alguem sabe onde encontrar material sobre belting?

    Autor Mensagem
    joão victhor
    Veterano
    # jan/12


    alguem tem link de video aulas sobre o assunto ou sabe algum livro bom pra indicar? já ouviram falarar de Elizabeth Howard? sabe onde encontrar as video aulas dela?
    vlw

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ih rapaz....Belting é uma técnica muito complexa pra se aprender por "material". Eu te recomendaria aulas de canto lírico ou de um professor que CONHECE bem o assunto. Porque de uma coisa eu sei, se fizer errado é ferro nas pregas vocais. Se cuida man!

    joão victhor
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    gravity
    será q eu aprendo alguma coisa sobre belting fazendo aula de lírico? ouvi dizer q são tecnicas mt diferentes e talz..
    vlw!

    gravity
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: gravity
    · votar


    É possível que sim e que não man. O belting é uma técnica que uns sabem e outros não, independente do estilo. A não ser que você encontre um professor que é ator de musicais, aí ele muito provavelmente vai saber.
    Recomendo a você pesquisar os professores e procurar conversar com quem já tenha aprendido a técnica com os mesmos.
    abraço!

    joão victhor
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    vlw ae pela ajuda :D

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Agora, um professor bom mesmo não vai te iludir. A não ser que sua técnica já esteja toda colocadinha, ele NUNCA vai te ensinar belting de cara. Vai te ensinar muiiita coisa antes, caso contrário você não terá a menor base para aprender algo difícil como o Belting é...A não ser que você queira cantar por apenas 6 meses.

    Abraço!

    TitoOliveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ta, mas não existe nenhum material?
    Eu gosto de ler coisas sobre o assunto, mesmo que eu nunca vá usar na vida. E pra quem pretende aprender, sempre é bom ter um conhecimento teórico além daquilo que o professor vai ensinar.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/12
    · votar


    joão victhor
    TitoOliveira
    Pra que serve isso? O_o

    TitoOliveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Christhian
    Pra que serve isso? O_o

    Mero conhecimento.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/12
    · votar


    TitoOliveira
    Eu digo belting. Para que serve?

    TitoOliveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Christhian
    Eu digo belting. Para que serve?
    Não faço idéia, eu não canto. Só gosto de ler sobre essas coisas.
    Por isso que eu queria saber se não existe material sobre isso, porque é uma palavra que eu já ouvi por aí em alguns lugares e não sei do que se trata.

    joão victhor
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Belting é uma técnica vocal utilizada para se produzir uma voz mais clara projetada, em volume alto e notas musicais agudas e extremamente agudas sem danificar as cordas vocais. Pode-se dizer que o belting é a forma saudável de gritar aplicada ao canto.
    Esta técnica permite uma voz forte, poderosa, clara e em tons muito altos, sendo a técnica utilizada por atores de musical e por muitos cantores porfissionais. É muito utilizada em musicais como, por exemplo, da Broadway, onde a voz cantada precisar sair clara e com volume

    joão victhor
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    gravity: quais são as tecnicas das quais vc se refere, que antecedem o estudo do belting? voz de mascara, posição da laringe, é isso?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/12
    · votar


    TitoOliveira
    Google? Wikipedia? Conceitualmente dá pra entender muito bem do que se trata, não?

    joão victhor
    Ok, agora vamos lá.

    Uma porção de questões permeiam minha mente agora.

    Belting é uma técnica vocal utilizada para se produzir uma voz mais clara projetada, em volume alto e notas musicais agudas e extremamente agudas sem danificar as cordas vocais.
    1 - Fonte?

    Pode-se dizer que o belting é a forma saudável de gritar aplicada ao canto.
    2 - Fonte (segura, de preferência)?

    Esta técnica permite uma voz forte, poderosa, clara e em tons muito altos
    3 - E qual é a técnica que não permite isso?
    4 - Mas ok, sem o belting, não é possível ter uma voz forte, poderosa, clara em tons muitos altos?

    E a questão derradeira:
    5 - O básico, que é cantar afinado, na sua região de conforto, sem esforço e com boa desenvoltura, você já sabe?

    E só pra constar: Belting não é isso que você escreveu.

    EdmauroCGMS
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Christhian

    Christian, mesmo com o apoio correto e com os demais cuidados na técnica, o belting causa algum dano mesmo que seja pequeno?

    gravity
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: gravity
    · votar


    Christian
    Me parece aquela síndrome de querer cantar agudo de qualquer jeito. Aí ouvem falar do belting e é a solução miraculosa hahaha

    EdmauroCGMS
    Cara, é por isso que o acompanhamento é necessário. O apoio não é o mesmo que você está acostumado a usar, no belting/rock style ele acontece na região pélvica, eu digo isso apenas com a noção teórica que tenho do assunto, até porque não estou preparado para o belting ainda. Sem professor, NÃO ROLA.

    Abraços

    Tidi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O Belting é uma técnica descrita como uma extensão do registro de peito, a agudização é atingida às custas de ajustes do trato vocal e da laringe sem utilizar a mudança de registro. Não é sobre fazer tons bonitos, a qualidade do som produzido é forte, metálica e algumas vezes anasalada. Soa como grito, porém modelado pela organização de suas frequências e pelo seu andamento em forma de música.

    Fonte: http://www.actaorl.com.br/detalhe_artigo.asp?id=227

    Há na Internet muitas fontes sobre o belting... Mas como não é fácil saber onde confiar já que a maioria dos sites são de perguntas e respostas baseadas em achismos e a própria Wikipédia. Porém é de senso comum que o Belting é uma técnica bastante utilizada na Broadway e outros musicais (e mesmo no canto lírico). Não se chegou ao consenso se o Belting, mesmo se empregado com devida cautela e cuidado, causa o desgaste maior da saúde vocal devido a grande energia e vibração atingida quando se usa a técnica.

    No próprio fórum , se vc procurar com mais cuidado, acredito que há mais coisas em português.

    No Broadway belt, ou musicais teatrais com o estilo de música realizado comumente na Broadway , é considerado que as mulheres que utilizam a técnica são Belters e os homens são Rock Styles.

    fonte (english) : http://www.utc.edu/Administration/DepartmentalHonors/CraigH.pdf
    fonte (english) : http://voicecouncil.com/extreme-singing-ii-belting/
    fonte (english) : http://www.singwise.com/cgi-bin/main.pl?section=articles&doc=BeltingTe chnique

    Espero ter ajudado em algo.

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tidi

    Há na Internet muitas fontes sobre o belting... Mas como não é fácil saber onde confiar já que a maioria dos sites são de perguntas e respostas baseadas em achismos e a própria Wikipédia.

    É fato man. Não dá pra confiar, tentar aprender então é suicídio. Conversei sobre o assunto com professores que CONHECEM e ainda assim não tenho uma única vertente formada de opinião. Uns dizem que é perigoso, outros dizem que basta respeitar os limites.

    Pra mim, desde que os limites sejam respeitados e a técnica seja corretamente usada, não há prejuízo, julgando isso até pelo tempo que a técnica existe e é usada. Mas a parte complicada é o aluno encontrar um professor, e pior ainda um professor que saiba mesmo o que está fazendo...
    Seria bom se o Leopold também desse um feedback aqui, ele pode orientar melhor, já que muito provavelmente conhece o assunto, além de esclarecer o uso do belting no canto lírico.

    Gansinho
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Gansinho
    · votar


    joão victhor
    O cara não precisa aplicar o belting pra atingir notas altas com volume alto. Basta ter técnica vocal (apoio, respiração, colocação de voz, etc.).

    Christhian
    Chris, você sabe algum vocalista conhecido que usa o belting de fato?
    Dizem que o Bruce usa.. Mas já vi o Leopold dizendo que muito ali é uma voz de cabeça com bastante potência. Quem realmente usa belting? Abraço.

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gansinho
    Freddie Mercury usava man.

    joão victhor
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Christhian

    "joão victhor
    Ok, agora vamos lá.

    Uma porção de questões permeiam minha mente agora."


    "1 - Fonte:"
    *wikipedia, o msm site q vc respondeu indicou ao TItoOliveira:

    "Google? Wikipedia? Conceitualmente dá pra entender muito bem do que se trata, não?"

    Pode-se dizer que o belting é a forma saudável de gritar aplicada ao canto.
    "2 - Fonte (segura, de preferência)? "

    *novamente Wikipedia, o q segundo vc, dá pra explicar conceitualmente...

    Esta técnica permite uma voz forte, poderosa, clara e em tons muito altos
    "3 - E qual é a técnica que não permite isso?"

    *Gutural tradicional, que é uma tecnica utilizada em notas GRAVES

    "4 - Mas ok, sem o belting, não é possível ter uma voz forte, poderosa, clara em tons muitos altos?"

    *sim, é possivel, porem como já deve ser de seu conhecimento (ou não), os cantores de voz grave possuem a caracteristicas de, em sua maioria ter uma voz com peso, em quanto os que possuem voz aguda, tem como carateristicas uma voz pouco pesada (tomemos como exemplo as sopranos Lirico ligeiro). então para as pessoas que n alcançam notas agudas, o belting seria uma tecnica boa para alcança-lás, em quanto as pessoas de voz pouco fortes poderiam usar a tecnica para encorpar mais a voz. Seria uma saída para adquirir caracteristicas que não eram tipicas da voz de cada um..

    "E a questão derradeira:
    5 - O básico, que é cantar afinado, na sua região de conforto, sem esforço e com boa desenvoltura, você já sabe?"

    *modestia a parte, sei sim... faço aula de canto a 9 anos, (dentre esses 9, 5 são de canto Lírico) aula de violão, de piano e uma aula separada de tecnica vocal, uma vez por semana entre outras. Quando perguntei ao meu professor, ele disse que o belting não era uma tecnica comumente utilizada no Lírico, por isso perguntei ao gravity lá em cima se eu poderia aprender alguma coisa de belting, atraves do lirico.

    "E só pra constar: Belting não é isso que você escreveu.."

    *vc se preocupa em dizer que, belting não é isso que eu falei, mas não se preocupa em responder minha duvida no tópico, se vc viesse aki realmente para responder, eu não seria mais tão burro, a ponto de postar termos erroneos para definir o belting

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    "Gutural Tradicional"

    Gostei :P

    joão victhor
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gansinho
    joão victhor
    O cara não precisa aplicar o belting pra atingir notas altas com volume alto. Basta ter técnica vocal (apoio, respiração, colocação de voz, etc.).

    não sei se estou errado, pois conheço pouco dessa tecnica, mas penso que o belting é um artificio usado para atingir notas mais agudas do que consegue-se atingir normalmente, msm com as tecnicas afiadas (uma vez que os videos que encontramos sobre belting no youtube mostram contores atingindo notas mttt agudas).. não seria isso?

    vlw ae :D

    EdmauroCGMS
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: EdmauroCGMS
    · votar


    gravity
    Cara, é por isso que o acompanhamento é necessário. O apoio não é o mesmo que você está acostumado a usar, no belting/rock style ele acontece na região pélvica, eu digo isso apenas com a noção teórica que tenho do assunto, até porque não estou preparado para o belting ainda. Sem professor, NÃO ROLA.

    Você apenas repetiu o que eu disse, só que de forma mais detalhada... e não respondeu a minha pergunta...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/12
    · votar


    joão victhor
    Brilhante! Você mesmo respondeu ao seu tópico.

    faço aula de canto a 9 anos
    Então pergunte a seu professor.

    E da próxima vez, use a busca do fórum. Está nas regras e evita suspensões de cadastro.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/277644/relacionados.html

    Abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a alguem sabe onde encontrar material sobre belting?