Até que nota um Barítono pode pegar em Voz de Cabeça?

    Autor Mensagem
    max95rj
    Veterano
    # jan/13


    Então, já vai fazer um mês e pouco que meu professor e eu estamos trabalhando esse parte da Tessitura. Antes meu limite era D3 e consegui fazer um Eb3 em Voz de Cabeça, na notação brasileira. Eu fico na dúvida até que nota eu posso pegar em Voz de Cabeça?

    helenefliers
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rapaz, acho que aí vai de cada pessoa, não tem como alguém adivinhar o alcance da sua voz assim. Vai trabalhando com seu professor e vê com ele.

    Mas de qualquer forma, nesse fórum gringo aqui tem um post com as extensões mais comuns: http://operalively.com/forums/showthread.php/50-Opera-Terms?p=318&view full=1#post318

    Gansinho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Nem precisa olhar em fórum gringo. Só ler o tópico fixo sobre classificação vocal que o Chris fez.

    Mas eu não entendo essa fixação de vocês sobre extensão vocal.
    Por que não focar em melhorar o canto? Que nóia de tentar atingir notas.

    pOkiz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Também acho noia esse negócio de atingir determinadas notas... no começo todo mundo tem essa mania, mas depois de um certo tempo de experiência já enxerga que isso não é nem de longe o mais importante requisito para um bom vocalista.

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pOkiz falou e disse!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    max95rj
    A professora me classificou com Barítono, e quando a minha voz está num bom dia, eu alcanço o F# (não sei se é 3 ou 4 / Só sei que é Fá sustenido).
    Já tem dias que a minha voz não está tão boa assim, e o máximo que eu alcanço é um E(Mi). Acho que ela varia conforme o clima.

    Mas é como o pOkiz falou !! Eu nem procuro ficar atingindo nem o F, e nem o F#. Prefiro ficar estudando canto numa faixa mais "confortável".

    Tvfc
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    El_Cabong, estamos na mesma linha....

    max95rj
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não gente, eu nem tô sismado com isso. É que para um Barítono, eu deveria ir até o E3 ou F3 (que são as notas pré-estabelecidas), mas não as alcanço em hipótese alguma em Voz de Cabeça. Meu professor disse que eu sou um Barítono, mas eu tenho a tessitura de um Baixo.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Trabalhe a voz. Ponto.
    Não importa classificação. Se está no começo, vai com calma, pois pode acontecer da própria classificação estar errada. Só se deve classificar a voz se você for partir para o canto lírico, e se a voz estiver pelo menos bem encaminhada. Se não for seu caso, cuidado.

    Se você for mesmo barítono, um fá, sol agudo você só terá quando a voz estiver plenamente desenvolvida. Se você for um baixo, um re agudo, mi, fa é difícil. Para um tenor, um la agudo pra cima é difícil.
    Cada voz tem um região de passagem, e a partir de certo ponto muda a maneira de produzir o som, e demora pra dominar isso.
    A extensão você trabalhará nos vocalizes, e nas músicas a tessitura, isto é, a região confortável.
    O objetivo é com o tempo a tessitura ficar próxima da extensão, mas antes disso acontecer há muito trabalho a fazer.

    Pra citar o meu exemplo, eu já fui um camaleão vocal. Dois loucos já acharam q eu conseguiria desenvolver região aguda e que seria tenor.
    Minha antiga professora achava q eu era barítono, porém que meu tinha problema com os agudos, e fomos trabalhando uma região mais confortável. Nisso trabalhei árias de baixo, com conforto.
    Troquei de professor, com ele evolui bastante, e continuo a evoluir, e hoje sei que sou baixo. Eu mesmo no começo, achando que era barítono, pensava: cadê meu mi agudo, fá, sol? Dai você faz a burrice de ficar forçando pra tentar chegar nisso, e só piora a situação.
    Ignore extensão e trabalhe a voz. Com o tempo, sabe-se lá qual serão os seus agudos, você dominará.

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Uma coisa é certa, até tua voz estar "em forma", nao tem como te classificar precisamente.

    OBVIO que os extremos sao fáceis de se perceber... o cara tem voz falada muito grave ou muito aguda, ja da pra saber o que é, nao tem muito mistério nisso.

    O problema é qdo por questoes psicologicas, o cara muda sua voz natural, tipo... " ah, quero ficar com voz de homem", ou " ahh, quero ser tenor"

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    leviribeiro
    o cara tem voz falada muito grave ou muito aguda, ja da pra saber o que é, nao tem muito mistério nisso.

    Cara !! Acho que isso não procede !!
    Por exemplo:
    O Serginho Moah (vocalista da banda Papas da Língua) quando está falando, ele tem uma voz muito grave !! Eu já assisti entrevistas dele, e a voz é super grave. Já quando ele canta, ele alcança notas altas que nem eu que sou barítono alcanço. Creio que ele seja tenor.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/13
    · votar


    leviribeiro

    OBVIO que os extremos sao fáceis de se perceber... o cara tem voz falada muito grave ou muito aguda, ja da pra saber o que é, nao tem muito mistério nisso.
    Isso não procede. ;)

    max95rj
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leandro Rigon, você me descreveu nos seus comentários praticamente. Eu me sinto muito confortável cantando notas graves. E sem vocalizar, quando acordo, posso atingir até um E1. Meu professor cisma em dizer que sou Barítono, mas canto grave. A minha Voz de Cabeça é um pouco infantilizada, isso se deu porque tive um descontrole hormonal durante os 15 anos. Normalmente falando, tenho uma voz média-aguda e pareço uma criança de 13 anos no falar, apesar de já ter 18. É estranho. Vou matando até Eb3 e meu professor quer que eu chegue a F3. Minha garganta dói quando forço. Meu professor diz que: - "A tessitura é como um elástico, quanto mais treinar, logo irá se esticando e aumentando". Mas não tenho visto isto a longo prazo. Embora ele me classifique como Barítono, eu tenho a tessitura de um Baixo.

    hellgod
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: hellgod
    · votar


    canto numa faixa mais "confortável".

    Falou tudo! o importante é cantar num tom confortável, sem forçar para cima ou nem para baixo...
    Isso é realmente noia de quem começa a cantar (eu tinha rsrs), atingir ou não atingir certas notas, não quer dizer que você canta mal, o que tu precisa é técnica e prática (:

    Boa noite e bons estudos!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/13
    · votar


    Mas eu não entendo essa fixação de vocês sobre extensão vocal.
    Por que não focar em melhorar o canto? Que nóia de tentar atingir notas.


    O professor é o responsável direto por isso.

    Quem estuda canto, sabe que "pensar" durante a execução, torna tudo extremamente mais difícil. Então, uma das primeiras atitudes de quem quer ensinar de verdade (e não só soltar um monte de teorias na cabeça de quem estuda) deveria ser afugentar qualquer bobagem que cause dúvidas.

    Extensão, apoio, "respiração diafragmática" (como se algum mamífero fizesse respiração cutânea...), "voz na garganta", "voz nasal"... O bom profissional pode até perceber algo anormal, mas se ele sabe que a correção é na base da repetição e reeducação vocal, que guarde para ele e TRABALHE.

    max95rj
    Você tem 17 anos? Esqueça classificação vocal. Além da sua muda vocal estar se estabilizando agora, você não tem técnica para avaliar qualquer coisa, se começou as aulas à pouco tempo.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/13
    · votar


    O professor é o responsável direto por isso.

    E só pra constar: Eu tenho muitos alunos que leem e participam do fórum. Se alguém quiser relatar qual é a minha reação quando alguém fala de "extensão" nas primeiras aulas, sinta-se à vontade.

    PS: E vocês acham que eu sou "malzão" no fórum? muahahahaha

    ;-)

    Gansinho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Christhian
    E vocês acham que eu sou "malzão" no fórum? muahahahaha

    Ah, sai pra lá bichona.
    auhuhauhauhauhaauh =*

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Jattto
    El_Cabong

    Ahh, cantores costumam falar em tom mais grave mesmo! Seja pra descansar a voz ou pra parecer mais fodão, saca? Por exemplo, myles kennedy, entrevista, ele fala em fry, mas canta os agudos e tal.... E outra, ser baritono nao quer dizer que nao alcança agudo...

    De pessoas normais, falando naturalmente, dá pra perceber sim, o timbre e tals... e acho que é isso que manda na classificação, o timbre, pq o cara pode ser tenor e nao pegar os mesmos agudos que um baritono, etc.

    Duvido que ngm aqui conhece aquele cara que tem a voz que parece um arroto de tao grave, lol

    helenefliers
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: helenefliers
    · votar


    O bom profissional pode até perceber algo anormal, mas se ele sabe que a correção é na base da repetição e reeducação vocal, que guarde para ele e TRABALHE.

    Nesse ponto eu discordo. Como aluna eu sempre prefiro que o professor pelo menos dê direções do que a gente tá trabalhando, ao invés de ir passando exercícios e exercícios sem explicar nada.

    Mas talvez seja coisa minha porque eu fico pesquisando sobre fisiologia da voz, técnicas etc (sem tentar sair fazendo sozinha o que leio por aí, claro), e acho que muita gente não liga muito, só quer sair cantando tudo e pronto, né?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/13
    · votar


    helenefliers
    Nesse ponto eu discordo. Como aluna eu sempre prefiro que o professor pelo menos dê direções do que a gente tá trabalhando, ao invés de ir passando exercícios e exercícios sem explicar nada.

    Mas a frase não tem esse contexto. Perceba que há um "anormal" ali, que enfatiza a "exceção". .

    O ponto é outro: Há MUITOS professores (no meu ponto de vista, que não foram devidamente treinados para a função) que tentam "facilitar" a sua vida, com falácia pra cima do aluno. A história de "treinar respiração diafragmática" é uma das maiores de todas. Todo mundo faz respiração diafragmática, é a natureza do nosso corpo! Basta observar uma pessoa dormindo ou uma criança de 5 anos de idade. Mas o cara diz: "Você precisa aprender a usar o diafragma corretamente", subestimando a inteligência de quem conhece minimamente fisiologia, jogando a responsabilidade (ou a culpa) de aprender (ou não) para o aluno em vez de assumir o papel de responsável pela reeducação da pessoa que procura ajuda.

    O fato é que tem que trabalhar DURO pra construir vozes. E que fique claro: se o aluno não ajudar, ninguém vai pra lugar nenhum.

    d joe hard
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: d joe hard
    · votar


    eu não tenho experiência nenhuma com canto,até tenho vontade de aprender um dia,mas por hora,eu tô me concentrando em terminar de aprender guitarra e violão.
    mas não pude deixar de olhar esse tópico,justamente pq ontem eu passei o dia inteiro ouvindo "Gimme Shelter" dos Rolling Stones,e,além da música inteira ser linda,a parte que mais me chama a atenção é quando a Backing Vocal Merry Clayton vai aumentando a altura do vocal fazendo um esforço absurdo,até que em "Rape,Murder" ela "erra"(se alguém aqui já ouviu a musica e manja de técnicas vocais,deve saber o nome do "erro") e o som sai tão alto que "falha",alguém no fundo fala "uh",e depois ela continua,pra mim,é a melhor parte da musica,onde parece que a tensão vai aumentando junto com o vocal e o esforço dela,e a música não seria a mesma sem ela,mas,infelizmente,por causa do esforço com a música,ela sofreu um aborto espontâneo e não cantou mais a musica por anos
    meu ponto é,se vc estiver grávida,não cante "Gimme Shelter",KKKKKKKKKKKK' brincadeira,eu só queria dizer que talvez o importante não seja alcançar 4 oitavas como Coverdale ou Bruce,e sim,dar liberdade a voz,como em um instrumento,para que a criatividade permeie o resto,por exemplo,Axl Rose é um dos meus vocalistas favoritos,e de longe,muita gente fala que ele é um "péssimo vocalista" principalmente a crítica especializada,mas pra mim,a voz dele,rasgada e com drive ao extremo(eu e meus amigos chamamos de "voz de guitarra")é tudo oq o Hard Rock precisa

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    d joe hard
    ... eu só queria dizer que talvez o importante não seja alcançar 4 oitavas como Coverdale ou Bruce ...

    Isso foi uma hipérbole né ??

    max95rj
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu nem me preocupo com a Extensão em si, até porque com a ajuda de um amigo, eu aprendi a fazer Registro Apito e talz, estou intrigado mesmo é como eu disse, pelo fato de ser Barítono, e não conseguir alcançar F3/F4.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    max95rj
    Cara!! As cordas vocais não são instrumentos musicais fabricados numa linha de montagem onde tem um rigoroso Controle de Qualidade para evitar qualquer desvio padrão na amplitude da faixa de frequência !!
    - Uns alcançam 2 oitavas e meia;
    - A maioria alcança 2 oitavas (e por isso estas classificações padronizadas de 2 oitavas);
    - E tem outros que alcançam 1 oitava e meia.

    Mas nada impede que este último (com uma faixa de frequências mais limitada) não seja um excelente cantor dentro desta faixa.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    max95rj
    Eu tive a oportunidade de fazer uma Masterclass com Carlo Colombara, um dos baixo de maior renome internacional hoje, aqui em Curitiba.

    Durante o masterclass, ele confessou que quando tinha seus 20 e poucos anos trabalhava árias como "Eri tu". Não se se vc gosta de lírico, mas isos é uma ária de barítono, e hoje ele é classificado como baixo.

    Isso entra novamente no ponto a voz ainda não estar pronta e você ir trabalhando repertório, mesmo sem saber a classificação definitiva. Obviamente, repertório com uma extensão que seja confortável.

    Acho que é quase geral ao começar você ter um grave muito escuro e uma voz quase infantil nos agudos (eu era assim). Vai trabalhando a técnica, que com o tempo (demora) a voz vai ficando mais homogeneizada.

    OU seja, como eu já disse e o Christian também comentou depois, trabalhe a voz sem pensar em classificação.

    Repetindo as palavras dele: Você tem 17 anos? Esqueça classificação vocal. Além da sua muda vocal estar se estabilizando agora, você não tem técnica para avaliar qualquer coisa, se começou as aulas à pouco tempo.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até que nota um Barítono pode pegar em Voz de Cabeça?