Sou professor e falo muito, muitas vezes alto, e gostaria de cantar!

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/12


    Galera, sou professor de Cursos Técnicos e Superiores e dou aula nos periodos da manhã (7:30 à 12:00), Tarde (13:00 à 17:30) e noite (19:00 à 22:30) de segunda a sexta e tenho desde "molecada" à idoso como alunos ...
    Por várias vezes tenho que falar alto (próximo de gritar) para atender uma sala com aprox. 60 jovens as vezes falo baixo em salas pequenas ...
    O caso é que falo o dia todo de segunda a sexta (as vezes aos sábados tem reunião ou reposição) ...

    Bom, gostaria de aprender a cantar bem, com a técnica bem apurada e tals ... Curto rock desde os mais light aos mais pesadões... Em termos vocais curto as vozes de Dale Thompson (Bride), Mike Matijevic, Jeff Scot Soto e vários outros outros ...

    Meu caso tem solução (devido falr muito)???
    É possível eu estudar para cantar bem (preferência pra rock)???
    O que tenho que fazer???
    Alguém me daria uma sugestão passo a passo do que fazer????


    ABR
    Fernando

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Joaozin
    · votar


    Fernando de almeida
    Procure um bom professor de canto e comece a fazer aulas particulares :)

    TitoOliveira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Acho que tu tem que procurar uma fonoaudióloga pra ter uma orientação de como usar tua voz nas aulas sem desgastar ela, usando a maneira correta de projetar ela e tal. Alia isso com uma aula de canto e ta tudo perfeito.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Se você fizer aula de canto vai aprender todos os fundamentos, desde como respirar, colocar a voz e a projetar. Isso fará com que o seu desgaste seja menor.

    Não custa (isto é, custa sim $$), ou melhor, seria interessante, em paralelo, consultar um otorrinolaringologista e fazer uma videolaringoscopia para ver como vão suas pregas vocais, se não tem nenhum nódulo. Ai você alia a técnica com a solução de qualquer problema que porventura você já tenha.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/12
    · votar


    Fernando de almeida

    Uma história pra você. :)

    Dou aulas em São José dos Campos para uma das (senão a maior) coreógrafa de Jazz do Brasil. Ela tem 52 anos de idade - certeza que bem mais idade do que você - e a atividade vocal dela também é certamente MUITO mais intensa do que a sua - Imagine coreografar 50, 100 bailarinos em um palco. Há 4 anos atrás, ela começou a perder a voz gradativamente. Chegou no ponto de em menos de 10 minutos de ensaio ficar afônica. Febre, rouquidão, purulência eram frequentes. Ao procurar o médico, o diagnóstico foi "calo severo nas cordas vocais". Solução: Cirurgia ou fono.

    Ela não fez nem um, nem outro: Me procurou, pois havia tido referências de uma outra pessoa, professora de teatro, que havia passado por situação semelhante. Conversei com o médico dela, conversei com amigos fonoaudiólogos e defini um plano de trabalho.

    Depois de quase um ano de aulas, ela já não tinha mais nenhum problema; nem de perda vocal e nem de falar MUITO ALTO novamente nos ensaios. Pelo contrário, as professoras da academia dela disseram que eu criei um monstro, que agora berrava ainda mais e começou a cantar enquanto coreografava.

    Veja, eu não sou médico. Mas se há uma coisa que a técnica vocal faz por você é lhe ensinar que gritar é totalmente diferente de ter projeção, penetrabilidade na voz. Sem brincadeiras, se eu resolver brincar de falar alto do seu lado, você vai querer me espancar em 3 minutos, de tão incomodo que é (e o Homem Cueca daqui do fórum pode até comprovar aehuaheae). Entretanto, meu esforço vocal será MUITO pequeno.

    Velho, você precisa da voz funcionando na sua plenitude como instrumento de trabalho e ainda gosta de cantar... Alguma dúvida sobre o que fazer a respeito?

    =)

    Abraços!

    PS: Estou com uma gravação dessa minha aluna (ex calo nas cordas vocais) cantando "Rolling in the deep" aqui... De fato, acho que criei um monstro! aehuaehuae :P

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/12 · Editado por: Christhian
    · votar


    E só complementando:

    É possível eu estudar para cantar bem (preferência pra rock)???

    Rock, metal, MPB, Black, etc são estilos. Não há uma técnica específica para cada estilo, apesar de alguns acentuarem algumas questões. Na Black/Blues/Jazz/Soul o melisma (tipo de coloratura) é muito mais utilizado que no Rock, por exemplo.

    Pra "cantar bem", aulas. Exatamente da mesma maneira que as pessoas que frequentam as suas aulas devem (ou deveriam) pensar em relação às suas respectivas buscas por informação e conhecimento, técnico ou prático.

    ;-)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/12
    · votar


    E antes de eu ir dormir:

    O caso é que falo o dia todo de segunda a sexta (as vezes aos sábados tem reunião ou reposição)

    Tenho 46 alunos, espalhados de Segunda à Sábado. Na segunda-feira, tenho 11 alunos em São José dos Campos, das 9h às 22h. Tenho que explicar, demonstrar exercícios de canto, muitas vezes em regiões tonais bem mais agudas ou com intensidades enormes, para dar ênfases nos pontos mais importantes. Complicado? Depois dessas onze aulas, tenho ensaio das 23h às 2h da manhã, com um trabalho novo que estou fazendo. às 6h, já estou de pé para me preparar para as aulas das 8h da terça, que tem 8 alunos, sendo 4 em São José e 4 em São Paulo.

    Essa é a minha rotina... de dois dias da semana. E eu ainda canto pelo menos duas vezes por semana, cada show com duas entradas de 1:30h, as vezes mais...

    Alguma dúvida de que técnica vocal traz preparo? aehuahae

    Abraços e bom final de semana!

    leepi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ei chris mostra o audio da senhora ai fiquei curioso agora hahahahahaha

    leepi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ei chris mostra o audio da senhora ai fiquei curioso agora hahahahahaha

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Christhian
    Fera em qual região vc está???? ... Podemos trocar idéia pra estudar uma possibilidade de umas aulas???? Preciso urgente ...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/12
    · votar


    Fernando de almeida
    Fala mano velho!
    Cara, estou na Zona Sul, perto do Metrô Conceição. Mas como você deve imaginar (até por conhecer da rotina de aulas também), 46 alunos representam um problema enorme de disponibilidade de horário.

    Mas vamos falando!

    Abraços!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Christhian
    Cara, estou na Zona Sul, perto do Metrô Conceição.
    Legal ... Eu tenho fácil acesso até aí via metrô ou o tróleibus. Você não teria nenhuma aberturazinha, pelo menos pra gente trocar uma idéia e depois veríamos o que dá pra fazer???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sou professor e falo muito, muitas vezes alto, e gostaria de cantar!