Opinem sobre os seguintes cantores:

Autor Mensagem
Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


Quando a canção começa a ficar aguda, acho que naturalmente a pessoa ''aumenta'' o peso da voz, pelo menos eu faço isto.


Ao contrário. A maioria tira o peso e a voz fica gritada. Sertanejo abre o som, cantor de musical abre o som em volume baixo se estiver fazendo o belting verdadeiro.
Não dá para aumentar o peso nos agudos e sim apenas e corretamente manter o peso da voz falada. Estou me referindo ao fato de que a maioria tenta cantar com uma voz mais robusta do que a propria voz falada. A voz falada é o limite e o ponto certo de peso. Fazer vozeirão é estar em erro.

A voz cantada é um prolongamento da voz falada só que de emissão bem mais alta. Não se pode falar de uma maneira e quando cantar sair algo totalmente diferente, caricato, seja estridente demais ou coberto demais.

Fui gravar em estudio uma vinheta porque pediram um cantor lírico. Perguntei o que queriam e então comecei. Voz à frente, peso correto e brilhante. O cara me pediu pra parar e fazer "como se fosse" um cantor lírico. Aí perguntei a ele o que ele entendia por canto lírico e demonstrasse o que queria. Então o cara coloca a voz em bocejo, toda pra trás, escura, totalmente diferente da fala dele. Eu fiz o que queriam, claro, mas a ideia de canto lírico é totalmente deturpada.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


referindo ao fato de que a maioria tenta cantar com uma voz mais robusta do que a propria voz falada.

Ah sim! Agora entendi.


mas a ideia de canto lírico é totalmente deturpada.

Com certeza, a maioria das pessoas quando pensam em canto lírico lembram daquela voz ''para dentro'', robusta e grave.
Mas vamos concordar, a maioria dos cantores líricos parecem ter o mesmo timbre sei lá... O único que eu ouvi e que tinha uma voz diferente foi o grande Pavarotti. Talvez seja por conta disso que as pessoas tenha esse pensamento a respeito do canto lírico.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Tipo 8

Corrija-me caso eu esteja errado. Mas acredito que um belo exemplo de cantor que tenta fazer ''vozeirão'', deixar a voz com um timbre mais escuro e internalizado é esta cantora gospel:

Repare no minuto: 1:33
Vi uma entrevista dela e a voz dela é completamente diferente, ele tenta cantar de uma maneira diferente, tentando mudar o timbre da voz dela, o que eu acho horrível.

gabrissk
Veterano
# jan/20
· votar


icarosantos17

(Sobre o vídeo) Meu deus, o que foi isso aos 1:10? o.O

Prevejo uma treta ressurgindo caso certo usuário veja esse vídeo sendo postado aqui.....

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


gabrissk
kskssk, espero que ele não veja!
Esse melisma do 1:10 não foi nada bonito em minha opinião.
Mas eu pus o vídeo para mostrar a forma com que a Marine tenta ''mudar'' o timbre da voz dela, fica algo feio, internalizado, lá dentro! E o pior é que fica muito visível.
Sei não...Parece-me que ele quer mostrar ser uma contralto que não é!

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


icarosantos17

As duas são cantoras com técnica equivocada, cheias de trejeitos que estão fora da emissão natural. Uma anasala o tempo todo e tem emissão baixa. A outra canta TOTALMENTE entubado com um esforço imenso (só ver as veias saltadas do pescoço). Uma pena porque o timbre é bonito, voz interessante, mas muito mal colocada.
Mesmo recurso que vejo em algumas apresentadoras de jornal que querem deixar a voz mais grave do que realmente é. Num mundo masculino elas modificam a voz pq acham que serão mais respeitadas por isso. Engano bobo.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Prevejo uma treta ressurgindo caso certo usuário veja esse vídeo sendo postado aqui.....

O referido usuário não tem nenhum conhecimento básico de canto.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


O referido usuário não tem nenhum conhecimento básico de canto.


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Se gospel é de Deus, por que é tão ruim?

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


gabrissk
icarosantos17

Existe uma tendência, infelizmente, que pode-se botar na conta da Whitney Houston (não é culpa dela...rs) vou explicar):

À partir dela, de seu sucesso, muito cantor Pop, seja do meio Gospel ou Secular (no gospel é um pouco mais porque esta "entrega vocal" é uma tradição, tem a ver com a "emoção de louvar"), começaram a copiar algumas técnicas e trejeitos da Whitney. Acontece, que copiar, imitar, não significa saber fazer. Eu não sou cantor, mas sou músico, e modéstia a parte tenho um ouvido super bom, então eu consigo imitar todas estas técnicas de brincadeira, mas fica falso, tudo errado, porque eu não sou cantor não tenho técnica alguma.

Isso acontece muito com estes cantores (mas claro, bem melhor que eu, porque muitos tem boa voz, bom timbre e cantam muito melhor, não estou comparando, só exemplificando), mas soa forçado, com muita firula. Existe uma mania inclusive de cantar palavras em português com um "sotaque americano" pronunciar S como X e outras presepadas... acho horrível, de extremo mal gosto.

Whitney era afinada, tinha técnica, voz poderosa, mas era extremamente exagerada e firulenta... e, infelizmente, criou uma série de seguidores.

Inclusive eu costumo usar a frase, (e quem é antigo aqui já me viu falar isso), "parecem todos iguais, todos saídos da fábrica Whitney Houston."



Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Whitney cantava demais, haha. Cantava com extrema facilidade. Pena que as drogas acabaram com a voz dela e depois acabaram matando ela.

Mas realmente, muitas cantoras passaram a copiar esse "estilo diva" dela. Cheio de melismas, notas longas, falsetinhos e tal.

icarosantos17
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Se gospel é de Deus, por que é tão ruim?


Nem todos gospel é ruim, vê lá!

mas soa forçado, com muita firula.

Sim, acho bonito um melisma aqui, outro acolá, mas tem cantor que exagera e exagera bastante! Um exemplo é Beresix Tenor do grupo Kemuel, o cara é um tenor leve, tem voz suave, linda! Mas o excesso de firulas e melisma acaba estragando as apresentações dele. Tem gente que gosta...Acho que eu sou meio conservador.

A outra canta TOTALMENTE entubado com um esforço imenso (só ver as veias saltadas do pescoço).

Era isto que eu queria ressaltar cara! Acho ridículo. E o pior é o tanto de gente desinformada escrevendo no comentário do vídeo: ''Duas contraltos lindas'' Ela não é contralto CARAMBA é uma mezzo que tenta deixar a voz mais grave!
Mas agora é moda: Toda cantora que tem a voz um pouco mais escura é contralto, e ela nem tem voz escura, tenta escurecê-la artificialmente. Se soubessem a raridade que é uma contralto no Brasil...

Tipo 8
Membro Novato
# fev/20
· votar


Existe uma mania inclusive de cantar palavras em português com um "sotaque americano" pronunciar S como X e outras presepadas... acho horrível, de extremo mal gosto.

De doer na alma.

icarosantos17
Membro Novato
# fev/20
· votar


Gansinho

Se querem ver um tenor com uma extensão vocal absurda procurem por Dimash.

Desculpe, estava relendo as mensagens do tópico e não podia deixar passar.
Dimash tenor? Desde quando? Dimash é barítono com uma extensão maior que o normal.

Gansinho
Veterano
# fev/20
· votar


icarosantos17

Sempre li e ouvi falar que ele é tenor. Mas enfim, não importa muito.

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gansinho

Este Dimash e aquele russo, Vitas, acho que (independente de gosto) são pontos muito fora da curva, já na área do "especial"... tipo mulher barbada, o gigante de Illinois (que tinha 2.70 mts)... ou seja, é meio coisa de circo.

Gansinho
Veterano
# fev/20
· votar


Lelo Mig

O Vitas é bem coisa de circo mesmo.. Mas o Dimash, apesar de ter uma extensão vocal absurda, canta músicas mais normais mesmo, algumas bem boas inclusive.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Opinem sobre os seguintes cantores: