda.

Feanor
Falo sim, pelo menos pretendo falar, estou fazendo aulas de italiano pra isso, e sou descendente, sei alguma coisa jah. =]

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


paulao_jazz
E vc disse q virá pra Balneário? Massa....eu moro em Joinville, deêm um pulinho aqui tb....ehehehe

BC é a terrinha da Bile, ela mora lah. Somos vizinhas eheheh

paulao_jazz
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
achei que vcs eram da mesma cidade! :)

Garotinha_PoP
Veterano
# fev/04
· votar


paulao_jazz
pesquisar ressonancia de cabeça pra baixo! tipo, encoste na parede e abaixe o tronco. a gravidade ajuda o seu palato a levantar! aí vc pesquisa a ressonancia das vogais (fica la embaixo cantando aaa, ooo, eee, iii, ôôô, uuu, ééé..)... cara, eu consegui achar o buraco certinho da minah voz lírica desse jeito!
haushhuaushuhuasuhua (eu imaginando a cena hehe).... quando eu era criança eu adorava plantar bananeira na parede... muito maneiro... mas nao faço mais isso (eu tenho janela e vizinhos, sabe? :D )

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


paulao_jazz
Ah eh? Mas não somos.

Pq achou?

Garotinha_PoP
Veterano
# fev/04
· votar


Leech
troca de idéias sobre técnica vocal e canto
Você tem razão.. este é o objetivo principal! Mas eu acho que trocas de opiniões e interação entre as pessoas também é essencial :D :P!! Eu não sei nada de técnica vocal, mas nem por isso permaneceria fantasmagoricamente no forum neh? hehehehehe...pra mim, qq coisinha q eu aprender tá valendo!!!

Garotinha_PoP
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie
Vc é de Joinville?! pô... galerinha de SC aki hein?? eu sou manezinha de Floripa hehehe...(acho que alguns já sabem..)

paulao_jazz
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

vi algumas msgs em que vc dizia que era vizinha. achei que fosse da mesma cidade, mas é do mesmo estado. Anyway! :)

GrungeMan
Veterano
# fev/04
· votar


nossa..mas todo topico aki termina em batepapo ?....e ninguem responde direito a pergunta do topico ....
=(
eu queria saber tb .....

Feanor
Veterano
# fev/04 · Editado por: Feanor
· votar


Leech
Claro...pretendo conhecer outras vozes...mas...como ainda estou me aprofundando em canto erudito...achei q poderia começar por estes três...
Barbara Jolie
Legal...acho fantástico aprender outras linguas!!!
Garotinha_PoP
mas nao faço mais isso (eu tenho janela e vizinhos, sabe? :D )

huahahuahuaauh!!!

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Garotinha_PoP

Existem coisas que as pessoas postam que é osso duro de roer...Por exemplo:
fulano é tenor?
ciclano é barítono?
Primeiro porque essas classificações são bem restritas ao canto lírico. As pessoas querem aplicar ao popular...coisas insensata

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor

Olha tem os tenores da atualidade. Te recomendo ouvir: Roberto Alagna (francês), Ramón Vargas (mexicano), Marcelo Alvarez (argentino). São muito bons

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Garotinha_PoP
Ae, outra vizinha!!!!

Mas não se grila não, é que nós somos tão comunicativos que no final das contas mudamos o assunto, se não os tópicos ficariam só na mesmice. =]

Feanor
Sim, sim, é bem legal, e eu quero fazer francês depois de terminar o italiano....=]

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


Leech
Valeu pelas recomendações...será q eu acho algo deles no Kazaa?
Barbara Jolie
Putz...acho linda a pronuncia do francês...tem uma musica do Kamelot em frances(Ne Pleure Pas) q é muito massa!

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
acha mais é difícil...não custa nada tentar mas o cd custa rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Postem suas dicas de tecnica vocal