Bon Jovi Always - Duvidas quanto ao meu professor de canto

    Autor Mensagem
    FenixYT
    Membro
    # jan/14


    Meu professor de canto diz que eu não vou conseguir cantar bon jovi, que não rola e que não sei o que porque meu alcance de agudos é baixo, mas eu sou barítono e creio eu que todos tem seus agudos que seria o limite da sua extensão vocal e com treino eu conseguiria atingi-los e sustenta-los não?
    Fiz uma gravação bem caseira, não me esforcei tanto mas consegui fazer com que a voz fique legal mesmo com um tom mais baixo da música ''Always''
    Pelo amor de Deus isso é muito importante pra mim, sou fanático, sei quase todas as letras de todos os álbums decoradas. Não vou conseguir cantar Bon Jovi? E se conseguir vai ficar ruim a ponto de não ser audível?

    https://soundcloud.com/fenixyt/always-test

    Preciso muito da opinião de vocês!

    MAIDENMANIACO2009
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Acho que você consegue sim , mas tem que soltar a voz! Se esforçar! Parece que você ta cantando escondido no quarto tentando nao fazer barulho! Põe a voz pra fora!

    FenixYT
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Acho que você consegue sim , mas tem que soltar a voz! Se esforçar! Parece que você ta cantando escondido no quarto tentando nao fazer barulho! Põe a voz pra fora!


    Na realidade é o microfone que não é muito bom e o som saiu baixo, porque me esforcei bastante no refrão.
    Obrigado por ver =)

    Bruno-
    Membro
    # jan/14
    · votar


    FenixYT
    Rapaz, não tem essa de não conseguir cantar tal coisa. Vai lá e abaixa o tom e seja feliz. Que se dane o Bon Jovi (aliás ele já se danou, atualmente vai olhar ele cantando Always ao vivo e sinta dor por ele) :)

    Não tenho a mínima noção do que você é, mas não importa. Atualmente falta o mais básico, e até eu que não tenho embasamento teórico e a prática apenas pessoal noto: apoio. Vc tá tentando subir forçando a musculatura da garganta. Vai chegar nunca nos agudos, e se chegar vai ficar feio e se machucar. Eu sei que é difícil notar para quem tá cantando e se ouvindo, mas para a gente que está de fora está claro que a sua voz tá presa demais na garganta.

    Tem mais coisas, mas o básico do básico que eu notei é esse mesmo. Você faz aulas? Há quanto tempo? Teu professor deve estar trabalhando respiração e apoio não?

    Abraços,
    Bruno

    FenixYT
    Membro
    # jan/14 · Editado por: FenixYT
    · votar


    Bruno-

    Faço aula vai fazer uns 4 ~ 5 meses, mas não sei.. não estou botando fé no professor, ele fica passando vocalizes e mais vocalizes mas na hora de tentar cantar ele não fala o que está errado e o que está certo e muitas vezes eu forço a voz na aula tentando chegar a alguns tons, sinto minha garganta até doer um pouco de vez em quando e ele não fala nada.
    E é sempre o mesmo papo, ''a real é que não da pra cantar bon jovi com o seu tom de voz, não quero fazer você desperdiçar dinheiro''
    Essa gravação que eu fiz foi bem caseira, eu nem me preparei direito, não estava aquecido e nem nada do tipo, porém era mais pra mostrar mais ou menos como é minha voz para vocês terem ideia se é possível ou não.
    Obrigado pela sua opinião!

    EDIT : Re-li seu comentário e quanto a parte de se ouvir, meu ouvido é bem aguçado quanto a isso, o problema é colocar em prática mesmo, eu consigo diferenciar os tons e notas muito bem, o problema é alcança-las e soar bem, e essa história de forçar a garganta eu realmente não sei o que fazer :l

    led123_del321
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    FenixYT

    Seu professor não te disse que você pode cantar em outro tom? Estranho...

    Acho que não é hora de você se preocupar tanto em conseguir alcançar notas... Você tá desafinando absurdamente. No refrão, por exemplo, você ficou numa "nota" só praticamente... Invista sim nas aulas de canto... E se achar que deve mudar de professor, mude!

    GersonM
    Membro
    # jan/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    FenixYT

    Estou inclinado a acreditar no seu professor.

    Na realidade é o microfone que não é muito bom e o som saiu baixo, porque me esforcei bastante no refrão.

    Na realidade, infelizmente aqui o problema é você e não o microfone. Está muito ruim esse modo de cantar. Você diz que diferencia bem as notas mas canta desafinado assim?

    Fiz uma gravação bem caseira, não me esforcei tanto mas consegui fazer com que a voz fique legal mesmo com um tom mais baixo da música ''Always''

    Você não conseguiu uma voz legal aqui, de modo algum.

    Pelo amor de Deus isso é muito importante pra mim, sou fanático

    Só essa frase já seria um bom motivo pra parar tudo e começar do zero. Não existe isso. Cantar bem não é isso. Cantar bem é usar a voz que você tem pra cantar o que ela indicar. A voz comanda. Se vc for mesmo barítono, NUNCA vai cantar no mesmo tom que o Bon Jovi. Pode sim cantar músicas do Bon Jovi, mas será bem mais grave, ou seja, com uma outra cara. Se vai ficar bom? Pode até ser, mas acho difícil pelo que eu ouvi.

    Falta tudo ainda. Tem que ralar muito, mas muito mesmo pra cantar coisas bem mais simples do que Bon Jovi.

    Eu acho que o seu prof. está querendo trazer você para o planeta Terra e creio que você precisa esquecer essa bobagem de TENHO que cantar tal coisa e começar a se preocupar em conseguir cantar razoavelmente, ao menos sem desafinar.

    Quanto a forçar a garganta é simples. PARE de querer cantar coisas que você não alcança, que você não está preparado e comece por baixo, com músicas mais graves. Ficar se matando por teimosia é perda de tempo.

    Não é o que você gostaria de ler, mas deve estar muito mais próximo da realidade, do que você imagina.

    FenixYT
    Membro
    # jan/14
    · votar


    GersonM

    Obrigado pelo seu comentário, sempre vejo você por aqui participando.
    Pois então, eu sei diferenciar quando um cantor muda de tom ou nota, mas como disse meu problema é colocar isso em prática quando estou cantando, não disse em momento algum que sou afinado e sim que sei diferenciar, o problema é que meu professor só me passa vocalizes e mais vocalizes e esquece de ensinar as técnicas.
    Realmente não tenho muito conhecimento sobre canto, mas o que queria saber é se seria possível cantar Bon Jovi com a voz grave que eu tenho, claro abaixando o tom.
    O meu grande problema é que não gosto de músicas graves, acho muito parado e não desce a voz grossa... a questão é, com muito esforço seria possível eu alcançar os agudos de um barítono decentemente pra cantar músicas de rock agudas?
    Mais uma vez, muito obrigado, realmente não é o que eu queria ouvir, mas temos que ouvir algumas coisas pra seguirmos em frente, certo?
    Infelizmente não sou eclético em termos de música então não tenho um leque de possibilidades a cantar, o que eu curto são as hair bands dos anos 80/90 que no caso todos tem a voz no agudo :/ (Claro que gosto de outras bandas mas em sua maioria, nada de graves)
    Agora realmente não sei se continuo com a aula de canto ou não, se for pra ficar cantando grave e músicas como legião urbana não vou me sentir feliz.
    Mas se alguém falar que existe possibilidades de melhorar e conseguir chegar a tons legais como baritono, ok, sou bem esforçado e vou conseguir.
    Obrigado mais uma vez!

    GersonM
    Membro
    # jan/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    FenixYT

    Entendo.

    Primeiro, você é mesmo barítono? ou um tenor que não sabe como chegar nos agudos? Isso as vezes precisa tempo pra saber.

    Segundo lugar, não vejo nenhuma razão para que você não continue com as aulas.

    Quanto ao tipo de voz, pensemos por exemplo, em Freddie Mercury, barítono e um dos maiores vocalistas de todos os tempos. Tem David Coverdale, Axl Rose (ruim, mas fez carreira cantando agudo).

    E qual a saída para um barítono que quer cantar agudo? Desenvolver bem o falsete...mas não só isso. Tem que ter boa técnica vocal e não exagerar, senão acontece o mesmo que aconteceu com o Axl.

    Agora, não é todo mundo que consegue fazer como eles fazem, as vezes mesmo com treino.

    O que eu acho mais estranho aí é isso de você dizer que se fosse pra cantar coisas como Legião você não ficaria contente. Ora, tem gente que se mata pra tentar cantar Legião e se conseguisse ia achar ótimo. Tem gente que se mata só pra conseguir cantar afinado. Acho preocupante essa insistência em cantar Bon Jovi de qualquer jeito.
    Um outro problema é iniciante querer cantar músicas difíceis demais. TEM que começar com músicas fáceis!

    Eu acho essa história de não aceitar a voz que tem, uma distorção das coisas. Se alguém for baixo e quiser na marra cantar agudo, não vai conseguir. Vai contra a natureza da voz é isso é um erro primário. Aí sim, acho que é melhor fazer outra coisa na vida, pelo menos a pessoa não fica se martirizando à toa.

    Não tem como saber se o seu professor é bom ou não. Se ele não sabe o que faz ou se você que insiste e não consegue ver o que ele está tentando ensinar, mas uma coisa é certa:

    Professor e aluno tem que estar em sintonia para que a coisa funcione. Se isso não acontece, mude.

    FenixYT
    Membro
    # jan/14
    · votar


    GersonM

    De acordo com meu professor e com os testes que ele fez sim, sou baritono, de acordo com ele um ''low-baritone'', agora minha pergunta é, por essa gravação que eu mandei, mesmo desafinado, eu cheguei em uma nota decente pra um barítono?
    Realmente não tenho entendimento quanto a notas, não sei dizer ''opa, o cara soltou um Eb5''.
    Quanto ao falsete acho que é um ponto forte meu, meu professor chegou a ficar espantado com o falsete, não em termos de técnica no falsete, mas no agudo do falsete.
    E quanto a parte de não aceitar a voz que tem, eu como fã de Bon Jovi conheço todos os integrantes, dentre eles o ''Richie Sambora'' (Guitarrista e back vocals), classificado como barítono, acompanha o Jon nas músicas e tem um agudo bem legal, algumas músicas eu até prefiro a voz dele do que a do Jon.
    Obs : Meu falsete apesar de agudo parece o Mickey ''cantando''.

    Cochise
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Cochise
    · votar


    Cara, vc tem noção que vc está cantando 1 OITAVA abaixo do bon jovi ?

    Justamente porque não consegue chegar nem perto do tom agudo que ele cantava..

    Fora o problema da ENORME desafinação, que vc já sabe.

    Se eu tiver um conselho pra te dar é para vc esquecer bon jovi por um bom tempo, ou então vai ficar cantando 1 oitava abaixo como está fazendo agora ( nunca vai ficar legal), ou em um tom muito abaixo do original..Mas se vc gosta mesmo de CANTAR, procura outras músicas mais graves ...

    Vc falou que não é um cara muito eclético, bom não sei quantos anos vc tem, mas qdo eu era novo eu também não era muito eclético, e hoje isso mudou, então pode ser que as coisas mudem pra vc também.

    Tem que treinar muito a afinaçao com os vocalizes e solfejo, e claro as técnicas de canto.

    Não sou professor de canto então não sei se vc conseguiria um dia cantar confortavelmente as músicas do bon jovi sem se prejudicar, talvez de sim mas com MUITA tecnica, mas isso vc só vai descobrir se estudar..

    Mas uma coisa é certa se vc ficar tirando as notas agudas sem técnica alguma você vai prejudicar sua garganta. Mas pelo menos vc não forçou tanto sua garganta pq como eu falei vc nao cantou na mesma oitava que ele, senão vc nem estaria falando hoje rsrs.

    Espero ter ajudado (:

    GersonM
    Membro
    # jan/14
    · votar


    mesmo desafinado, eu cheguei em uma nota decente pra um barítono?

    Não.

    Realmente não tenho entendimento quanto a notas, não sei dizer ''opa, o cara soltou um Eb5''.

    Está faltando o que então? Estudar.

    Se você ficar sonhando, não vai chegar a lugar nenhum.

    Faça seus vocalises pra ver se pelo menos você um dia consegue cantar afinado e corretamente. Depois disso que você vai poder começar a pensar em agudos. Hoje você não tem nem o básico e quer atropelar as coisas. Primeiro estude, depois você vê o que poderá cantar.

    Sir Nightfall
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Cara mesmo cantando mais grave comparando com a original ao fundo, da pra ver que tem mtas notas desafinadas nem caracterizando uma oitava abaixo, e outra coisa, classificação vocal agora não importa muito, eu sou um exemplo disso, a primeira vez q fiz aula de canto, a professora me classificou como barítono, mas depois fiz parte do coral da cidade de sp e fui parar no naipe de tenores pois o maestro disse que eu tinha mais tendencia a notas agudas do que graves, e dois professores depois disseram que se fossem me classificar (o que não era necessario ja que meu foco atual eh no canto popular) seria como tenor, resultado, passei tanto tempo achando que era barítono que até hoje tenho medo de tentar alcançar algumas notas agudas, o Christian que o diga kkkkk algumas vezes na aula travo em algumas notas a coisa ficou muito no psicológico

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/14
    · votar


    FenixYT
    A verdade é sempre a história mais fácil de ser contada, meu amigo. Veja:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/305222/
    FenixYT
    Membro Novato
    # 05/jun/13 às 16:18 · Editado por: FenixYT ·
    citar · denunciar

    Minha terceira aparição por aqui, e estou estudando muito a música These Days ( Bon Jovi ).
    Sou barítono e faço aulas de canto a 1 mês apenas


    Neste tópico:
    Faço aula vai fazer uns 4 ~ 5 meses, mas não sei..

    Lapso temporal interessante...

    Bom, pra mim o negócio é simples: Tenha a humildade de admitir que não sabe cantar e faça aulas.

    FenixYT
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Christian

    Nessa época eu tinha parado 2 meses por problemas financeiros, e ao todo eu fiz 4 a 5 meses mesmo, mas me parece que não estou evoluindo pelo simples motivo do professor me passar apenas vocalizes e não me passar técnica vocal(não sou professor e muito menos sei se isso é certo, então deixo ai minha duvida).
    Se você ler meus comentários, são apenas dúvidas e mais dúvidas, em momento algum disse que sabia cantar e sim que não tenho conhecimento suficiente pra saber que algo não está bom.

    FenixYT
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Por fim a minha última duvida, estou com 16 anos, voz grave que só.... dizem até pra eu virar locutor hehe...
    Alguma chance de com os anos ela ficar mais aguda? A 2 anos atrás ela era bem fininha, e do nada em um curto período de mais ou menos 2 meses ficou grossa (sim, eu sei que é a muda vocal/puberdade).

    GersonM
    Membro
    # jan/14
    · votar


    FenixYT

    Meu, você tem professor de canto. Já fez essas perguntas todas pra ele alguma vez? O que o cara diz?

    Agora entendo vc dizer que tem voz grave. Pra quem tinha a voz fininha qualquer gravezinho já acha que virou baixo.

    Esquece isso caramba e vai estudar. Se a sua voz é grave mesmo, voce NÃO vai cantar igual ao Bon Jovi. Esquece. Compõe umas músicas, canta com a sua voz aí que é mais negócio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bon Jovi Always - Duvidas quanto ao meu professor de canto