Como diferenciar inspiração e imitação?

    Autor Mensagem
    MathPN
    Veterano
    # abr/13


    Bem, eu sou novo aqui no fórum, e sou amador em matéria de canto (e música em geral). Me arrisco a cantar, e acabo percebendo que sempre pego algumas coisas do intérprete original da música. Ainda assim, tenho visto que, cada vez mais, estou tendendo a mudar algumas coisas pra música ficar mais com o meu jeito.
    E então? Como saber diferenciar a inspiração em um intérprete da imitação deste?

    GutyRodrigues
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    É subjetivo demais isso velho, o negócio é seguir a linha que você gosta e foda-se o que os outros dizem. A gente sempre começa imitando por questão de referência mesmo, depois você vai sacando que tal tipo de articulação ou colocação vocal ficam boas pro seu ídolo e pra você não, aí você muda aquilo, mas mantém a raíz. Depois de um tempo a coisa começa a ter sua cara.

    meninoerudito
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Se você parar de "imitar" pra agradar os outros você vai não se divertindo tendeu? Faça o que vocÊ gostar ^.^

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu sei, mas será que essa "imitação" não é um tanto prejudicial?

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Cara, eu tenho uma tendência muito grande a tentar cantar igual ao cantor da música já que não gosto muito do meu jeito próprio de cantar, a algum tempo atrás comecei a ouvir muito as músicas do Cazuza e num ato involuntário comecei a tentar cantar igual a ele e vi que minha voz batia muito naquele estilo, hoje meu jeito de cantar é bem melhor do que antes e ninguém diz que eu tento imitar o Cazuza, o máximo que dizem é que meu timbre lembra o Cazuza, minha mãe mesmo que odiava a minha voz adorou quando viu eu cantar Codinome Beija-Flor . Minha dica é que você cante de vários jeitos, mesmo que já tenha achado um bom jeito para sua voz continue tentando, eu particularmente acho impossível uma voz ser idêntica a outra, então imite mesmo isso é um belo jeito de conseguir novos meios de cantar. Abraços e bom canto.

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu tenho ouvido muita cantora de MPB no último ano, principalmente a Gal Costa, então venho tendendo a imitá-la. E já percebi que quando eu vou cantar músicas que ela não interpretou fica mais ou menos do jeito que ela cantaria. Isso seria já uma inspiração?

    McBonalds
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Na inspiração você copia o melhor de determinado(s) cantor(es) pra atingir o seu próprio objetivo. Na imitação você pode copiar tanto o melhor quanto o pior, e fica sempre no mesmo nível.

    O importante é você ter consciência do que está fazendo e, se for para imitar, fazer isso de propósito, por algum motivo, e não porque é a sua única saída. Você não pode virar um escravo da sua própria "técnica" ( ou maneira de cantar).

    Por essas e outras a aula de canto é tão importante. É ela que vai te apresentar a diversas maneiras de conseguir determinados resultados, e te dar liberdade para escolher a forma que você achar melhor para fazer.

    MathPN
    Isso seria já uma inspiração?

    Não, isso é a definição clássica de imitação, porque você não está usando os recursos usados pela cantora para desenvolver a sua própria identidade. E pelo que eu entendi, você também não está tendo muita escolha ao fazer isso.

    Eu já disse isso antes aqui no fórum e também pra outros cantores que eu conheço: Se você é homem, a sua referência tem de ser masculina. Não tem nada mais ridículo do que um homem tentando imitar uma mulher (seja cantando, falando, ou agindo), simplesmente não cai bem por questões não só estéticas, como técnicas também.

    Mas eu também não estou dizendo que você não deve escutar Gal Costa. Só estou dizendo que você tem que ter condições de filtrar aquilo que você quer na sua voz e o que não quer.

    Eu, por exemplo ouço bastante música popular, mas eu sou um cantor lírico. Tenho que saber o que eu devo e o que eu não devo incorporar ao meu canto na hora de fazer. Se um dia eu quiser imitar um cantor por um motivo qualquer, eu vou saber fazer, pois o estudo da técnica vai me dar liberdade pra isso, mas eu vou fazer consciente, porque eu quero. Entende?

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu entendo que minha referência deve ser masculina, exatamente por isso que tenho essa dúvida entre a inspiração e a imitação. E algumas coisas dela eu não tenho, como os graves limitados. Mas enfim.
    Sempre quis fazer aula de canto (e ainda quero) mas ao mesmo tempo sempre morei em cidades onde achar um simples professor de violão é uma tarefa complicada.
    De qualquer forma, agradeço os conselhos dados até aqui.

    pOkiz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Na minha opinião no começo é legal imitar sim... a cada momento que você faz um cover de um ídolo, você ouve o que ele faz e tenta fazer igual. Isso com o tempo te da uma bagagem legal pra você pegar o que tem de melhor em cada vocal e usar pra criar sua própria personalidade.

    Isso me ajudou bastante.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Cara, ficando bom você pode imitar quem você quiser, mas imite apenas a voz, imitar expressões corporais, jeito de se vestir e outras coisas vão fazer você ficar parecendo um cover do artista, além do mais sua voz nunca irá ficar idêntica a de ninguém, sempre vai mudar alguma coisa, então não imitando o artista fisicamente o máximo que as pessoas vão dizer é que seu timbre é parecido com o de tal cantor. Abraços

    TitoOliveira
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Se o que tu faz é igual ao que um cantor que tu houve faz, é imitação. Senão não.

    Não vejo mistério.

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Se o que tu faz é igual ao que um cantor que tu houve faz, é imitação. Senão não.

    Não vejo mistério.

    Mas a própria Gal diz que se inspirou no João Gilberto. Como saber se ela imita ele ou se inspirou? Afinal, ela gravou muitíssimas músicas que não fazem parte do repertório dele.

    prima_donna
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Isso é normal para quem tá começando. A sua identidade vocal é algo que vem com o tempo... Como você mesmo disse é um iniciante, no início todo mundo busca meio que "imitar" o cantor por medo de estragar a música e etc. Depois que você conhecer a sua voz, o seu limite e a sua extensão vocal você sozinho vai descobrir alguns "jeitos" próprios de cantar. Até lá é normal que se busque uma referência. Se eu fosse você não esquentava a cabeça com isso agora.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MathPN
    Não sou profissional, vou dar simplesmente minha opinião.

    * Copie a interpretação, a duração das notas, não o timbre, simplesmente tente emitir as notas, e só. Você pode copiar os efeitos, as técnicas, não mais. Se não conseguir, mude o tom (não mude muito pra não descaracterizar), se ainda não conseguir, mude a musica.
    Covers em geral:
    * Mudar a velocidade talvez, o bpm. Acho ridículo a pessoa enfiar vibratos pra todo lado. Esticar notas onde não precisa. (A maioria dos covers são de musicas já famosas/conhecidas, muito cuidado ao mudar a interpretação.)

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Sei lá, acho que isso é apenas algo que se sente. Não precisa nem ficar pensando muito. O ouvido já diz tudo.

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Interessante as observações de vocês, agradeço pelas dicas!

    GersonM
    Membro
    # abr/13
    · votar


    MathPN

    Como foi dito aqui, a referencia tem que ser masculina e em uma voz similar à sua, digo de peso e não de timbre. Se você tem uma voz leve, terá que ter uma referência de voz leve.
    São muitos os cantores que tendem a radicalizar, querendo uma voz exatamente igual à do seu ídolo, mas na maioria das vezes isso não é possível porque simplesmente o cidadão pode ter até mesmo uma classificação vocal distinta da pessoa que gosta de ouvir cantar.

    Por isso é necessário conhecer bem a própria voz. Num primeiro momento creio que todo mundo imitou alguém, mas conforme o tempo vai passando, aqueles que compreendem a situação, começam a moldar a sua própria identidade vocal. A fazer do seu jeito, mas isso está relacionado diretamente ao quanto a pessoa conhece a própria voz.

    MetalJames
    Membro
    # abr/13
    · votar


    cara.. na real.. vc copia automaticamente qq cantor qnd vc ouve ele d+.. eu como ouço mt coisa.. criei um estilo proprio meu q so a fuzao das coisas q gosto.. isso nao eh insppiraçao e sim influencia... eu penso asim

    MenteSuja
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Acredito que depende muito da impostação de sua voz também. Você pode tentar imitar exatamente o cantor e não ficar legal. Mas, ao adquirir consciência de como sua voz é e funciona, imite a "maneira" de cantar, e não a voz, em si. Pelo menos, é o que tento fazer.

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu já melhorei bastante, me desprendi de alguns vícios que me faziam imitar mais, mas ainda não tenho técnica alguma, então é bem complicado.

    MenteSuja
    Membro
    # abr/13
    · votar


    MathPN
    O melhor seria aula de canto. É essencial!

    Jardel_ES
    Membro
    # abr/13
    · votar


    MathPN
    Bacana o assunto!
    vou compartilhar algo de experiência própria...sempre tive essa preocupação.
    O que acontece é que às vezes a gente copia sem quererde tão habituados que estamos, a ouvir determinado cantor interpretando suas canções. Do ponto de vista de cover, isso é bem válido porém a meu ver, limitado.
    O ideal para conseguirmos uma identidade vocal é estrada! Apenas o tempo pode configurar isso. O tempo e a prática da teoria aprendida em aula, é claro.
    O que tem me ajudado a perceber isso em minhas interpretações é gravar o máximo de material comigo cantando (autoral ou não) e escutar cautelosamente e com ouvidos rigorosos e clínicos. Com isso, percebo o que estou fazendo e avalio a qualidade do material. É bom ter algumas opiniões de fora...não muitas! Não se pode agradar a todos!

    MathPN
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    O melhor seria aula de canto. É essencial!
    Realmente, mas moro numa cidade que não tem aulas de canto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como diferenciar inspiração e imitação?