Trecho de Who's lovin' you - Mais ou menos, ruim ou péssimo?

    Autor Mensagem
    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Robert19


    Estou de volta, agora pra pedir avaliação (de novo) de voz, para quem puder ouvir. É menos de 1 minuto, para não ser uma tortura.

    https://soundcloud.com/tthemask/whos-lovin-you

    Por favor, se puderem apontar quais os principais problemas pra me ajudar a melhorar, eu agradeço! Já vi tanta gente falando que eu posso desistir porque não tenho conserto que já estou meio revoltado com a voz que tenho (não podia já ter nascido com um timbre bonito, pelo menos? kkkk). Mas eu gosto de cantar, então continuei com as aulas e agora voltei pra cá.

    Obrigado!

    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Tem hora que nao aparece o link pra mim. Ta aqui, ppr via das duvidas
    https://soundcloud.com/tthemask/whos-lovin-you

    Bruno-
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Robert19
    O seu problema não tem nada a ver com timbre... Aliás, como se tem falado muito no forum, timbre é a coisa que deveria preocupar menos as pessoas.

    O que deixa a música impossível de ser ouvida é a sua afinação. Você simplesmente não acertou em nenhum momento o tom da música. Parece que você está cantando uma coisa, e a base está em outra.

    Acho que quando as pessoas te falam para desistir talvez seja pela sua falta de sensibilidade para sacar a afinação. Mas a maioria tb não entende muito bem, então só fala que você canta mal pra caramba e que é pra desistir. Mas se vc trabalhar melhor esse lado, já vai melhorar pra caramba.

    Você disse que está fazendo aulas, então é só se aplicar de verdade nos estudos.

    Abraços.

    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Bruno-
    Obrigado por comentar!

    Eu concordo com você nessa parte da afinação. Na verdade é o que mais me irrita porque na maioria das vezes eu percebo que está desafinado quando me ouço, mas NUNCA consigo corrigir.
    Acho que sou parte daquela minoria que nunca aprende a ser afinada. As vezes acho que to só jogando dinheiro e tempo fora fazendo aula.

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Robert19
    Exato, vc cantou fora do tom talvez 100% do tempo.

    Isso é um problema...

    strks
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Robert19
    O primeiro passo foi dado: você descobriu qual é o problema. Agora é só corrigir com o tempo, não existe isso de nunca aprender a ser afinado, desista não

    abç

    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    ogner
    Ok.

    Tem como vocês me dizerem, mais ou menos, o quão fora estou? Tipo, se deveria cantar em F e estou em D... nem sei se é assim que se "escreve" a desafinação de alguém.


    Eu queria dedicar mais tempo ao canto, pra ver se consigo melhorar um pouco esses defeitos. O problema é que meu tempo é escasso demais, só consegui achar 1 dia na semana pras aulas, e mesmo assim, não tenho espaço na "agenda" pra treinar em casa. Mas como faço isso por hobby, não tenho tanta preocupação em aprender logo , mas fico extremamente decepcionado com a minha voz de demônio, porque eu sempre gostei decantar, e queria poder fazer isso na frente das pessoas sem sentir vergonha.

    Bruno-
    Membro
    # abr/15 · Editado por: Bruno-
    · votar


    Robert19
    Difícil velho. Vou te dar o meu exemplo. Eu sempre ouvi música, desde pequeno. Minha mãe sempre gostou e desde que me entendo por gente a via colocar vinis no som e ficar só escutando música, sem fazer mais nada. Eu às vezes achava sem sentido mas outras ficava do lado dela, viajando nas capas dos vinis (Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Genesis, etc).

    Depois de mais crescido comecei a fazer isso por minha própria conta. E eu lembro da época em que eu não sabia se estava afinado ou não, e perguntava a mesma coisa que você. Mas isso eu tinha 10 ou 11 anos de idade. Depois de tanto ouvir (só fazia isso, ficava ouvindo músicas, durante horas) e de tanto tocar (comecei com violão, passei pra guitarra), ficou muito natural para eu sacar esse lance de afinação. Mas como você pode ver, isso não veio pronto, foi algo que construí com uma história bem longa de ouvir e experimentar.

    Por isso acho complicado o seu caso. Não dá para solucionar com mágica, é gastando o seu tempo só com isso que vocẽ vai evoluir. Tem gente que precisa de menos tempo, tem gente que precisa de mais, mas todos precisam de vivência para aprender algo.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Hoje em dia devem existir aplicativos para treinar o ouvido... tipo algo que você coloca uns fones de ouvido, toca uma nota e você tem que repeti-la.

    Acho que esse é o primeiro passo... ouvir uma nota e conseguir reproduzi-la. Saber que está desafinado é meio fácil, você logo nota que "algo não está legal". O difícil é saber que "algo" é esse. Isso só com muito treino.

    Como disse o Bruno-, eu tenho uma experiência meio parecida. Desde criança, cantarolava vinhetas de desenhos animados e videogames. Lembro de perceber quando alguém estava cantando afinado ou não, e sabia como era o certo fazendo um larará... hehe.

    Acho que é questão de treino... ouvir e reproduzir, como um papagaio mesmo. Muita gente se preocupa mais com o timbre do que com a afinação perguntando "minha voz é bonita?". Essa pergunta quase sempre é em relação ao timbre, às texturas que a pessoa consegue produzir, mas o principal é a afinação. Não importa se você tem um piano, um saxofone ou um violão. Qualquer um deles, se estiver desafinado, vai soar "feio".

    A dica é: papagaio... e o tal aplicativo de afinação que eu não sei se existe.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/15 · Editado por: Christhian
    · votar


    francisco2004
    Saber que está desafinado é meio fácil, você logo nota que "algo não está legal".

    É exatamente o contrário. Muita gente acha que está cantando afinado e está completamente fora - e não tem nenhuma pista disso. Basta analisar pelas gravações aqui do fórum. Outra questão é que muitas vezes o indivíduo é "relativamente afinado", ou seja, dentro de um fraseado melódico de 8 notas, ele afina as duas primeiras e as duas últimas, mas atropela as outras quatro. É como um guitarrista que acha que é rápido, mas acerta apenas parcialmente e o seu fraseado é todo embolado.

    ouvir e reproduzir, como um papagaio mesmo.

    Isso não funciona, por motivos básicos e físicos, que vão desde a coordenação motora ao desenvolvimento muscular e a técnica envolvida: Ou para um guitarrista iniciante, basta tentar copiar o Malmsteen que acabará invariavelmente tocando como ele, por exemplo?

    Cantar não é mito, mágica ou 'achismo'. É técnica, treino corporal, perceptivo e cognição. Também não existe fórmula pronta - como os famigerados DVDs, ou "SLS" e "Pilares do canto" - pois na maioria ESMAGADORA dos casos (especialmente de cantores amadores) há envolvimento de questões psicológicas e psicossomáticas, que devem ser trabalhadas junto a um bom professor de canto, que saiba identificar corretamente estas questões e que tenha experiência para redefini-las de maneira eficaz.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Christhian
    É exatamente o contrário. Muita gente acha que está cantando afinado e está completamente fora - e não tem nenhuma pista disso. Basta analisar pelas gravações aqui do fórum.

    É verdade. Na minha experiência, noto que os cantores percebem que "não ficou legal" ao ouvirem a gravação de suas vozes acompanhadas por um violão ou piano, por exemplo. Então acho que você está certo... essa percepção não costuma ser "em tempo real", mas ao ouvir a própria voz gravada, fica mais claro para o cantor os pontos em que errou. Se bem que aqui no fórum temos exemplos de quem não nota seus erros mesmo ao ouvir gravações.

    Outra questão é que muitas vezes o indivíduo é "relativamente afinado", ou seja, dentro de um fraseado melódico de 8 notas, ele afina as duas primeiras e as duas últimas, mas atropela as outras quatro. É como um guitarrista que acha que é rápido, mas acerta apenas parcialmente e o seu fraseado é todo embolado.

    Verdade. Também noto isso. Aqui no fórum há vários exemplos. Eu mesmo faço isso eventualmente na guitarra quando o prazo é curto e não pratiquei o bastante hehe.

    Cantar não é mito, mágica ou 'achismo'. É técnica, treino corporal, perceptivo e cognição. Também não existe fórmula pronta - como os famigerados DVDs, ou "SLS" e "Pilares do canto" - pois na maioria ESMAGADORA dos casos (especialmente de cantores amadores) há envolvimento de questões psicológicas e psicossomáticas, que devem ser trabalhadas junto a um bom professor de canto, que saiba identificar corretamente estas questões e que tenha experiência para redefini-las de maneira eficaz.

    Acho que o aprendizado pode se desenvolver de várias formas. Falando em guitarra, por exemplo, pegar um adulto de 30, 40 anos e começar a ensiná-lo mandando praticar escalas e decorar o ciclo das quintas é a receita do fracasso, assim como seria alfabetizar um adulto mandando-o ler textos infantis e praticar caligrafia.

    Uma pessoa de 30, 40 anos já ouviu e eventualmente aprecia jazz, música erudita e tem uma bagagem musical que permite começar por outros caminhos. Acho que o bom professor sabe identificar essas particularidades e muda a abordagem de acordo com o aluno, a idade, a bagagem cultural.

    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Valeu pelas dicas, pessoal!

    Quanto à percepção de afinação, eu até consigo perceber, sim, na maioria esmagadora das vezes. Nessa música em questão, eu vi que estava desafinado (achei que em algumas partes até estava quase afinado, mas já que todos vocês disseram que não...)

    Meu problema é não conseguir atingir as notas que preciso. Um pouco eu acho que tem a ver com o meu alcance mesmo. Talvez se eu cantasse 1 oitava abaixo ficaria melhor (nessa música aqui até que não, acho que eu consigo chegar nas notas, se tentar pra valer, do jeito certo). Claro que eu ainda não aprendi a explorar melhor meu alcance, mas por enquanto eu diria que é um dos fatores que me influenciam.

    E eu gosto de música desde criança, também. Toco violão há bastante tempo, agora estou aprendendo teclado. Então, quanto à afinação de instrumentos, eu me dou bem. Por conta disso que sei quando estou desafinado ou não, minha dificuldade é acertar na prática

    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    O que mais me incomoda, e ao mesmo tempo me motiva a tentar melhorar, é que gosto de escrever músicas. Mas me dá uma raiva imensa compôr e não poder cantar minhas próprias músicas, mesmo que seja pra um amigo ou parente.

    Há alguns dias, por exemplo, eu postei uma música pra que os usuários opinassem (http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/321292/), e mesmo avisando que eu não queria avaliação vocal, mas sim da MÚSICA, vieram me criticar porque eu cantava mal. Aí complica. Eu queria mostrar uma outra composição, mas preferi nem postar nada, pra não ter que ler comentários dos desavisados que não entendem o que eu explico no post.

    Aandreep
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Você toca violão certo? antes de querer cantar qualquer música, tira a linha melódica dela no violão. Isso vai te ajudar a perceber as notas que você deve cantar. Ao invés de tentar cantar tudo de uma vez vai nota por nota. Só que percebo que no seu caso o problema não é só afinação, então faça esse "exercício" para tu pegar a noção de afinação e espera o teu professor ir tratando cada dificuldade sua. E arranje tempo para treinar os exercícios que você aprender na aula em casa.

    Robert19
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Sabe de uma coisa? DESISTO!

    A única coisa que a música me deu foi uma depressão, porque me mostrou que eu não consigo ser bom em porcaria nenhuma. Sou um imprestável, sem nenhum talento ou capacidade de aprender alguma coisa.

    Faz tempo que tento ser bom, mas nunca saio do zero! Chega! Sinto uma inveja enorme de vocês, que são ótimos cantores e músicos. Sei que mesmo com 5 ou 10 anos, nunca vou chegar nem perto de ser razoável!
    Vou viver o resto da vida sabendo que nunca fiz nada do que eu realmente queria. Melhor me conformar que o Sol não nasce pra todos. Cansei de persistir pra não virar nada.

    Parabéns pra vocês. Eu os admiro de verdade. Quanto a mim, acho que preciso mais de um psicólogo que de um professor de canto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Trecho de Who's lovin' you - Mais ou menos, ruim ou péssimo?