Excelente músico, Péssimo cantor (desafinado mesmo)!

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Fernando de almeida


    Excelente músico, Péssimo cantor (desafinado mesmo)!

    O outro guita da banda que toco 'e produtor musical e semana passada ele veio pedir a ajuda da banda qto a um problema que ele estava tendo ...

    Um cara que manda em violão e voz (as vezes guitarra e voz) pediu para o meu camarada produzir o CD dele, até aí ok ... O cara é quem faz tudo no CD, toca e canta ...

    Qdo estava gravando os instrumentos, todos ficaram babando na técnica, musicalidade, feeling do cara (eu ouvi umas partes da gravação e paguei mó pau pro cara no guita e violão)... Mas quando foi para a voz, o cara inexplicavelemnte canta desafinado (e ele se ouve afinado).

    Outros amigos dele chegaram a comentar que ele cantava desafinado (mas ele não acreditou) e foi buscar essa ajuda do meu camarada ...

    Porque será que um cara que é um musico tão bom não consegue cantar afinado, não se ouve desafinado (creio que isso seja o pior - o cara se ouve extremamente afinado)???
    O que pode ser feito num caso desses???
    Como pode ser???

    cybx
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Aula de canto.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    cybx
    Aula de canto.
    Isso proporcionaria técnica ... Mas como fazer para o cara se ouvir desafinado (ele é desafinado e se ouve afinado, aliás, ele acha que canta muito - na verdade ele toca muito, cantar não)??????????????????

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08 · Editado por: membro
    · votar


    Simplesmente porque ele não sabe SE ouvir. O que ele ouve internamente é outra coisa. Ele tem percepção para ouvir o instrumento mas ser o próprio instrumento é uma coisa bem diferente.

    Primeiramente um cara assim tem que ouvir como está cantando. Cantar com fone pode ser útil, mas teria que ver se ele não faz parte dos 2% ou 1% da população que não afina de jeito nenhum.
    Bom, fazer aula e ver no que dá.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08
    · votar


    Só um adendo...

    A primeira aula que faço com meus alunos geralmente é cruel. Eu gravo uma música a livre escolha e depois ouvimos juntos, pegando as impressões do cara sobre a própria voz. Em geral, as pessoas não estão acostumadas a se ouvir e acabam por achar que a voz está 'boa'. Dai vem a crueldade: Eu faço questão, com todo o cuidado do mundo, de mostrar ponto a ponto o que está bom, ruim e péssimo. Eu costumo brincar que a primeira aula é sobre "gravidade" - pois é nesse exato momento que as pessoas colocam os pés no chão com firmeza. :)

    Fernando de almeida
    Aula de canto.
    Isso proporcionaria técnica

    E com técnica consegue melhorar - e muito - a percepção do sujeito em relação a afinação. Desafinação pode ter diversas origens: Desde a inibição em cantar com mais projeção, fazendo com que o cara 'prenda' a voz, comprometendo tudo, até problemas de sincronismo e percepção musical. Alguns casos (pouquíssimos) não tem jeito, mas em geral, 99% dá pra arrumar na aula.

    Tenho um aluno que iniciou a pouco mais de 5 meses. Ele JAMAIS havia cantado na vida e não acertava uma nota, além do ritmo ser comprometido (não entrava na hora certa, cantava fora de tempo e outras coisas difíceis). Trabalhei até expressão corporal com ele pra relaxar e hoje, além de ter uma boa noção de tempo (sempre entra no tempo certo, canta direitinho no tempo), já não desafina mais com facilidade. O maior problema vem sendo a manutenção da concentração, para atingir esses níveis, mas em um próximo passo tenho certeza que ele não precisará mais se preocupar tanto. =)

    Abraços.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Christhian
    Legal cara ... Mas Vc já havia visto outro caso do cara ser um excelente músico e não conseguir cantar afinado????
    É meio estranho, o cara ouve o instrumento bem, mas não se ouve bem ... Alías, esqueci de citar que o cara é um excelente compositor, as letras das músicas dele são mutio boas ...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Mas Vc já havia visto outro caso do cara ser um excelente músico e não conseguir cantar afinado????

    Já! E não são poucos. E, em geral, o problema é fácil de ser resolvido com aulas. =)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08
    · votar


    Alias, vale dizer...

    Um amigo daqui do fórum, que é um exímio guitarrista tinha esse problema. Ele, por falta de tempo, não fez muitas aulas comigo (acho que foram 2 meses), mas conseguíamos resolver o problema dele, momentaneamente nas aulas, só pegando pelo lado psicológico da coisa, sem pegar em técnica.

    Pense se fosse possível dar seqüência, o que seria. =)

    Dogs2
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ele só toca instrumento temperado?
    acho que se ele tocasse um violino teria mais noção de afinado/desafinado

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cantante
    Christhian
    Ok caras, mas como explicar para o cara que ele é desafinado????? ... ele não se ouve desafinado e teria que usar bons argumentos para convencê-lo disso ....

    Dogs2
    ele só toca instrumento temperado?
    Sim, só instr. temperado ....

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mas teria que ver se ele não faz parte dos 2% ou 1% da população que não afina de jeito nenhum.

    Ixi, acho que eu faço parte desse seleto grupo!

    Christhian

    Eu tenho muita dificuldade em cantar afinado. Eu sei que eu não canto afinado, e gostaria de desenvolver um "minimo de afinação" só pra poder me aprimorar como músico...vc acha que aulas dariam conta do recado?

    Fernando de almeida
    mas como explicar para o cara que ele é desafinado????? ... ele não se ouve desafinado e teria que usar bons argumentos para convencê-lo disso ....

    Cara, se mesmo gravando e mostrando pra ele que está desafinado, não sei o que mais pode ser feito. Na verdade, provavelmente ele não aceita ser desafinado, mesmo sabendo que é...
    Pede pra ele tocar a melodia da musica e ir seguindo com a voz!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/08 · Editado por: membro
    · votar


    Ok caras, mas como explicar para o cara que ele é desafinado????? ... ele não se ouve desafinado e teria que usar bons argumentos para convencê-lo disso ....

    Convencer? Se eu digo para alguém que ele é desafinado e o cara olha para mim e diz que não é...meu...que se dane o cara. Se ele não aceita ou não entende, eu é que não ia perder meu tempo tentando convencê-lo de nada. Dê o recado, se não adiantar paciência.

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Fernando de almeida

    mas como explicar para o cara que ele é desafinado????? ... ele não se ouve desafinado e teria que usar bons argumentos para convencê-lo disso ....

    Inclusive gravando a voz dele e tocando pra ele ouvir ele continua se ouvindo afinado??

    acho que não né?

    tenta isso!

    abraço

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rmiguez
    Inclusive gravando a voz dele e tocando pra ele ouvir ele continua se ouvindo afinado??
    Sim, ele chegou a gravar um CD (ótimas composições, excelente musicalidade, instrumentos 100% true <gravados por ele mesmo>, arranjos e harmonia excelentes <tudo by o cara>), mas antes de lançar alguns amigos dele (amigos de verdade) falaram que a voz não estava legal e ele procurou a ajuda do meu brother que é produtor (que está desesperado e n sabe o que fazer). Meu camarada tentou acertar via software, mas está tão fora que o voz ficaria artificial demais depois de tudo acertado nas notas certas ...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Manda ele seguir a melodia que está cantando com algum instrumento e preferencialmente gravar esse acompanhamento.

    Se ainda assim ele não entender que está fora, melhor dizer sem meias palavras que ele é um péssimo cantor e está estragando o trabalho.

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Ué, é como o Cantante disse, se falaram e o cara não acredita, fazer o quê? Paciência.
    Agora, se o cara acha que canta bem e você fala pra ele:

    "Pôxa, até que está legal mas, na minha opinião, você poderia melhorar um pouquinho essa afinação..."

    Não vai adiantar nada.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Talvez ele precise de uma "chamada" mais vigorosa. Como o Christian disse, melhor dizer sem meias palavras que ele é um péssimo cantor e está estragando o trabalho.

    Fala pro seu amigo argumentar o seguinte: "Vc me contratou pra te ajudar, mas não aceita a minha ajuda. Assim não tem nada que eu possa fazer por vc..."

    Se não adiantar, seu amigo deve dizer para ele que recusa o trabalho, e que ele deve procurar outro profissional que trabalhe nos parametros dele (um psiquiatra, talvez?).

    Se o cliente não aceita o trabalho do produtor, não adianta ter um!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD
    Eu tenho muita dificuldade em cantar afinado. Eu sei que eu não canto afinado, e gostaria de desenvolver um "minimo de afinação" só pra poder me aprimorar como músico...vc acha que aulas dariam conta do recado?

    Desculpe, to numa correria braba, não havia visto!
    Cara, aulas sempre são a principal saída. Desafinação tem 'n' raízes e muitas (quase todas) são corrigíveis em aula.

    Abraços!

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Fernando de almeida

    cara... hehehe... sinistro isso aí...

    vai na dica do Christhian... faz um solo na guitarra com a melodia identica a da voz... e daí não tem como ele não perceber que está fora...

    Eu tava entendendo que o cara se ouvia afinado "por dentro"... pq senão, qual o sentido dele conseguir identificar que outra voz está fora do tom mas não conseguir com a dele???

    Faz isso também... pede pra outra pessoa cantar na afinação errada.. cometendo o mesmo erro que ele, e veja se na outra voz ele é capaz de identificar que está desafinado!!

    abraços

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu me ouço afinado no fone mas nas caixas vejo que to desafinado.

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    The Root Of All Evil
    Fones de ouvido com volume alto são mentirosos :P

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    cara. o teu amigo com produtor tem que opinAAr p tentar consertar, mas se ele não quiser, paciencia. manda ele fazer umas aulas de canto que resolvem. principalmente se for alguem do estilo dele que ele vai se descontrair mais. acontece muito isso

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Christhian

    Valeu Christian, qdo sobrar uma grana vou procurar umas aulas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Excelente músico, Péssimo cantor (desafinado mesmo)!