"Posso te dizer que em 6 meses, qualquer pessoa aprende a cantar da forma correta".

    Autor Mensagem
    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/14


    Li essa frase nesta entrevista do Dr. Luiz Cantoni, médico otorrinolaringologista, foniatra, e músico, formado pela Universidade Federal de São Paulo.

    Como podem ver na matéria, ele atende famosos como Frejat, Galvão Bueno e Zezé.

    Aqui ele comenta sobre a voz do Bob Dylan, muito interessante essa matéria também.

    Mas enfim, a frase tema do tópico é válida? Realmente em 6 meses uma pessoa pode aprender a usar corretamente a voz ou esse médico perdeu o juízo?

    GersonM
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Realmente em 6 meses uma pessoa pode aprender a usar corretamente a voz ou esse médico perdeu o juízo?

    Se perdeu o juízo não sei, mas que é risível é.

    Bruno-
    Membro
    # jul/14
    · votar


    "Frejat, Galvão Bueno e Zezé."
    Exemplos de vozes bem trabalhadas hein? :P

    Acho que é fácil fazer afirmações assim para ganhar atenção. Mas é leviano, já que as pessoas são diferentes. Não tem como estabelecer um valor absoluto para todos.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/14 · Editado por: Christhian
    · votar


    Samá Samutte
    Se ele estiver se referindo a questão de reabilitação da voz de alguém que já canta, pode até ser, considerando que o trabalho consistiria em pegar aquilo que o cara já faz, estando certo ou errado, e melhorar a condição de execução. Porém, os exemplos de pessoas que ele atende são claramente de pessoas que NÃO TEM NOÇÃO de como usar a voz corretamente, a levar em consideração, inclusive, o histórico atual e médico dessas vozes. O Galvão quase ficou sem voz na final da copa, simplesmente por ter feito um jogo no dia anterior.

    Agora, se ele estiver se referindo ao processo de aprendizado, desenvolvimento corporal e musical, além da expressão artística do cantor, só se ele for o Cosmo, dos padrinhos mágicos - e olhe lá.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Ele deve estar se referindo à utilização correta do aparelho fonador para o canto.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Apesar de achar a entrevista em geral ruim, a afirmação dele é referente a "cantar da forma correta" e não "cantar corretamente", o que já restringe.

    No mais, soou muito mais como autopropaganda (tenha acompanhamento médico, consulte médicos, sou "o cara") que uma entrevista que visava aprofundar alguma questão. Sofrível.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Christhian
    O Galvão quase ficou sem voz na final da copa, simplesmente por ter feito um jogo no dia anterior.

    Esse eu acho o caso mais grave, tipo, o cara apenas fala o tempo todo, nem força tanto a voz (aparentemente). Realmente a voz dele estava péssima naquela final. Você pode descrever o que acontece com ele? Porque assim, do Zezé eu até entendo a voz dele estar do jeito que está, mas do Galvão??


    Agora, se ele estiver se referindo ao processo de aprendizado, desenvolvimento corporal e musical, além da expressão artística do cantor, só se ele for o Cosmo, dos padrinhos mágicos - e olhe lá.


    E se for apenas usar o diafragma e parar de forçar a garganta, não necessariamente isso tudo que você postou?

    Por favor me responda (vale para o GersonM também), com a sua vasta experiência no ramo, qual o tempo mínimo que um aluno mediano conseguiria chegar à um resultado bom (bom no sentido de não acabar mais com a voz cantando/narrando/etc. e considere mediano aquele aluno que não consegue estudar 100% do tempo, mas que mesmo trabalhando/estudando, consegue se dedicar bem ao estudo (digamos que fora as aulas mais 21h semanais))? Se puder me responder fico muito grato (sei que é muito subjetivo, todavia leve em consideração a situação que eu coloquei acima).

    GersonM
    Membro
    # jul/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    E se for apenas usar o diafragma e parar de forçar a garganta

    Apenas?

    Lendo assim parece uma coisa fácil e simples, mas talvez seja o mais difícil de se conseguir.

    Não há tempo médio e sim o tempo de cada um. Depende da facilidade ou dificuldade que se tem, capacidade de mudar o modo como vem cantando, etc.

    Esse eu acho o caso mais grave, tipo, o cara apenas fala o tempo todo

    Apenas fala o tempo todo. Exatamente isso. (e ainda quando fica falando só merda o tempo todo, aí piora mais).

    Quanto tempo leva pra dominar a voz? Uma vida inteira. O aprendizado nunca termina. Quem começa a estudar canto sabe que sempre tem algo para melhorar.

    Agora, pintando um quadro de alguém que tenha facilidade, boa afinação, estude ao menos um pouco por semana...dentro de um ano tem que estar cantando razoavelmente bem.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Eu fiz um curso rápido desses... 6 meses.

    Gravei a obra toda de Verdi com a Orquestra Filarmônica de Viena, ganhei 6 milhões de dólares e me aposentei.

    Mais fácil que ganhar na loto!

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Galera, acho que é até possível a afirmação dele estar correta se ele falou se ele se refere ao cantar básico... tipo: so cantando ali nas manhas, afinadinho, sem desgastar a voz e tals, mas pra se tornar um exímio cantor é logico que precisa de muito mais tempo... Falo isso porque já conheci uma menina (ela é minha amiga a um bom tempo) que não sabia nada, mas era dedicada pacas e em mais ou menos 6 meses de estudo e treino e ela tava cantando afinadinha pra caramba, melhor que muitos amigos meus que já cantavam a anos (sério, não é exagero hehe), mas clara que era só o basicão mesmo... hoje, ela já tem alguns anos de estudo e prática e canta em coral e meio mundo de parada hehe...

    PS: Os pacientes dele sujam o nome dele... é melhor não falar quem ele atende hehehe

    Bruno-
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Samá Samutte
    Cara, totalmente off topic (moderação, fique à vontade): seu nick vc tirou do Sassá Mutema né? Só consigo ler isso quando o vejo :P

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Segundo a plataforma Lattes e o seu site pessoal, o otorrinolaringologista Luiz Cantoni é mestre em sua área, e não doutor. O uso da palavra "doutor" como pronome de tratamento para determinadas profissões coloca-as em um patamar acima das outras.

    A recusa desse tratamento deveria partir dos próprios médicos, mas eles fazem questão de se autointitular "doutores". Médicos não são donos da medicina, eles só ganharam o direito de participar dela. Vamos baixar a bola, "doutores"!

    Com esse respaldo (dado por nós, mortais), fica fácil que afirmações colocadas de forma imprópria, como essa que ele fez na matéria, sejam tomadas como verdadeiras.

    GersonM
    Membro
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia

    A afirmação dele não está correta de nenhuma maneira. Aliás é uma bobagem sem tamanho qualquer pessoa, doutor, mestre ou o que for falar uma coisa dessas. Só entende de patologia. Não entende nada de canto.

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14 · Editado por: AllanGouveia
    · votar


    Sei lá... só sei que eu conheço uma pessoa que se enquadra na afirmação dele hehe... Mas além de médico, diz lá encima que ele é músico também... Sério mesmo, acho que não da pra estipular um tempo exato porque vai depender do talento, esforço e tempo que cada pessoa pode dedicar a atividade... Mas acho também que uma pessoa talentosa, esforçada e com tem para se dedicar aos estudos pode sim alcançar um resultado satisfatório em 6 meses...

    PS: Não sou nenhum especialista em canto, só estou dando uma opinião pessoal totalmente sem fundamentos hehe!

    Abraço, galera!

    GersonM
    Membro
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia

    Diz que é músico, mas não que é cantor. Se fosse cantor não diria isso. Quanto a alcançar resultado satisfatório em 6 meses, em 26 anos nunca vi um caso sequer.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Posso te dizer que em 6 meses, qualquer pessoa aprende a cantar da forma correta
    cantar corretamente é uma coisa
    afinadamente é outra

    entendo eu que ele se refere a saber respirar, não forçar garganta, a parte mais anatômica da coisa, pode ser cantar, discursar, pregar....

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14
    · votar


    GersonM
    Diz que é músico, mas não que é cantor. Se fosse cantor não diria isso.

    Verdade...

    Quanto a alcançar resultado satisfatório em 6 meses, em 26 anos nunca vi um caso sequer.


    Caramba... Então eu fico muito feliz por ser um privilegiado por ter a oportunidade de conhecer alguém assim :D Quando eu vir a Priscila (minha amiga que citei) vou puxar o maior saco hehehe

    Mas é como eu disse e você também falou, só um cantor pra falar de algo assim com propriedade, e como não sou cantor e nem tenho talento para tal, não sou a pessoa mais indicada pra falar sobre isso :D

    GersonM
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Acho que está havendo uma confusão por aqui. Se alguém afirma: "cantar da forma correta", está se referindo a cantar com técnica correta, ter domínio total da voz. Isso é cantar da forma correta.

    Cantar direitinho, cantar até que bem, não é dominar a voz. Em seis meses é impossível dominar os fundamentos, ter controle respiratório e relaxamento adequado para cantar SEM FORÇAR.

    Estamos aqui comentando e cada um de vocês tem uma visão distinta do que é um bom cantor ou do que é cantar bem. De repente para alguns, cantar corretamente é algo bem inferior ao que eu imagino, por exemplo.

    Mas uma coisa eu posso afirmar porque dou aula todo o santo dia, para estilos diferentes, de pop a canto lírico, e não tem ninguém que consegue dominar a voz, ou cantar corretamente em pouco tempo. Se a grande pergunta é:

    Vou cantar corretamente em seis meses?

    A resposta é NÃO.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Bruno-
    Cara, totalmente off topic (moderação, fique à vontade): seu nick vc tirou do Sassá Mutema né? Só consigo ler isso quando o vejo :P

    Nem sabia quem era esse tal mutema ai. Não tem nada a ver.

    GersonM
    Agora, pintando um quadro de alguém que tenha facilidade, boa afinação, estude ao menos um pouco por semana...dentro de um ano tem que estar cantando razoavelmente bem.

    Obrigado por responder.

    O casos do Galvão e do Zezé são irreversíveis?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Posso te dizer que em 6 meses, qualquer pessoa aprende a cantar da forma correta".