Qual a forma correta de fonar a letra R

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # set/12


    Bom dia.
    Pessoal, qual seria a forma correta de fonar a letra R?
    Eu conheço três formas:
    Utilizando o exemplo da palavra voar.

    1 - Pronuncia-se o R como naquele exercício de aquecimento vocal com a língua que se faz um "trtrtrtrtrtrtrtrtrtrtr", ou seja, o R é pronunciado na ponta da língua.

    2 - Aquela forma "caipirizada" de falar que não dá nem pra dar um exemplo.

    3 - Pronuncia-se "na garganta", como se fosse um "argh", tipo voarr.

    Eu sei que não ficou claro, o ideal seria um vídeo para ficar fácil, mas tenho essa dúvida. Particularmente, eu creio que a forma correta é a terceira, depois a primeira, pois essa forma "caipirizada" é horrível.

    Bom, se puderem ajudar.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Forma correta? Acho que isso não existe, né?

    É questão de sotaque. A terceira forrma é a carioca e também é usada em algumas regiões do norrdeste.

    Acho que a primeira seria a forma mais isenta de sotaque.

    Gianyny
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jattto

    Ah, eu acho que tem forma correta sim hein!
    A primeira forma é como os sulistas pronunciam o R.
    Tipo "Bah Tche! essa semana meu tio vai se casar e eu tenho que ir, se não ele vai querer me matar Tche!"

    McBonalds
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não tem forma correta.
    Tecnicamente é mais fácil pronunciar aquele R latino do espanhol ou do italiano, mas em questão de estilo depende do que você quer passar na música.

    Se fosse cantar em português, eu cantaria sempre com o meu sotaque, não mudaria.

    Gianyny
    Veterano
    # set/12
    · votar


    McBonalds

    Hum...interessante isso ai, porém eu nunca vi alguém cantando daquele jeito caipira arrastando o R.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Gianyny
    Pessoal, qual seria a forma correta de fonar a letra R?

    Com que objetivo?
    Se for para falar, é regional, não tem certo e errado. Se for para cantar, a melhor maneira é a mais fácil de executar, desde que o R seja compreensível.

    amilanezi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Fala moçada....

    Na minha opinião isso é algo que depende muito do sotaque por exemplo, coisa que está ligada à região e cultura da pessoa que está cantando.
    Meu caso, por exemplo, minha vó falava 90% italiano e 10% português, e cresci nesse meio, sendo que tudo isso acaba influenciando na fonação das palavras.
    Mas em se tratando do "português casto" me parece que a opção n°1 é a mais correta.

    Resumindo...Considerando que a música é uma forma de arte, e arte é uma forma de expressão da própria cultura do artista, acredito que não haja uma forma "certa" de pronúnicia do "r" ou outra fonação qualquer. Devemos ser flexíveis hehehe.

    Um grande salve pra todos!

    Leopold
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Forma correta eu não diria, porque como disseram depende da região, mas se for analisar apenas que forma seria a ideal para o canto é o R da opção 1, que é mais leve e solta mais comparado com os outros. Tanto que é usado nas terapias de fono.

    JJJ
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu pirei nesse "R" um tempo atrás e a gravação de um vocal ficou uma merda... Seja o mais natural possível. Qualquer coisa fora do "seu normal" vai parecer forçado.

    Gianyny
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Christhian
    Leopold

    Aquele R cantado "lá na garganta", tipo o "argh", "usarr" é incorreto?
    Eu o acho mais bonito pro canto.
    Exemplo nessa música, nas primeiras frases já dá pra ver o que eu estou falando.

    http://www.youtube.com/watch?v=W2wkR285lhI

    Caso não abra o link, a música se chama "Hora de Vencer", de André e Felipe (eles são do sul e não pronunciam o R como os sulistas).

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Gianyny

    A primeira forma é como os sulistas pronunciam o R.
    Os sulistas e a maior parte do país.

    Tipo "Bah Tche! essa semana meu tio vai se casar e eu tenho que ir, se não ele vai querer me matar Tche!"
    Ninguém fala assim por aqui.

    Hum...interessante isso ai, porém eu nunca vi alguém cantando daquele jeito caipira arrastando o R.
    Já cantei Aquarela para um duelo aqui no fórum em que fui criticado duramente por isso. Hehehe.

    Eu o acho mais bonito pro canto.
    Isso é opinião pessoal, né? Eu, por exemplo, acho o contrário, muito ornamentado para ser usado toda a hora.

    Gansinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jattto
    Os sulistas e a maior parte do país.

    Jamais. A maioria do Brasil não fala o R como os sulistas. E sim da forma "arranhada".

    TitoOliveira
    Veterano
    # set/12 · Editado por: TitoOliveira
    · votar


    O complicado é que falar "os sulistas" é amplo demais. Aqui dentro do próprio RS existe uma grande variação de sotaques ao longo das regiões.

    O sotaque gaúcho que o Brasil conhece é o sotaque que o pessoal de porto alegre tem. Aqui na serra onde eu moro já é diferente, quem mora em regiões mais interioranas ainda, tem um sotaque bem diferente também.

    McBonalds
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Por que sempre que se fala "O Sul" as pessoas só pensam no Rio Grande do Sul? O sul também engloba Santa Catarina e Paraná. Aqui em Santa Catarina mesmo se fala das três maneiras descritas no tópico.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Gansinho

    E sim da forma "arranhada".
    Fonte? Rsrs.

    Gansinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jattto
    Pô, a fonte é a minha convivência com várias pessoas do Brasil todo. uhauhauha =D

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Gianyny
    correto pra que?

    não tem correto. o som que voce usa vai caracterizar o idioma e o sotaque.

    não existem "som de R", existe uma infinidade de fonemas, alguns dos quais a gente identifica com a letra R no portugues, e que em outros idiomas não servem.

    pra quem fala ingles, nosso som de RR (pelo menos em são paulo) serve pro H (Hilton, Happy)
    pra quem fala espanhol é o som do J (Javier, Bajo).

    só pra ter uma ideia: http://www.fonologia.org/fonetica_consoantes.php
    vai clicando em todas as consoantes e veja quantas podem ser R.
    é um dos sons que mais tem variação, por isso caracteriza tanto os sotaques.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Gansinho

    A minha também.

    Gansinho
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Jattto
    Mas você convive com as pessoas aí ?
    Porque minha irmã saiu daqui (ES) e foi pro sul tem 10 anos.
    Tá falando que nem vocês já.
    uhauha =D

    Eu converso com várias pessoas (pelo skype) de Salvador, do RJ, de SP.. Que não falam que nem vocês.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Gansinho

    Eu converso pessoalmente com pessoas que moram em vários estados diferentes (estou sempre viajando).

    leviribeiro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Gianyny Esses R muito puxado, toda hora, é chato huhuahhs

    Mas tudo depende doq vc quer fazer, etc. Qual o idioma, o certo é cantar como se pronuncia no estilo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a forma correta de fonar a letra R