Comentem - Always (Bon Jovi)

    Autor Mensagem
    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15


    Olá pessoal,

    Sempre achei essa música dificílima de cantar... será que sou o único?

    Uma coisa evidente é que, se não apoiar, não sai nem metade das frases no refrão... além do tom ser consideravelmente alto, rola o lance da sustentação

    Eu preciso melhorar muito, tem bastante coisa pra consertar

    Gostaria que deixassem opiniões, críticas, sugestões, etc

    https://soundcloud.com/davidaraujo99/bon-jovi-always

    Valeu

    Pleyel
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Araujo -
    Cara com todo o respeito, mas está bem desafinado.
    Me parece que está tentando copiar a voz do Bon Jovi. Cante com sua voz, talvez pareça mais natural.
    Outra coisa tente começar com uma música mais fácil.

    abs.

    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Pleyel

    Obrigado por comentar cara, sobre estar desafinado, houve uma parte onde isso foi mais grotesco? Ex: na parte grave ou aguda, ou foi de uma forma geral mesmo?

    Realmente acho essa música bem difícil...

    GersonM
    Membro
    # out/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Araujo -

    De forma geral. Sinceramente? Está longe de você estar cantando isso de verdade. Parece algo assim de: vamos fingir que estamos cantando, mas a voz não sai. E vamos pensar...se a música é bem dificil e existem tantas dificuldades, a começar pela afinação, porque se "meter' com ela. É esforço à toa. Nao se começa com coisas bem dificeis.

    Só estudando, alguns ANOS, pra pensar em cantar isso. Vc tem dificuldade, então tem que estudar mais que quem não tem. Precisa muito estudo, senão não vai melhorar nada.

    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    GersonM

    Obrigado pelas dicas

    No meu caso, estou estudando há 1 ano e meio... Ta aí uma prova de que realmente pode levar anos para desenvolver habilidades convincentes no canto (exceto se a pessoa já tiver facilidade para algumas coisas)

    To pegando essa música por teimosia mesmo, acho que vou desencanar dela um tempo, até estar tecnicamente preparado pra treiná-la de novo

    Valeu!

    GersonM
    Membro
    # out/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Araujo -

    Um ano e meio? Mas não com professor...Sozinho, certo?

    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    GersonM

    Então, 1 ano e meio com professor, fazendo aula toda semana

    Pra ser mais exato, fiz 1 ano com um professor... começando do zero mesmo, mas não me adaptei e não evoluí quase nada, então resolvi trocar de escola/professor

    Com esse atual, estou estudando há 6 meses, e só então comecei a evoluir, com uma orientação bem diferente e muito mais completa

    Mas antes que pareça loucura eu dizer que melhorei (devido ao áudio que postei estar bem ruim kkk), queria expor algumas coisas... Tipo, na parte grave eu não usei o filtro de propósito (palato alto/laringe baixa)... meu professor sempre me orienta a não perder isso nos graves (pois eu tenho uma certa tendência a entubar nessa região), e acho que não foi boa ideia eu ter aberto mão... achei que o timbre ficaria muito escurecido e perderia essa pegada ''Bon Jovi'' da música, sabe?

    Já nos agudos passei do ponto mesmo... To treinando Iron Maiden (as partes agudas da ''Wasting Love'') com um ajuste semelhante e depois de muito treino, até que ta saindo aceitável (no caso da Wasting Love, não da Always)... só consegui isso depois que finalmente aprendi a explorar essa ressonância mais alta, sem entubar e sem que a laringe suba muito

    Isso foi só pra tentar explicar os ajustes que usei (ou tentei usar, pelo menos) nos graves e agudos... Porque de resto, são deficiências técnicas mesmo, acabei soltando o apoio em alguns momentos, por isso a emissão deu uma falhada juntamente com a afinação, articulação incorreta em algumas sílabas, são coisas básicas no canto que acabaram ficando pra trás durante todo esse tempo que estou fazendo aula... e só pude trabalhá-las corretamente depois que comecei a estudar com esse professor atual... uma pena

    GersonM
    Membro
    # out/15
    · votar


    To treinando Iron Maiden (as partes agudas da ''Wasting Love'')

    Novamente uma música difícil e aguda demais. Não dá pra pular etapas no canto. Antes resolve o meio, pra depois ir para os agudos.

    Mas enfim...

    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    GersonM

    No momento to trabalhando com meu professor para corrigir erros que eu sempre tive, por exemplo:

    Graves: Tenho tendência a entubar, então o foco é em corrigir a questão do filtro (ainda não dominei essa parte, sei como faz mas não ta fluindo de forma ''automática'')

    Agudos: Eu só conseguia acessar as regiões altas com o tíreovocal passivo (algo que lembra um Gregorian Voice, mais ou menos como o Flávio Venturini canta), mas como queria cantar de forma mais consistente, estamos usando Iron Maiden... tem dado certo pois estou conseguindo cantar mantendo esse ''firmamento''... mas falta melhorar algumas coisas e aprender a usar isso a meu favor em outras músicas/estilos

    Ou seja, depois de alguns meses aprendi a apoiar e também a não deixar que a voz perca a consistência nos agudos... ainda dou uma escorregada na articulação, estamos trabalhando isso também

    Fora isso vou te confessar que to meio sem ideia sobre o que fazer para melhorar meu canto... mas vou continuar aí na luta

    GersonM
    Membro
    # out/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Araujo -

    Eu só vou insistir em algumas partes e espero que ao menos isso faça vc parar um pouco e refletir.

    mas como queria cantar de forma mais consistente, estamos usando Iron Maiden.

    Antes de tudo a música é aguda e dificil demais. Uma música dessas no seu estágio atual faz o que? Exige demais e aí você acaba fazendo qualquer coisa pra alcançar as notas, leia-se forçar. Não há razão alguma para neste momento tentar cantar isso, visto a enorme quantidade de músicas médias que vc deveria estar fazendo. Cantar não é só fazer agudos! isso é irrelevante no início.

    depois de alguns meses aprendi a apoiar e também a não deixar que a voz perca a consistência nos agudos.

    Mas meu...isso vai contra totalmente com o arquivo que vc postou aqui. Não vejo nada de apoio ali.

    Você escreve sobre agudos, agudos, agudos. Como eu disse, não se chega neles sem antes consertar a parte de baixo. Sem base não adianta tentar fazer isso.

    Enfim, o que você diz, não bate com o modo que vc canta. Mas se vc acredita no trabalho que está fazendo e está realmente vendo resultado, tem que continuar neste caminho.

    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    GersonM

    ''não se chega neles sem antes consertar a parte de baixo. Sem base não adianta tentar fazer isso''

    Você tem razão... Esse lance de pular etapas pode estar me atrapalhando mesmo. Vou repensar meus estudos e analisar o que pode ser feito

    Obrigado pela atenção

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comentem - Always (Bon Jovi)