Opinem sobre os seguintes cantores:

Autor Mensagem
icarosantos17
Membro Novato
# jan/20


Olá, cantores.
Sou novo aqui no fórum e queria a opinião de vocês à respeito dos seguintes cantores.
Passei pela muda há pouco tempo e tenho procurado cantores da minha classificação (Barítono) para ter uma maior noção e situar-me melhor.
Jairo Bonfim - Todavia me alegrarei (Foquem na voz do Jairo);

Anderson Freire - Coração Valente ao Vivo

Leonardo Gonçalves - Getsêmani


Obs: Todos são cantores gospel pois este é o estilo ao qual estou familiarizado.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Procura baritono e mostra tenor?

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8

Negativo, senhor.
Aliás, fiquei muito feliz em descobrir que o mesmo é o Gerson Mesquita, já assisti bastante suas aulas através do Youtube.
Mas de volta ao assunto, todos aí são barítonos, o Jairo Bonfim nem precisa explicar... O Anderson Também é.
Apenas o Leonardo que disse em uma entrevista que não pode ser classificado nem como barítono nem como tenor pois sua nota de passagem não encontra-se nas notas do tenor e do Barítono.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


icarosantos17

Mas de volta ao assunto, todos aí são barítonos

Não.

pois sua nota de passagem não encontra-se nas notas do tenor e do Barítono.

????


Não existe isso de não ser classificado como tenor ou baritono, ou é um ou é outro (não sei de onde as pessoas tiram essas coisas). E pela voz extremamente leve está na cara que é tenor. Os outros não dá pra saber só pela gravação. Só vendo exatamente a nota de passagem. Da maneira como canta o primeiro tb não tem cara de ser barítono, mas até pode se estiver cantando tirando o peso da voz e como é bem soproso, deixa dúvida. Agora é impossível tem qqer duvida sobre Leonardo.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8

De fato, concordo que o LG pode ser tenor, mas em relação ao Jairo Não há dúvidas, voz pesada e timbre extremamente forte, o anderson também.
Mas o foco aqui e discutir a técnica, os erros e etc.. Se der, claro!

Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


Apenas um comentário... Esse Leonardo Gonçalves tem que colocar melismas no final de TODAS as frases mesmo? Eu até gosto de um melisma de vez em quando, mas esse cara exagera demais.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Gansinho

Boa. É chatísssimo isso.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


icarosantos17

Pode ser não. É tenor. E quanto ao outro cantor não há dúvida? Eu tenho dúvida sim, mesmo porque se em aula as vezes é dificil classificar uma voz dúbia, imagine por vídeo. Quando a pessoa canta soproso ou tira muito o peso é difícil saber realmente. Voz pesada e timbre metálico? Tem tenor spinto que parece barítono e veja que nem tenor dramático é ainda.
Desses aí só é fácil classificar o Leonardo Gonçalves porque está óbvio demais essa voz sem peso e sem força nos graves.

Agora veja, se vc se diz barítono (vai saber se é mesmo) e toma por base um cantor que não tem seu tipo de voz, vai querer cantar igual a ele trechos que vão lhe complicar. Primeiro tem que saber se é mesmo barítono (digo isso porque já perdi a conta de quantos tenores chegaram pra mim com essa conversa e que não são barítonos, apenas tenores que não sabem fazer o agudo). A maioria esmagadora é tenor que não consegue subir no agudo por falta de técnica.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


...

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Apenas um comentário... Esse Leonardo Gonçalves tem que colocar melismas no final de TODAS as frases mesmo? Eu até gosto de um melisma de vez em quando, mas esse cara exagera demais.

Cara realmente, o excesso de melismas e firulas tem tomado conta da maioria dos cantores gospeis, isto também é algo que tem me incomodado bastante!

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Agora veja, se vc se diz barítono (vai saber se é mesmo) e toma por base um cantor que não tem seu tipo de voz, vai querer cantar igual a ele trechos que vão lhe complicar. Primeiro tem que saber se é mesmo barítono (digo isso porque já perdi a conta de quantos tenores chegaram pra mim com essa conversa e que não são barítonos, apenas tenores que não sabem fazer o agudo). A maioria esmagadora é tenor que não consegue subir no agudo por falta de técnica.


Olha para mim não há dúvidas de que o Jairo é Barítono, isto fica muito perceptível no vídeo que coloquei acima. (Não sei se o mesmo assistiu todo o vídeo)!
Eu considero-me barítono pois não consigo cantar a maioria das canções dos tenores, emito F2 e E2 com uma certa facilidade e nem tenho tantos agudos, além do meu timbre que é bem baritonal.
Mas, claro irei aprofundar-me no assunto e procurar um professor para me classificar.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


Olha para mim não há dúvidas de que o Jairo é Barítono, isto fica muito perceptível no vídeo que coloquei acima.

Baseado em que? Não há como ter certeza.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8

Claro. Não há como ter certeza. Mas cara, o Jairo já demonstrou um B1 (Ao vivo), onde que um tenor consegue emitir esta nota?
Link do Vídeo:


demian e eduardo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Olha sou leigo no assunto, nem cantar sei direito kkk

mas parece que ele esta fazendo fry, e usando o mesmo vide-o como contra argumento ao seu, os agudos que ele alcançou jamais um barítono alcançaria

demian e eduardo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Ele alcança o B4 com facilidade e B5 com esforço, jamais um barito faria isso

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


icarosantos17

Bicho...vc tá muito perdido. Dá uma pesquisada melhor. Se eu que trabalho com isso não confio em classificar esse cara, imagine vc que nem sabe o seu tipo de voz direito.

Aquele som grave ali sem volume algum quase um arroto qualquer tenor lírico faz. Isso não demonstra extensão vocal. Nem no agudo ele subiu em plena.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8

Cara é uma incógnita, é normal um tenor pegar um E2 com volume?
Eu acho difícil.

demian e eduardo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Mano a extensão vocal de um tenor, sem técnicas nem nada é do C2 ao C4

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


icarosantos17

Eu sou tenor lirico e canto Sol 1. Mi 2 é bem fácil.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Mano a extensão vocal de um tenor, sem técnicas nem nada é do C2 ao C4


Eu usei a notação americana.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Eu sou tenor lirico e canto Sol 1. Mi 2 é bem fácil.


Caramba! Mas o mesmo tem técnica. Lírica, Inclusive. Um tenor, sem técnica pode pegar algo abaixo do Sol 1 (Notação brasileira) ?
Acho meio difícil...

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Falo isso pois vejo vários tenores do gospel, que são notoriamente tenores que quando chegam no C 2 a voz começa a ficar soprosa, mal encorpada e quase sem volume. Não é o caso do Jairo, nem o meu. Na verdade eu me identifico muito com a voz do Jairo.
Vejam o vídeo abaixo que começa bem grave:

Edit: Desculpe se estou sendo meio inconveniente, mas é que a tópico ficou bastante interessante.

demian e eduardo
Membro Novato
# jan/20
· votar





Veja esse video do Mauro henrique, Professor de musica, vocalista do oficina G3, mais especificamente no minuto 2:59

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Mauro henrique

Conheço ele, canta bastante!
Estou bastante impressionado, não sabia que ele alcançava esta nota, ainda mais sendo um tenor nato como ele é!
Tô começando a perceber que não sei nada de classificação vocal.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Esta coisa de classificação vocal é muito relativa, o Mauro emite este mi super grave ( Nota de Baixo), já o Pavarotti mal chegava no C 2! E olha que o cara era o ''deus'' da técnica.

Uma pergunta pessoal: É normal algum tenor se sentir mais confortável cantando música de Barítono?

Até então me considerava barítono, Até mesmo por conta da pergunta acima, agora estou até na dúvida.

Gansinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Gansinho
· votar


O que vocês não entendem é que extensão vocal não classifica ninguém. O que classifica (pelo que eu sei) é tessitura, nota de passagem e timbre.

Sempre vão existir os cantores que tem uma extensão acima do normal. Se querem ver um tenor com uma extensão vocal absurda procurem por Dimash.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


Uma pergunta pessoal: É normal algum tenor se sentir mais confortável cantando música de Barítono?

Então, vc citou o Pavarotti dizendo que ele não tinha força nos graves, sim, verdade, por causa do tipo de tenor que era. Tenores spinto e dramático muitas vezes são confundidos com barítonos. Assim como barítonos que cantam tirando o peso são confundidos com tenores. Tem casos de tenores (Corelli e Bergonzi), que iniciaram como barítonos e somente depois começaram a cantar na classificação correta.

Veja esse tenor aqui e confira se a sua voz tem mais peso e é mais grave que a dele:




icarosantos17
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: icarosantos17
· votar


Veja esse tenor aqui e confira se a sua voz tem mais peso e é mais grave que a dele:


Que bela interpretação a desse tenor.
Então, eu não consigo fazer comparações escutando cantores do canto lírico.
Mas em sua opinião, qual a voz mais pesada, a desse belo tenor ou a do Jairo?
Minha voz é mais leve e mais clara que a do Jairo. Desse modo acho que posso ter uma maior noção.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


icarosantos17

Em aula sempre chamo a atenção para uma coisa importante:

O PESO que vc vai usar ao cantar tem que ser no máximo o peso da sua voz falada. Qualquer coisa acrescentada além disso, a pessoa está fora da sua tessitura. Ao tentar fazer vozeirão ou dar volume aos graves é o que acontece.

Esse é o tipo de informação que demora muito tempo para você se dar conta quando estuda. As vezes anos. Que aproveite bem quem estiver atento.

icarosantos17
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8

Eu acho que não entendi muito bem isto:

tem que ser no máximo o peso da sua voz falada.

Quando a canção começa a ficar aguda, acho que naturalmente a pessoa ''aumenta'' o peso da voz, pelo menos eu faço isto.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Opinem sobre os seguintes cantores: