Duvida sobre o apoio

Autor Mensagem
    Fesaoli
    Membro Novato
    # 30/jul/20 15:56

Eu acredito que consegui aprender a fazer o apoio corretamente ksksk. Inspira expandindo as costelas, expira mantendo elas abertas o maximo que conseguir (que eu me lembre foi isso).... Mas como isso funciona na prática? Devo economizar ar para que elas não fechem durante a musica toda, ou devo abrir e fechar por
    completo a cada frase da musica?

andre735
    Veterano
    # 30/jul/20 17:46
    · votar

Isso é respiração intercostal. Apoio pra cantar vai muito além disso

Ningen
    Veterano
    # 30/jul/20 18:58 · Editado por: Ningen
    · votar

[null]

Fesaoli
    Membro Novato
    # 31/jul/20 12:58
    · votar

Poderia me dizer sobre o apoio? A um BOM tempo venho tentando entender e nada pelo jeito...

andre735
    Veterano
    # 01/ago/20 09:49
    · votar

Qual sua dúvida? Apoio é cantar usando uma coluna de ar APOIADA no diafragma. Toscamente falando é como se a nota saísse da sua barriga (já vi americanos explicando assim)

Fesaoli
    Membro Novato
    # 01/ago/20 13:46
    · votar

Acredito que isso esclarece a minha dúvida referente ao apoio então. De um tempo pra cá tenho cantado e sentido minha voz leve, como se eu só abrisse a boca e o ar saisse com a voz naturalmente. Já em relação ao tópico, acredito que já consegui tirar minha duvida tambem.
    Mas como um bom curioso já tenho outra duvida ksksksk. Eu estava percebendo que quando abro minha boca em uma vogal e a canto na posição da vogal, a voz sai diferente, por exemplo: cantar com a posição da vogal "u" o som sai BEM mais cheio do que com a posição da vogal "i", já com a vogal "o" parece ter mais potencia e brilho. Minha duvida é: as vogais tem funções de sentimentos? Sei que depende de como eu as canto, mas somente elas em si, tem alguma função própria no canto?

andre735
    Veterano
    # 02/ago/20 11:16
    · votar

Tem sim. Procura um livro (pdf kk) Estética da voz - Uma voz para o ator

Fesaoli
    Membro Novato
    # 02/ago/20 15:37
    · votar

Muito obrigado!!!

Ningen
    Veterano
    # quarta às 16:04 · Editado por: Ningen
    · votar

Fesaoli

Poderia me dizer sobre o apoio? A um BOM tempo venho tentando entender e nada pelo jeito...

Não sou professor, mas o que pude concluir depois desses 4 anos que venho estudando é o seguinte:

(Mais experientes me corrijam se eu estiver errado)

Existem dois "pontos de pressão" no que diz respeito ao canto. Dois lugares onde se coloca algum tipo de força/contração/recrutamento/ativação.

- Trato vocal (pregas, pescoço, laringe boca e etc)
    - Trato respiratório (abdômen, peito, costelas e etc)

Se você produzir uma nota qualquer e sem alterar o trato vocal, aumentar o fluxo do ar (trato respiratório), a nota sobe, fica mais aguda.

Se você produzir uma nota qualquer e sem alterar o trato respiratório, aumentar a contração no trato vocal, a nota sobe, fica mais aguda.

Acontece que muitos cantores ou aspirantes a, acabam instintivamente partindo da ideia que para se atingir uma nota mais aguda, se deve aplicar forças no trato vocal, estreitando, contraindo. O que não é o ideal.
    Tampouco se deve basear sua técnica vocal no apoio, mandando bastante ar e controlando o trato vocal depois.

O apoio, na minha concepção, significa: pressão inteligente de ar.
    Aprender a coordenar os dois tratos, com recrutamentos adequados, vocal e respiratório.

Devo economizar ar para que elas não fechem durante a musica toda, ou devo abrir e fechar por completo a cada frase da musica?

A verdade, e você já poderia ter feito esse teste, é que: não se tem boa performance, nem com o abdômen muito cheio, nem muito vazio. Em ambos os casos você fica meio instável. Ou seja, cada música, cada frase vai precisar de uma atenção individual do cantor, pois somos diferentes, com capacidades torácicas diferentes, com instintos diferentes.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Duvida sobre o apoio