Notas Altas no canto

    Autor Mensagem
    LeilaLopes
    Membro Novato
    # mai/14


    Pessoal, eu preciso saber se existe algum aquecimento de voz para alcançar notas mais altas, mas eu tenho 13 anos e minha voz é parecida com a da Lana Del Rey... E queria alcançar tipo... O solo da Ariana Grande em Problem.
    Alguém pode me ajudar?

    GersonM
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Alguém pode me ajudar?

    Sim. Informando você que querer cantar notas agudas com essa idade é um suicídio vocal e a melhor maneira de não ser ninguém como cantora mais tarde.

    Tem que cantar coisas que não levem aos extremos, nem acima, nem abaixo.

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    LeilaLopes

    Pessoal, eu preciso saber se existe algum aquecimento de voz para alcançar notas mais altas, mas eu tenho 13 anos e minha voz é parecida com a da Lana Del Rey... E queria alcançar tipo... O solo da Ariana Grande em Problem.Alguém pode me ajudar?

    Leila, eu não sou cantor e tampouco conheço exercícios para aquecimento da voz. Mas conheço instrumentos musicais e a voz humana também é um instrumento musical. E todo instrumento musical tem sua tessitura.

    No caso da sua voz, uma maneira de você conhecer a tessitura (a quantidade de notas musicais que ela consegue emitir claramente) é ir tocando notas em um piano, em direção aos graves e reproduzir cada nota tocada com a sua voz. Chegará um ponto em que você não conseguirá mais emitir o som claramente e aí será definido o limite de graves que sua voz alcança. Faça o mesmo, agora em direção aos agudos e defina qual nota será o limite.

    No final, você saberá qual é a tessitura de sua voz , ou seja, a nota mais grave até a mais aguda que sua voz consegue reproduzir sem dificuldade. Saber a tessitura da voz ajudará você a saber também quais são as tonalidades ideais para cantar, sem ter que se "esgoelar".

    Espero ter ajudado.

    Bruno-
    Membro
    # mai/14
    · votar


    kekotenko
    Rapaz, eu acredito que a intenção seja boa, mas eu acho super perigoso cair nesse de tessitura sozinho. Sem alguém que entenda realmente de canto para ajudar, vai ficar no mesmo, ou até pior, pq ela vai começar a testar os extremos dela, mas sem suporte nenhum para saber se está indo de forma correta.

    Além disso, tem o que o GersonM falou. Eu acho que você pode confiar nele quando o assunto é canto. :)

    LeilaLopes
    Vai com calma e tente se informar melhor, como está fazendo aqui. Seguir o caminho de cantora sozinha sem nenhuma ajuda é bem perigoso; você só tem um aparelho fonador. :) Abraços.

    GersonM
    Membro
    # mai/14
    · votar


    O problema aqui é uma pessoa muito jovem querendo ter o mesmo desempenho de um adulto. Isso não é algo aceitável e muito menos desejável para quem tem alguma pretensão no canto.

    A grande maioria simplesmente não tem paciência de esperar a hora certa e acaba destruindo a chance de fazer algo melhor. Um iniciante não tem meios para descobrir sua verdadeira tessitura, não tem meios para distinguir o que é confortável o bastante, porque a maioria força e não sabe direito que está forçando.

    Se o caminho não for aula de canto, tem que cantar coisas extremamente fáceis, apesar de que alguns pesquisadores sugerem que nem se cante nessa idade.

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    A ideia, ao dar minha sugestão, foi mostrar uma maneira simples e fácil para ela saber quais são seu limites vocais no momento atual. Obviamente, como ela ainda está em fase de crescimento, sua voz será modificada e isso afetará também a tessitura de sua voz.

    Mas se ela fizer o que eu sugeri, pelo menos não vai querer cantar algo que está além de suas possibilidades no momento atual da vida dela.

    Respeito a opinião de quem entende mais do assunto. Como eu disse, não sou cantor. Ela pode considerar o que eu sugeri ou não. Mas não custará nada ela pensar um pouco a respeito da minha sugestão. Porque, se ela já foi mordida pelo "bichinho da música", duvido que ela irá esperar chegar à idade adulta para poder voltar a cantar.

    LeilaLopes
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    se ela já foi mordida pelo "bichinho da música", duvido que ela irá esperar chegar à idade adulta para poder voltar a cantar. Tarde demais. rsrs
    Gente, eu já canto. Faço aquecimentos vocais a tenho muito cuidade com a minha voz, mas vai ter uma apresentação e eu queria cantar Problem, mas como disse, é um suicídio vocal. Então, né? Fazer o que? rs O que eu fiz foi pesquisar mais e descobri que minha voz está mudando. Uma vez que eu não aqueça minha voz pra cantar, eu fico rouca. Então eu estou cuidando muito bem dela, pra que no futuro eu posse ser cantora profissional. Mas, obrigada á vocês. Me ajudaram bastante.
    Ah, e GersonM, eu vou cantar outra musica, não se preucupe. rsrs

    Bruno-
    Membro
    # mai/14
    · votar


    kekotenko
    Eu entendi perfeitamente o que você disse. Por isso falei que era perigoso. Não tem garantia nenhuma de que a Leila vai conseguir discernir se está forçando ou não, como disse o Gerson. Então os limites que ela conseguir fazendo o que você sugeriu muito provavelmente não serão adequados.

    Uma coisa é você produzir notas de forma controlada e confortável, outra coisa é vc "achar" que está confortável e na verdade estar forçando. E isso é bem o que acontece, digo por experiência própria. Por isso é perigoso fazer sozinho. Entende?

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Não existe técnica miraculosa ou um único exercício que resolva o problema.
    Deixe a muda vocal terminar. Só após isso ocorrer dá pra pensar em desenvolver a voz nos extremos (grave e agudo).
    E, claro, com professor. Sem você vai se machucar.
    Usar o piano vai te dar uma indicação que que nota grave a que nota aguda você chega, Com a técnica vocal vocẽ irá, com muito tempo de estudo, dominar essa extensão, e a expandir.
    O canto envolve musculatura, e esta deve ser desenvolvida. A musculatura precisa "sair do sedentarismo" para "entrar em forma". E isso demora, e muito.
    É difícil e demorado conseguir chegar a região aguda sem qualquer tensão,
    E o trabalho efetivo só deve começar quando sua voz estiver formada, como o GersonM já explicou.
    Ou seja, paciência. Dê tempo ao tempo e no futuro procure um bom professor para desenvolver. Ou acabe com a tua guela berrando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas Altas no canto