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Renan Gonçalves Flores Veterano |
# out/12
Olá, estou estagiando na rádio da minha universidade e comecei a criar algumas vinhetas. Temos um bom locutor, com treinamento e voz legal, mas na hora que coloco tudo junto, não sinto aquela "voz de locutor" mesmo, sabe? Parece só um cara com voz bonita falando em cima de uns sons estranhos. Tentei adicionar alguns recursos, como compressão pra equilibrar o volume e reverberação do tipo "small room", com pouco ganho e "distância" (não sei o termo certo pra isso), mas agora tá soando fake, sintético e morto.
Gostaria de saber quais os procedimentos comuns tomandos para deixar a voz com aquela característica marcante, de modo que quando você a pessoa no falante e depois ouve falando pessoalmente, você não acredita que aquele vozeirão lindo é daquela pessoa. Agradeço a ajuda. :-)
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sebber Veterano |
# out/12
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Renan Gonçalves Flores
Me desculpe se eu estiver falando besteira, pois não tenho conhecimento na área, mas quero ajudar se puder...
Será que não tem a ver com a equalização? Tipo, acentuar algumas frequências na voz para dar o destaque.
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meninoerudito Veterano |
# out/12
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Taca reverb...
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Renan Gonçalves Flores Veterano |
# out/12
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sebber Bom, eu não sou especialista em eq. Dei uma mexidinha, como é homem de voz médio-agudo eu acentuei algumas frequências médias e tirei agudos, mas ainda não é isso. Sei lá, vou tentar postar aqui.
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Villts Veterano |
# out/12
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Renan Gonçalves Flores Fala mais devagar, respira direito, pausa melhor e tenta falar mais claro. Eu acho q entendi o que vc quer dizer... coloca um reverbzinho de LEVE
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kiki Moderador |
# out/12
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pense que os efeitos servem pra atenuar problemas e dar um ar mais agradavel, mas não vai melhorar uma gravação ruim.
uma boa voz, bem articulada, bem gravada, já é mais que metade do serviço feito. saber posicionar o mic e o cara falar bem.
equalização tambem, serve pra corrigir problemas, principalmente de captação, e equilibrar com outros sons.
no mais, acho que o compressor e o reverb leve são mais que suficientes.
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pOkiz Veterano |
# out/12
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EQ:
Low Cut em 250hz High Shelf a partir de 5khz
Compressor a gosto
Reverb plate para a calda do eco usando um pré delay mais alto e joga um reverb tipo large room para a ambiencia principal
No fim coloca um reverb de convolução na Master pra poder simular a voz e o resto em um só ambiente, isso ajuda a juntar tudo.
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