Como aprender a diferenciar as notas musicais?

    Autor Mensagem
    Lino23Glam
    Membro Novato
    # mar/15


    Olá, pessoal. Comecei a fazer aulas bem recentemente, já tive apenas duas aulas. E estou com uma dificuldade em algo que é o básico do básico do básico rs... as notas musicais! Consigo repetir a escala certinha, mas quando ouço uma das notas ao acaso, simplesmente não consigo identificar. Eu disse ao meu professor dessa dificuldade minha, mas ele só diz que é normal e que é pra eu continuar treinando a escala(ouvir e repetir), mas estou vendo que não parece estar adiantando... Por favor, se tiverem alguma sugestão quanto a isso, para me ajudar, eu ficaria imensamente grato. Quero muito aprender!

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Lino23Glam
    mas ele só diz que é normal e que é pra eu continuar treinando a escala(ouvir e repetir), mas estou vendo que não parece estar adiantando

    Faça o que ele disse, continue treinando! Vai demorar bastante até que você sinta alguma diferença. Tenha paciência!

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    O que é identificar as notas? Saber dizer se uma nota tocada no piano é um D# ou B?

    Não é nada de outro mundo... com o tempo, você pode decorar os sons das notas, quase como uma tabuada. Se me pedirem um G, um C, um D, um A, muito provavelmente vou acertar de primeira, pois já decorei os sons dessas notas (acho que essa "decoração" tem alguma relação com o que chamam de ouvido absoluto).

    Em outros casos, posso "adivinhar" um sustenido pensando na nota mais próxima dela que eu me lembro de cor (ouvido relativo). Por exemplo, ao ouvir um G#, posso adivinhá-lo pensando num G e, logo após, imaginando esse G meio tom acima.

    Agora, se você está falando em saber reproduzir notas aleatórias tocadas em um piano, aí envolve memória muscular, ou seja, você ouve uma nota e até pode saber que nota é, mas para reproduzi-la também precisa saber qual é a tensão a ser aplicada nas cordas vocais para que ela seja reproduzida fielmente. Isso só com um pouco de treino.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    francisco2004
    Nunca consegui titar uma nota sequer de ouvido e sempre toquei violão e guitarra. Se tiver esse dom ótimo, se não relaxa e vai tocando por cifra, tablatura, partitura (essa última também vai ralar muito até conseguir alguma familiaridade mas dá para aprender só estudando sem necessariamente ter que ter dom...rsssss).

    A maioria dos estudantes amadores de música e vários profissionais não clássicos tem muita dificuldade de matar nota solta de ouvido sem qualquer referência harmônica. Isso não é critico para seu desenvolvimento como guitarrista.

    Meu nível é intermediário para avançado e nunca consegui matar uma nota solta sem alguma referência harmônico-melódica. Depois de muito tocar o máximo que consigo é identificar alguns intervalos.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    SkyHawk
    É verdade... há músicos mais leitores, outros mais ouvintes, outros mais rítmicos, outros mais teóricos. Alguns se apaixonam pela grafia ou pela matemática da música. Outros se deleitam com timbres.

    Eu gostaria de ler, executar e teorizar tão bem quanto eu ouço. Todos temos nossas limitações, é muito difícil chegar nessa utopia que se entende por "músico completo". Alguns conseguem, mas são muito poucos e nem tenho a pretensão de chegar lá. Se eu inventar algum barulhinho bacana e que me dê prazer por alguns dias, é o suficiente.

    Sou um degustador auditivo de timbres e harmonias, mas minha digestão é lenta. Um músico mais "gráfico" lê uma harmonia e de cara já consegue improvisar em cima com seu arsenal técnico. No meu caso, eu preciso experimentar e ouvir, já que minha bagagem teórica e gráfica é bastante limitada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como aprender a diferenciar as notas musicais?