Cair o tom em musicas de metal descaracteriza muito o estilo?

    Autor Mensagem
    Walter Melo
    Veterano
    # mai/15


    olá tenho um dilema que me segue já há uns 5 anos quase... suspeito que minha voz seja de barítono mas queria ser capaz de cantar musicas que são mais altas..(adaptá-las talvez) e sim ja tentei todo tipo de exercício , respiração etc... minha voz nunca irá sair da tessitura G1 G3 (sendo C2 o dó central pra evitar confusão)
    na minha extensão alcanço sofrendo E4 ... mas isso deve ser porque tenho 21 anos e minha voz ainda vai ficar, mais grave, mais grave , mais grave

    bom isso é triste pra quem quer cantar Bruce Dickinson , André Matos, James La Brie .. pois passa a ser impossível cantar essas musicas no tom ... e quando se canta nunca sai agradável ... desafina, berra desnecessariamente .. enfim

    estou pensando em a partir de agora cantar musicas altas pra mim sempre 1 oitava abaixo... dentro da minha tessitura .. pois está extremamente frustrante tentar ser o que eu não sou ... é isso ou não cantar mais nada

    GersonM
    Membro
    # mai/15
    · votar


    minha voz nunca irá sair da tessitura G1 G3 (sendo C2 o dó central pra evitar confusão)

    Mas se é para evitar confusão, de acordo com o que vc descreve aqui, o dó central é o dó 3 e não dó 2 como vc diz. E sim, corresponderia mais ou menos à extensão de um baritono, ou de um tenor que não sabe como fazer os agudos.

    Já tentou todo o tipo de exercicio mas aula não??

    bom isso é triste pra quem quer cantar Bruce Dickinson , André Matos, James La Brie

    Que seja, mas se não der pra cantar isso, que se cante outra coisa enfim, porque querer ter a voz de um tipo e ter são coisas bem diferentes.

    Como eu sempre digo:

    Cante bem com a voz que tem.

    Bruno-
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Walter Melo
    Velho, e tem tanta gente que tem a voz diferente da sua e queria ter mais graves, por exemplo... Eu posso dizer pq sou um deles :) Dá raiva sentir a voz indo embora pra baixo do C, e sofro isso tentando cantar esse tipo de som que você descreve também.

    Usa do que você tem de melhor e o que te faz sentir mais confortável. Uma oitava abaixo vai ficar estranho demais mesmo, mas tenta pegar sons que valorizem o tipo de voz que você tem. Já ouviu Sabaton? :P

    Abraços.

    JJJ
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Walter Melo
    estou pensando em a partir de agora cantar musicas altas pra mim sempre 1 oitava abaixo

    Precisa baixar tanto assim? Tenta um ou dois tons abaixo. De repente já resolve e não fica tão... diferente..

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    JJJ

    Engraçado que pra mim soa diferente se o cara fizer isso.. E oitavado não rsrs..
    Oitavado = diferente mas igual
    1 tom, 2 tons abaixo e etc = diferente principalmente porque as notas são diferentes...

    O que eu acho (quase sempre) uma m#$% é quando a pessoa canta só o refrão uma oitava abaixo.. Aí é tenso.. Praticamente um coito interrompido rsr

    Walter Melo

    Cara.. Se você cantar bem.. Com emoção.. Personalidade.. Fica tão bom quando cantado uma oitava acima.. (IMO)

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    GersonM
    se não der pra cantar isso, que se cante outra coisa enfim, porque querer ter a voz de um tipo e ter são coisas bem diferentes.

    Já disse em outra oportunidade, esse é o mal de 89% das bandas pequenas. O cara tem a voz do Júnior Trovão e quer cantar como o Andre Mattos... Aí cai o cu da bunda...

    Bruno-
    Membro
    # mai/15
    · votar


    RafaelBernatto
    Bem, aí já é uma questão mais de ouvido né. O meu é super relativo :) O que importa para mim é manter o espaço entre uma nota e outra. Se isso se mantêm, eu acho legal, até um limite, é claro. Mais que um tom eu já consigo notar e aí me incomoda por estar muito mais abaixo do que eu estou acostumado.

    Por isso que abaixar uma oitava a música toda vai soar super estranho para mim, se o cara só fizer isso. A música toda construída para receber um vocal com uma estética, e recebe com outra. Se for para baixar uma oitava, vai precisar reinterpretar a música toda pra ficar bom, eu acho. E olhe lá. Já meio tom, um tom, fica aceitável sim na minha opinião.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Bruno-

    (Teclado americano maldito mode on)
    E' que geralmente se for pra baixar 1 tom.. Baixam-se "toda" a musica..
    Ja' se for pra "oitavar pra tra's", da' pra mexer so' na voz...
    Esse final de semana mesmo... Ouvi uma versão de Sweet Child O Mine bem legal em que o vocalista cantou uma oitava abaixo, mas todo o resto ficou na mesma.. Acho interessante quando isso acontece...

    Sendo bari'tono.. 1 tom não resolve naqueles casos de cima.

    Edit: Nessa musica do Guns, pra algumas pessoas, a versão ficou ate' melhor que a original.. (pra quem acha irritante a voz do Axl) Em contraste com o peso de uma voz grave e tal..

    GersonM
    Membro
    # mai/15
    · votar


    O cara tem a voz do Júnior Trovão e quer cantar como o Andre Mattos... Aí cai o cu da bunda...

    Nada...é um cú dentro do outro.

    GersonM
    Membro
    # mai/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Olha, esta história de "eu só queria cantar isso" não é louvável.

    Quem canta tem que pensar somente em uma coisa. Cantar bem, cantar direito, dar o recado, interpretar bem, e isso não é somente na região aguda que acontece.

    Tem inúmeros tipos de musica e o importante é encontrar em qual a sua voz vai se dar melhor. Para que ela se presta, rende mais, e aí então, cantar bem.

    Esse deveria ser o objetivo de qualquer um que gosta do canto como expressão maior.

    É sempre o mesmo problema. Falta estudo, falta conhecer a própria voz.

    JJJ
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    RafaelBernatto
    O que eu acho (quase sempre) uma m#$% é quando a pessoa canta só o refrão uma oitava abaixo.. Aí é tenso.. Praticamente um coito interrompido rsr

    É verdade, isso aí é o pior dos mundos! kkkkkk

    shoyoninja
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Na minha opinião:

    1 - Sim se está alto demais, mude afinação, melodia ou o que for. Claro que é melhor do que acabar com a música. Pessoalmente eu acho que cantar essas músicas uma oitava abaixo vai ficar uma bela porcaria se você não mudar arranjo e até a melodia. Cante outra coisa então.

    2 - Se você não estudou com professor, exercícios isolados de respiração ou o que for provavelmente não servem para nada. Os exercícios tem que ser específicos para você, assim, dificilmente essa classificação que você fez está certa;

    3 - Mesmo que esteja correto, ainda há opção de usar falsete, etc. Querer cantar exatamente como qualquer um desses aí canta é loucura, mas se você respeitar o que você pode fazer, muito provavelmente dá para fazer um trabalho legal. Tem que estudar com boa orientação, e estudar muito, não tem outro jeito.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/15
    · votar


    Walter Melo
    ja tentei todo tipo de exercício , respiração etc...

    Alguém acompanhou você nesses exercícios? Era um professor que sabia bem o que estava fazendo? Se a resposta for não, jogou seu tempo no lixo, amigo. Exercício precisa ter fundamentação, objetivo e conhecimento detalhado de todos os processos mecânicos envolvidos para que dê certo. Ficar só repetindo sons achando que está fazendo vocalizes não funciona, por mais que 'pareça' certo.

    O lado bom da coisa é que nunca é tarde para fazer direito. Eu comecei a cantar quase com a sua idade. Se é o que você quer, corra atrás.

    pOkiz
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Walter Melo

    Cara, baixar você pode, porém eu que vivo ainda o mundo do Heavy/Power Metal te digo que isso não é bem-vindo perante os fãs assíduos do estilo.

    Agudo nesse tipo de música impressiona e todos esperam o momento X em uma música para ver se o vocalista vai fazer, e quando faz você ve a cara de emoção de quem tá ouvindo, é algo que é venerado, então se você baixar tons não será bem visto, infelizmente.

    Bruno-
    Membro
    # mai/15
    · votar


    pOkiz
    Depende. :) Eu também vivo um pouco esse mundo e uso o Andi Deris como exemplo. O cara chegou no Helloween cantando as músicas antigas em tom abaixo do original e, para mim e muitos fãs, interpretou de uma forma ainda mais interessante que o Kiske. Ele trouxe uns drives e um timbre muito diferente, além de mudar algumas partes melódicas e adicionar todo um toque pessoal na interpretação.

    Agora, isso foi no passado. :) Atualmente ele está sofrendo muito para cantar ao vivo. Mas o que eu quero dizer é que agudo não é tudo, mesmo no power metal. Se você vem com menos agudos mas traz algo a mais, diferente, próprio, vai ser muito bem visto também. Talvez não pelos fãs mais fechados, mas ninguém duvida que o Helloween de Masters of Rings até Better than Raw tava no topo de novo né?

    Abração velho.

    f14gomes
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Agudo nesse tipo de música impressiona e todos esperam o momento X em uma música para ver se o vocalista vai fazer, e quando faz você ve a cara de emoção de quem tá ouvindo, é algo que é venerado, então se você baixar tons não será bem visto, infelizmente.

    Concordo.
    Cante outra coisa. Pense que tem gente que não canta nem agudo, nem grave, nem nada (feito eu) kkkk

    pOkiz
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Bruno-

    Uma coisa é um frontman, excelente compositor que já ganhou o respeito dos fãs com o primeiro album, cantar as músicas de um vocalista passado por respeito as próprias musicas e aos fãs, outra coisa é um random subir num palco e cantar um Eagle Fly Free 2 tons abaixo, não adianta, os caras vão chiar.

    Publico do metal é mt cabeça fechada, infelizmente é isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cair o tom em musicas de metal descaracteriza muito o estilo?