Ajuda com apoio.

Autor Mensagem
    MetalLord
    Veterano
    # abr/12

Então,minha situação e a seguinte,eu faço aulas a 1 ano e meio,e a alguns meses venho tendo problemas com apoio,eu consigo acertar a técnica um dia e no outro erro e acaba tudo indo para a garganta,eu consigo fazer mas não entendo bem como eu fiz,a tempos meu professor vem tentando usar varias metáforas para tentar fazer eu entender e eu não consigo ,já que eu venho perdendo muito tempo de aula com isso ele achou que e melhor ouvir a opinião de alguém de fora,para ver se eu entendo o conceito explicado de outro modo.

O que eu entendi ate agora : você respira e guarda o ar na barriga,não no peito,sem mexer os ombros,dai você faz uma forca como se fosse cortar o xixi e sente o osso em cima do saco subir um pouco para armar todo o sistema,dai você tem que abrir as costelas e quando começar a soltar o ar tentar apertar o mais em baixo possível,mas muitas vezes eu acabo puxando a barriga sem estar realmente usando o ar,o que não passa de um movimento desnecessário,e meu professor diz que as vezes eu solto as costelas,e desarmo a posição ideal,mas eu não entendo o porque,alguém notou alguma coisa errada na minha descrição ou tem alguma outra explicação por meio de sentimentos corporais ?

gravity
    Veterano
    # abr/12
    · votar

Etah cara, tem um monte de viagem aí. Apoio significa conectar a sua voz com seu diafragma, isso se faz através de exercícios simples em ssss, xxxxxx (provavelmente vão fechar seu tópico, já tem um monte parecido, use a busca)
    prolongados, ou ataques. Depois substitui-se pelo vocalise. Né por nada não, mas você está complicando uma coisa que não tem nada de complicada.
    Apenas exige um treinamento. No seu lugar eu trocaria de professor, apoio não vai se aprender com metáforas, pelo menos não conheço nenhum cantor que tenha aprendido assim.

Boa sorte aí.

Leopold
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Leopold
    · votar

MetalLord

Puta merda, essa foi a pior descrição de apoio que eu já vi na minha vida...

Claro, não há um ser humano no planeta que vai acertar o apoio se alguém disse pra fazer esse monte de bobagens aí, cruz credo.

(Estou imaginando pelo que você disse, que essa descrição foi dada pelo seu professor e não viagem sua)

Esqueça esse negócio de texto pra apoio. Já é dificil pra caramba ao vivo, imagine em texto. É inútil.
    Teste outros professores.

No mais, apoio significa sustentar a coluna de ar. Só exercícios de respiração não farão a pessoa apoiar corretamente.

Leandro Rigon
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar

MetalLord
    Olha, foi política do Christian não descrever como se faz apoio no fórum quando criou o tópico fixo Técnica Vocal - O que você precisa e deve saber – e nada além disso. Ai está o link do tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/
    O Leopold já falou bastante quando disse que "apoio significa sustentar a coluna de ar.".

Se você respirar corretamente, você abaixará o diafragma
    (mexer os ombros não vai ajudar nada mesmo, também não precisa estufar o peito: pense em uma respiração baixa).

Após isso (ou até durante o respiração) você vai apoiar, que é fazer uma compressão no diafragma. Essa compressão deverá ser mantida durante toda a respiração, constantemente, desde antes do início na emissão do som até o fim.
    (se você começar a emitir o som e depois apoiar, o som dará um sobressalto, que é errado e horrível).

Eu fiz um masterclass com o Carlo Colombara aqui em Curitiba. Ele deu uma descrição feia, porém funcional. A compressão é igual ao primeiro instante "che vuol fare la caca al bagno". Sim, compressão é similar ao primeiro instante que vc faz o nº 2 no banheiro.

Agora me faça um favor. Leia o que eu escrevi, e agora leia o que o Leopold escreveu:
    "Esqueça esse negócio de texto pra apoio. Já é dificil pra caramba ao vivo, imagine em texto. É inútil".

Então, por favor, não use o que ninguém escreveu como receita de bolo pois não funciona, e procure outro professor que consiga te explicar isso AO VIVO direito.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ajuda com apoio.