Microfone e mesa de som

    Autor Mensagem
    Caudo7
    Veterano
    # jan/12


    Rapaziada, pela primeira vez usei microfone(Um beeeem porquinho, de karaoke mesmo) e percebi que minha voz estava bem diferente(Muito, muito mais grave, embora os agudos tenham ficado bem brilhantes). Fui pesquisar sobre e vi que isso é normal, visto que a voz que eu ouço não é a voz emitida por mim.
    Vi também que diferentes microfones tem diferentes adaptações, ou seja, um microfone pode soar mais grave, outro mais agudo.
    Além disso, vi que, caso eu use uma mesa de som, posso fazer alterações para que tudo fique diferente.

    Enfim, é apenas uma curiosidade: eu posso usar os microfones adequados e configurar adequadamente na mesa de som para usar o melhor da minha voz? E sobre os cantores num show que, no caso, não existe a mesa de som? Eles tem que achar um microfone que "combine" com a voz dele e com o que ele queira cantar? Onde os amplificadores entram nisso?

    Repito, é apenas curiosidade. Não canto profissionalmente, apenas veio isso na minha cabeça devido ao uso do microfone xD

    snd
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Enfim, é apenas uma curiosidade: eu posso usar os microfones adequados e configurar adequadamente na mesa de som para usar o melhor da minha voz? E sobre os cantores num show que, no caso, não existe a mesa de som? Eles tem que achar um microfone que "combine" com a voz dele e com o que ele queira cantar? Onde os amplificadores entram nisso?

    Quem disse que não tem mesa de som em show?

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Vi também que diferentes microfones tem diferentes adaptações, ou seja, um microfone pode soar mais grave, outro mais agudo.
    Além disso, vi que, caso eu use uma mesa de som, posso fazer alterações para que tudo fique diferente.

    na verdade é assim: tudo muda com a equalização.
    cada microfone ja varia na captação de frequencias, é como se ele ja favorecesse uma equalização.
    e depois na mesa ou em outros equipamentos é possivel equalizar pra mudar ou corrigir o som.

    Enfim, é apenas uma curiosidade: eu posso usar os microfones adequados e configurar adequadamente na mesa de som para usar o melhor da minha voz?
    sim

    E sobre os cantores num show que, no caso, não existe a mesa de som?
    acho muito dificil um show sem mesa de som ou sem equalização.

    Repito, é apenas curiosidade. Não canto profissionalmente, apenas veio isso na minha cabeça devido ao uso do microfone xD
    não deve ser só curiosidade.
    tudo na musica vai passar por equalização.
    ou pelo menos pelo entendimento do que são as frequencias e como isso muda o som.

    Caudo7
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    snd

    Uau, não sabia que tinha! Então, alguém controla ela ou a mesma é previamente configurada?

    kiki
    Valeu. Vc tem algum link que me explique melhor o que são as frequências na música? Só conheço a frequência que eu estudei mal e porcamente na física, minha área é humanas haha

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Caudo7
    Só conheço a frequência que eu estudei mal e porcamente na física
    é a mesma!
    frequencia = oscilações por um tempo.
    medido em Hertz (Hz) = números de ondas (aquela senoide lembra?) por segundo.

    quanto maiores as ondas, menos ondas por segundo, menos Hz, som mais grave.
    quanto menores as ondas, mais ondas por segundo, mais agudo o som.

    todo som é composto por um amplo espectro de frequencias, que se chama série harmonica. isso também deve te remeter às aulas de fisica.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_(m%C3%BAsica)
    esses harmonicos fazem parte do que compõe o timbre de qualquer som (voz, instrumentos, ruidos, etc.). mexer na equalização é mexer no timbre.

    um bom video pra começar a ter uma ideia é esse do pato donald! (é sério)


    minha área é humanas haha
    a minha também!
    isso não é desculpa. se você quiser realmente aprender a mexer com audio, tem que usar um pouquinho de fisica e matematica. não é muito não.

    Então, alguém controla ela ou a mesma é previamente configurada?
    sempre alguem controla! não tem preset que funciona pra tudo!

    Vc tem algum link que me explique melhor o que são as frequências na música?
    comece lendo o que tem pelo fórum e pela net.

    alguns topicos interessantes:

    Equalização de Voz
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/178708/

    【FIXO】 Faixa de Freqüências, Equalizadores, Música, Voz, etc.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/158968/

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    E sobre os cantores num show que, no caso, não existe a mesa de som


    Sempre tem mesa de som.

    Instrumentos/microfones> mixer/mesa > potencias > PAs



    Agora, você pode ter um pré amplificador com equalizador pro microfone.

    Caudo7
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Kiki

    Haha, mto bom o vídeo. Vou olhar os tópicos!

    Alex guitar man

    Valeu pela ajuda tb

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone e mesa de som