Autor |
Mensagem |
Richard Uberaba Veterano |
# jul/12
Minha interpretação para "Hidden Away" , Josh Groban. Minha voz tem mudado muito com a prática diária da técnica vocal.....ainda existem muitos erros a serem corrigidos....mas muitos foram superados!!!! Compartilho com vocês . Segue o link: http://www.4shared.com/mp3/Tq5_mX66/Ricardo_Antnio_Hidden_Away.html
|
Leopold Veterano |
# jul/12
· votar
O que tem que melhorar:
- Afinação. - Apoio, a voz está bem balançada. - Não é porque o Groban canta nasal que você tem que fazer igual. - Está entubando em vários momentos.
Se você está estudando, o seu professor deve estar ciente disto. Espero que você não esteja praticando por conta própria, claro.
|
# jul/12
· votar
Muito obrigado pela atenção Leopold! Vou prosseguir meus estudos atentando a estes pontos!
|
Leopold Veterano |
# jul/12
· votar
Richard Uberaba
Você está estudando com professor? qto tempo já?
|
leviribeiro Veterano |
# jul/12
· votar
Richard Uberaba tem uma partes que tá deixando a lingua muito pra tras, entubando, ou caricaturando, deixando meio voz de pato, saca? Tenta manter a língua bem atrás do dente e tal...
Vai estudando que vc chega lá!
|
# jul/12
· votar
Leopold: fiz aulas de cato no Conservatório de Uberaba-MG por cerca de 4 anos. Atualmente estou sm professor. Meu nome está na lista de espera da Professora Renata Ferrari, Ribeirão Preto-SP. Gostaria de encontrar outro professor(a) disponível, do mesmo "gabarito", mas ainda não encontrei.
|
# jul/12
· votar
Boa noite Levi!!!! Obrigado também pelas observações, vou atentar-me a elas!
Leopold: seria possivel que você gravasse esta mesma música, fazendo-a corretamente, para que eu possa, a princípio, ouvir como seria o mais "apropriado"?
Muito obrigado mais uma vez pela críticas construtivas! São muito importantes para mim!
|
McBonalds Veterano |
# jul/12 · Editado por: McBonalds
· votar
Richard Uberaba
Bom, eu não conheço a música original, mas eu concordo com o que já foi dito aqui quanto à nasalisação, desafinações, apoio e entubadas.
Gostaria de encontrar outro professor(a) disponível, do mesmo "gabarito", mas ainda não encontrei.
Talvez o problema esteja aí. Você pode estar procurando professores só pelo renome e esquecendo o mais importante, que é a técnica. Muita gente faz isso.
Às vezes pode ter um menos "gabaritado" que ensine até melhor do que os outros por aí.
|
Leopold Veterano |
# jul/12 · Editado por: Leopold
· votar
Richard Uberaba
Música em inglês pra mim é um trabalhão enorme. Não tenho facilidade nenhuma com a lingua, mas como não gosto de fazer mal feito fico muito tempo em cima. Pra ser sincero essa música não me atrai a ponto de querer gravar. Tem outras que eu pretendo gravar em breve (infelizmente são em inglês, argh! eu queira ter facilidade ...essa língua é um tormento pra mim) mas tenho que fazer por causa de um projeto meu).
Mas na verdade, escutando a gravação original com o Groban o que eu faria diferente dele é não anasalar (porque não faz parte do meu modo de cantar) e não usaria falsete também na música. A técnica que ele usa é essa, não vai alterar, e o falsete deve ser por conta da interpretação. Seria uma visão diferente dessa música que no meu entendimento ficaria mais interessante sem falsete, mas é gosto apenas.
Esse nasal é uma coisa que eu não gosto no Groban, me incomoda a maneira com que ele coloca a voz. Acho que ele é um bom cantor, que interpreta bem, só que não consigo me desligar desse nasal dele que realmente me incomoda.
Mas como comparação tem essa que eu gravei que é dele, só que meio tom acima (afinal sou tenor):
|
# jul/12
· votar
Leopoldo muito obrigado!!!! Belíssima interpretação! Mais uma vez obrigado pelas dicas! Você já conhece sua subclassificação dentre os tenores? E....ainda em tempo.....gostaria de tentar esclarecer uma dúvida muito "básica", mas que se faz pertinente nes te momento em que você fez suas observações: :
Questão relativa ao "apoio": durante a inspiração observamos que ocorre leve "abaulamento" abdominal......para se manter esse "apoio" devemos manter o abdômen nessa posição inicial de "abaulamento" ou devemos permitir que ele retraia ( como ocorrre na expiração)?
|
Leopold Veterano |
# jul/12 · Editado por: Leopold
· votar
Richard Uberaba
Não acredito ser muito produtivo ficar apenas concentrado no que faz o abdomen na respiração. O que aocntece é que na inspiração tudo deve expandir para todos os lados e não só para frente como a gente lê por aí. O mais importante do que manter o abdomen assim ou assado é manter a expansão lateral da caixa toracica. Mesmo porque se vc mantiver essa abertura, o abdomen automaticamente faz o seu trabalho. Diferente de vc ficar centrado em empurrar a barriga pra dentro ou pra fora. Claro que isso é em linhas gerais para o canto sustentado. Se vc precisa pegar a nota do zero ou nas coloraturas vai empurrar a barriga para dentro, senão nem consegue fazer.
Respondendo a sua pergunta, o mais importante é manter a expansão lateral, feito uma cobra Naja, vamos dizer.
A minha classificação é tenor lírico, lírico puro como se costuma dizer.
|
Jattto Veterano
|
# jul/12
· votar
Richard Uberaba
Bom, não há nada muito mais o que comentar depois do que o Leopold comentou. Só queria dizer que não está agradável de ouvir, principalmente por causa da afinação ruim. A voz tá com a impostação muito estranha, deve ser o entubado que o Leopold fala.
O melisma com a vogal "o" no refrão ficou feio. Além da execução não estar boa, está saindo do clima da músic, ficou pesado demais, fugindo totalmente da interpretação original que suaviza essa parte com falsete (bem como no final - mesmo problema).
Continua teus estudos.
Ah, em tempo: curto muito essa música. Até construí uma BT diferenciada dessa música há diversos meses para gravar a voz e até hoje não o fiz. :( Quem sabe uma hora dessas sai...
o/
|