APOIO

    Autor Mensagem
    estar
    Veterano
    # nov/04


    O QUE É APOIO?????

    Michael Kiske
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    estar
    Basicamente é o uso do diafragma kra,fazendo um trabalho semelhante a um embolo dentro d vc empurrando o ar d forma a lhe fornecer o melhor aporte respiratorio possivel.

    C alguem souber explicar melhor...

    Sharlander
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Para uma boa realização no canto e na fala é preciso ter controle da respiração. A respiração e a postura estão intimamente interligados. Para realizar uma respiração correta é preciso estar numa postura adequada. A respiração é uma função vital que, no canto, aprendemos a controlá-la.

    O principal músculo da respiração é o diafrágma, situado na base do pulmão: quando inspiramos o diafrágma é estendido e quando expiramos ele sobe. Muitos atestam que a respiração, sempre que possível deve ser nasal, pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas... Eu já naum concordo muito pois, a respiração nasal provoca ressecamento na mucosa.

    A respiração usada para o canto recebe às vezes nomes diferentes, dependendo do autor. Alguns a chamam costo-diafragmática, outros abdominal-intercostal. O fato é que devemos encher desde a base do pulmão, suas laterais até às costas, sem levantar os ombros. " Quando se pede aos alunos, no início das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente, 80% inspiram com uma elevação forçada das costelas e das clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoço... Esta respiração forçada tem conseqüencias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta pressão, e pior ainda se a pessoa não articula bem, trancando os maxilares. Assim, a pressão é dupla e as nossas cordas vocais não podem vibrar livremente.

    É porisso que literalmente o APOIO deve ser no diafragma e sua região... Nunca na garganta... pelo amor de DEUS...
    Qualquer que seja a tensão na região do pescoço é sinal de que o apoio tá ruim...

    VALEU!!!

    Sharlander
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Aaafff... e tem outra...
    Existe tb o apoio do som que é na região dos AMPLIFICADORES... falow ? Mas aí é outra história. O Primeiro passo é exercitar a cinta com bastante exercícios...
    A respiração correta é "TUDO"... TUDO MESMO...

    Basser-Shelter
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    e depois disso tudo como eu vou saber como tá o apoio?

    Johnny Blade
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    faça a respiração costa-abdominal corretamente (retesando) e vc sentira a sensação de "apoio" que ela te da, te "disponibilizando maior quantidade de ar" e assim permitindo o canto por mais tempo

    faça o teste: cante normalmente e depois cante fazendo o apoio, e vc notara a diferença

    Muitos atestam que a respiração, sempre que possível deve ser nasal, pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas

    mas no canto, prefira usar a respiração bucal pois ela proporciona abertura do diafragama coisa que a nasal nao faz

    Basser-Shelter
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Johnny Blade
    faça a respiração costa-abdominal corretamente

    e como eu faço isso?

    cybx
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    estar

    Cara antes de criar topicos como esse, utilize a busca, pq existem mais ou menos 1 milhao e 327 mil topicos sobre apoio... hehe =P

    vlw

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    cybx

    Se tu entrares no perfil dele e vires que este é o único tópico dele e aquele ali de cima é o único post dele neste fórum e que ele postou aquilo ali (abriu esse tópico) em 27 de novembro de 2004, vais perceber que ele provavelmente nunca lerá a dica que tu acabaras de dar a ele, tampouco o meu atual post. ;)

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Basser-Shelter

    Percebi que tu és membro novato, portanto vou te dar um toque: antes de postar algo em um tópico achado por busca, verifique a data de criação do mesmo e/ou a data das últimas respostas a ele... e, essencialmente, a validade do post (seguindo as regras: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico). Reviver tópicos BASTANTE antigos sem acrescer nada de útil ou levantar o mesmo assunto mas sem nenhuma idéia nova, não é uma boa pedida e vai de encontro com as regras gerais do fórum. =]

    Basser-Shelter
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jattto
    não foi essa a minha intenção, só não queria criar um tópico repetido =(

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Basser-Shelter

    Não... tudo bem... eu só te dei uma dica.

    Observação: tu então poderias ter explicado que estaria "revivendo" o tópico (de dois anos e meio atrás) para maiores informações sobre apoio e então esclarecer melhor o que tu querias saber... mas o que tu fizeste foi fazer uma simples pergunta e pouco específica como que perguntando para a galerinha que havia postado antes e que, provavelmente, nem freqüentam mais o fórum, entende? Só estou conversando contigo porque tu és novato aqui... e o fórum tem um andamento regrado e muito bom... o que mantém a sua organização. Os novatos sempre acabam prejudicando isso de alguma forma... e por isso devem os mais "velhinhos" aqui darem umas "diquinhas" a eles de forma a mostrar isso e procurar ensinar-lhes os macetes pra se dar bem por aqui. Já vi uns quantos novatos serem banidos logo que entraram por simplesmente romperem com várias regras do fórum. Bom... era isso. E não leva por mal, cara... eu quero que seja de bom proveito para ti tua participação por aqui assim como para o fórum também. o/

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a APOIO