Microfone / Mesa de Som / Placa de Audio - para gravação em casa

    Autor Mensagem
    allan.almeida
    Veterano
    # jan/13


    Em primeiro lugar, queria agradecer à moderação por aceitar meu pedido de cadastro no fórum. Demorou, mas saiu!! Segundo, gostaria de pedir que não vetem ou apaguem meu post, pois já girei em vários outros posts atrás dessa resposta e não encontrei. Bem, aqui vai.
    Quero comprar um microfone pra fazer gravações em casa com uma qualidade próxima à de estúdio. Olhando em outros tópicos, vi que é necessário, além de um microfone bom, uma mesa de som e uma placa de áudio boas (que não é o meu caso; minha placa de áudio é uma IDT High Definition CODEC da Intel, que já veio no pc - um DELL) Enfim, pesquisei alguns microfones e queria saber a opinião de vocês. Devo escolher um microfone dinâmico ou condensador?? (não entendo muito disso, mas confesso que tenho uma queda pelo design dos condensadores) Vi alguns como o Behringer C-1, o Samsom c01 e o Shure BETA 58A (que eu pensei que fosse mais barato, mas vi que custa uns 700 reais). Entre as mesas, to em dúvida com a Xenyx 802 da behringer e a M-Audio (dizem que é cara).
    Então, a ideia é a seguinte: tenho uns 600 reais, mais ou menos, pra comprar os dois - o micro e a mesa.
    Qual(is) eu devo comprar?? Qual seria o kit ideal pra mim, pra conseguir uma qualidade massa nas gravações de voz em casa?? Obrigado, desde já!

    allan.almeida
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Sorry ae, tópico errado! Mas quem souber, agradeço!

    pOkiz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, se você quer qualidade próxima de estúdio, antes de qualquer equipamento, tenha uma sala isolada e tratada.

    Quando conseguir isso volte a falar aqui.

    Porém caso queira fazer gravações caseiras com uma qualidade razoável agente pode te ajudar, abçs e boa sorte!

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Beleza, baixei a bola. Um pouco mais de modéstia hsuahusahusa Qualidade razoavel(mente boa) hahah. Quero parar com os chiados e quero uma captação que pegue a minha voz como ela é, que não distorça, saca? E ai, pode ajudar?

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    allan.almeida
    vou ser um pouco mala mas é pelo seu bem ok?

    Então, a ideia é a seguinte: tenho uns 600 reais, mais ou menos, pra comprar os dois - o micro e a mesa.
    cara, se voce quer realmente um equip de nivel profissional, com essa grana voce nao compra nem um mic.
    mas com essa grana dá pra fazer coisas legais sim.

    pra fazer gravações em casa com uma qualidade próxima à de estúdio.
    qualidade de estúdio nao é uma boa definição, pois dá pra fazer gravações ruins em estúdio tambem! =p
    pense apenas em fazer gravações com qualidade.

    Olhando em outros tópicos, vi que é necessário, além de um microfone bom, uma mesa de som e uma placa de áudio boas
    então faltou pesquisar melhor.
    se tivesse lido exaustivamente enquanto esperava a liberação do seu cadastro, já teria descoberto que uma mesa de som é dispensável pra gravações em casa.
    depende um pouco do que voce pretende gravar (que instrumentos), mas em geral um mic razoável e uma interface boa já mata sua questão.

    Enfim, pesquisei alguns microfones e queria saber a opinião de vocês. Devo escolher um microfone dinâmico ou condensador??
    novamente, faltou pesquisar, e muito!
    se nao sabe a diferença entre os dois tipos de mic nem compre nada, vai acabar comprando errado!

    (não entendo muito disso, mas confesso que tenho uma queda pelo design dos condensadores)
    esse é o pior critério que voce pode tomar! (talvez pior seria escolher pela cor) =p

    lição de casa:
    - descubra a diferença entre esses tipos de mic
    - pesquise interfaces que existem e os recursos disponíveis.
    - veja se é possível comprar uma interface e um mic razoavel com a sua grana. acho que seria bom ter um pouquinho mais, mas depende se é possível pra voce.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    allan.almeida
    ah, faltou dizer uma coisa:
    a qualidade não vem só da qualidade dos equipamentos. voce pode ter um ótimo mic e uma ótima interface e gravar um som porcaria.

    depende muito, e eu acho que até mais do que tudo, de saber como usar.
    significa saber captar o som (posicionar o mic em relação à fonte), acertar niveis de entrada, equalizar, acertar volumes, aplicar efeitos (compressor, reverb, etc.).
    num homestudio, isso é o que voce sabe fazer + saber usar os softwares.

    voce já sabe fazer tudo isso?

    eu sou do partido que antes de comprar qualquer coisa voce tem que ter certeza absoluta que vai saber aproveitar o que o equipamento te traz.
    por isso eu fico um tempão com um equipamento amador/barato até extrair o máximo antes de comprar um novo (esse é o lado bom de não ter muita grana).

    só pra voce ter uma noção, eu fiquei muito tempo gravando voz com um headset microsoft livechat, que é um fone usb com mic, pra falar no skype.
    é caro pra um mic de pc (custa pouco mais de 100 reais), mas é bem mais barato que qualquer mic razoável + interface.
    eu acho que ele dá um resultado bem legal, consegui fazer coisas com uma qualidade aceitavel.
    se quiser ouvir, tem umas gravações minhas aqui (nao ria da qualidade do canto, sou um cantor bem mediano)
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/238379/

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki
    Muito obrigado, primeiramente, pela sua disposição em ajudar. Valeu mesmo, cara =D
    Vou seguir suas dicas sim e pesquisar melhor sobre os microfones. Só não entendi direito oq vc quis dizer com essas interfaces. É tipo os softwares? Reaper, Vegas, Mixcraft 5(gosto muito), Audacity(quebra-galho)?

    Quanto às edições digamos que eu entendo um pouco disso. Faço muitas gravações em casa com um headset tbm e com o microfone embutido do note, quando o head nao ta pegando. Tento fazer o máximo pra aumentar a qualidade das gravações, entendo de efeitos (delay, reverb, equalizador, compressor não mt, nao sei bem pra q serve =/ ).

    Enfim, vou estudar mais. Aqui tem umas gravações minhas tbm, se quiser dar uma olhada. Foi tudo gravado onboard com o headset e minha guitarra, inclusive os baixos. E a bateria é virtual, so fiz os patterns. E muito obrigado pela ajuda. Valeu mesmo!! ;D

    She Will Be Loved - Maroon 5
    http://www.4shared.com/mp3/wkcyZ0l_/she_will_be_loved.html

    Edge Of Desire - John Mayer
    http://www.4shared.com/mp3/KpXUXL2Q/John_Mayer_-_Edge_Of_Desire_Co.htm l

    This Time - Chris Trapper
    http://www.4shared.com/mp3/ZDH8RaAz/This_time_-_Chris_Trapper.html

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki
    Dei uma pesquisada sobre interface. Pelo que achei, é o mesmo que placa de áudio. Como eu falei, uso a placa áudio que veio no meu pc, IDT High Definition CODEC. Ela é razoável, digamos que não tem uma qualidade muito boa, mas não é das piores. Qual placa vc me recomendaria? Realtek é uma marca de interface ne (por via das duvidas)? É boa? Em relação a drivers, tenho o Asio4all - baixei pra poder usar no Guitar Rig, e essa miseria não ta reconhecendo minha entrada de linha. ja configurei a line-in pra dispositivo padrão de comunicação e gravação, todos os programas reconhecem a entrada, mas quando coloco o Asio como driver ele só pega o Grupo de Microfones (ou seja, microfone inbutido [s]lixo[/s] ).

    Mas e ai, devo comprar uma placa de audio nova junto com o mic, é isso? E, se sim, qual devo comprar? Obrigado, abraços!

    pOkiz
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: pOkiz
    · votar


    Cara, pra começar pega um MAudio Fast Track ou uma Focusrite Saffire e um mic como o Audio Technica AT2020 ou o AKG Perception 220.

    Não se esqueça de um POP FILTER e um BOM cabo também...

    Ja dá pra fazer gravações muito boas com esse equipamento todo.

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pOkiz
    MAudio Fast Track e Focusrite Saffire não são mesas de som single
    chanel? O kiki disse que eu não precisava de uma mesa e, sim, de uma placa de áudio (interface) nova. Agora fiquei na dúvida =X

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Aaaaah saquei!!! Essa MAudio Fast Track é uma interface. Uma interface de Áudio é tipo uma tradutora, dos impulsos elétricos dos instrumentos para pulsos digitais, pra q o pc interprete. E achei uma MAudio dessa ai de R$389,00 . Acho que ta bom o preço ne?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455608267-fast-track-2-m-audio- usb-placa-de-audio-pronta-entrega-_JM

    Quanto aos mics, o Dinâmico tem uma captação mais restrita, isola mais os ruídos e é bem usado em shows. Já o condensador, tem uma abrangência maior, percebe mais facilmente os sinais sonoros e capta mais detalhadamente a voz e os intrumentos. Mas, por isso, pega mais os ruidos e tem que ser bem isolado.

    E ai, kiki, lição de casa concluida?

    kiki
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: kiki
    · votar


    allan.almeida
    Uma interface de Áudio é tipo uma tradutora, dos impulsos elétricos dos instrumentos para pulsos digitais, pra q o pc interprete.
    é isso aí!

    a interface é uma placa externa, especifica pra gravação de musica.
    ela substitui a placa do pc, que é só pra ouvir, nao é boa pra gravar (até dá, mas é limitada).
    e também faz as vezes de uma mesa. algumas tem só uma entrada, mas outras tem 2, 4, 8, etc. obviamente quanto maior, mais caro.

    as vezes a gente demora pra entender o que são algumas coisas, mas vale a pena.

    E achei uma MAudio dessa ai de R$389,00 . Acho que ta bom o preço ne?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455608267-fast-track-2-m-audio- usb-placa-de-audio-pronta-entrega-_JM

    essa daí é a menorzinha deles.
    eu nao sei se vale, eu só conheço o modelo acima, a m-audio fast track pro, que é a mais pop. é parecida, mas tem 2 entradas.
    não sei dizer se essa seria muito limita. verifique se ela tem preamp, que é necessário pra microfones.

    tem menores ainda de outras marcas, mas acho que nao vale a pena.

    Aqui tem umas gravações minhas tbm, se quiser dar uma olhada.
    dei uma ouvida um pouco rapida. pro nivel do equip (tudo o mais simples possivel) ce tá conseguindo um resultado bacana. é isso aí, continue testando os programas que isso tambem faz parte.
    as vezes o som clipa, é um pouco por nao acertar os volumes gerais na hora da mix, e um pouco por falta de acertar o nivel de entrada, acho.

    pesquise mais sobre o que faz cada efeito tambem.
    o compressor eu descobri que pra voz cai muito bem, ele ameniza as variações de volume. eu como nao domino o canto, acabo variando muito a posição, o volume geral. o compressor ajuda a nivelar isso.

    pesquise pelo fórum pelos tópicos de tributo, a gente faz as vezes de gravar um monte de gente, tem gravações de vários níveis, de ótimas a meia boca. aprendi horrores participando.
    pelo que voce já faz, daria pra participar.

    e tem um tópicos legais sobre mixagem, lembro de um com um video do rick bonadio (o creuzebeck) falando de uma mix dos titãs, era muito legal (ele falava de compressor o tempo todo!). pesquisa aí!

    E ai, kiki, lição de casa concluida?
    ih cara, tem chão ainda... to uns anos nessa e nao paro de estudar =p
    mas por enquanto tá bem, tirou 10!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Por favor !!!!!!!!!!!!! Esqueçam mesa de som para gravação !!!!!!!!!!!!!
    _______________________________________

    allan.almeida

    Com R$600 tu consegues comprar uma duplinha (microfone + interface) e fazer ótimas gravações !!
    Tu podes comprar por exemplo:
    - 1 Interface Yamaha Steinberg Ci1 (+/- R$ 350)
    - 1 Microfone condensador Behringer C1 (+/- R$ 250)

    Mas eu vi que você quer qualidade de estúdio !! Neste caso R$600 é pouco. Para ter uma qualidade de estúdio o mínimo que tu poderias comprar (na minha opinião) seria:
    - 1 Interface Focusrite Scarlett 2i2 (+/- R$ 550)
    - 1 Microfone condensador Rode NT1000 (+/- R$ 1250)

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    El_Cabong
    grandes dicas!

    Tu podes comprar por exemplo:
    - 1 Interface Yamaha Steinberg Ci1 (+/- R$ 350)

    que belezinha hein? não conhecia. se já não tivesse uma, teria batido um GAS (ok bateu de leve).

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki e El_Cabong,
    Muito obrigado aos dois pelas dicas e pela preciosa ajuda. Acho que vou ficar com esse kit mesmo que o El_Cabong falou, o primeiro. O Microfone Behringer já achei, agora vou procurar a Interface da Yamaha. Se sobrar um dinheirinho, uns R$70, vou comprar também um filtro de mic, pra melhorar a qualidade no som das consoantes.

    Enfim, vou procurar sempre pesquisar e aprender muito mais, sobre gravação, edição e sobre os aparelhos, só estudando que se consegue as coisas, né.. ^-^

    Valeu mesmo, galera. Brigadão e abraços a todos!! ;D

    allan.almeida
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    velho, não to achando essa Interface ai não!!
    Onde vc achou, El_Cabong?? Não tem no Mercado Livre nem em nenhum outro site brasileiro que eu tenha visto

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    allan.almeida
    Pô cara !! Ela está em falta no mercado mesmo !!
    Eu tinha comprado nesta loja: www.eletrolegal.com.br (por R$ 350)
    Entra em contato com eles, pois as vezes eles tem o produto mas não atualizaram ainda no site.

    Obs.: Com esta 1º dupla (Steinberg Ci1 + Behringer C1) tu não vais ter qualidade de estúdio !! Se realmente tu queres qualidade próxima a de estúdio pega a 2º dupla (Scarlet 2i2 + Rode NT1000)

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    El_Cabong
    Obs.: Com esta 1º dupla (Steinberg Ci1 + Behringer C1) tu não vais ter qualidade de estúdio !!
    mas é que a "qualidade de estudio" não tá no equipamento, tá na cadeia toda né?

    de nada adianta uma ótima interface e um ótimo mic pra gravar na sala de casa com a janela aberta e os carros passando e o cachorro do vizinho latindo (minhas gravações são assim as vezes).

    eu sou favorável de o cara investir o que der no começo, pode ser pouco mesmo, mas ir usando isso por alguns anos.
    achei legal esse primeiro kit que voce sugeriu que é mais barato do que qualquer um que eu já vi.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki
    Sim Sim !! Este primeiro kit é muito bom para um começo (eu começei com coisas bem piores).

    Mas como ele mencionou qualidade de estúdio ... Sei lá !!
    Vai ver que o cara já tem algum lugar na casa que seja tratado e isolado acusticamente.

    Obs.: Eu fiz na minha casa uma cabine assim (isolada e tratada acusticamente) e uso uma interface Focusrite Scarlett 2i2 e um microfone Behringer C2. O que eu preciso agora é de um bom microfone. Quero ver se em breve compro este Rode NT1000.

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    allan.almeida
    * Microfone dinâmico barato e razoável, tipo o Shure SV100 - R$ 150
    * Cabo de boa qualidade XLR->XLR (o shure sv100 vem com um mediano XLR->P10) - R$ 50
    * Pedestal - R$ 50,00
    * Mixer/Preamp/Interface (tipo Behringer XENYX 302USB) - Preço R$ 160

    Total: R$ 410

    Ainda sobra R$ 190 pra investir num bom headphone

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    snd
    Aí já fica um sistema de gravação bem arcaico:
    - Que grava somente em 16bits;
    - Com um microfone que não é profissional (com alta impedância);
    - Com cabeação não balanceada (assimétrica).

    Mas !!!!!!!!!!
    Eu na verdade comecei com um sistema de gravação bem assim nestes padrões mesmo, portanto não deixa de ser uma opção !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone / Mesa de Som / Placa de Audio - para gravação em casa